Detalhes da ação

Escola da Bola

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001369

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/09/2025

Data Fim

31/12/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

fernando joaquim gripp lopes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Esporte e lazer

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

projetoescoladabola

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

O Projeto Escola da Bola é uma ação que visa democratizar o acesso ao futebol para jovens na faixa etária de 11 a 17 anos, além do desenvolvimento científico e a formação continuada de profissionais para atuar na área esportiva. O projeto é desenvolvido com a oferta da prática esportiva orientada, promovendo o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes em um ambiente saudável de convivência, integração e aprendizado.


Palavras-chave

Esporte; Futebol; Lazer.


Introdução

O esporte possui características específicas que potencializam as possibilidades de inserção e mudança da realidade social de forma positiva e significativa. Ele é um fenômeno amplamente difundido em nossa sociedade, existindo muitas modalidades e formas de práticas, que podem ser vivenciadas no campo educacional, como forma de lazer e como esporte de alto rendimento. O esporte, juntamente com os jogos, as brincadeiras, as danças e as lutas, fazem parte dos conteúdos a serem desenvolvidos na extensão universitária. Bento (2004) afirma que ainda há muito a esperar do esporte. As suas possibilidades não estão esgotadas, pois o esporte ainda não é acessível para maioria das pessoas. O autor ressalta que ainda precisamos vivenciar o esporte por inteiro, muito além dos seus aspectos econômicos, explorando também o seu aspecto cultural e pedagógico. Seguindo esse mesmo raciocínio, podemos também pensar o esporte dentro da perspectiva de Sávio (2001), o qual nos alerta para a necessidade de reinventá-lo, resgatar os valores que verdadeiramente privilegiem o coletivo, o humano e à compreensão de que o jogo se com o outro e não contra o outro. Dentro do universo esportivo brasileiro, o futebol destaca-se como o mais praticado e valorizado no país. Segundo Damatta (1982) o futebol praticado, vivido, discutido e teorizado no Brasil seria um modo específico, entre tantos outros, pelo qual a sociedade brasileira fala, apresenta-se, revela-se, deixando-se, portanto, descobrir. Partindo dessa de afirmação, podemos dizer que o futebol é uma prática social que se apresenta como um espaço privilegiado de representação do próprio povo brasileiro, um bem cultural, um lugar de participação da sociedade nesse sentido, o futebol é parte da sociedade, refletindo toda sua dinâmica, contradições e riqueza. O Projeto Escola da Bola da UFVJM insere-se nesta perspectiva social e cultural do esporte, especialmente por meio do futebol, pela oferta da prática esportiva sistematizada, científica e orientada a jovens de nossa região. As ações planejadas e executadas pela equipe técnica (professores e alunos) do projeto são espaços de formação e vivência do futebol, no sentido de formar jogadores criativos, críticos e que sejam capazes de usufruir do esporte em sua plenitude.


Justificativa

O desenvolvimento do Projeto Escola da Bola na UFVJM transcende a simples prática esportiva, configurando-se como caminho multifacetado de inclusão social e de desenvolvimento integral da juventude. Mais do que formar atletas, sua importância está na possibilidade de contribuir na formação de cidadãos conscientes, saudáveis e engajados, capazes de contribuir positivamente para a sociedade. O futebol, por sua natureza dinâmica, é um catalisador para o desenvolvimento físico dos participantes. A prática regular melhora a coordenação motora, a resistência cardiovascular, a agilidade e a força muscular. Além dos benefícios corporais, a modalidade exige e estimula o raciocínio rápido, a tomada de decisões sob pressão e a percepção espacial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos jovens. A disciplina e a rotina de treinos também promovem a saúde mental, atuando como um escape para o estresse e a ansiedade, e fomentando a autoconfiança e a autoestima.


Objetivos

OBEJTIVO GERAL: Oferecer a prática esportiva, especificamente do futebol, de forma sistemática, supervisionada e embasada cientificamente a jovens de Diamantina e região. OBJETIVOS ESPCÍFICOS: Promover o desenvolvimento físico, técnico e tático de jovens praticante de futebol de nossa região. Promover a inclusão social, por meio do desenvolvimento dos princípios da colaboração, solidariedade e respeito às regras e do convívio em grupo.


Metas

Oferecer, semanalmente, a prática sistemática e orientada a 120 jovens na faixa etária de 11 a 17 anos da cidade de Diamantina e região. Além de capacitar discentes do Curso de Educação Física para atuar na área esportiva por meio do seu envolvimento em atividades de estágio e pesquisa.


Metodologia

O Projeto Escola da Bola será estruturado em seis fases metodológicas: 1. Seleção dos Jovens: Identificar e recrutar jovens interessados em participar do projeto. Atividades: Divulgação do projeto em escolas, comunidades, redes sociais e instituições parceiras. Inscrição dos candidatos por meio de formulário com dados pessoais, autorização dos responsáveis e informações sobre saúde. Observação para avaliação técnica e tática Entrevistas e reuniões com responsáveis para apresentação dos objetivos do projeto e critérios de participação. 2. Avaliação Inicial: diagnosticar o nível físico, técnico e social dos participantes. Atividades: Avaliações físicas básicas (IMC, resistência, força, agilidade). Avaliações técnicas (controle de bola, passe, finalização, deslocamento). Avaliação comportamental e social: pontualidade, respeito, trabalho em grupo. Registro individual dos dados para acompanhamento do desenvolvimento. 3. Planejamento dos Treinos: Estruturar os treinos conforme as faixas etárias e níveis identificados. Atividades: Divisão dos participantes em turmas (iniciante, intermediário, avançado). Elaboração de cronogramas mensais com metas técnicas, físicas e educativas. Planejamento de atividades integradas a temas transversais (valores, cidadania, saúde). Definição de locais, horários, recursos e equipe técnica responsável. 4. Execução dos Treinos: Desenvolver habilidades técnicas, físicas e sociais por meio do futebol. Atividades: Treinamentos semanais com atividades variadas (exercícios técnicos, jogos reduzidos, treinos táticos). Encontros educativos com temas como respeito às regras, prevenção à violência e alimentação saudável. Acompanhamento individual e coletivo do desempenho. Feedbacks constantes aos jovens e suas famílias. 5. Reuniões Científicas e Pedagógicas: Avaliar o andamento do projeto e promover formação continuada da equipe. Atividades: Encontros semanais da equipe (professores, estudantes, voluntários) para discutir estratégias, desafios e melhorias. Análise de dados coletados nas avaliações e treinos. Estudos de caso, leitura de artigos, produção de relatórios e apresentações. Compartilhamento de resultados em eventos acadêmicos ou comunitários. 6. Reavaliação dos Atletas: Verificar o progresso dos participantes e redirecionar o trabalho, se necessário. Atividades: Reaplicação das avaliações físicas e técnicas após períodos definidos (semestral ou anual). Comparação dos resultados com os dados iniciais. Reorientação das metas de treino com base nos avanços observados. Avaliação do impacto social e educativo do projeto na vida dos jovens.


Referências Bibliográficas

BARROS, T. GUERRA, I. Ciência do Futebol. Barueri, SP: Manole, 2004. CAPINUSSU, M. REIS, J. Futebol: técnica, tática e administração. São Paulo: Shape, 2004. DAMATTA, Roberto.; NEVES, Luiz Felipe Baeta.; GUEDES, Simoni Lahud.; VOGEL, Arno. Universo do Futebol:Esporte e Sociedade Brasileira. Pinakotheke, 1982. DAOLIO, J. Futebol, cultura e sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. FREIRE, J.B. Pedagogia do futebol. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. PRAÇA, G. M. Treinamento tático no futebol: teoria e prática. Curitiba: Appris. 2020. REIS, H.B.R. Futebol e sociedade. Brasília: Liber Livros, 2006. SANTANA, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Essa interseção fica estabelecida pelo contato direto e constante dos membros e participantes do Projeto Escola da Bola com o universo do futebol na região de abrangência da universidade. Por meio do futebol é estabelecido um diálogo bidirecional da comissão técnica do projeto com pais, gestores, escolas, técnicos, atletas, proprietários de escolinhas e demais atores que estão envolvidos na prática do futebol. O conhecimento técnico e científico sobre o futebol produzido no universo acadêmico se dissemina e, de forma dialética, se retroalimenta do futebol amador e profissional que é praticado e consumido pela sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Essas diretrizes estão consolidadas de forma concreta no Projeto Escola da Bola por meio das parcerias estabelecidas com outras áreas do conhecimento e cursos da UFVJM: - A oferta e de avaliação e atendimento fisioterápico para os jovens atletas; - Desenvolvimento de pesquisa e atendimento odontológico para os atletas; - Orientação nutricional para os atletas e seus responsáveis. A interação dessas áreas, de forma dialógica, amplia e qualifica a influência de nossas ações, indo muito além da prática esportiva, mas também contribuindo de forma positiva na formação e desenvolvimento dos participantes do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Enquanto projeto de extensão, o Escola da Bola está totalmente vinculado ao processo de formação e geração de conhecimento, garantindo a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão. Nesse espaço os discentes, sob a supervisão dos professores envolvidos, colocam em práticas os conceitos e procedimentos abordados em seu processo de formação. Além disso, o desenvolvimento das várias fases da ação (avaliação, planejamento e aplicação dos treinos) torna-se um rico espaço de experiência e troca de conhecimentos para os nossos alunos. Do mesmo modo, essas etapas da ação se tornam espaço para o contato com os procedimentos metodológicos do pensamento científico aplicado ao treinamento do futebol.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O Projeto Escola da Bola é um espaço de efetiva participação e capacitação dos nossos discentes em atividades de extensão, pesquisa e ensino. No que se refere à extensão, os discentes podem atuar como bolsistas ou voluntários, sendo supervisionados e capacitados pelos docentes que fazem parte da equipe técnica do projeto. Os discentes participam diretamente dos processos de planejamento, diagnóstico e prescrição dos treinos das equipes. Além disso, semanalmente são realizadas reuniões de planejamento, análise de dados e discussões científicas sobre temas relacionados ao universo do futebol. Em relação ao ensino, o projeto tem uma interface direta por meio das palestras e cursos de capacitação que serão oferecidos aos nossos discentes. No cotidiano do projeto, os discentes têm várias oportunidades de colocar em prática os conhecimentos, a competências e diversas habilidades desenvolvidas em seu processo de graduação. Além disso, o desenvolvimento do projeto abre várias oportunidades de realização de obrigatório e não obrigatório) e atividades complementares dentro das ações a serem desenvolvidas. No Escola da Bola também são oferecidas aos estudantes diversas oportunidades de participação nas pesquisas científicas que ocorrem dentro do projeto. O diagnóstico e a prescrição do treino geram dados que são utilizados para o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa que se transformam em resumos, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, capítulos de livros e outros. Por meio de sua participação no projeto, naturalmente o discente e introduzido no pensamento científico aplicado ao universo do futebol.


Impacto e Transformação Social

O futebol, muito além de ser um esporte apaixonante, possui um potencial imenso de impacto e transformação na vida de jovens, especialmente em comunidades mais vulneráveis. Ele atua em diversas esferas do desenvolvimento humano, desde a física até a social e emocional. A prática regular do futebol aprimora a capacidade cardiovascular, a força muscular, a resistência, a velocidade e a agilidade. Além disso, contribui para a melhora da coordenação motora global, equilíbrio, noção espaço-temporal e ritmo, essenciais para o crescimento saudável. Além do futebol propriamente dito, o Projeto Escola da Bola procura desenvolver alguns princípios sociais e emocionais, tais como, o trabalho em equipe, a comunicação, respeito às regras, a disciplina, autoconfiança e autoestima. Em conjunto, o impacto social do esporte está na sua capacidade de desenvolvimento integral de quem o pratica. Ao proporcionar um ambiente de aprendizado, desafio e convivência, ele não só melhora as habilidades físicas dos jovens, mas também os capacita com competências sociais e emocionais cruciais, impulsiona seu desenvolvimento cognitivo, promove a inclusão e oferece novas perspectivas para o futuro.


Divulgação

A divulgação do Projeto Escola da Bola é feita por meio do seu perfil no Instagram: @projetoescoladabola Além disso, as informações são divulgadas no site oficial da UFVJM e do Departamento de Educação Física.


Público-alvo

Descrição

Jovens do sexo masculino, entre 11 e 17 anos, moraddores da cidade de Diamantne e região, que buscam aprender e evoluir no universo do futebol.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a instituição parceira apoia o desenvolvimento do projeto oferecendo bolsas de estágio para os discentes do Curso de Educação Física da UFVJM, pelo empréstimo do Estádio do Tijuco para a realização de alguns treinos e com o auxílio no transporte para as atividades de treino e jogos.

Participação da Instituição Parceira

A Associação Esportiva Regional Vale do Jequitinhonha apoia na divulgação do Projeto Escola da Bola, bem como no encaminhamento de jovens particoantes e no apoio dos eventos promovidos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Formação da Equipe: Os membros do projeto serão reunidos, como coordenador, treinadores, estudantes voluntários da universidade (por exemplo, de educação física), e as responsabilidades de cada um serão definidas. Estrutura Curricular e Cronograma: Um plano de treinamento detalhado será criado. O que será ensinado a cada mês? Os horários e locais dos treinos serão definidos, considerando a disponibilidade das instalações da universidade (campos, vestiários, etc.). Elaboração do Orçamento: Uma estimativa de todos os custos será feita, como materiais esportivos (bolas, cones, uniformes), possíveis despesas com transporte para jogos ou eventos, e custos de manutenção dos equipamentos. Parcerias e Divulgação: Parcerias internas (como o departamento de esportes da universidade) e externas (escolas locais, prefeitura) serão buscadas. Um plano de divulgação será elaborado para atrair os jovens e suas famílias, usando canais como mídias sociais, cartazes nas escolas e rádio.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Inscrições e Início das Atividades: As inscrições para os jovens serão abertas e, após a seleção, os treinamentos serão iniciados de acordo com o cronograma. Desenvolvimento das Atividades: O plano de treinamento será colocado em prática, com foco no desenvolvimento das habilidades técnicas, táticas e físicas dos participantes. Além dos treinos, atividades complementares serão organizadas, como palestras sobre saúde e nutrição, rodas de conversa sobre trabalho em equipe e cidadania, e jogos amistosos. Acompanhamento e Registro: O progresso de cada participante e do projeto como um todo será monitorado. Um sistema para registrar a frequência, o desempenho dos jovens e as dificuldades que a equipe enfrentará será criado. Comunicação e Feedback: Uma comunicação constante será mantida com os participantes e suas famílias. Reuniões regulares serão promovidas para coletar feedback e fazer ajustes no plano de ação.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação do Projeto: Será analisado se os objetivos definidos na primeira fase foram alcançados. Os dados coletados serão usados para responder a perguntas como: "Os jovens terão melhorado suas habilidades no futebol?" e "O projeto terá promovido a inclusão social?". Relatório Final: Um relatório detalhado será elaborado com os resultados, desafios e lições aprendidas. Depoimentos dos participantes, fotos e estatísticas serão incluídos para documentar o sucesso do projeto. Evento de Encerramento: Um evento será organizado para marcar o fim do projeto. Poderá ser um torneio final com a entrega de medalhas e certificados de participação. Este será um momento para celebrar as conquistas dos jovens e agradecer a todos os envolvidos. Planejamento de Continuidade: Com base na avaliação, será definido se o projeto terá uma próxima edição e o que poderá ser melhorado.