Detalhes da ação

Do Campus para o Campo - Dia de Campo no Setor de Bovinocultura de Leite do Campus JK.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001414

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

14/05/2025

Data Fim

12/09/2025


Programa Vínculado

202104000239 - O leite nosso de cada dia - capacitação de agentes da cadeia de produção de leite na região de Diamantina MG


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

roseli aparecida dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@campus.ao.campo
Outras Redes Sociais

@nepel.ufvjm / @dzoufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Resumo

Trata-se de um evento técnico e extensionista, em que os palestrantes abordarão diversos temas sobre a produção de bovinos leiteiros, trazendo sempre um enfoque prático do manejo geral dos animais em fazendas, assim como o beneficiamento do leite, o qual tem contribuído para o desenvolvimento da atividade, principalmente por pequenos produtores. O evento também contempla parte do conteúdo programático da unidade curricular "Bovinocultura de Leite (ZOO132)" do curso de graduação em Zootecnia.


Palavras-chave

Manejo, Nutrição Animal, Produção Animal, Produtos Lácteos, Reprodução, Zootecnia


Introdução

A cadeia produtiva do leite desempenha um papel fundamental na geração de empregos (Montoya, 2019) e segurança alimentar, uma vez que o leite é rico em nutrientes essenciais ao crescimento e a manutenção de uma vida saudável e fácil aquisição. Além disso é um dos produtos mais versáteis da agroindústria de alimentos (Siqueira, 2019), viabilizado pelo avanço tecnológico dos últimos cem anos, incluindo tratamentos térmicos e métodos de conservação que possibilitaram sua comercialização. Porém, há vários entraves que prejudicam o desenvolvimento da cadeia, que vão desde à carência de políticas públicas para o setor, até o desconhecimento de tecnologias básicas que garantam a sustentabilidade econômica e produtiva. Mas por outro lado, percebe-se uma mudança na mentalidade dos sujeitos envolvidos, com o foco não apenas nos problemas imediatos, mas também em uma visão de longo prazo para toda a cadeia produtiva. É neste cenário que a universidade se insere, como um veículo de inovador além de servir como rede de apoio.


Justificativa

A região em que a UFVJM está localizada possui intensa atividade leiteira, caracterizada em sua maioria, por baixos índices produtivos, reprodutivos e econômicos, seja pela escassez de técnicas apropriadas, seja por condições climáticas pouco favoráveis, principalmente no que diz respeito à pluviometria, ou seja por questões como a falta de investimentos financeiros. Assim, justifica-se eventos dessa natureza na universidade, a fim de levar conhecimentos e oportunidades que poderão melhorar essa atividade produtiva no Vale do Jequitinhonha.


Objetivos

GERAL: Capacitar produtores rurais e estudantes, apresentando inovações tecnológicas, pesquisas recentes e práticas sustentáveis aplicadas à pecuária leiteira, por meio de conhecimentos sobre o manejo de bovinos leiteiros, manejo de pastagens, beneficiamento do leite e qualidade dos produtos lácteos, bem como o gerenciamento dos sistemas de produção. ESPECÍFICOS: - Divulgar a Universidade e o Setor de Bovinocultura de Leite entre produtores do Vale do Jequitinhonha, como uma vitrine de tecnologias e base de apoio à atividade leiteira regional; - Aproximar o curso de Zootecnia da UFVJM ao público alvo, criando novas possibilidades de atuação aos egressos; - Trocar experiências e criar uma rede de contatos; - Promover a troca de conhecimentos entre produtores, pesquisadores e estudantes.


Metas

Participação de no mínimo 120 produtores de leite, oriundos de no mínimo 10 municípios do Vale do Jequitinhonha, além de técnicos e estudantes da área de Ciências Agrárias (Agronomia e Zootecnia, principalmente). Divulgação do Setor de Bovinocultura de Leite do Campus JK da UFVJM, como uma rede de apoio a 120 produtores de leite da região. Cooperação entre universidade e o setor empresarial atuante nessa área específica(mínimo oito empresas). Treinamento extensionista a alunos do curso de Zootecnia (mínimo 12).


Metodologia

O evento será realizado no Setor de Bovinocultura de Leite do Campus JK, onde será montada uma área com cadeiras e equipamento de som, para proferimento das palestras. Serão três painéis Os palestrantes terão um tempo de fala e, em seguida, será aberto para perguntas e debates sobre o tema abordado. Haverá também duas estações com demonstração de práticas sobre produção de doce de leite e manutenção em equipamento de ordenha mecanizada. Toda a estrutura do Setor estará aberta à visitação, que poderá ser guiada por um dos discentes do curso de Zootecnia, integrantes do Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira - Nepel. Além disso, haverá "standes" de empresas patrocinadoras e relacionadas à cadeia leiteira, para demonstração de tecnologias, servindo também como redes de contatos.


Referências Bibliográficas

MONTOYA, M, A. et al. Aspectos Econômicos e Ambientais na Cadeia Leite do Brasil: uma abordagem insumo-produto da renda, emprego, consumo de energia e emissões de CO2. Universidade Passo Fundo. N° 09. Passo Fundo, MG. 2019. SIQUEIRA, K. B. O Mercado Consumidor de Leite e Derivados. Embrapa Juiz de Fora. Circular Técnica. v. 120, 2019. 17 p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Essa interação será feita durante todo o evento, contando com a apresentação do Setor de Bovinocultura e suas tecnologias, trocas de experiências entre os participantes e os membros da universidade (docentes, técnicos e discentes), os representantes de empresas, os palestrantes, e também, entre participantes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Ocorrerá interdisciplinaridade e interprofissionalidade já que os temas que serão abordados envolvem diversas áreas do saber em Ciências Agrárias, tais como: melhoramento animal, nutrição animal, produção de forragem, gerenciamento de projetos rurais (sistemas de produção), instalações para bovinos leiteiros e tecnologia e qualidade de produtos lácteos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento trará informações técnicas e científicas sobre o manejo geral de bovinos leiteiros num sistema de criação, apresentando resultados de pesquisas já realizadas no Brasil, além da permuta de conhecimentos práticos com os participantes. O evento também contemplará parte do conteúdo programático da unidade curricular do curso de Zootecnia "Bovinocultura de Leite (ZOO132)".


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Aos alunos participantes como ouvintes, as palestras complementarão o conteúdo programático da disciplina "Bovinocultura de Leite (ZOO132)" do curso de Zootecnia, conforme apresentado abaixo: PALESTRA 1: “Do cocho ao ventre” abordará a relação entre a nutrição animal e os índices reprodutivos em bovinos leiteiros, fazendo uma conexão com dois assuntos abordados em sala de aula: o manejo nutricional de vacas em lactação e o manejo reprodutivo. PALESTRA 5: "Estratégias para alimentação de bovinos leiteiros" enfatizará os conteúdos: manejo nutricional de animais jovens e adultos e o manejo das pastagens. PALESTRAS 3 e 4: "Caminhos para regularização de Queijos Artesanais" e "Alternativas para o processamento do leite cru na pequena propriedade" - abordarão os conteúdos sobre qualidade de produtos lácteos e a agregação de valor ao leite. PALESTRA 6: "Manutenção de ordenhadeira mecânica" complementará o conteúdo sobre sala de ordenha e seus equipamentos. Ademais, os alunos participantes da organização do evento poderão experienciar o contato direto com o produtor, como ferramenta fundamental às ações extensionistas.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o evento mostre aos seus participantes que a universidade pode ser uma rede de apoio, compartilhando seus conhecimentos e dados gerados, participando ativamente do desenvolvimento da cadeia produtiva de leite do Vale do Jequitinhonha. Apesar dos inúmeros desafios que se apresentam, como o aumento da temperatura e os baixos índices pluviométricos, existem tecnologias de fácil acesso, capazes de mitigar esses efeitos negativos.


Divulgação

A divulgação será feita no perfil do evento no Instagram (@campus.ao.campo) e também nos perfis do Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira (@nepel.ufvjm), do Departamento de Zootecnia (@dzoufvjm) e perfis dos membros da comissão organizadora. Além disso, o convite acompanhado da programação do evento foi enviado às prefeituras, sindicatos e associações de produtores do entorno de Diamantina.


Informações Complementares

Além disso, uma postagem contendo a programação do evento está sendo divulgado em vários grupos de whatsapp.


Programação do Evento

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

07:30

Horário de Término

08:00


Descrição

Recepção e credenciamento dos participantes.

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

08:40


Descrição

Abertura oficial dos trabalhos.

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

08:40

Horário de Término

09:40


Descrição

Palestra e debate: “Do cocho ao ventre” - João Leonardo Pires Carvalho Faria / Médico Veterinário e Supervisor Técnico Comercial da Empresa Holandesa De Heus no Estado de Minas Gerais.

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

09:40

Horário de Término

10:00


Descrição

"Milk Break"

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

10:00

Horário de Término

11:00


Descrição

Palestra e debate: Gestão na pecuária leiteira - Walter Miguel Ribeiro / Engenheiro Agrônomo, Consultor Master do Sistema FAEMG.

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

11:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Palestra e debate: Caminhos para regularização de queijos artesanais - Rômulo Tadeu Pace de Assis Lage / Médico Veterinário e Gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

12:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Pausa para almoço.

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

13:00

Horário de Término

13:50


Descrição

Palestra e debate: Alternativas para o processamento do leite cru na pequena propriedade - prática de doce de leite - Cleube Andrade Boari, Professor do Departamento de Zootecnia da UFVJM.

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

13:50

Horário de Término

14:30


Descrição

Palestra e debate: Estratégias para alimentação de bovinos leiteiros - Karina Toledo / Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

14:30

Horário de Término

14:50


Descrição

"Milk Break"

Local

Setor de Bovinocultura de Leite - Campus JK

Data

29/08/2025

Horário de Início

14:50

Horário de Término

16:30


Descrição

Prática: Manutenção de ordenhadeira mecânica - Luciano Henrique Duarte / IpaRural Representação Comercial.

Público-alvo

Descrição

O evento está sendo divulgado em sindicatos e associações de produtores rurais, buscando atingir esse público alvo

Descrição

Discentes dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

Descrição

Técnicos da área de Ciências Agrárias (autônomos, Senar, Emater).

Descrição

Professores do curso de Zootecnia da UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Felício dos Santos - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Serro - MG

Município

São João da Chapada - MG

Município

Senador Modestino Gonçalves - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Monjolos - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 196 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Captação de recursos financeiros para gastos com alimentação dos participantes do evento.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização da programação do evento com o cronograma de cada palestra.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação do evento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook e Whattsapp, bem como por meio de cartas enviadas às prefeituras dos municípios vizinhos, associações, sindicatos e cooperativas.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Limpeza e organização do local do evento, tais como capinas, pinturas, instalações de tendas, colocação de mesas e cadeiras etc,

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Compra, organização e preparação da alimentação (lanche da manhã/tarde e almoço) dos participantes do evento.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Recepção dos participantes do evento, inscrições no local, bem como oferecimento de lanche e almoço.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Limpeza do local do evento e devolução de mesas, cadeiras, tendas e equipamento de som.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração e redação do projeto para registo no sistema Siexc da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Prestação de contas e redação do relatório final do evento.