Detalhes da ação

Grupo Melhor Geração

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001362

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

30/06/2025

Data Fim

30/03/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

celio marcos dos reis ferreira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Resumo

O envelhecimento populacional tem sido uma realidade no Brasil, demandando iniciativas que promovam o bem-estar e a qualidade. O projeto tem como objetivo proporcionar à população idosa do município de Santo Antônio do Itambé-MG um espaço de acolhimento, interação, diminuir o isolamento social, prática de atividade física e promoção da saúde por orientação. A iniciativa busca incentivar práticas corporais e atividades físicas, além de oferecer ações de educação em saúde


Palavras-chave

idoso, atenção primária , atividade em grupo


Introdução

A Atenção Básica é um modelo e um ponto da rede de atenção à saúde, em território delimitado, de caráter interprofissional, que possui diretrizes, agendas programáticas, princípios norteadores e uma política específica. (BISPO JR, 2010). Nesse contexto, os profissionais na Atenção Básica abrange ações - individuais e coletivas - que visam a promoção e proteção da saúde; prevenção de doenças e agravos; diagnóstico e territorial; reabilitação e a manutenção da saúde. (Tesser, 2018) Desta forma, uma das forma de atuação seria as atividades em grupo ,a qual podem ser desenvolvidas nas Academias da Saúde, praças, quadra , vinculadas ou não a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde as atividades visam uma conduta baseada em exercícios ativos livres como por exemplo alongamentos ativos, exercícios de fortalecimento de baixa intensidade e exercícios funcionais que auxiliem nas suas atividades de vida diária (AVD) e funcionalidade (MONTENEGRO; BARBOSA; NOVAES, 2020). E importante ressaltar, nos anos de 2020 a 2022, observa-se que devido à pandemia, as políticas públicas investiram consideravelmente no que diz respeito a melhorar o atendimento aos idosos no país, uma vez que os cuidados necessários a esse grupo de pessoas vêm crescendo gradativamente no país marcando o início da década do Envelhecimento Saudável. O “Grupo Melhor Geração” tem como público alvo a população idosa do município de Santo Antônio do Itambé- MG e zonas rurais vizinhas. São desenvolvidas práticas corporais, atividades físicas e educação em saúde, visando promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos e maior socialização com a comunidade promovendo assim uma melhor qualidade de vida.


Justificativa

O projeto buscará proporcionar uma melhor socialização , diminuir o isolamento social , e reduzindo risco de queda em idoso por meio de atividade física em grupo no município de Santo Antônio do Itambé-MG.


Objetivos

Objetivo Geral ● Promover a saúde e o bem-estar dos idosos por meio da prática regular de atividades físicas e corporais adaptadas às suas necessidades e limitações; Objetivos específicos ● Estimular a socialização e integração comunitária dos idosos, reduzindo o isolamento social e fortalecendo os vínculos interpessoais; ● Oferecer atividades de educação em saúde para informar e conscientizar sobre cuidados preventivos, farmacoterápicos, hábitos alimentares saudáveis e manejo de doenças crônicas; ● Avaliar e monitorar a evolução dos participantes quanto à mobilidade, qualidade de vida e percepção de bem-estar; ● Criar um ambiente de aprendizado interprofissional, possibilitando a troca de experiências entre residentes e comunidade.


Metas

● Atender regularmente pelo menos 80 idosos ao longo do período de execução do projeto; ● Realizar encontros semanais de atividades físicas; ● Realizar rastreamento em saúde; ● Avaliar, por meio de questionários e testes físicos, os impactos das atividades na saúde e qualidade de vida dos participantes; ● Produzir materiais informativos acessíveis sobre saúde e bem-estar na terceira idade; ● Garantir a participação ativa da comunidade e familiares no processo de envelhecimento saudável dos idosos; ● Realizar avaliação antropométrica em todos os idosos do grupo para monitorar indicadores de saúde e nutrição. ● Realizar educação em saúde por meio de dinâmicas e jogos em relação ao uso racional dos medicamentos;


Metodologia

O projeto "Grupo Melhor Geração" será desenvolvido por meio de etapas estruturadas para garantir sua eficácia e impacto positivo na qualidade de vida dos idosos. Levantamento de dados: Identificação dos participantes, aplicação de questionários iniciais sobre saúde, qualidade de vida e mobilidade, além da análise de prontuários e histórico médico. Sensibilização: Divulgação por meio de grupos de WhatsApp, cartazes, redes sociais e reuniões para incentivo à participação ativa dos idosos. Implementação: Realização de encontros diários com atividades físicas adaptadas, educação em saúde, dinâmicas de socialização e rastreamento de saúde, sempre conduzidos por profissionais qualificados. Intervenção: Aplicação das atividades propostas, acompanhamento individualizado e adaptações conforme as necessidades dos participantes. Registros e acompanhamento: Monitoramento contínuo por meio de relatórios de evolução da saúde, participação e bem-estar dos idosos. Indicadores de avaliação: Frequência de participação, melhora na mobilidade e saúde geral, impacto na socialização e percepção de qualidade de vida. Questões éticas: Consentimento livre e esclarecido dos participantes, sigilo das informações coletadas, respeito às limitações individuais e encaminhamento para serviços de saúde quando necessário.


Referências Bibliográficas

1. Organização Pan-Americana da Saúde. Pessoas com mais de 60 anos foram as mais atingidas pela COVID-19 nas Américas, 2020 [acesso 06 out 2022]. Disponível em: https://www.paho. org/pt/noticias/30-9-2020-pessoas-com-mais-60-anos-forammais-atingidas-pela-covid-19-nas-americas 2. Tesser CD, Norman AH, Vidal TB. Acesso ao cuidado na Atenção Primária à Saúde brasileira: situação, problemas e estratégias de superação. Saúde debate. 2018, 42, (número especial 1). 361- 78 [acesso 06 out 2022]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cLcqmxhpPLWJjJMWrq9fL4K/?format=pdf&lang=pt. 3. Santana A&R, Barros LM. Atuação do fisioterapeuta do NASFAB nas atividades de apoio matricial, promoção à saúde e articulação de rede – um relato de experiência. Rev. APS. 2021; 24(3): 582-93 [acesso 06 out 2022]. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/34317/24164 4. MONTENEGRO, Pedrita da Cunha Sales Pereira; BARBOSA, Inara Sol; NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi. Avaliação geriátrica em um serviço da Atenção Primária à Saúde: riscos e propostas de intervenção. Comunicação em Ciências da Saúde, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A educação em saúde pode constituir um caminho real, gerador de interações entre universidade e sociedade. Trata-se de uma ação extensionista que promove o cuidado com a população, voltado à construção e troca de conhecimentos que possam alavancar transformações em prol de benefícios mútuos para sociedade. Diante da implementação do projeto de caráter comunicativo, fomenta-se a interação dialógica da comunidade através da participação nas atividades do grupo e contribuições efetivas para obtenção e troca de conhecimentos, sendo uma forma real de identificação social da relação discente e comunidade .


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Considerando a complexidade de saúde de participantes do grupo, face necessário uma atuação interprofissional. Essa atuação permitirá uma melhor aprendizagem para os profissionais e uma melhor escolha de atividade e conduta para os participantes. O projeto permite adquirir conhecimentos para além do visto na pós-graduação, sendo capaz de realizar intervenções sobre a realidade para um fazer vinculado à prática social, ao gerar novos saberes que permitem a formação mais interativa, associativa e socialmente responsável do residente, proporcionada pela integração de aspectos técnicos-científicos, com a produção e divulgação de informações de cunho acadêmico, e socioculturais.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto irá proporcionar na área do ensino, um melhor conhecimento ao aluno na parte de semiologia por meio de discussão das atividade e das avaliações feitas nos idosos para poderem participar do grupo. Na parte de pesquisa, o projeto poderá realizar uma analise comparativa da primeira avaliação com a segunda avaliação que ocorrerá em março de 2026 para analisar o que deu certo e o que não deu certo Em relação a extensão , o projeto visa melhorar qualidade de vida, diminuir isolamento social, por meio do atendimento em grupo


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O aluno vai ser capacitado antes do início das atividades do projeto , por meio de discussão e pratica. Ele irá construir o projeto, e elaborar as partes pratica junto com o coordenador. O aluno irá fazer relatório mensais explicando o desenvolvimento do projeto e dos participantes mostrando as dificuldades e as evoluções e sugestões para melhorar. O aluno será acompanhado por visita do coordenador no local 1 vez a cada 6 meses e por vídeos chamada toda semana . O coordenador irá avaliar o aluno tanto na frequência quanto na pro atividade para o desenvolvimento do projeto durante as discussões e nos relatórios


Impacto e Transformação Social

Proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos idoso de Santo Antônio do Itambé/MG


Divulgação

será realizada por meio das agentes de saúde e pelos residentes multiprofissional em saúde do idoso nas visita domiciliar


Propriedade(s) Intelectual

Publicação da atividade, e apresentação em congresso

Público-alvo

Descrição

idoso , idade acima de 60 anos ambos os sexos

Municípios Atendidos

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Oferecerá o local e os instrumentos para as atividades

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 36 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Avaliação inicial e final

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

atividade com o grupo

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

redação relatório

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

redação do artigo

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

redação do projeto

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

atividade física com idosos

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

orientações para os idosos