Detalhes da ação

Construção +: Programa de Capacitação de Mão de Obra da Construção Civil

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000039

Tipo da Ação

Programa

Situação

CANCELADA

Data Inicio

06/09/2021

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

iara ferreira de rezende

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Projeto Construção +
@projetoconstrucaomais
Outras Redes Sociais

WhatsApp: (33) 99822-5274 Youtube: Construção Mais Spotify: C+Cast Anchor: C+ Cast

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
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Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Resumo

O Programa Construção + visa ministrar cursos de qualificação profissional no setor da construção civil, além do compartilhamento de informações do ramo da engenharia mediante rodas de conversa e das mídias sociais. Atualmente foram cadastradas duas ações para configurar o presente programa: o curso on-line "Mapeamento e Gerenciamento de Áreas de Risco: Enchentes, Inundações e Deslizamentos em Encostas" e o projeto "C+Cast : Rodas de Conversa do Construção +."


Palavras-chave

Qualificação, Conhecimento, Construção Civil


Introdução

Os programas de extensão universitária apresentam considerável visibilidade nas comunidades acadêmicas, uma vez que promovem um maior contato com a sociedade. Um dos exemplos, são cursos de capacitação que têm como intuito superar as tantas lacunas causadas pela desigualdade social, assim como aquelas deixadas pelos projetos pedagógicos dos cursos superiores, em especial, na engenharia civil. A partir deste panorama, o Programa Construção +, visa ministrar cursos de qualificação profissional no setor da construção civil e propagar o conhecimento da área através das plataformas digitais. Os discentes participantes são os responsáveis pelo planejamento e execução das aulas, bem como a elaboração de conteúdos. Além dos discentes, nomeados internamente como facilitadores, o curso conta com a atuação de docentes da UFVJM, responsáveis pela tutoria e suporte aos facilitadores.


Justificativa

Um dos grandes problemas associados à qualificação da mão de obra é que, salvo as grandes empreiteiras que possuem funcionários próprios, as empresas de médio e pequeno vulto trabalham em sua maior parte com a terceirização dos serviços e o empreiteiro, no que lhe concerne, não tem interesse em qualificar o empregado em decorrência da alta rotatividade. Em contrapartida, um grande número de empreiteiros aponta como as principais causas da baixa eficiência no trabalho, a carência no nível de instrução e o desprezível compromisso com a qualidade do produto final. A partir do trabalho de Villar et al. (2004) foi verificado que a implantação de cursos de treinamento nas incorporações (com a representatividade de 47,4%), associado a responsabilidade pela educação com o governo federal foram um dos argumentos mais alegados para melhoria da qualificação dos profissionais. Porém, ainda é considerado elevado o número de empregadores que acham que não fazer nada (10,5%) ou puramente exigir do operário sem uma compensação pode ser uma saída (15,8%). Além das considerações dos empregadores, um dos outros obstáculos encontrados é a de motivar o próprio empregado para a prática de cursos ou treinamentos. Normalmente o funcionário não observa vantagens ao aperfeiçoar seu currículo profissional. É com considerável recorrência que a maioria dos empregadores usam como primeiro critério para contratação a experiência, ou seja, dificilmente analisam o currículo técnico de um funcionário. O que induz uma construtora a atuar dessa forma é a ausência de tempo hábil para a contratação considerando uma análise mais detalhada nos candidatos. Para Villar et al. (2004), com a atuação mais expressiva de cursos de capacitação, atingindo uma gama maior de operários e trabalhadores, este investimento pode mudar o cenário atual. Instituições públicas de nível superior como, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), têm investido há alguns anos em programas de formação teórica de profissionais da área da construção civil, com baixa especialização. No caso da UFMG, destaca-se o projeto intitulado CIPMOI – Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial, fundado em 1957 (Bamberg, 2006), na UFV, o projeto Habitat, iniciado em 2008 (Lima et al., 2013) e no CEFET-MG, o Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia – PROGEST (CEFET-MG, 2018). Por seu caráter como instituição de ensino extensionista, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) propõe através do Construção +, Programa de Capacitação de Mão de Obra da Construção Civil, a qualificação teórica e prática dos trabalhadores, possuindo como consequências diretas à redução de acidentes nas obras e a minoração da rotatividade no setor. As aulas dos cursos são lecionadas por alunos do curso de engenharia (facilitadores) e são supervisionados por professores da própria instituição (na função de tutores). É importante ratificar que os cursos são gratuitos, sem ônus para os alunos inscritos para a capacitação, tanto no âmbito presencial, como no on-line.


Objetivos

O Construção + consiste em uma ação de extensão universitária destinado a requalificar os trabalhadores da construção civil (engenheiros, pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores, mestre de obras etc.), a partir do acesso desses profissionais a informações teóricas e práticas ministradas por discentes voluntários do curso de Engenharia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A proposta do programa é a atuação em duas linhas de curso diferenciadas em estilo e público-alvo. A primeira é o curso presencial (que será realizado no período pós-pandêmico, uma vez que a presente proposta terá atuação até dezembro de 2022 e o edital até o final de 2025), destinado a comunidade local e para aqueles profissionais que não possuem formação superior ou técnica. O segundo curso é na categoria a distância, com disciplinas voltadas para os egressos dos cursos de engenharia da UFVJM. Nos dois públicos se percebe carências na capacitação, um porém ainda voltado ao ensino primário e o outro nas lacunas deixadas no ensino superior. Além dos cursos, o programa conta com a atuação da comissão de marketing. A comissão referenciada gera suporte funcional ao Construção + em suas necessidades. Os objetivos específicos do Construção + são: oferecer, gratuitamente, aos profissionais da construção civil oportunidade de adquirirem noções teóricas sobre os serviços que realizam; permitir um maior dinamismo para os discentes, a partir do funcionamento das comissões; promover o intercâmbio de informações entre os estudante de engenharia, carente de atividades que o levem a se deparar com a prática da sua profissão antes de se formar, e o ao público-alvo atendido pelo projeto, carente de oportunidades que possibilitem qualificação para o mercado de trabalho e consequentemente melhorem a renda familiar; difundir os cursos de graduação em engenharia da UFVJM e comprovar os benefícios causados e as dificuldades que envolvem o emprego de programas de capacitação de mão de obra nas empresas da construção civil.


Metas

>> Se posicionar como um mediador entre aqueles que desenvolvem as novas tecnologias, produzindo novos conhecimentos, e aqueles que lidam diretamente com a sua aplicação, no cotidiano profissional; >> Permitir que os profissionais qualificados pelo Construção + (categorias on-line e presencial) adquirem condições de diversificar suas funções, ampliando sua capacidade de prestação de serviços, tornando possível a melhoria de renda e realização de novos empreendimentos. Ao mesmo tempo, esses profissionais se tornam multiplicadores de conhecimento dentro de seu local de trabalho e de sua comunidade, ampliando a área de abrangência e influência do curso; >> Divulgação de informações da construção civil nas plataformas digitais, com a finalidade de compartilhar conhecimento; >> Promover rodas de conversa (C+Cast), tanto com temáticas do aspecto de engenharia, bem como de capacitação profissional e pessoal; >> Possibilitar que os alunos extensionistas tenham contato com as experiências vivenciadas pelos alunos do curso referente ao canteiro de obras e possam adquirir uma bagagem de conceitos práticos mais amplo. Como os alunos extensionistas são os responsáveis por produzir o material didático, lecionar as aulas, atestar a frequência e produzir uma prova no final dos cursos, contribuindo assim para a capacidade de comunicação escrita, oral e as demais atividades de docência; >> Colocar o curso de engenharia civil da UFVJM como referência em construção, qualificação e função social na sociedade.


Metodologia

A Metodologia pode ser dividida em duas partes: a primeira, relacionada diretamente a execução das aulas (presencial e on-line) e uma segunda responsável em dar todo o assessoramento a primeira, oferecendo garantia da continuidade do projeto a partir de comissões. >> Execução das Aulas Presenciais: A proposta do Programa é de propiciar aos profissionais o aprendizado teórico de habilidades elementares correlatas à construção civil em três módulos (Módulos I, II e III). Durante cada disciplina, será fornecido gratuitamente aos alunos participantes do Construção +, material didático abordando o conteúdo ministrado em sala de aula e na plataforma EAD. Esse material é preparado pelos discentes facilitadores sob tutela dos professores envolvidos no programa (tutores). A pretensão é que o programa atenda um público de 100 profissionais nas aulas presenciais e mais 300 na plataforma a distância. A divulgação do curso de capacitação ocorre a partir de mídias sociais, transmissão em rádios locais e visitas in loco nas obras do município de atuação. A UFVJM ainda encarrega-se de todos os aspectos didáticos e do fornecimento de equipamentos e espaço físico para realização das aulas presenciais em suas instalações no Campus Mucuri. >> Execução das Aulas On-line: Em paralelo as aulas presencias, os facilitadores e tutores devem produzir material para os cursos on-line. As disciplinas na categoria a distância tem como público-alvo os engenheiros formados pela UFVJM, em especial, do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET). O formato das aulas será em ppt. comentado ou em vídeo (formato em mp4.). A carga horária será de 10 horas, e cada vídeo deve ter no máximo 30 minutos de duração. >> Comissão de marketing e mídias sociais Alimentação das mídias sociais (Facebook e Instagram) do Programa, com fotos das aulas do curso e informações da construção civil sempre com um apelo regional; manutenção das contas no Telegram, WhastApp, Youtube, Site e Podcast. Os Podcasts são entrevistas com profissionais da área de engenharia e de capacitação. Os mesmos ficaram disponíveis no Youtube, Spotify e Anchor.


Referências Bibliográficas

BAMBERG, P. Um programa social de extensão como espaço de formação de alunos de engenharia. Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, n. 2, p. 50-57, setembro de 2006. CAVALCANTE A. M. S. Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional. Artigo (Professor em Administração de Empresas) – Faculdade Novo Milênio. ES. 2004. CEFET – MG, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS. Gestão de Obras. Disponível em http://www.progest.net.br. Acesso em: 23 de abril de 2018. CORDEIRO, Cristóvão C. C.; MACHADO, M. I. G. O perfil do operário da indústria da construção civil de Feira de Santana: Requisitos para uma qualificação profissional. Universidade Estadual de Feira de Santana – Departamento de Tecnologia. Sitientibus, n.26, p.9-29, jan./jun. Feira de Santana, 2002. CRUZ, L. T. G. Análise de processo de certificação do sistema de gestão da qualidade com base na NBR ISO 9001:2000 em empresas de Construção Civil. 2009. 72 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. LIMA, C.A., RIBEIRO, C.S., YANAGA, A.A.P., TARÔCO, A.LA., RIBEIRO FILHO, G.B., CARVALHO, A.W.B., Projeto Habitat – oficinas de capacitação para construção civil em Viçosa-MG. Revista Extensão & Cidadania, Vitória da Conquista, v. 1, n. 2, p. 155-171 jul/dez. 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018, Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia do Conselho Nacional de Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 01 de maio de 2018. PEREIRA, Eduardo da Silva. Análise das estatísticas de acidentes do trabalho na construção civil. Artigo. Informe de Previdência Social: Brasília, 2014. 44p. SINDUSCON-DF, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal. Disponível em http://www.sinduscondf.org.br/portal/noticia/1926/construcao-civil-representa-6,2*-do-pib-brasil. Acesso em: 23 de abril de 2018. VILLAR, L. F. S. et al. Panorama da Construção Civil: cursos de qualificação de mão de obra são realmente desejados? Anais do 7º Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta se caracteriza por uma relação de compartilhamento de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Nos cursos presenciais, a ideia é possibilitar que os alunos extensionistas tenham contato com as experiências vivenciadas pelos cursistas referente ao canteiro de obras e possam adquirir uma bagagem de conceitos práticos mais amplo, bem como os cursistas adquirirem capacitação teórica daquilo que já praticam no campo de trabalho. Já nos cursos on-line prevalece a mesma ideia dos cursos presenciais, porém com menor intensidade. Neste caso também, o público-alvo apresenta um conhecimento teórico um pouco mais elevado. Na atuação da comissão de marketing, através das plataformas digitais (quem apresentam um elevado alcance), todo conteúdo é trabalhado para fornecer curiosidades e conhecimento da engenharia para a sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta será realizada através da interação com profissionais da construção civil, desde daqueles que atuam no canteiro de obras, bem como em escritórios.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os discentes são parte fundamental nesse programa, uma vez que serão os instrutores/facilitadores responsáveis pelas disciplinas, aprimorando a capacidade de comunicação oral e de busca de informações. Outras funções designadas aos discentes do programa: preparação dos materiais didáticos e avaliações, emissão do diário de classe e relatórios de atividades, podendo assim aperfeiçoar a capacidade de comunicação escrita. Ou seja, nesse item o Construção + exerce a sua função na categoria de ensino. Outro ponto relevante é o intercâmbio de informações e experiências entre os instrutores e o público-alvo do programa. Essa interação possibilita o uso de comparações entre hábitos na execução de determinadas tarefas, relatada pelos cursistas de acordo com sua vivência profissional em canteiro de obras e a qualidade final de uma tarefa executada em conformidade com normas técnicas, além dos cuidados com a segurança de todas as partes envolvidas. A partir das considerações acima percebe-se a interação e integração entre a UFVJM e a sociedade, representada pelos profissionais da construção civil, caracterizando a extensão. Por fim, o programa também se responsabiliza pela produção de questionários (junto aos cursistas e facilitadores), montagem do perfil da construção civil em Teófilo Otoni e a escrita de artigos representando o último símbolo do tripé acadêmico, a pesquisa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Possibilitar que os alunos extensionistas tenham contato com as experiências vivenciadas pelos alunos do curso referente ao canteiro de obras e possam adquirir uma bagagem de conceitos práticos mais amplo. Como os alunos extensionistas são os responsáveis por produzir o material didático, lecionar as aulas, atestar a frequência e produzir uma prova no final dos cursos, contribuindo assim para a capacidade de comunicação escrita, oral e as demais atividades de docência.


Impacto e Transformação Social

Se posicionar como um mediador entre aqueles que desenvolvem as novas tecnologias, produzindo novos conhecimentos, e aqueles que lidam diretamente com a sua aplicação, no cotidiano profissional. Permitir que os profissionais qualificados pelo Construção + (categorias on-line e presencial) adquirem condições de diversificar suas funções, ampliando sua capacidade de prestação de serviços, tornando possível a melhoria da renda e realização de novos empreendimentos. Ao mesmo tempo, esses profissionais se tornam multiplicadores de conhecimento dentro de seu local de trabalho e de sua comunidade, ampliando a área de abrangência e influência do programa.


Divulgação

A divulgação das atividades do programa ocorrem com através da mídias sociais (listadas abaixo).


Informações Complementares

Apesar do cadastro para municípios atendidos estar apenas em Teófilo Otoni, a presente ação não tem limitação geográfica.


Público-alvo

Descrição

Engenheiros, arquitetos, pedreiros, carpinteiros, serventes, mestres de obras, azulejistas, eletricistas, bombeiros hidráulicos, corretores imobiliários, armadores, gestores públicos e estudantes de engenharia.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 730 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Produção do material didático para os curso presencial.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A divulgação do curso em rádios locais (Teófilo Otoni), redes sociais do programa e visita in loco em obras do município.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ministrar as aulas propostas para o curso presencial.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento e montagem do material didático dos cursos on-line.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação e inscrições dos cursos on-line, através da mídias sociais do programa.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ministrar as aulas propostas para o curso on-line.

Carga Horária 400 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Alimentação das mídias sociais (Facebook e Instagram) do Programa, com fotos das aulas do curso e informações da construção civil sempre com um apelo regional. Manutenção das contas no WhastApp, Youtube, Site e Podcast (rodas de conversa).