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IV SEMANA DE QUALIDADE DE VIDA DO ESTUDANTE
Sobre a Ação
202203001358
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
21/07/2025
08/09/2025
Dados do Coordenador
alide altivo gomes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
O presente projeto propõe a realização da IV Semana de Qualidade de Vida do Estudante no Campus Mucuri da UFVJM. O evento, previsto para ocorrer de 26 a 28 de agosto de 2025, reunirá dentre outras ações, atividades como palestras, oficinas práticas, rodas de conversa, exposições e torneios esportivos. As ações visam promover o bem-estar físico, mental e social dos participantes, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo redes de apoio estudantil.
saude, qualidade de vida, educação,
A promoção da saúde no ambiente educacional tem ganhado destaque como estratégia essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (1986), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, o que evidencia a necessidade de ações que contemplem a integralidade dos sujeitos. A universidade, como espaço de formação cidadã e profissional, deve contribuir para o fortalecimento de práticas saudáveis e de autocuidado, promovendo ambientes mais inclusivos e humanizados (Czeresnia, 2009). A população estudantil, sobretudo universitária e do ensino médio, enfrenta desafios que impactam diretamente sua saúde física e emocional, como pressão por desempenho, insegurança quanto ao futuro e vulnerabilidades socioeconômicas (Ministério da Saúde, 2018). Nesse cenário, ações extensionistas de promoção da saúde podem proporcionar espaços de escuta, acolhimento e educação para a vida, articulando saberes acadêmicos e saberes populares. É importante ressaltar que esse evento será executado em sua 4 edição e portanto, um resgate de uma ação já existente, potente e com capacidade sólida de atingir seus objetivos. A proposta é retomar o evento como uma ação continuada e anual como forma de manutenção de atividades de promoção em saúde.
Diante disso, o presente projeto tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes universitários e da rede pública de ensino médio do município de Teófilo Otoni, a partir da construção coletiva de práticas voltadas ao bem-estar físico, mental e social. Contexto Local: O Campus Mucuri da UFVJM, situado em uma microrregião com elevados índices de vulnerabilidade social, enfrenta demanda crescente por ações de promoção da saúde direcionadas à comunidade estudantil. Essa vulnerabilidade favorece o aumento de estilos de vida não saudáveis com mais propensão a apresentarem hábitos sedentários, aumento nos níveis de estresse e dificuldade de acesso a atividades sistemáticas de autocuidado. A saúde e a qualidade de vida dos estudantes têm se tornado um tema central no debate sobre o papel social das instituições educacionais. O ambiente acadêmico, frequentemente permeado por cobranças de desempenho, jornadas exaustivas e inseguranças socioeconômicas, pode ser um fator de risco ao equilíbrio emocional e físico dos discentes (Bardagi & Hutz, 2011). A adolescência e juventude — faixas etárias predominantes nos ensinos médio e superior — são fases marcadas por intensas transformações e pela necessidade de suporte emocional e social (WHO, 2014). Segundo Costa et al. (2012), promover a saúde no contexto educacional e principalmente universitário não deve se restringir a apenas campanhas pontuais, mas sim integrar um processo contínuo de educação em saúde, com participação ativa dos estudantes nas construções de políticas voltadas para a valorização de suas vivências juvenis. A realização da Semana de Qualidade de Vida do Estudante se justifica, portanto, como uma estratégia institucional de promoção de saúde integral, alinhada aos princípios da universalidade, integralidade e equidade do SUS (Brasil, 2011). Além disso, a atividade extensionista responde ao compromisso ético e social da universidade pública com o território onde está inserida, ampliando o diálogo entre a academia e a comunidade e contribuindo para a formação cidadã e crítica dos estudantes (Freire, 1996).
Objetivo Geral Promover a saúde integral e a qualidade de vida de estudantes universitários e do ensino médio da rede pública local, por meio de ações educativas, preventivas e de bem-estar, fortalecendo o vínculo entre a comunidade acadêmica e o território. Objetivos Específicos Oferecer atividades educativas e interativas sobre saúde física, mental e emocional em formatos acessíveis e atrativos; Estimular o desenvolvimento de práticas de autocuidado e hábitos saudáveis no período estudantil; Criar espaços de escuta ativa, acolhimento e trocas de experiências entre os participantes; Fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão nas temáticas de saúde e qualidade de vida na educação; Formar e capacitar estudantes para atuarem como multiplicadores de práticas saudáveis; Produzir e divulgar materiais informativos voltados à promoção da saúde estudantil;
Realizar pelo menos 8 atividades durante a semana, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e ações práticas presenciais e on-line; Alcançar ao menos 300 estudantes do ensino médio e superior como público participante; Produzir e distribuir pelo menos 2 tipos de materiais educativos (digitais e impressos) sobre saúde e qualidade de vida;
na abordagem dialógica, conforme proposta por Freire (1996), que valoriza a escuta ativa, a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento. As atividades serão desenvolvidas de forma participativa e horizontal, promovendo o protagonismo estudantil e a interdisciplinaridade. A programação incluirá palestras temáticas, oficinas práticas (como meditação, alimentação saudável, gestão do tempo), rodas de conversa sobre saúde emocional e sexualidade, além de momentos culturais com apresentações artísticas e intervenções teatrais esportivas. Tais ações visam ampliar o repertório cultural dos estudantes e integrar arte e saúde como dimensões complementares do bem viver. As oficinas serão conduzidas por servidores da UFVJM e profissionais convidados. Haverá ainda distribuição de materiais informativos, atividades de dinâmicas de grupo e sessões de meditação, relaxamento e atividades de competição esportivas. A presença de manifestações culturais, como música, dança e poesia, servirá também como estratégia de acolhimento e pertencimento ao ambiente acadêmico. Todas as atividades serão organizadas com base em princípios de acessibilidade e inclusão, respeitando as diversidades culturais, sociais e individuais dos participantes. A avaliação do evento será feita por meio de formulários digitais. Detalhes da Ação: Pré -evento: Planejamento e organização do evento: reuniões de equipe, estabelecimento de parcerias e levantamento de infraestrutura básica. 04/07/2025 Evento 26/08/2025 a 28/08/2025 Pós-Evento Elaboração de relatórios e emissão de certificados, devolutivas e avaliação do evento pela equipe 08/09/2025
ABRAMO, H. W. I. Considerações sobre a juventude contemporânea. Revista Estudos Avançados, v. 19, n. 55, p. 221–238, 2005. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. BARDAGI, Marucia M.; HUTZ, Claudio S. Aconselhamento psicológico e carreira no contexto universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 2, p. 233–242, 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. COSTA, Maria Cristina S. et al. Promoção da saúde e prevenção de doenças no ambiente universitário: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 4, p. 547–554, 2012. CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões e tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 39–53. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Mental em Dados – Informativo do Sistema de Informações sobre Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. NOGUEIRA, Fátima. Cultura, arte e saúde: experiências que se entrelaçam. In: MOTA, Ana Elisa; MORAES, Jussara Ayres de. (org.). Promoção da saúde e cultura: caminhos integradores. São Paulo: Hucitec, 2015. p. 115–130. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde. Ottawa: OMS, 1986. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health for the world’s adolescents: a second chance in the second decade. Geneva: WHO, 2014.
Este projeto está fundamentado em diversos marcos teóricos da saúde coletiva, educação em saúde, pedagogia crítica e educação artística. O conceito de saúde adotado segue a definição da Organização Mundial da Saúde (1986), que enfatiza a integralidade e o bem-estar como componentes centrais. A abordagem da Promoção da Saúde proposta pela Carta de Ottawa (OMS, 1986) orienta a articulação entre políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde. Na perspectiva da educação em saúde, recorre-se à concepção dialógica e crítica de Paulo Freire (1996), que entende o processo educativo como uma prática libertadora, baseada no diálogo, na escuta e na construção conjunta do conhecimento. A integração da arte e da cultura como estratégias educativas remete às contribuições de autores como Barbosa (2010), que destaca o papel da arte como linguagem potente para mediar processos formativos, e Nogueira (2015), que defende a cultura como dimensão inseparável do cuidado em saúde. Complementarmente, Czeresnia (2009) fornece fundamentos para compreender a saúde como construção social, ligada ao modo de viver dos sujeitos em seu território e à complexidade das relações humanas. A inserção da juventude no contexto educacional é analisada por Abramo (2005), que aponta para a importância de políticas que considerem os jovens como sujeitos de direitos e protagonistas de suas trajetórias. Dessa forma, o projeto busca integrar teoria e prática, ciência e sensibilidade, arte e técnica, como caminhos para uma educação emancipadora e promotora de saúde integral, por meio da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.
A proposta envolverá toas as áreas do saber um vez que saúde é atravessa a perspectiva humana. Intenciona-se o envolvimento de todos os cursos e áreas da UFVJM como colaboradores de saberes para uma vida estudantil mais saudável. Dialogo entre a saúde e educação, direitos humanos em suas diversas expressões
O evento contará com a participação ativa dos cursos ampliando a perspectiva de compreensão de aprendizagem e desenvolvimento educacional, o qual ultrapassa a sala de aula, com possibilidade de discussões teóricas atuais em pesquisa sobre saúde, promoção a saúde e qualidade de vida voltado para o publico jovem o qual carece de lócus dentro das políticas publicas
A própria ampliação da ideia de ensino aprendizagem, ir além da sala de aula e os cuidados com a saúde influenciam diretamente no desenvolvimento acadêmico por si só já é uma ação transformadora. e interdisciplinaridade, a possibilidade de na prática participar de uma ação de extensão que traga esse olhar diferenciado para o publico estudantil traz acolhimento, pertencimento e reforça novos hábitos estudantis.
Espera-se com este evento um novo olhar sobre o público estudantil e juvenil, e um despertar das instâncias educacionais para o olharem para a saúde e qualidade de vida como fator protetor e dedesenvolmento. De forma direta espare-se atingri de forma direta um total de 500 estudantes.
serão utilizados todos os meios disponíveis, redes socias, rádio, podcast e os que a equipe de planejamento acharem necessários.
As atividades estão em processo de fechamento com as parcerias e os colaboradores, podendo haver alteração no decorrer da atividade
Programação do Evento
Campus Mucuri/ Sala105
26/08/2025
14:00
20:00
Assembléia Estudantil - Tema: “Assistência Estudantil e Qualidade de Vida”: O que temos, o que queremos e o que precisamos Mediação: Diretório Centra dos Estudantes, Centros Acadêmicos e Atléticas Palestra Mediadora para o Debate: Tâmaro Chagas Mendes ( Psicólogo/FAMMUC) Apresentação dos dados da Pesquisa" Estilo de Vida do Estudante Universitário"
Sala de Convivência Prédio Administrativo
26/08/2025
09:00
11:00
Oficina presencial Teatro Terapêutico Alide Altivo Gomes - Psicóloga e Psicodramatista
Campus Mucuri/ Hall Restaurante Universitário
26/08/2025
07:00
21:00
Exposição Memórias estudantis DCE, CAS E Atléticas
Campus Mucuri/ Hall Restaurante Universitário
27/08/2025
10:00
20:00
Exposição Serviços de Saúde Prefeitura, UNIPAC, FAMMUC, INDIANA,(CAMTO) As atividades que serão realizadas ainda estão sendo fechadas com os potenciais parceiros
Campus Mucuri/ Nipe
26/08/2025
15:30
17:30
Oficina Oficina de Produção de Texto Acadêmico Projeto Diálogos Ampliados com a Diversidade( FAMMUC/ PROGRAD)
Campus Mucuri/ Hall Restaurante Universitário
28/08/2025
18:30
19:00
Apresentação Cultural Show - Homenagem a Rita Lee In Cena
Campus Mucuri/ Nipe
26/08/2025
19:00
20:30
Palestra / Roda de Conversa Saúde mental universitária e a invenção neoliberal Psicologia ( ALFAUNIPAC) 28/08/2025
Campus Mucuri/ Nipe
26/08/2025
18:30
19:00
Apresentação Cultural Esse outro Lugar Chamado Brasil In Cena
Ginásio Poliesportivo
28/08/2025
15:00
18:00
Jogos Esportivos de Integração Atléticas, Colegiados das Faculdades e IFNMG, Curso de Educação Física Alfa UNIPAC
Sala de Convivência Prédio Administrativo
26/08/2025
15:30
17:30
Oficina Oficina de Crochê Marcilene (Grupo Arte &Terapia) 26/08/2025
Público-alvo
Direto: Estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Teófilo Otoni e Estudantes universitário. Indireto: Estudantes de outras regiões e profissionais da rede de educação pois haverão também atividades de on-line abertas ao publico externo a região de teofilo otoni.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Unaí - MG
Janaúba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 84 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Planejamento e organização do evento: reuniões de equipe, estabelecimento de parcerias e levantamento de infraestrutura básica.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Execução da programação do evento - vide programação
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Pós-Evento Elaboração de relatórios e emissão de certificados, devolutivas e avaliação do evento pela equipe