Visitante
Do Campus para o Campo - Dia de Campo no Setor de Bovinocultura de Leite do Campus JK.
Sobre a Ação
202203001414
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
14/05/2025
12/09/2025
202104000239 - O leite nosso de cada dia - capacitação de agentes da cadeia de produção de leite na região de Diamantina MG
Dados do Coordenador
roseli aparecida dos santos
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Tecnologia e Produção
Trabalho
Desenvolvimento rural e questão agrária
Regional
Não
Sim
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Redes Sociais
@nepel.ufvjm / @dzoufvjm
Membros
Trata-se de um evento técnico e extensionista, em que os palestrantes abordarão diversos temas sobre a produção de bovinos leiteiros, trazendo sempre um enfoque prático do manejo geral dos animais em fazendas, assim como o beneficiamento do leite, o qual tem contribuído para o desenvolvimento da atividade, principalmente por pequenos produtores. O evento também contempla parte do conteúdo programático da unidade curricular "Bovinocultura de Leite (ZOO132)" do curso de graduação em Zootecnia.
Manejo, Nutrição Animal, Produção Animal, Produtos Lácteos, Reprodução, Zootecnia
A cadeia produtiva do leite desempenha um papel fundamental na geração de empregos (Montoya, 2019) e segurança alimentar, uma vez que o leite é rico em nutrientes essenciais ao crescimento e a manutenção de uma vida saudável e fácil aquisição. Além disso é um dos produtos mais versáteis da agroindústria de alimentos (Siqueira, 2019), viabilizado pelo avanço tecnológico dos últimos cem anos, incluindo tratamentos térmicos e métodos de conservação que possibilitaram sua comercialização. Porém, há vários entraves que prejudicam o desenvolvimento da cadeia, que vão desde à carência de políticas públicas para o setor, até o desconhecimento de tecnologias básicas que garantam a sustentabilidade econômica e produtiva. Mas por outro lado, percebe-se uma mudança na mentalidade dos sujeitos envolvidos, com o foco não apenas nos problemas imediatos, mas também em uma visão de longo prazo para toda a cadeia produtiva. É neste cenário que a universidade se insere, como um veículo de inovador além de servir como rede de apoio.
A região em que a UFVJM está localizada possui intensa atividade leiteira, caracterizada em sua maioria, por baixos índices produtivos, reprodutivos e econômicos, seja pela escassez de técnicas apropriadas, seja por condições climáticas pouco favoráveis, principalmente no que diz respeito à pluviometria, ou seja por questões como a falta de investimentos financeiros. Assim, justifica-se eventos dessa natureza na universidade, a fim de levar conhecimentos e oportunidades que poderão melhorar essa atividade produtiva no Vale do Jequitinhonha.
GERAL: Capacitar produtores rurais e estudantes, apresentando inovações tecnológicas, pesquisas recentes e práticas sustentáveis aplicadas à pecuária leiteira, por meio de conhecimentos sobre o manejo de bovinos leiteiros, manejo de pastagens, beneficiamento do leite e qualidade dos produtos lácteos, bem como o gerenciamento dos sistemas de produção. ESPECÍFICOS: - Divulgar a Universidade e o Setor de Bovinocultura de Leite entre produtores do Vale do Jequitinhonha, como uma vitrine de tecnologias e base de apoio à atividade leiteira regional; - Aproximar o curso de Zootecnia da UFVJM ao público alvo, criando novas possibilidades de atuação aos egressos; - Trocar experiências e criar uma rede de contatos; - Promover a troca de conhecimentos entre produtores, pesquisadores e estudantes.
Participação de no mínimo 120 produtores de leite, oriundos de no mínimo 10 municípios do Vale do Jequitinhonha, além de técnicos e estudantes da área de Ciências Agrárias (Agronomia e Zootecnia, principalmente). Divulgação do Setor de Bovinocultura de Leite do Campus JK da UFVJM, como uma rede de apoio a 120 produtores de leite da região. Cooperação entre universidade e o setor empresarial atuante nessa área específica(mínimo oito empresas). Treinamento extensionista a alunos do curso de Zootecnia (mínimo 12).
O evento será realizado no Setor de Bovinocultura de Leite do Campus JK, onde será montada uma área com cadeiras e equipamento de som, para proferimento das palestras. Serão três painéis Os palestrantes terão um tempo de fala e, em seguida, será aberto para perguntas e debates sobre o tema abordado. Haverá também duas estações com demonstração de práticas sobre produção de doce de leite e manutenção em equipamento de ordenha mecanizada. Toda a estrutura do Setor estará aberta à visitação, que poderá ser guiada por um dos discentes do curso de Zootecnia, integrantes do Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira - Nepel. Além disso, haverá "standes" de empresas patrocinadoras e relacionadas à cadeia leiteira, para demonstração de tecnologias, servindo também como redes de contatos.
MONTOYA, M, A. et al. Aspectos Econômicos e Ambientais na Cadeia Leite do Brasil: uma abordagem insumo-produto da renda, emprego, consumo de energia e emissões de CO2. Universidade Passo Fundo. N° 09. Passo Fundo, MG. 2019. SIQUEIRA, K. B. O Mercado Consumidor de Leite e Derivados. Embrapa Juiz de Fora. Circular Técnica. v. 120, 2019. 17 p.
Essa interação será feita durante todo o evento, contando com a apresentação do Setor de Bovinocultura e suas tecnologias, trocas de experiências entre os participantes e os membros da universidade (docentes, técnicos e discentes), os representantes de empresas, os palestrantes, e também, entre participantes.
Ocorrerá interdisciplinaridade e interprofissionalidade já que os temas que serão abordados envolvem diversas áreas do saber em Ciências Agrárias, tais como: melhoramento animal, nutrição animal, produção de forragem, gerenciamento de projetos rurais (sistemas de produção), instalações para bovinos leiteiros e tecnologia e qualidade de produtos lácteos.
O evento trará informações técnicas e científicas sobre o manejo geral de bovinos leiteiros num sistema de criação, apresentando resultados de pesquisas já realizadas no Brasil, além da permuta de conhecimentos práticos com os participantes. O evento também contemplará parte do conteúdo programático da unidade curricular do curso de Zootecnia "Bovinocultura de Leite (ZOO132)".
Aos alunos participantes como ouvintes, as palestras complementarão o conteúdo programático da disciplina "Bovinocultura de Leite (ZOO132)" do curso de Zootecnia, conforme apresentado abaixo: PALESTRA 1: “Do cocho ao ventre” abordará a relação entre a nutrição animal e os índices reprodutivos em bovinos leiteiros, fazendo uma conexão com dois assuntos abordados em sala de aula: o manejo nutricional de vacas em lactação e o manejo reprodutivo. PALESTRA 5: "Estratégias para alimentação de bovinos leiteiros" enfatizará os conteúdos: manejo nutricional de animais jovens e adultos e o manejo das pastagens. PALESTRAS 3 e 4: "Caminhos para regularização de Queijos Artesanais" e "Alternativas para o processamento do leite cru na pequena propriedade" - abordarão os conteúdos sobre qualidade de produtos lácteos e a agregação de valor ao leite. PALESTRA 6: "Manutenção de ordenhadeira mecânica" complementará o conteúdo sobre sala de ordenha e seus equipamentos. Ademais, os alunos participantes da organização do evento poderão experienciar o contato direto com o produtor, como ferramenta fundamental às ações extensionistas.
Espera-se que o evento mostre aos seus participantes que a universidade pode ser uma rede de apoio, compartilhando seus conhecimentos e dados gerados, participando ativamente do desenvolvimento da cadeia produtiva de leite do Vale do Jequitinhonha. Apesar dos inúmeros desafios que se apresentam, como o aumento da temperatura e os baixos índices pluviométricos, existem tecnologias de fácil acesso, capazes de mitigar esses efeitos negativos.
A divulgação será feita no perfil do evento no Instagram (@campus.ao.campo) e também nos perfis do Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira (@nepel.ufvjm), do Departamento de Zootecnia (@dzoufvjm) e perfis dos membros da comissão organizadora. Além disso, o convite acompanhado da programação do evento foi enviado às prefeituras, sindicatos e associações de produtores do entorno de Diamantina.
Além disso, uma postagem contendo a programação do evento está sendo divulgado em vários grupos de whatsapp.
Programação do Evento
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
07:30
08:00
Recepção e credenciamento dos participantes.
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
08:00
08:40
Abertura oficial dos trabalhos.
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
08:40
09:40
Palestra e debate: “Do cocho ao ventre” - João Leonardo Pires Carvalho Faria / Médico Veterinário e Supervisor Técnico Comercial da Empresa Holandesa De Heus no Estado de Minas Gerais.
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
09:40
10:00
"Milk Break"
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
10:00
11:00
Palestra e debate: Gestão na pecuária leiteira - Walter Miguel Ribeiro / Engenheiro Agrônomo, Consultor Master do Sistema FAEMG.
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
11:00
12:00
Palestra e debate: Caminhos para regularização de queijos artesanais - Rômulo Tadeu Pace de Assis Lage / Médico Veterinário e Gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
12:00
13:00
Pausa para almoço.
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
13:00
13:50
Palestra e debate: Alternativas para o processamento do leite cru na pequena propriedade - prática de doce de leite - Cleube Andrade Boari, Professor do Departamento de Zootecnia da UFVJM.
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
13:50
14:30
Palestra e debate: Estratégias para alimentação de bovinos leiteiros - Karina Toledo / Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
14:30
14:50
"Milk Break"
Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK
29/08/2025
14:50
16:30
Prática: Manutenção de ordenhadeira mecânica - Luciano Henrique Duarte / IpaRural Representação Comercial.
Público-alvo
O evento está sendo divulgado em sindicatos e associações de produtores rurais, buscando atingir esse público alvo
Discentes dos cursos de Agronomia e Zootecnia.
Técnicos da área de Ciências Agrárias (autônomos, Senar, Emater).
Professores do curso de Zootecnia da UFVJM.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Datas - MG
Gouveia - MG
Felício dos Santos - MG
São Gonçalo do Rio Preto - MG
Serro - MG
São João da Chapada - MG
Senador Modestino Gonçalves - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Monjolos - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 196 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Captação de recursos financeiros para gastos com alimentação dos participantes do evento.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Organização da programação do evento com o cronograma de cada palestra.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Divulgação do evento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook e Whattsapp, bem como por meio de cartas enviadas às prefeituras dos municípios vizinhos, associações, sindicatos e cooperativas.
- Manhã;
- Tarde;
Limpeza e organização do local do evento, tais como capinas, pinturas, instalações de tendas, colocação de mesas e cadeiras etc,
- Manhã;
- Tarde;
Compra, organização e preparação da alimentação (lanche da manhã/tarde e almoço) dos participantes do evento.
- Manhã;
- Tarde;
Recepção dos participantes do evento, inscrições no local, bem como oferecimento de lanche e almoço.
- Manhã;
- Tarde;
Limpeza do local do evento e devolução de mesas, cadeiras, tendas e equipamento de som.
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração e redação do projeto para registo no sistema Siexc da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM.
- Manhã;
- Tarde;
Prestação de contas e redação do relatório final do evento.