Detalhes da ação

VIII Semana do Produtor Rural da UFVJM - DIAMANTAGRO 2025

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001409

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/09/2025

Data Fim

31/10/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

joerley moreira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Resumo

A FCA e seus parceiros realizarão a 8ª Semana do Produtor Rural da UFVJM – DIAMANTAGRO 2025, direcionado aos produtores rurais e agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha e região, tem como objetivo principal divulgar e incentivar o uso de técnicas e tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade agropecuária para melhoria da gestão das atividades rurais, aumento da conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida de produtores rurais e agricultores familiares.


Palavras-chave

Produtores rurais, agricultores familiares, agropecuária, inovações tecnológicas


Introdução

A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que congrega os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, realizará a 8ª Semana do Produtor Rural da UFVJM – DIAMANTAGRO 2025, direcionado aos produtores rurais e agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha e região. O objetivo principal do evento será divulgar e incentivar o uso de técnicas e tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade agropecuária para melhoria da gestão das atividades rurais, aumento da conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida de produtores rurais e agricultores familiares. A 8ª Semana do Produtor Rural da UFVJM - DIAMANTAGRO acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2025 e terá como tema "INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA AGROPECUÁRIA:O VALE DO JEQUITINHONHA EM FOCO". Serão realizados cursos e palestra nas diversas áreas do conhecimento, em especial, de Ciências Agrárias, ministrados por professores, técnicos e acadêmicos da UFVJM e por especialistas de instituições parceiras (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, IMA, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Diamantina). As atividades didáticas e as exposições ocorrerão no pavilhão de auditórios, nas salas de aula, nos laboratórios e nas áreas experimentais e de produção no Campus JK (Diamantina, MG), assim como e locais de parceria com os colaboradores.


Justificativa

A Semana do Produtor Rural da UFVJM (DiamantAGRO) é um evento de extensão universitária, que vem se consolidando desde 2013 como o principal evento de agropecuária promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), direcionado aos produtores rurais e agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha e região. O objetivo principal desse evento é divulgar e incentivar o uso de técnicas, práticas, tecnologias e inovações que contribuam para a melhoria e o aumento da produtividade agropecuária, sempre visando melhorias na gestão das atividades agropecuárias, sustentabilidade e conservação ambiental e, melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e agricultores familiares. Nas sete edições anteriores, produtores rurais, agricultores familiares, empresários rurais e diversos agentes e órgãos atuantes na agropecuária regional, reunidos no campus JK, na cidade de Diamantina/MG, compartilharam conhecimento e troca de saberes e experiências por meio de cursos, palestras, treinamento, capacitações, entre outros ações ocorridas durante o evento. Neste ano de 2025, a DiamantAGRO acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no campus JK da UFVJM, na cidade de Diamantina/MG e contará novamente com a oferta de cursos, palestras, oficinas e treinamentos nas diversas áreas do conhecimento, ministrados por professores, técnicos e acadêmicos da UFVJM e por especialistas das instituições parceiras (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, EPAMIG, IMA, SEBRAE e outros). As atividades didáticas e as exposições ocorrerão em auditórios, salas de aula, laboratórios e nas áreas experimentais e de produção no Campus JK (Diamantina, MG), assim como em locais de parceria (sítios, fazendas, etc). Além dos ambientes das ações técnicas, haverá local de recebimento dos participantes com estandes técnicos institucionais, praça de alimentação, feirinha agropecuária e apresentações culturais.


Objetivos

Objetivo Principal: O objetivo principal desse evento é divulgar e incentivar o uso de técnicas, práticas, tecnologias e inovações que contribuam para a melhoria e o aumento da produtividade agropecuária, sempre visando melhorias na gestão das atividades agropecuárias, sustentabilidade e conservação ambiental e, melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e agricultores familiares. Além disso, o evento também visa o desenvolvimento de trabalho conjunto entre as instituições e agentes que atuam na área de agropecuária da região. Objetivos Específicos: 1) Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na realização de ações de extensão universitária, já que as ações são coordenadas por docentes, técnicos e pós graduandos da UFVJM e monitoradas e auxiliadas pelos graduandos; 2) Promover uma maior interação da nossa comunidade universitária (docentes, técnicos e discentes) com a comunidade externa (produtores rurais, agricultores familiares, entre outros) na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços; 3) Auxiliar na transformação social regional e local, por promover troca de conhecimento e experiências entre os ofertantes das ações e os produtores e agricultores regionais e locais; 4) Promover a interdisciplinaridade entre os atores da UFVJM para otimizar a interação com a comunidade regional e local; 5) Viabilizar a troca de experiência e conhecimentos da UFVJM com a comunidade regional e local de forma gratuita e com qualidade do conhecimento ofertado, usando a estrutura e logística disponível na UFVJM e dos parceiros.


Metas

1. Capacitar produtores rurais e agricultores familiares para aplicação de técnicas visando uma produtividade com maior sustentabilidade e eficiência (espera-se a capacitação de pelo menos 300 pessoas ligadas ao desenvolvimento agropecuário da região); 2. Incentivar e estimular os discentes dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias praticar a extensão universitária através da creditação da extensão (espera-se contribuir com a creditação da extensão para cerca de 40 a 60 acadêmicos); 3. Contribuir com o desenvolvimento do agronegócio da região de atuação da Faculdade de Ciências Agrárias da UFVJM na região do Vale do Jequitinhonha e região. 4. Estreitar relações com parceiros da área de agropecuária da região com a UFVJM através da FCA.


Metodologia

A FCA juntamente com as empresas júniores e seus parceiros (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, SEBRAE, EPAMIG, Prefeitura Municipal de Diamantina e outros), ofertarão várias ações ligadas ao setor agropecuário (cursos, minicursos, palestras, oficinas e encontro), que serão realizadas no campus JK, na cidade de Diamantina/MG. Essas ações serão ofertadas por docentes e discentes da UFVJM, além de técnicos e especialistas das instituições parceiras. A FCA juntamente com as instituições parceiras, farão a divulgação do evento aos interessados e, de forma conjunta com as prefeituras das regiões envolvidas, irão colaborar para que os participantes a serem capacitados possam se deslocar para o local do evento, e participar das ações ofertadas. Serão ministrados cursos e palestras sobre diversas áreas do conhecimento. Os cursos terão carga horária de duas, quatro ou oito horas. As ações propostas e aprovadas até o momento são: Cursos e Minicursos: 1.Avanços Cartográficos - – DEF/FCA 2.Escrituração Zootécnica - Bovinocultura Leiteira na Ponta do Lápis – DZO/FCA 3.Avaliação da Condição de Escore de Condição Corporal de Ovinos e seus Impactos na Reprodução – DZO/FCA 4.Suplementação de Bovinos de Corte em Pastagens – DZO/FCA 5.Criação de Coelhos para Produção de Carne – DZO/FCA 6.Manejo Correto de Rebanho e Ordenha Visando Melhorar a Qualidade do Leite – DZO/FCA 7.Produção de Silagem de Grão de Milho Reidratado – DZO/FCA 8.Implantação de Pomar de Pitaia – DAG/FCA 9. Diferimento de Pastagens – DZO/FCA 10.Pontos Críticos para a Produção de Queijos Artesanais com Qualidade – DZO/FCA 11.Recomendação de Calagem e Adubação para as Culturas – DAG/FCA 12.Bioecologia e Controle de Formigas Cortadeiras – DEF/FCA 13.Manejo Integrado de Lagartas Desfolhadoras em Reflorestamentos – DEF/FCA 14.Criação de Abelha sem Ferrão – DZO/FCA 15.Como Aumentar a Produção de Mel – DZO/FCA 16.O Impacto dos Parasitoides no Controle Biológico: Teoria e Prática – DAG/FCA 17.Elaboração de Projetos Arquitetônicos para Certificação de Queijarias Artesanais – DAG/FCA 18.Período de Transição de Vacas Leiteiras: Garantia de Sustentabilidade e Lucratividade – DZO/FCA 19.Adequação Ambiental do Imóvel Rural: APPs e Reserva Legal – DEF/FCA 20.Formação e Produção de Forrageiras com Composto Orgânico e Esterco – DAG/FCA 21.Plantas e Manejo de Pastagens Potenciais para a Região– DAG/FCA 22.Período de Transição: Importância dos Cuidados com Vacas Leiteiras – DZO/FCA 23.Produção de Doce de Leite Pastoso – DZO/FCA 24.Produção de Iogurte Grego – DZO/FCA 25.Produção de Linguiça Artesanal – DZO/FCA 26.Controle de Qualidade na Produção do Queijo Minas Artesanal – DZO/FCA 27.Princípios Básicos da Alimentação de Equinos – DZO/FCA 28.Entendendo a Morfologia de Vacas Leiteiras e os Sumários de Touros: O que Avaliar na Hora da Compra? – DZO/FCA 29.Principais Enfermidades de Bovinos Leiteiros – DZO/FCA 30.Não Compre Cavalo por Lebre, Saiba Identificar a Idade do Cavalo pelos Dentes - DZO/FCA 31.Destino Adequado de Dejetos Bovinos e Saneamento Rural - Emater/MG 32.Habilitação Sanitária de Agroindústria de Pequeno Porte - IMA/MG 33.Práticas Agroecológicas para o Cultivo de Hortaliças - Emater/MG 34.Controle Alternativo de Pragas e Doenças - Emater/MG 35.Cadastro Ambiental Rural - Emater/MG 36.Como Dimensionar Sistemas Integrados - Lavoura- Pecuária-Floresta de Forma Eficiente - Emater/MG 37.Energia Solar no Campo: Soluções Sustentáveis para Produtores Rurais - Emater/MG 38.Processamento de Frutas: uma Exploração Prática – Eng. de Alimentos/UFVJM 39.Defumador de carnes e pescados/ Produtos especiais- FAEMG/SENAR 40.Como Fazer Rações Para Animais No Campo - DZO/UFVJM Oficinas: 1.Compreendendo o Potencial da Terra de uma Propriedade Rural – DEF/FCA 2.Avaliação de Sistemas de Irrigação – DAG/FCA 3.Defumador de carnes e pescados/ Carne de lata- FAEMG/SENAR 4.Defumador de carnes e pescados/ Salame tipo - w italiano e milano - FAEMG/SENAR Palestras: 1.A Importância do Armazenamento de Grãos para Humanos e Animais – DAG/FCA 2.Identificação e Controle de Plantas Daninhas/Tóxicas – DZO/FCA 3.Métodos de Pastejo e suas Aplicações- FCA 4.Desrama em Florestas de Eucalipto – DEF/FCA 5. Segurança e Bem-estar em Áreas Rurais- FCA 6.Como Manejar o Pastejo com Eficiência – DZO/FCA 7.Verde que Alimenta: Como as Leguminosas Transformam o Pasto em Fonte de Proteína – DZO/FCA 8.A Arte de Produzir: Instalações de Baixo Custo para Agroindústrias de Leite e Mel - SENAR/MG 9.Resíduos do Café: Estudos de Utilização –Eng. de Alimentos/UFVJM Outros: 1.Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica Para o Agro- Parceria/ SEAPA 2.I Forúm de Gestão Territorial do Jequitinhonha- FCA/UFVJM 3.II Encontro de Mulheres do Agro na UFVJM- Parceria FAEMG/SENAR Programa - O Legal Merece um Brinde - Parceria/ IMA O evento será presencial, no campus JK da UFVJM, com espaços também para área de encontro confraternização, estandes institucionais e comerciais e serão realizadas exposições de serviços e produtos oferecidos por instituições públicas e privadas, parceiras na realização do evento, relacionadas à agropecuária e ao agronegócio.


Referências Bibliográficas

As ações ofertadas, aquelas que possuírem material escrito como panfletos, apostilas e similares, no material específico terá as referências devidamente inseridas.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) ao trabalhar de forma conjunta com as instituições que atuam na região na área de desenvolvimento agropecuário (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, SEBRAE, EPAMIG e as Prefeituras Municipais da Região), além de se relacionar com esses setores da sociedade, ainda interage com eles para proporcionar uma melhor interação com a comunidade regional, visando melhorar o conhecimento nas áreas de produção rural e agropecuária como um todo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) ao envolver seus estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, e neste ano de 2025 também há colaborações do ICT e FCBS, que estarão diretamente envolvidos nas ações ofertadas, tanto na colaboração da organização como também ministrando ações aos participantes, quer sejam como colaboradores parciais ou total da ação, auxilia a promover a inter-relação destes com as instituições parceiras e a desenvolver melhor suas habilidades profissionais, visando sua melhorar capacitação e qualificação para atuação no mercado de trabalho e complementando seus conhecimentos acadêmicos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A UFVJM através de seus docentes, técnicos e discentes irão proporcionar uma interação com a comunidade envolvida nas ações ofertadas, de modo que o conhecimento adquirido por meio das pesquisas realizadas, treinamentos feitos e ensino adquirido, possam complementar o conhecimento dos participantes e, com isso, espera-se que essa interação proporcione aos envolvidos uma melhora no seus conhecimentos técnicos para que possam, caso queiram, aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de suas ações no campo, ao desenvolver suas atividades agropecuárias relacionadas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia estarão diretamente envolvidos na atividade, tanto na colaboração da organização como também ministrando ações aos participantes, quer sejam como colaboradores parciais ou total da ação ofertada. Para isso, cada ação ofertada terá um coordenador docente que servirá de orientador e supervisor da ação ofertada pelos estudantes. Para tanto, será averiguado o conhecimento do estudante sobre a possibilidade de oferta da ação e seu devido treinamento e capacitação prévia. Mas os estudantes tanto de pós graduação como de graduação estarão ofertando ações durante o evento, sob a coordenação dos docentes ou técnicos parceiros especializados.


Impacto e Transformação Social

A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) ao trabalhar de forma conjunta com as instituições que atuam na região na área de desenvolvimento agropecuário (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, SEBRAE, EPAMIG e as Prefeituras Municipais da Região), entende que colabora para auxiliar no desenvolvimento agropecuário da região, de forma sustentável e com melhor eficiência produtiva, logo, causando impacto positivo e exercendo um de seus compromissos, que é o auxílio do desenvolvimento regional nos seus locais de abrangência de atuação.


Divulgação

A divulgação do evento ocorrerá por meio do site do evento, das redes sociais da Faculdade de Ciências Agrárias/UFVJM e dos parceiros. A Semana do Produtor Rural da UFVJM (DiamantAGRO) é um evento de extensão universitária, que vem se consolidando desde 2013 como o principal evento de agropecuária promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), direcionado aos produtores rurais e agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha e região. O objetivo principal desse evento é divulgar e incentivar o uso de técnicas, práticas, tecnologias e inovações que contribuam para a melhoria e o aumento da produtividade agropecuária, sempre visando melhorias na gestão das atividades agropecuárias, REALIZAÇÃO: PROGRAMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI VIII SEMANA DO PRODUTOR RURAL 10/09 sustentabilidade e conservação ambiental e, melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Nos eventos anteriores, os diversos agentes e órgãos atuantes na agropecuária regional, reunidos no campus JK/UFVJM, compartilharam conhecimento, troca de saberes e experiências por meio de cursos, palestras, treinamentos e capacitações. Neste ano de 2025, a DiamantAGRO acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no campus JK/UFVJM, na cidade de Diamantina/MG, e contará novamente com a oferta de cursos, palestras, oficinas e treinamentos nas diversas áreas do conhecimento, ministrados por professores, técnicos e acadêmicos da UFVJM, e por especialistas das instituições parceiras (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, EPAMIG, IMA, SEBRAE e outros). As atividades didáticas e as exposições ocorrerão em auditórios, salas de aula, laboratórios e nas áreas experimentais e de produção no Campus JK (Diamantina, MG), assim como em locais de parcerias (fazendas, etc).


Informações Complementares

Informações complementares poderão ser obtidas através dos contatos abaixo: CONTATOS: FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (FCA) Tel: 38 3532-1211 /1215 E-mails: sec.fca@ufvjm.edu.br; direcao.fca@ufvjm.edu.br vicedirecao.fca@ufvjm.edu.br


Programação do Evento

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

10/09/2025

Horário de Início

07:30

Horário de Término

18:00


Descrição

7:30h – 09:00h Recepção, café e credenciamento(1) 9:00 – 10:00h Abertura oficial 10:00 – 11:30h Cursos/Palestras 12:00h – 14:00h Almoço e atividades culturais 14:00h – 18:00h Cursos/Palestras (exposições, estandes institucionais e comerciais)

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

11/09/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

8:00h – 12:00h Cursos/Palestras (exposições, estandes institucionais e comerciais) 12:00h – 14:00h Almoço e atividades culturais 14:00h – 18:00h Cursos/Palestras (exposições, estandes institucionais e comerciais).

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

12/09/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

22:00


Descrição

8:00h – 12:00h Cursos/Palestras (exposições, estandes institucionais e comerciais) 12:00h – 14:00h Almoço e atividades culturais 14:00h – 18:00h Cursos/Palestras (exposições, estandes institucionais e comerciais) 18:00h – 22:00h Fechamento e confraternização

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

10/09/2025

Horário de Início

07:30

Horário de Término

18:00


Descrição

(1) O credenciamento poderá feito durante todos os dias do evento. (2) Credenciamento e exposição: ocorrerão nos espaços entre os prédios do pavilhão de auditórios, estacionamento da Agronomia e nas instalações dos Departamentos de Agronomia, Zootecnia e Floresta. Cursos e Minicursos: ocorrerão no pavilhão de auditórios e de aulas e nos laboratórios localizados nos prédios da Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Palestras e Oficinas: ocorrerão no prédio de auditórios e nos prédios da Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Público-alvo

Descrição

O principal público que o evento almeja são os produtores rurais e agricultores familiares regionais e agentes atuantes na área de agropecuária. Também visa os estudantes de ensino médio e profissionalizante que possam futuramente se interessarem em ingressar nas áreas das Ciências Agrárias.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Datas - MG

Município

Felício dos Santos - MG

Município

Presidente Juscelino - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

Conceição do Mato Dentro - MG

Município

Alvorada de Minas - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Serro - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Milho Verde - MG

Município

São Gonçalo do Rio das Pedras - MG

Município

Carbonita - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Organização, mobilização e oferta de ações (cursos/minicursos/palestras).

Participação da Instituição Parceira

Organização, mobilização e oferta de ações (cursos/minicursos/palestras).

Participação da Instituição Parceira

Apoio, mobilização e oferta de cursos e oficinas.

Participação da Instituição Parceira

Apoio e mobilização.

Participação da Instituição Parceira

Organização, apoio e mobilização.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 220 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A Semana do Produtor Rural da UFVJM (DiamantAGRO) é um evento de extensão universitária, que vem se consolidando desde 2013 como o principal evento de agropecuária promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), direcionado aos produtores rurais e agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha e região. O objetivo principal desse evento é divulgar e incentivar o uso de técnicas, práticas, tecnologias e inovações que contribuam para a melhoria e o aumento da produtividade agropecuária, sempre visando melhorias na gestão das atividades agropecuárias, sustentabilidade e conservação ambiental e, melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Nos eventos anteriores, os diversos agentes e órgãos atuantes na agropecuária regional, reunidos no campus JK/UFVJM, compartilharam conhecimento, troca de saberes e experiências por meio de cursos, palestras, treinamentos e capacitações. Neste ano de 2025, a DiamantAGRO acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no campus JK/UFVJM, na cidade de Diamantina/MG, e contará novamente com a oferta de cursos, palestras, oficinas e treinamentos nas diversas áreas do conhecimento, ministrados por professores, técnicos e acadêmicos da UFVJM, e por especialistas das instituições parceiras (EMATER, SEAPA, FAEMG/SENAR, EPAMIG, IMA, SEBRAE e outros). As atividades didáticas e as exposições ocorrerão em auditórios, salas de aula, laboratórios e nas áreas experimentais e de produção no Campus JK (Diamantina, MG), assim como em locais de parcerias (fazendas, etc).

Carga Horária 60 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) e a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) promoverão a realização do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro. O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica visa impulsionar a agricultura familiar em Minas Gerais, conectando produtores a tecnologias acessíveis e adequadas, além de fomentar negócios que promovam a adoção de soluções eficientes. O evento será uma plataforma de compartilhamento de informações técnicas e demonstrações de inovações.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O I Fórum de Gestão Territorial do Jequitinhonha, promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) em parceria com os diversos segmentos de gestão do Território do Jequitinhonha, será realizado para debater o tema: “Desafios e Oportunidades do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) para os Municípios”. O objetivo principal deste evento é apresentar o Zoneamento Ambiental e Produtivo sob a ótica das instituições que o formulam, fiscalizam e apoiam, criando uma base de conhecimento comum para todos os participantes.