Detalhes da ação

Para Marias e Teresas: incetivando meninas nas Ciências, Engenharias e Tecnologia

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000137

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

06/08/2021

Data Fim

31/12/2022


Programa Vínculado

202104000089 - Programa de Extensão da Engenharia Química - PEEQ


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

anamaria de oliveira cardoso

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Temas específicos / Desenvolvimento humano

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 146 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 293 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 230 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 293 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 206 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 78 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 72 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 178 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 169 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 169 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 169 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 129 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 63 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 17 h
Resumo

As mulheres tem uma grande contribuição no desenvolvimento científico das Ciências, Engenharias e Tecnologia e ocupam hoje o maior percentual de vagas no ensino superior porém, a atuação destas ainda é muito pequena, principalmente nestas áreas, muito em decorrência da falta de incentivo. Este projeto busca promover ações de incentivo para a participação de meninas nas áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologia bem como promover ações para equidade de gênero na carreira.


Palavras-chave

Mulheres, Divulgação Científica, Educação, Ciência, Equidade de gênero


Introdução

As mulheres representam o maior percentual de vagas ocupadas no ensino superior, porém, esse crescimento significativo não pode ser visto quando se analisa cursos nas áreas de Ciências, principalmente as exatas, Tecnologias e Engenharias em decorrência da cultura, que perpetuou até o início do século XX, de estas áreas eram atividades impróprias para as mulheres, através de uma construção histórica, social e cultural de que as características predominantes do estereótipo masculino que seriam adequadas para o bom desempenho em profissões destes seguimentos (Chassot, 2004; Lombardi, 2005). A temática tem sido foco de estudo de diversos trabalhos aos longos dos últimos anos (Hayashi et al., 2007; Lombardi, 2005; C. M. B. Machado & Machado, 2021; Mendonça et al., 2014), particularmente na extensão universitária, fomentando discussões e fomentando ações para promover a equidade de gênero e incentivo no ingresso de meninas nos cursos de ciências, particularmente nas exatas, tecnologias e engenharias (M. C. F. Machado et al., 2018; Torres et al., 2017). Diante deste cenário, o projeto “Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharia” busca promover ações junto às escolas públicas e privadas de Diamantina e região para incentivar o ingresso de meninas em carreiras ligadas a estas áreas além de promover e divulgar o trabalho de mulheres que impactam o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, incluindo pesquisas científicas e ações que promovem a equidade de gênero na Universidade e Indústria.


Justificativa

O impacto da participação feminina no desenvolvimento científico e tecnológico é inegável, mas a divulgação e incentivo a esta participação ainda é precário (CHASSOT, 2004). Segundos dados do INEP as mulheres correspondem a 56,95% dos matriculados nos cursos superiores do Brasil (INEP, 2018), sendo a grande maioria, cerca de 95% nas áreas de humanas e saúde enquanto, mas áreas de matemática, engenharia produção e construção, a participação feminina está abaixo de 13% (NASCIMENTO, 2017) Ao longo dos últimos anos, há um crescente movimento com o objetivo de romper com os padrões culturais e sociais, evidenciando que a participação feminina pouco expressiva, principalmente quando analisa-se a área de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática se deve em grande parte à visão de estereótipos de gênero associados a determinadas profissões ainda persiste (TAN-WILSON; STAMP, 2015). De um modo geral, meninas que se destacam nessas áreas tem seu sucesso associado ao esforço enquanto meninos são tidos como inteligentes (CHASSOT, 2004)A falta de incentivo da participação feminina em carreiras científicas é um dos principais fatores que contribuem para esse cenário. Para que ocorra a mudança desse cenário, faz-se necessário o desenvolvimento de ações que divulguem a participação feminina nestas áreas, iniciando sua atuação desde o ensino fundamental e médio, que levem ao conhecimento das discentes os resultados da participação feminina no desenvolvimento científico e tecnológico mundial além da possibilidade de atuar nas carreiras científicas nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia como este projeto. Além disso, é importante atuar junto às discentes dos cursos de graduação, reforçando a importância da participação destas no mercado de trabalho enquanto egressas e incentivando-as a desenvolverem habilidades e competências para atuação em cargos de lideranças, vencendo dos desafios que os estereótipos de gênero promovem e elucidando-as que, enquanto mulheres atuantes nestas áreas no mercado de trabalho, é de extrema relevância que estas apoiem e incentivem ações que promovam o condições para que outras mulheres também possam conquistar seus espaços.


Objetivos

Objetivo geral: Promover ações para incentivar o ingresso de meninas das escola públicas e particulares de Diamantina e região em cursos das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias além de incentivo, divulgação e realização de ações, presenciais e virtuais, que promovam a equidade de gênero e o fortalecimento da participação feminina em carreiras na Universidade e Indústria. Objetivos específicos: - Incentivar o ingresso de mulheres nos cursos das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias do UFVJM - Promover o desenvolvimento de habilidades nas discentes já atuantes nestes cursos para sua atuação no mercado de trabalho - Incentivar discentes e egressas dos cursos nas áreas do projeto a desenvolverem competências e habilidades para buscar atuação em cargos de liderança durante sua carreira - Divulgar ações que promovam a equidade de gênero nas carreiras das áreas de Ciências, Tecnologias e Engenharias bem como o impacto da atuação de mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico do país


Metas

- Levantamento e análise de dados entre alunas das escolas públicas e particulares da região sobre aspectos das carreira nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias. - Promoção de ações juntos às discentes do ensino médio das escolas particulares e públicas de Diamantina e região para apresentação de possibilidades de carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias - Apresentação dos cursos destas áreas ofertados na UFVJM para os discentes das escolas particulares e públicas de Diamantina e região - Criação de conteúdo para divulgação em redes sociais do projeto e de ações voltadas para a promoção da participação de mulheres nas áreas do projeto - Promoção de ciclos de palestras, oficinas e mesas redondas sobre temáticas relevantes para a equidade de gênero e impacto da participação feminina no desenvolvimento científico e tecnológico do país.


Metodologia

O projeto terá como fase inicial a etapa de sondagem, na qual, em parceria com escolas públicas e privadas do município de Diamantina, serão avaliadas as características das jovens discentes destas escolas, relacionados a matérias favoritas, renda, raça, profissão do futuro, professores com mais e menos afinidades, incentivo ou não da escola e dos pais para o ingresso em uma universidade e o apoio dos pais na profissão desejada. Com este questionário, pretende-se traçar o perfil do público-alvo do projeto e identificar características relevantes para o desenvolvimento das atividades. A partir disto, a equipe elaborará ações como dinâmicas, palestras, mostras, oficinas e workshops de modo a trabalhar tópicos como estereótipos de gênero nas profissões, impacto feminino no desenvolvimento tecnológico e científico mundial e apresentação de profissões ligadas a estas áreas. Com o apoio de docentes da UFVJM das mais diversas áreas, serão ofertadas oficinas abordando também experimentos de Fìsica, Química, Matemática e Biologia de modo a estimular o interesse das discentes das escolas por tais áreas. Tais oficinas poderão ser ofertadas de forma remota ou ainda presencial, caso isto possa ser feita de forma segura para todos os envolvidos e a vacinação contra COVID-19 esteja avançada no município e no país. Ao fim destas ações, serão aplicadas ferramentas avaliativas de modo a quantificar o impacto destas nos participantes. Paralelamente, serão criados perfis nas redes sociais (Instagram, Linkedin, Facebook, entre outros) para divulgação de notícias e curiosidades sobre a participação feminina nas Ciências, Tecnologia e Engenharias. Além disso, o projeto promoverá palestras, oficinas e rodas de conversa para discentes dos cursos destas áreas da UFVJM, com a participação de mulheres atuantes na pesquisa, universidades e indústria, de modo a possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências nessas discentes para ingressarem no mercado de trabalho, com temáticas acerca do tema do projeto.


Referências Bibliográficas

CHASSOT, Attico. A CIÊNCIA É MASCULINA? É, sim senhora!... Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71–72, p. 9–28, 2004. HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentin et al. Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia. TransInformação, v. 19, n. 2, p. 169–187, 2007. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. . Brasília:Inep: [s.n.], 2018. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 18 jul. 2018. LOMBARDI, Maria Rosa. Perseverança e Resistência: a Engenharia como profissão Feminina. 2005. 292 f. 2005. MACHADO, Clara Matte Borges; MACHADO, Tiara Terezinha Matte Borges. Mulheres na engenharia e descolonialismo. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 24241–24256, 2021. MACHADO, Maria Clara Ferreira; SOUZA, Mauren Assis De; MELLO-CARPES, Pâmela Billig. Mulheres na Ciência: divulgando possibilidades de carreira científica com escolares. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 1, p. 43–53, 2018. MENDONÇA, Luana Kelly; NASCIMENTO, Tatiana Rita de Lima; SILVA, Ricardo Moreira Da. Mulheres na Engenharia: desafios encontrados desde a Universidade até o chão de fábrica na Engenharia de Produção na Paraíba. 2014, Recife/PE: [s.n.], 2014. p. 3501–3512. NASCIMENTO, Jaqueline Dourado Do. MULHERES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFBA: um estudo sobre o acesso e desempenho. 2017. 269 f. 2017. TAN-WILSON, Anna; STAMP, Nancy. College Students’ Views of Work–Life Balance in STEM Research Careers: Addressing Negative Preconceptions. CBE – Life Sciences Education, v. 4, n. 3, p. 1–13, 2015. TORRES, Kelly Beatriz Vieira et al. Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologias: ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 140–156, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Através da interação entre a equipe do projeto e as escolas públicas e privadas de Diamantina e região, pretende-se estruturar as ações de acordo com as demandas apresentadas pelas discentes destas escolas. O diálogo entre docentes, discentes e equipe executora do projeto permite avaliar o real impacto das atividades ofertadas na visão do público-alvo do projeto. Além disso, a ação estimula que estas discentes busquem os cursos de graduação das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia da UFVJM, proporcionando, uma maior interesse da própria comunidade local nas possiblidades de ensino ofertadas pela Universidade e a longo prazo, uma mudança no perfil dos discentes dos cursos da UFVJM nestas áreas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Neste projeto, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade estão caracterizadas nas ações a serem realizadas, uma vez que as mesmas não tem o foco específico para um único curso e sim trazer possiblidades para as discentes envolvidas no projeto de elaborarem oportunidades para o público-alvo compreender e associar conhecimentos de diversas disciplinas com a atuação profissional nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias. Além disso, a discussão em torno do estereótipo de gênero nas profissões atravessa aspectos históricos, culturais e sociais e a execução do projeto necessita que estes sejam compreendidos a fim de compreendermos a atual cenário e propor ações efetivas para sua mudança


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade ensino- pesquisa-extensão pode ser percebida tanto na elaboração de conteúdo para as redes sociais, que exigirá intenso processo de pesquisa além de interação com o público-alvo para levantamento de demandas de modo a direcionar as temáticas acerca do conteúdo a ser divulgado, quanto na elaboração das ações a serem desenvolvidas nas escolas públicas e particulares de Diamantina, que exigiram elaboração de atividades que despertem o interesse das discentes envolvidas, com realização de pesquisas para elaboração da ação, verificação junto ao público-alvo do impacto da ação e levantamento de demandas para elaboração das ações posteriores e práticas de ensino para orientação de cada uma dessas ações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O discente participante da equipe executora terá a possibilidade de desenvolvimento de habilidades como a capacidade de trabalhar em equipe, elaboração de conteúdo para mídias digitais, além de estímulo a criatividade para a elaboração das ações e conteúdos de divulgação. Porém, como aspecto mais relevante, estas discentes terão a possibilidade de compreender de modo intenso e aprofundado o impacto dos estereótipos de gênero em suas próprias carreiras, proporcionando a estas autonomia e iniciativa para incentivar e criar ações que impactem não apenas a sua própria atuação e crescimento, mas da comunidade na qual estarão inseridas num futuro próximo.


Impacto e Transformação Social

A região em que Diamantina está inserida no Vale do Jequitinhonha caracteriza-se por ser uma região de recursos escassos e pobreza intensa. Muitas alunas do ensino médio não tem conhecimento das possibilidades que a Universidade pode oferecer e de maneira geral, é uma região cujo estímulo a participação de mulheres em carreiras nas áreas tecnológicas é ainda muito escasso por questões culturais e sociais, principalmente ligadas à imagem de mulher como cuidadora. O projeto traz a estas meninas outra perspectiva, incentivando-as a buscarem novas oportunidades o que pode trazer grandes transformações para a região com egressas nestas áreas que possam focar no desenvolvimento tecnológico e científico do próprio município. Além disso, conhecer estes aspectos culturais e sociais, possibilita, no contato destas discentes com mulheres de seu convívio social, uma mudança no pensamento de construção social, quando estas tem conhecimento das possiblidades, oportunidades e capacidades de outras mulheres.


Divulgação

A ação será divulgada a partir de perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook , entre outros)


Público-alvo

Descrição

O público alvo são as discentes do ensino médio das escolas públicas e privadas do município de Diamantina/MG

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 26 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões para discussão e direcionamento das ações a serem desenvolvidas

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração das atividades a serem realizadas junto ao público alvo do projeto

Carga Horária 4 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização das ações junto às discentes do ensino médio das escolas públicas e privadas de Diamantina

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação e divulgação de material sobre a participação feminina no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e mundial nas redes sociais

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização de palestras, workshops, oficina e mesas redondas para as discentes dos cursos das áreas de Ciências, Tecnologias e Engenharias da UFVJM a fim de promover debates sobre a equidade de gêneros nas carreiras e obstáculos que as mulheres podem enfrentar no mercado de trabalho

Carga Horária 3 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração e aplicação de ferramentas de avaliação do impacto das ações realizadas no público-alvo do projeto

Carga Horária 3 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização das ações organizadas pela equipe executora do projeto para as discentes dos cursos da UFVJM das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias