Visitante
Escola da Bola
Sobre a Ação
202203001369
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/09/2025
31/12/2026
Dados do Coordenador
fernando joaquim gripp lopes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Esporte e lazer
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
Membros
O Projeto Escola da Bola é uma ação que visa democratizar o acesso ao futebol para jovens na faixa etária de 11 a 17 anos, além do desenvolvimento científico e a formação continuada de profissionais para atuar na área esportiva. O projeto é desenvolvido com a oferta da prática esportiva orientada, promovendo o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes em um ambiente saudável de convivência, integração e aprendizado.
Esporte; Futebol; Lazer.
O esporte possui características específicas que potencializam as possibilidades de inserção e mudança da realidade social de forma positiva e significativa. Ele é um fenômeno amplamente difundido em nossa sociedade, existindo muitas modalidades e formas de práticas, que podem ser vivenciadas no campo educacional, como forma de lazer e como esporte de alto rendimento. O esporte, juntamente com os jogos, as brincadeiras, as danças e as lutas, fazem parte dos conteúdos a serem desenvolvidos na extensão universitária. Bento (2004) afirma que ainda há muito a esperar do esporte. As suas possibilidades não estão esgotadas, pois o esporte ainda não é acessível para maioria das pessoas. O autor ressalta que ainda precisamos vivenciar o esporte por inteiro, muito além dos seus aspectos econômicos, explorando também o seu aspecto cultural e pedagógico. Seguindo esse mesmo raciocínio, podemos também pensar o esporte dentro da perspectiva de Sávio (2001), o qual nos alerta para a necessidade de reinventá-lo, resgatar os valores que verdadeiramente privilegiem o coletivo, o humano e à compreensão de que o jogo se com o outro e não contra o outro. Dentro do universo esportivo brasileiro, o futebol destaca-se como o mais praticado e valorizado no país. Segundo Damatta (1982) o futebol praticado, vivido, discutido e teorizado no Brasil seria um modo específico, entre tantos outros, pelo qual a sociedade brasileira fala, apresenta-se, revela-se, deixando-se, portanto, descobrir. Partindo dessa de afirmação, podemos dizer que o futebol é uma prática social que se apresenta como um espaço privilegiado de representação do próprio povo brasileiro, um bem cultural, um lugar de participação da sociedade nesse sentido, o futebol é parte da sociedade, refletindo toda sua dinâmica, contradições e riqueza. O Projeto Escola da Bola da UFVJM insere-se nesta perspectiva social e cultural do esporte, especialmente por meio do futebol, pela oferta da prática esportiva sistematizada, científica e orientada a jovens de nossa região. As ações planejadas e executadas pela equipe técnica (professores e alunos) do projeto são espaços de formação e vivência do futebol, no sentido de formar jogadores criativos, críticos e que sejam capazes de usufruir do esporte em sua plenitude.
O desenvolvimento do Projeto Escola da Bola na UFVJM transcende a simples prática esportiva, configurando-se como caminho multifacetado de inclusão social e de desenvolvimento integral da juventude. Mais do que formar atletas, sua importância está na possibilidade de contribuir na formação de cidadãos conscientes, saudáveis e engajados, capazes de contribuir positivamente para a sociedade. O futebol, por sua natureza dinâmica, é um catalisador para o desenvolvimento físico dos participantes. A prática regular melhora a coordenação motora, a resistência cardiovascular, a agilidade e a força muscular. Além dos benefícios corporais, a modalidade exige e estimula o raciocínio rápido, a tomada de decisões sob pressão e a percepção espacial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos jovens. A disciplina e a rotina de treinos também promovem a saúde mental, atuando como um escape para o estresse e a ansiedade, e fomentando a autoconfiança e a autoestima.
OBEJTIVO GERAL: Oferecer a prática esportiva, especificamente do futebol, de forma sistemática, supervisionada e embasada cientificamente a jovens de Diamantina e região. OBJETIVOS ESPCÍFICOS: Promover o desenvolvimento físico, técnico e tático de jovens praticante de futebol de nossa região. Promover a inclusão social, por meio do desenvolvimento dos princípios da colaboração, solidariedade e respeito às regras e do convívio em grupo.
Oferecer, semanalmente, a prática sistemática e orientada a 120 jovens na faixa etária de 11 a 17 anos da cidade de Diamantina e região. Além de capacitar discentes do Curso de Educação Física para atuar na área esportiva por meio do seu envolvimento em atividades de estágio e pesquisa.
O Projeto Escola da Bola será estruturado em seis fases metodológicas: 1. Seleção dos Jovens: Identificar e recrutar jovens interessados em participar do projeto. Atividades: Divulgação do projeto em escolas, comunidades, redes sociais e instituições parceiras. Inscrição dos candidatos por meio de formulário com dados pessoais, autorização dos responsáveis e informações sobre saúde. Observação para avaliação técnica e tática Entrevistas e reuniões com responsáveis para apresentação dos objetivos do projeto e critérios de participação. 2. Avaliação Inicial: diagnosticar o nível físico, técnico e social dos participantes. Atividades: Avaliações físicas básicas (IMC, resistência, força, agilidade). Avaliações técnicas (controle de bola, passe, finalização, deslocamento). Avaliação comportamental e social: pontualidade, respeito, trabalho em grupo. Registro individual dos dados para acompanhamento do desenvolvimento. 3. Planejamento dos Treinos: Estruturar os treinos conforme as faixas etárias e níveis identificados. Atividades: Divisão dos participantes em turmas (iniciante, intermediário, avançado). Elaboração de cronogramas mensais com metas técnicas, físicas e educativas. Planejamento de atividades integradas a temas transversais (valores, cidadania, saúde). Definição de locais, horários, recursos e equipe técnica responsável. 4. Execução dos Treinos: Desenvolver habilidades técnicas, físicas e sociais por meio do futebol. Atividades: Treinamentos semanais com atividades variadas (exercícios técnicos, jogos reduzidos, treinos táticos). Encontros educativos com temas como respeito às regras, prevenção à violência e alimentação saudável. Acompanhamento individual e coletivo do desempenho. Feedbacks constantes aos jovens e suas famílias. 5. Reuniões Científicas e Pedagógicas: Avaliar o andamento do projeto e promover formação continuada da equipe. Atividades: Encontros semanais da equipe (professores, estudantes, voluntários) para discutir estratégias, desafios e melhorias. Análise de dados coletados nas avaliações e treinos. Estudos de caso, leitura de artigos, produção de relatórios e apresentações. Compartilhamento de resultados em eventos acadêmicos ou comunitários. 6. Reavaliação dos Atletas: Verificar o progresso dos participantes e redirecionar o trabalho, se necessário. Atividades: Reaplicação das avaliações físicas e técnicas após períodos definidos (semestral ou anual). Comparação dos resultados com os dados iniciais. Reorientação das metas de treino com base nos avanços observados. Avaliação do impacto social e educativo do projeto na vida dos jovens.
BARROS, T. GUERRA, I. Ciência do Futebol. Barueri, SP: Manole, 2004. CAPINUSSU, M. REIS, J. Futebol: técnica, tática e administração. São Paulo: Shape, 2004. DAMATTA, Roberto.; NEVES, Luiz Felipe Baeta.; GUEDES, Simoni Lahud.; VOGEL, Arno. Universo do Futebol:Esporte e Sociedade Brasileira. Pinakotheke, 1982. DAOLIO, J. Futebol, cultura e sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. FREIRE, J.B. Pedagogia do futebol. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. PRAÇA, G. M. Treinamento tático no futebol: teoria e prática. Curitiba: Appris. 2020. REIS, H.B.R. Futebol e sociedade. Brasília: Liber Livros, 2006. SANTANA, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
Essa interseção fica estabelecida pelo contato direto e constante dos membros e participantes do Projeto Escola da Bola com o universo do futebol na região de abrangência da universidade. Por meio do futebol é estabelecido um diálogo bidirecional da comissão técnica do projeto com pais, gestores, escolas, técnicos, atletas, proprietários de escolinhas e demais atores que estão envolvidos na prática do futebol. O conhecimento técnico e científico sobre o futebol produzido no universo acadêmico se dissemina e, de forma dialética, se retroalimenta do futebol amador e profissional que é praticado e consumido pela sociedade.
Essas diretrizes estão consolidadas de forma concreta no Projeto Escola da Bola por meio das parcerias estabelecidas com outras áreas do conhecimento e cursos da UFVJM: - A oferta e de avaliação e atendimento fisioterápico para os jovens atletas; - Desenvolvimento de pesquisa e atendimento odontológico para os atletas; - Orientação nutricional para os atletas e seus responsáveis. A interação dessas áreas, de forma dialógica, amplia e qualifica a influência de nossas ações, indo muito além da prática esportiva, mas também contribuindo de forma positiva na formação e desenvolvimento dos participantes do projeto.
Enquanto projeto de extensão, o Escola da Bola está totalmente vinculado ao processo de formação e geração de conhecimento, garantindo a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão. Nesse espaço os discentes, sob a supervisão dos professores envolvidos, colocam em práticas os conceitos e procedimentos abordados em seu processo de formação. Além disso, o desenvolvimento das várias fases da ação (avaliação, planejamento e aplicação dos treinos) torna-se um rico espaço de experiência e troca de conhecimentos para os nossos alunos. Do mesmo modo, essas etapas da ação se tornam espaço para o contato com os procedimentos metodológicos do pensamento científico aplicado ao treinamento do futebol.
O Projeto Escola da Bola é um espaço de efetiva participação e capacitação dos nossos discentes em atividades de extensão, pesquisa e ensino. No que se refere à extensão, os discentes podem atuar como bolsistas ou voluntários, sendo supervisionados e capacitados pelos docentes que fazem parte da equipe técnica do projeto. Os discentes participam diretamente dos processos de planejamento, diagnóstico e prescrição dos treinos das equipes. Além disso, semanalmente são realizadas reuniões de planejamento, análise de dados e discussões científicas sobre temas relacionados ao universo do futebol. Em relação ao ensino, o projeto tem uma interface direta por meio das palestras e cursos de capacitação que serão oferecidos aos nossos discentes. No cotidiano do projeto, os discentes têm várias oportunidades de colocar em prática os conhecimentos, a competências e diversas habilidades desenvolvidas em seu processo de graduação. Além disso, o desenvolvimento do projeto abre várias oportunidades de realização de obrigatório e não obrigatório) e atividades complementares dentro das ações a serem desenvolvidas. No Escola da Bola também são oferecidas aos estudantes diversas oportunidades de participação nas pesquisas científicas que ocorrem dentro do projeto. O diagnóstico e a prescrição do treino geram dados que são utilizados para o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa que se transformam em resumos, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, capítulos de livros e outros. Por meio de sua participação no projeto, naturalmente o discente e introduzido no pensamento científico aplicado ao universo do futebol.
O futebol, muito além de ser um esporte apaixonante, possui um potencial imenso de impacto e transformação na vida de jovens, especialmente em comunidades mais vulneráveis. Ele atua em diversas esferas do desenvolvimento humano, desde a física até a social e emocional. A prática regular do futebol aprimora a capacidade cardiovascular, a força muscular, a resistência, a velocidade e a agilidade. Além disso, contribui para a melhora da coordenação motora global, equilíbrio, noção espaço-temporal e ritmo, essenciais para o crescimento saudável. Além do futebol propriamente dito, o Projeto Escola da Bola procura desenvolver alguns princípios sociais e emocionais, tais como, o trabalho em equipe, a comunicação, respeito às regras, a disciplina, autoconfiança e autoestima. Em conjunto, o impacto social do esporte está na sua capacidade de desenvolvimento integral de quem o pratica. Ao proporcionar um ambiente de aprendizado, desafio e convivência, ele não só melhora as habilidades físicas dos jovens, mas também os capacita com competências sociais e emocionais cruciais, impulsiona seu desenvolvimento cognitivo, promove a inclusão e oferece novas perspectivas para o futuro.
A divulgação do Projeto Escola da Bola é feita por meio do seu perfil no Instagram: @projetoescoladabola Além disso, as informações são divulgadas no site oficial da UFVJM e do Departamento de Educação Física.
Público-alvo
Jovens do sexo masculino, entre 11 e 17 anos, moraddores da cidade de Diamantne e região, que buscam aprender e evoluir no universo do futebol.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Datas - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a instituição parceira apoia o desenvolvimento do projeto oferecendo bolsas de estágio para os discentes do Curso de Educação Física da UFVJM, pelo empréstimo do Estádio do Tijuco para a realização de alguns treinos e com o auxílio no transporte para as atividades de treino e jogos.
A Associação Esportiva Regional Vale do Jequitinhonha apoia na divulgação do Projeto Escola da Bola, bem como no encaminhamento de jovens particoantes e no apoio dos eventos promovidos.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
Fase 1: Planejamento e Preparação
01/10/2025
31/10/2025
- Tarde;
Formação da Equipe: Os membros do projeto serão reunidos, como coordenador, treinadores, estudantes voluntários da universidade (por exemplo, de educação física), e as responsabilidades de cada um serão definidas. Estrutura Curricular e Cronograma: Um plano de treinamento detalhado será criado. O que será ensinado a cada mês? Os horários e locais dos treinos serão definidos, considerando a disponibilidade das instalações da universidade (campos, vestiários, etc.). Elaboração do Orçamento: Uma estimativa de todos os custos será feita, como materiais esportivos (bolas, cones, uniformes), possíveis despesas com transporte para jogos ou eventos, e custos de manutenção dos equipamentos. Parcerias e Divulgação: Parcerias internas (como o departamento de esportes da universidade) e externas (escolas locais, prefeitura) serão buscadas. Um plano de divulgação será elaborado para atrair os jovens e suas famílias, usando canais como mídias sociais, cartazes nas escolas e rádio.
- Tarde;
Inscrições e Início das Atividades: As inscrições para os jovens serão abertas e, após a seleção, os treinamentos serão iniciados de acordo com o cronograma. Desenvolvimento das Atividades: O plano de treinamento será colocado em prática, com foco no desenvolvimento das habilidades técnicas, táticas e físicas dos participantes. Além dos treinos, atividades complementares serão organizadas, como palestras sobre saúde e nutrição, rodas de conversa sobre trabalho em equipe e cidadania, e jogos amistosos. Acompanhamento e Registro: O progresso de cada participante e do projeto como um todo será monitorado. Um sistema para registrar a frequência, o desempenho dos jovens e as dificuldades que a equipe enfrentará será criado. Comunicação e Feedback: Uma comunicação constante será mantida com os participantes e suas famílias. Reuniões regulares serão promovidas para coletar feedback e fazer ajustes no plano de ação.
- Tarde;
Avaliação do Projeto: Será analisado se os objetivos definidos na primeira fase foram alcançados. Os dados coletados serão usados para responder a perguntas como: "Os jovens terão melhorado suas habilidades no futebol?" e "O projeto terá promovido a inclusão social?". Relatório Final: Um relatório detalhado será elaborado com os resultados, desafios e lições aprendidas. Depoimentos dos participantes, fotos e estatísticas serão incluídos para documentar o sucesso do projeto. Evento de Encerramento: Um evento será organizado para marcar o fim do projeto. Poderá ser um torneio final com a entrega de medalhas e certificados de participação. Este será um momento para celebrar as conquistas dos jovens e agradecer a todos os envolvidos. Planejamento de Continuidade: Com base na avaliação, será definido se o projeto terá uma próxima edição e o que poderá ser melhorado.