Detalhes da ação

IV SEMANA DE QUALIDADE DE VIDA DO ESTUDANTE

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001358

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

21/07/2025

Data Fim

08/09/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

alide altivo gomes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Resumo

O presente projeto propõe a realização da IV Semana de Qualidade de Vida do Estudante no Campus Mucuri da UFVJM. O evento, previsto para ocorrer de 26 a 28 de agosto de 2025, reunirá dentre outras ações, atividades como palestras, oficinas práticas, rodas de conversa, exposições e torneios esportivos. As ações visam promover o bem-estar físico, mental e social dos participantes, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo redes de apoio estudantil.


Palavras-chave

saude, qualidade de vida, educação,


Introdução

A promoção da saúde no ambiente educacional tem ganhado destaque como estratégia essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (1986), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, o que evidencia a necessidade de ações que contemplem a integralidade dos sujeitos. A universidade, como espaço de formação cidadã e profissional, deve contribuir para o fortalecimento de práticas saudáveis e de autocuidado, promovendo ambientes mais inclusivos e humanizados (Czeresnia, 2009). A população estudantil, sobretudo universitária e do ensino médio, enfrenta desafios que impactam diretamente sua saúde física e emocional, como pressão por desempenho, insegurança quanto ao futuro e vulnerabilidades socioeconômicas (Ministério da Saúde, 2018). Nesse cenário, ações extensionistas de promoção da saúde podem proporcionar espaços de escuta, acolhimento e educação para a vida, articulando saberes acadêmicos e saberes populares. É importante ressaltar que esse evento será executado em sua 4 edição e portanto, um resgate de uma ação já existente, potente e com capacidade sólida de atingir seus objetivos. A proposta é retomar o evento como uma ação continuada e anual como forma de manutenção de atividades de promoção em saúde.


Justificativa

Diante disso, o presente projeto tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes universitários e da rede pública de ensino médio do município de Teófilo Otoni, a partir da construção coletiva de práticas voltadas ao bem-estar físico, mental e social. Contexto Local: O Campus Mucuri da UFVJM, situado em uma microrregião com elevados índices de vulnerabilidade social, enfrenta demanda crescente por ações de promoção da saúde direcionadas à comunidade estudantil. Essa vulnerabilidade favorece o aumento de estilos de vida não saudáveis com mais propensão a apresentarem hábitos sedentários, aumento nos níveis de estresse e dificuldade de acesso a atividades sistemáticas de autocuidado. A saúde e a qualidade de vida dos estudantes têm se tornado um tema central no debate sobre o papel social das instituições educacionais. O ambiente acadêmico, frequentemente permeado por cobranças de desempenho, jornadas exaustivas e inseguranças socioeconômicas, pode ser um fator de risco ao equilíbrio emocional e físico dos discentes (Bardagi & Hutz, 2011). A adolescência e juventude — faixas etárias predominantes nos ensinos médio e superior — são fases marcadas por intensas transformações e pela necessidade de suporte emocional e social (WHO, 2014). Segundo Costa et al. (2012), promover a saúde no contexto educacional e principalmente universitário não deve se restringir a apenas campanhas pontuais, mas sim integrar um processo contínuo de educação em saúde, com participação ativa dos estudantes nas construções de políticas voltadas para a valorização de suas vivências juvenis. A realização da Semana de Qualidade de Vida do Estudante se justifica, portanto, como uma estratégia institucional de promoção de saúde integral, alinhada aos princípios da universalidade, integralidade e equidade do SUS (Brasil, 2011). Além disso, a atividade extensionista responde ao compromisso ético e social da universidade pública com o território onde está inserida, ampliando o diálogo entre a academia e a comunidade e contribuindo para a formação cidadã e crítica dos estudantes (Freire, 1996).


Objetivos

Objetivo Geral Promover a saúde integral e a qualidade de vida de estudantes universitários e do ensino médio da rede pública local, por meio de ações educativas, preventivas e de bem-estar, fortalecendo o vínculo entre a comunidade acadêmica e o território. Objetivos Específicos Oferecer atividades educativas e interativas sobre saúde física, mental e emocional em formatos acessíveis e atrativos; Estimular o desenvolvimento de práticas de autocuidado e hábitos saudáveis no período estudantil; Criar espaços de escuta ativa, acolhimento e trocas de experiências entre os participantes; Fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão nas temáticas de saúde e qualidade de vida na educação; Formar e capacitar estudantes para atuarem como multiplicadores de práticas saudáveis; Produzir e divulgar materiais informativos voltados à promoção da saúde estudantil;


Metas

Realizar pelo menos 8 atividades durante a semana, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e ações práticas presenciais e on-line; Alcançar ao menos 300 estudantes do ensino médio e superior como público participante; Produzir e distribuir pelo menos 2 tipos de materiais educativos (digitais e impressos) sobre saúde e qualidade de vida;


Metodologia

na abordagem dialógica, conforme proposta por Freire (1996), que valoriza a escuta ativa, a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento. As atividades serão desenvolvidas de forma participativa e horizontal, promovendo o protagonismo estudantil e a interdisciplinaridade. A programação incluirá palestras temáticas, oficinas práticas (como meditação, alimentação saudável, gestão do tempo), rodas de conversa sobre saúde emocional e sexualidade, além de momentos culturais com apresentações artísticas e intervenções teatrais esportivas. Tais ações visam ampliar o repertório cultural dos estudantes e integrar arte e saúde como dimensões complementares do bem viver. As oficinas serão conduzidas por servidores da UFVJM e profissionais convidados. Haverá ainda distribuição de materiais informativos, atividades de dinâmicas de grupo e sessões de meditação, relaxamento e atividades de competição esportivas. A presença de manifestações culturais, como música, dança e poesia, servirá também como estratégia de acolhimento e pertencimento ao ambiente acadêmico. Todas as atividades serão organizadas com base em princípios de acessibilidade e inclusão, respeitando as diversidades culturais, sociais e individuais dos participantes. A avaliação do evento será feita por meio de formulários digitais. Detalhes da Ação: Pré -evento: Planejamento e organização do evento: reuniões de equipe, estabelecimento de parcerias e levantamento de infraestrutura básica. 04/07/2025 Evento 26/08/2025 a 28/08/2025 Pós-Evento Elaboração de relatórios e emissão de certificados, devolutivas e avaliação do evento pela equipe 08/09/2025


Referências Bibliográficas

ABRAMO, H. W. I. Considerações sobre a juventude contemporânea. Revista Estudos Avançados, v. 19, n. 55, p. 221–238, 2005. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. BARDAGI, Marucia M.; HUTZ, Claudio S. Aconselhamento psicológico e carreira no contexto universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 2, p. 233–242, 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. COSTA, Maria Cristina S. et al. Promoção da saúde e prevenção de doenças no ambiente universitário: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 4, p. 547–554, 2012. CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões e tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009. p. 39–53. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Mental em Dados – Informativo do Sistema de Informações sobre Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. NOGUEIRA, Fátima. Cultura, arte e saúde: experiências que se entrelaçam. In: MOTA, Ana Elisa; MORAES, Jussara Ayres de. (org.). Promoção da saúde e cultura: caminhos integradores. São Paulo: Hucitec, 2015. p. 115–130. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde. Ottawa: OMS, 1986. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health for the world’s adolescents: a second chance in the second decade. Geneva: WHO, 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Este projeto está fundamentado em diversos marcos teóricos da saúde coletiva, educação em saúde, pedagogia crítica e educação artística. O conceito de saúde adotado segue a definição da Organização Mundial da Saúde (1986), que enfatiza a integralidade e o bem-estar como componentes centrais. A abordagem da Promoção da Saúde proposta pela Carta de Ottawa (OMS, 1986) orienta a articulação entre políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde. Na perspectiva da educação em saúde, recorre-se à concepção dialógica e crítica de Paulo Freire (1996), que entende o processo educativo como uma prática libertadora, baseada no diálogo, na escuta e na construção conjunta do conhecimento. A integração da arte e da cultura como estratégias educativas remete às contribuições de autores como Barbosa (2010), que destaca o papel da arte como linguagem potente para mediar processos formativos, e Nogueira (2015), que defende a cultura como dimensão inseparável do cuidado em saúde. Complementarmente, Czeresnia (2009) fornece fundamentos para compreender a saúde como construção social, ligada ao modo de viver dos sujeitos em seu território e à complexidade das relações humanas. A inserção da juventude no contexto educacional é analisada por Abramo (2005), que aponta para a importância de políticas que considerem os jovens como sujeitos de direitos e protagonistas de suas trajetórias. Dessa forma, o projeto busca integrar teoria e prática, ciência e sensibilidade, arte e técnica, como caminhos para uma educação emancipadora e promotora de saúde integral, por meio da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta envolverá toas as áreas do saber um vez que saúde é atravessa a perspectiva humana. Intenciona-se o envolvimento de todos os cursos e áreas da UFVJM como colaboradores de saberes para uma vida estudantil mais saudável. Dialogo entre a saúde e educação, direitos humanos em suas diversas expressões


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento contará com a participação ativa dos cursos ampliando a perspectiva de compreensão de aprendizagem e desenvolvimento educacional, o qual ultrapassa a sala de aula, com possibilidade de discussões teóricas atuais em pesquisa sobre saúde, promoção a saúde e qualidade de vida voltado para o publico jovem o qual carece de lócus dentro das políticas publicas


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A própria ampliação da ideia de ensino aprendizagem, ir além da sala de aula e os cuidados com a saúde influenciam diretamente no desenvolvimento acadêmico por si só já é uma ação transformadora. e interdisciplinaridade, a possibilidade de na prática participar de uma ação de extensão que traga esse olhar diferenciado para o publico estudantil traz acolhimento, pertencimento e reforça novos hábitos estudantis.


Impacto e Transformação Social

Espera-se com este evento um novo olhar sobre o público estudantil e juvenil, e um despertar das instâncias educacionais para o olharem para a saúde e qualidade de vida como fator protetor e dedesenvolmento. De forma direta espare-se atingri de forma direta um total de 500 estudantes.


Divulgação

serão utilizados todos os meios disponíveis, redes socias, rádio, podcast e os que a equipe de planejamento acharem necessários.


Informações Complementares

As atividades estão em processo de fechamento com as parcerias e os colaboradores, podendo haver alteração no decorrer da atividade


Programação do Evento

Local

Campus Mucuri/ Sala105

Data

26/08/2025

Horário de Início

14:00

Horário de Término

20:00


Descrição

Assembléia Estudantil - Tema: “Assistência Estudantil e Qualidade de Vida”: O que temos, o que queremos e o que precisamos Mediação: Diretório Centra dos Estudantes, Centros Acadêmicos e Atléticas Palestra Mediadora para o Debate: Tâmaro Chagas Mendes ( Psicólogo/FAMMUC) Apresentação dos dados da Pesquisa" Estilo de Vida do Estudante Universitário"

Local

Sala de Convivência Prédio Administrativo

Data

26/08/2025

Horário de Início

09:00

Horário de Término

11:00


Descrição

Oficina presencial Teatro Terapêutico Alide Altivo Gomes - Psicóloga e Psicodramatista

Local

Campus Mucuri/ Hall Restaurante Universitário

Data

26/08/2025

Horário de Início

07:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Exposição Memórias estudantis DCE, CAS E Atléticas

Local

Campus Mucuri/ Hall Restaurante Universitário

Data

27/08/2025

Horário de Início

10:00

Horário de Término

20:00


Descrição

Exposição Serviços de Saúde Prefeitura, UNIPAC, FAMMUC, INDIANA,(CAMTO) As atividades que serão realizadas ainda estão sendo fechadas com os potenciais parceiros

Local

Campus Mucuri/ Nipe

Data

26/08/2025

Horário de Início

15:30

Horário de Término

17:30


Descrição

Oficina Oficina de Produção de Texto Acadêmico Projeto Diálogos Ampliados com a Diversidade( FAMMUC/ PROGRAD)

Local

Campus Mucuri/ Hall Restaurante Universitário

Data

28/08/2025

Horário de Início

18:30

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentação Cultural Show - Homenagem a Rita Lee In Cena

Local

Campus Mucuri/ Nipe

Data

26/08/2025

Horário de Início

19:00

Horário de Término

20:30


Descrição

Palestra / Roda de Conversa Saúde mental universitária e a invenção neoliberal Psicologia ( ALFAUNIPAC) 28/08/2025

Local

Campus Mucuri/ Nipe

Data

26/08/2025

Horário de Início

18:30

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentação Cultural Esse outro Lugar Chamado Brasil In Cena

Local

Ginásio Poliesportivo

Data

28/08/2025

Horário de Início

15:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Jogos Esportivos de Integração Atléticas, Colegiados das Faculdades e IFNMG, Curso de Educação Física Alfa UNIPAC

Local

Sala de Convivência Prédio Administrativo

Data

26/08/2025

Horário de Início

15:30

Horário de Término

17:30


Descrição

Oficina Oficina de Crochê Marcilene (Grupo Arte &Terapia) 26/08/2025

Público-alvo

Descrição

Direto: Estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Teófilo Otoni e Estudantes universitário. Indireto: Estudantes de outras regiões e profissionais da rede de educação pois haverão também atividades de on-line abertas ao publico externo a região de teofilo otoni.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 84 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento e organização do evento: reuniões de equipe, estabelecimento de parcerias e levantamento de infraestrutura básica.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Execução da programação do evento - vide programação

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Pós-Evento Elaboração de relatórios e emissão de certificados, devolutivas e avaliação do evento pela equipe