Detalhes da ação

Estágio Atenção Primária

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001357

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/06/2025

Data Fim

08/06/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

sandra regina garijo de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@cidadeativaufvjm; @educacaofisicaufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
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Carga Horária 5 h
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Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Resumo

Esta será uma ação do Estágio em Atenção Primária, do curso de licenciatura em Educação Física, no evento "Cidade Ativa", organizado e desenvolvido pelo Cursos de Educação Física (UFVJM) e a Prefeitura Municipal de Diamantina.


Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde; Educação Física; Mexa-se


Introdução

Esta ação se caracteriza pela participação dos estudantes matriculados no Estágio I - Atenção Primária à Saúde no evento intitulado "Cidade Ativa", organizado e desenvolvido pelos cursos de Educação Física da UFVJM juntamente com a Prefeitura Municipal de Diamantina. Os discentes deverão conduzir atividades de exercícios funcionais, em uma das estações do evento, por 30 minutos, para a população que tiver presente.


Justificativa

O Art. 3º da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, estabelece que a extensão na educação superior é uma atividade que se integra à matriz curricular, caracterizando-se por um processo interdisciplinar que promove a interação entre a instituição e os demais setores da sociedade, produzindo e aplicando conhecimento em permanente articulação entre ensino e pesquisa. No projeto político pedagógico do curso de Educação Física, a carga horária de extensão está distribuída tanto nas Atividades Integradoras, quanto no Estágio Supervisionado. Esta organização destaca a aproximação ao ambiente profissional, permitindo aos estudantes a percepção dos requisitos profissionais, a identificação de áreas e campos de trabalho e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas em interação com os espaços profissionais. Nesse sentido, esta ação de extensão justifica-se por proporcionar tanto a realização da extensão articulada com a pesquisa e o ensino quanto a promoção da aproximação ao ambiente profissional, por meio do desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, atendendo a legislação e ao Projeto Político Pedagógico, mas acima de tudo, promovendo a formação do futuro profissional, refletindo a dimensão social do ensino, da pesquisa e da extensão.


Objetivos

Favorecer a experiência e a reflexão das práticas corporais para a comunidade. Para os acadêmicos, o objetivo é que desenvolvam habilidades de planejamento, execução e avaliação de ações de extensão, por meio de práticas que ampliem suas experiências profissionais.


Metas

Compartilhar saberes, vivências e ações da educação física para o público da comunidade que participar no evento "Cidade Ativa". Espera-se atender 200 pessoas na estação de "Exercícios Funcionais"


Metodologia

Os discentes estarão divididos em 4 grupos, cada grupo será responsável pela orientação de 2 exercícios funcionais no formato de um circuito. A estação 1 - Elevação de joelhos alternados e agachamento; estação 2 - Abre e fecha a perna tocando no cone e Panturrilha; estação 3 - Polichinelo com bastão e Avanço para trás com elevação do braço; estação 4 - agachamento isométrico e escada. O público participante ficará por 5 minutos em cada estação. Os discentes são responsáveis por explicar a atividade, orientar e conduzir os exercícios.


Referências Bibliográficas

Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28/04/2025. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2664. Acesso em: 28/04/2025. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior, Brasília: MEC, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces-0134.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025. BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE, Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 abr. 2025. FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https://proexc.ufu.br/sites/proex.ufu.br/files/media/document/Politica_Nacional_de_Extensao_Universitaria_-FORPROEX-_2012.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica prevê o envolvimento da comunidade acadêmica com o público da ação de extensão, neste caso, por meio de ações coletivas voltadas para a saúde, a partir de práticas pedagógicas com ênfase na cultura corporal. Tais práticas consideram os conhecimentos prévios do público para promover a ampliação do conhecimento voltados para a formação do indivíduo. As ações coletivas serão um espaço capaz de propiciar conhecimento e reflexão sobre si e sobre alguns assuntos pertinentes ao território em que o público está inserido, por meio de conversas, vivências e troca de experiências. Além disso, o contato com a comunidade não universitária oferece para a comunidade acadêmica conhecimentos pertinentes na futura prática profissional.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interdisciplinaridade é a qualidade do que é interdisciplinar, isto é, quando duas ou mais searas do conhecimento se permitem interações visando a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Interprofissionalidade é a qualidade do que é interprofissional, quer dizer, quando profissionais de duas ou mais profissões participam dos processos de solução de problemas comuns e/ou que se tocam. Nesse sentido, enquanto eixos da proposta intervencionista obrigatória "Estágio na Atenção Primária", um trabalho interdisciplinar e interprofissional requer da equipe uma organização colaborativa entre seus membros, visando a qualidade da oferta de atividades extensionistas humanizadas e que cumpram os propósitos da Educação pelo movimento – caráter da especificidade da Educação Física.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação faz parte do Estágio Obrigatório I - Atenção Primária em Saúde, como forma de fazer com que o estudante tenha maior contato com a comunidade. Para tanto, a ação deve estar articulada com os conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares de ensino. Para compor o tripé que constitui o ensino superior, além do ensino e da extensão, a pesquisa é constitutiva ao exigir dos estudantes contato com produção científica para o planejamento das ações. É possível que as ações extensionistas indiquem a necessidade de investigação por meio de pesquisa científica, que poderá ser um futuro TCC de algum estudante ou de outro tipo de projeto de pesquisa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As ações podem promover nos estudantes conhecimento sobre planejamento e avaliação de projetos e ações de intervenção, pois ao final deste, avaliarão a execução do mesmo, destacando aspectos positivos e negativos. Além disso, a ação também pode promover conhecimento ao estudante de diferentes estratégias educativas, a partir de atividades da cultura corporal, ampliando suas possibilidades de atuação.


Impacto e Transformação Social

O impacto e a transformação social por meio da extensão têm o intuito de estabelecer um vínculo na relação entre a instituição de ensino e a sociedade, pela promoção de ações e eventos sociais para a população. A extensão universitária proporciona uma relação de cooperação entre alguns segmentos da comunidade, como escola, gestores públicos, a universidade e a população, com capacidade de ampliar o processo de construção dos conhecimentos. Ações voltadas à população por meio da extensão universitária tem com o propósito de permitir uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade, contribuindo para uma educação de qualidade durante a formação acadêmica. Assim, os resultados dessas ações podem propiciar momentos de aprendizagem e reflexão para a comunidade externa à universidade, e para a comunidade acadêmica, compor e ampliar a formação profissional.


Divulgação

Nas redes sociais do curso de educação física @educacaofisicaufvjm e na página do evento: @cidadeativaufvjm


Programação do Evento

Local

Largo Dom João

Data

08/06/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

"O Departamento de Educação Física da UFVJM e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Diamantina realizarão a primeira edição do evento Cidade Ativa. A proposta da parceria entre as duas instituições é promover o estilo de vida ativo e saudável por meio da prática de exercícios físico, do esporte e do lazer ativo. A expectativa dos organizadores é incentivar a população a torna-se mais ativa fisicamente, combatendo o sedentarismo e divulgando os benefícios da atividade física para a saúde das pessoas. O evento será realizado no domingo, dia 8 de junho de 2025, a partir de 8 horas da manhã, no Largo Dom João. A população de Diamantina terá acesso a diversas atividades, sob a orientação de professores e alunos do Curso de Educação Física da UFVJM: corrida, caminhada orientada, ciclismo, aulas coletivas de danças, skate, rua de lazer, avaliação física, futebol, basquetebol, pickleball, crossfit, recovery, mobilidade articular e outras. Todas as atividades são gratuitas para a população diamantinense de todas as idades. Além das duas instituições, várias empresas, grupos e profissionais que atuam nessas áreas apoiam essa iniciativa e estarão presentes no evento. Venha fazer parte desse movimento. Vamos juntos fazer de Diamantina uma cidade cada vez mais ativa e saudável. SERVIÇO: Cidade Ativa – Diamantina Quando: 8 de junho de 2025 Onde: Largo Dom João – Diamantina – MG Público: população diamantinense de todas as idades Evento gratuito Instagram: @cidadeativaufvjm Instagram: @cidadeativaufvjm"

Público-alvo

Descrição

Para todo o evento é esperado um número muito maior de participantes. Para a estação de "exercícios funcionais" espera-se 200 pessoas, especialmente jovens, adultos e idosos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A ação "exercícios funcionais" do Estágio Supervisionado I - Atenção Primária à Saúde, é uma das ações vinculadas ao evento "Cidade Ativa", elaborado pelos cursos de educação física e pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Diamantina.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 5 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divisão dos participantes nas sessões e definição dos 2 exercícios de cada sessão.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Execução das atividades no evento