Detalhes da ação

Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000250

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

23/07/2025

Data Fim

31/12/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leticia carolina teixeira padua

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

A presente proposta apresenta o projeto de oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC, que implica no desenvolvimento de uma formação continuada para diretores escolares e técnicos de Secretarias de Educação, para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do cotidiano escolar, com vistas a boa comunicação, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, e avaliar todo o processo.


Palavras-chave

Gestão Escolar, Diretores Escolares, Formação continuada


Introdução

Ações voltadas para a formação continuada dos profissionais da educação suscitam recorrentemente um dilema epistemológico: como vincular teoria e prática? Vale salientar que a prática não significa uma simples aplicação da teoria. Ao contrário, ela envolve embates e conflitos, concedendo a estes um sentido emancipatório e de compreensão de mundo bastante específicos. A relação teoria e prática permite elucidar novos mecanismos de ação, revelando como determinadas tendências perenizam os obstáculos que impossibilitam e impedem algumas mudanças, trazendo à tona novas formas de atuação com potencial de superação de tais obstáculos. A ênfase do Curso ocorre no compartilhamento do conjunto de conhecimentos e vivências deste profissional da educação, de suas contribuições para o enfrentamento das problemáticas que exigem uma tomada de decisão, construindo assim novas soluções coletivas em prol da melhoria da escola. O Curso utiliza-se de estratégias sistematizadas de partilha e problematização de contextos que permitem que esses diretores escolares reflitam sobre seus desafios de forma mais colaborativa, potencializando os avanços pedagógicos e minimizando os problemas inerentes ao cotidiano das instituições nas quais atuam. A formação consiste no estabelecimento de um processo de colaboração, com o objetivo de incentivar a democratização da gestão escolar, instaurando uma cultura colaborativa e participativa nas escolas, a partir da troca e compartilhamento de experiências e saberes. Esses saberes e aprendizados dos diretores que atuarão com a Mentoria são compreendidos a partir da elucidação e enunciação de cada um sobre o processo de formação, por isso são eles quem explicitarão quais os saberes foram, ou não, apreendidos ao longo da sua carreira profissional, evidenciando quais experiências e relações foram mais ou menos eficazes. Tais aprendizados vão além da mera socialização de práticas, com vistas à sua replicação, especialmente porque isso seria inviável em função das especificidades de condições, estruturas e conhecimentos disponíveis de cada contexto escolar. A metodologia visa proporcionar uma experiência de interação com o objetivo de promover a ressignificação e a transformação dos contextos vivenciados, a partir de uma experiência pessoal e intransferível. O Curso de Aperfeiçoamento será desenvolvido exclusivamente de forma virtual, com atividades síncronas e assíncronas obrigatórias, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com apoio de ferramentas tecnológicas que possibilitem aulas síncronas, com carga horária total de 210 horas, com excelência e qualidade no processo formativo oferecido.


Justificativa

O Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica - SEB - do Ministério da Educação - MEC - planejado, organizado e apoiado pela Universidade Federal de São Carlos há quatro anos e, a partir deste 2º semestre de 2025, por iniciativa e convite do MEC, 34 Universidades Federais passam a ofertar o mesmo curso de modo concomitante. Este Plano de Trabalho busca alcançar os seguintes resultados: • melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem e outras práticas de gestão da escola, com planos de ação para a resolução de problemas escolares desenhados e sua implementação; • diretores escolares mais seguros na realização de suas atividades; • oportunidade de criação de uma rede institucionalizada de diretores escolares e técnicos de secretarias de educação, conforme a perspectiva de cada Secretaria de Educação dos diferentes estados; e • possibilidade de criação de espaços institucionalizados de formação continuada constante entre diretores, se for do interesse da Secretaria de Educação. É de extrema importância o atendimento da demanda de gestores educacionais, uma formação para os diferentes municípios e estados do Brasil, oportunizando a participação de diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, dando continuidade ao processo formativo na área.


Objetivos

Objetivos Gerais 1. Formar diretores escolares e técnicos de secretarias de educação para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do cotidiano escolar; na perspectiva de propiciar boa comunicação, compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia e avaliar todo o processo. Objetivos específicos 1. Refletir sobre a melhoria da qualidade do Projeto Político Pedagógico da escola; liderança; conflitos e mediação escolar e importância da continuidade nas ações para a gestão escolar; 2. Criar espaços institucionalizados para fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre diretores escolares, com intenção de contribuir para a melhoria das práticas da gestão. 3. Envolver servidores professores e técnicos e discentes de pós-graduação na oferta do curso de mentoria a partir de treinamento e capacitações ofertadas pela UFSCar, SEB-MEC e seus parceiros, com expectativa de bolsa. 4 viabilizar um ambiente de troca de conhecimento entre cursisas e servidores, a partir da metodologia de mentoria em "pequenos grupos" de diretores com estudantes e servidores da UFVJM atuando como ATTo-Apoio Teórico Técnico,


Metas

Este Plano de Trabalho prevê a oferta de 1.200 (mil e duzentas) vagas no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria, para diretores escolares e técnicos das Secretarias de Educação, no âmbito do PRODITEC, para a unidade da federação onde se localiza a Universidade e, também, para outras unidades da federação até o ano de 2026, distribuídos da seguinte forma: • 2025: 400 vagas (duas turmas), para o segundo semestre; • 2026: 800 vagas (quatro turmas), sendo 400 vagas para o primeiro semestre e 400 vagas para o segundo semestre;


Metodologia

A oferta do Curso de Aperfeiçoamento de Mentoria de diretores escolares deve apresentar a seguinte estrutura: - Carga-horária: 210 horas - Aulas síncronas semanais: 3 horas cada aula síncrona, para cada turma. - Oferta de turmas: 2 turmas de 200 alunos por semestre. - Ambiente Virtual de Aprendizagem: Conteúdo de cada sala de aprendizagem e atividades avaliativas assíncronas. O curso terá início no segundo semestre de 2025, onde serão ofertadas duas turmas de 200 cursistas cada. O mesmo se repetirá para o primeiro e para o segundo semestre de 2026. O cursista que for aprovado nessa formação, receberá um certificado de 210 horas, emitido pela Universidade ofertante. Cada turma terá um encontro síncrono por semana, com duração de 3 horas, durante todo o curso, além de uma atividade assíncrona para cada sala de aprendizagem. Estão programadas onze (11) salas de aprendizagens para o Curso, que devem ser realizadas como oficinas de práticas. Os encontros síncronos semanais terão aulas expositivas (professor titular da sala de aprendizagem) e atividades formativas realizadas em pequenos grupos, com acompanhamento específico de um Apoio Teórico e Técnico (ATT), de forma virtual. Além dos encontros síncronos o participante terá atividades assíncronas para desenvolver em cada sala de aprendizagem, referente aos conteúdos trabalhados. Vale ressaltar que esse Plano de Trabalho terá configuração plurianual, com proposta de oferta de 10 turmas, sendo 200 alunos por turma, no período de julho de 2024 a dezembro de 2025: A organização do Curso de Aperfeiçoamento em temáticas e conteúdos, conforme carga horária de cada sala de aprendizagem: Número das salas Salas de Aprendizagem Semanas/dias Horas Ambientação Ambientação dos Participantes 1 semana – 7 dias 6 01 Mentoria de Diretores Escolares: Perspectivas Teórico-Metodológicas 2 semanas – 14 dias 21 02 A Relação com o Saber e o Aprender Acadêmico, Prático e Relacional 1 semanas – 7 dias 15 03 Escola Conectada e a Cidadania Digital 2 semanas – 14 dias 21 04 Relações Intra e Interpessoais: Comunicações no Ambiente Escolar 2 semanas – 14 dias 21 05 Violências e os Contextos Sociais e Escolares 2 semanas – 14 dias 21 06 Projeto Político Pedagógico e Gestão Escolar 2 semanas – 14 dias 21 07 Gestão Escolar no processo de Alfabetização e na recomposição de aprendizagens 2 semanas - 14 dias 21 08 Educação Integral: Tempos e Espaços na Escola 2 semanas – 14 dias 21 09 Gestão Administrativa e Financeira da Escola 2 semanas – 14 dias 21 10 Perfil do Diretor: Liderança e Organização Escolar 1 semanas – 7 dias 15 Encerramento Encerramento do Curso: Compartilhar as experiências e implementações em Mentoria de Diretores 1 semanas – 7dias 6 TOTAL: 10 salas de aprendizagem + Ambientação + Encerramento (20 semanas – 210 horas)


Referências Bibliográficas

LUIZ, Maria Cecília. Dossiê: "Mentoria de diretores de escola". Cadernos de Pedagogia. UFSCAR: São Carlos, v. 17 n. 37 (2023). _______.Formação de diretores de escola: uma proposta em mentoria. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. 220p. 16 x 23 cm. _______ (Org). A Relação com o Saber na pesquisa em Educação: contribuições de Bernard Charlot. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025. 332p. 16 x 23 cm. LUIZ, M. C.; MARTINS, F. Agrupamento de escolas portuguesas: Um estudo de caso. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 17, n. esp.2, p. e023026, 2024. DOI: 10.26843/ae.v17iesp.2.1288. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1288. Acesso em: 18 ago. 2025. SOUZA, Aline Cristina de. Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6917174, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6917. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6917. Acesso em: 18 ago. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Curso criado pela UFSCAR em Parceria com a SEB/MEC é ofertado a partir do gerenciamento de matrículas por este último, para diretores, vice-diretos e técnicos de secretarias de educação de todo o brasil


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Trata-se de um curso de aperfeiçoamento para a formação de gestores escolares, numa metodologia em que os cursistas de todo o Brasil interagem em salas de aula online. O Plano de Trabalho proposto pela SEB/MEC permite a atuação de estudantes de pós-graduação na área de educação, licenciados, como apoio teórico-técnico o que promoverá um enriquecimento do conhecimento sobre as principais questões que envolvem a gestão de uma escola na prática, por meio das trocas conduzidas por estes ATTs no processo da mentoria transformadora.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a formação de profissionais mais críticos, reflexivos e capazes de promover mudanças significativas em suas práticas. No contexto de um curso de aperfeiçoamento em gestão escolar para diretores, essa tríade se manifesta na integração do conhecimento acadêmico com a prática cotidiana da gestão, possibilitando que os participantes não apenas adquiram novas habilidades, mas também contribuam com pesquisas e experiências que possam transformar suas escolas. Ao promover a reflexão teórica aliada à aplicação prática e ao diálogo com a comunidade escolar, o curso fortalece a formação integral do gestor, evidenciando que o desenvolvimento de competências não deve ocorrer de forma isolada, mas de maneira articulada, promovendo uma gestão escolar mais eficiente, inovadora e comprometida com a melhoria da qualidade da educação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Não haverá participação de graduandos, visto que os profissionais envolvidos na oferta têm seu perfil criado pela SEB/MEC. Há possibilidade de atuação de pós-graduandos na área de educação, desde que licenciados, como apoio teórico-técnico. O ATT é o profissional que conduz as atividades síncronas nos pequenos grupos, com cerca de 20 a 25 diretores em cada grupo, no momento em que de fato a mentoria transformadora acontece. O ATT é o coração que faz a maetodologia funcionar. Para atuar como ATT é requisito realizar uma série de formações ofertadas pela UFSCAR e pela SEB-MEC e seus parceiros, além de reuniões semanais com a equipe gestora. Nestas reuniões são realizadas instruções de como realizar a tarefa da semana, avaliações da atuação na semana anterior, discutidas as metas e revistoas as propostas de exercícios previamente mostrados nos trreinamentos. A atuação, portanto, deste estudante de pós-graduação é bastante próxima dos cursistas, intensa e rica em aprendizagem.


Impacto e Transformação Social

Os profissionais da educação que atiuam em gestão escolar, via de regra, não fizeram formações especificas para tal - frequentemente são professores e professoras eleitos ou indicados por suas comunidades escolares ou secretarias de educação. O curso, portanto, oferece a estes sujeitos a oportunidade de tornarem-se gestores escolares de fato, incluindo troca de expericências com cursistas de todo o Brasil.


Divulgação

SEB/MEC


Público-alvo

Descrição

Diretores, vice-diretores e técnicos da educação básica que são convidados, matriculados e distribuídos pela SEB/MEC, para a realização do curso de aperfeiçoamento que é padronizado em sua oferta em mais de 13 universidade federais

Municípios Atendidos

Município

Central - BA

Município

Várzea do Poço - BA

Município

Itambaracá - PR

Município

Ponte Alta do Norte - SC

Município

Ubatã - BA

Município

Goianésia do Pará - PA

Município

Alecrim - RS

Município

Tremedal - BA

Município

Romaria - MG

Município

Piraí do Norte - BA

Município

Baianópolis - BA

Município

Dionísio - MG

Município

Ipaba - MG

Município

Belo Campo - BA

Município

Charrua - RS

Município

Carapebus - RJ

Município

Cesário Lange - SP

Município

Delfinópolis - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

Ubaíra - BA

Município

Braga - RS

Município

Mariana Pimentel - RS

Município

Marilac - MG

Município

Mato Leitão - RS

Município

Comendador Gomes - MG

Município

Conceição do Araguaia - PA

Município

Itatiba do Sul - RS

Município

Candeal - BA

Município

Bannach - PA

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Financiamento por meio de pagamento de bolsas

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 635 h

Carga Horária 210 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC, online assíncrono e síncrono semanalmente, para 500 diretores de escolas municipais, dividos em duas turmas de 250 cursistas - criado pela Secretaria de Educação Básica do MEC

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões de planejamento semanais e capacitações ofertadas pela SEB/MEC e UFSCAR

Carga Horária 210 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC, online assíncrono e síncrono semanalmente, para 500 diretores de escolas municipais, dividos em duas turmas de 250 cursistas - criado pela Secretaria de Educação Básica do MEC

Carga Horária 210 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, no âmbito do PRODITEC, online assíncrono e síncrono semanalmente, para 500 diretores de escolas municipais, dividos em duas turmas de 250 cursistas - criado pela Secretaria de Educação Básica do MEC