Visitante
Estudantes em Ação: EADADP080 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública II - 2025/2
Sobre a Ação
202203001418
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
22/09/2025
30/12/2025
202104000135 - InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales
Dados do Coordenador
grazielle isabele cristina silva sucupira
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Trabalho
Educação
Gestão pública
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto visa aproximar os estudantes de Administração Pública da realidade da gestão municipal em municípios especialmente dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Norte de Minas. Por meio da disciplina Temas Contemporâneos na Gestão Pública II, os discentes poderão identificar demandas locais e propor ações práticas, fomentando a interação acadêmica com a sociedade, impactando diretamente a formação profissional e contribuindo com a realidade local.
Gestão municipal, extensão, demandas locais
A curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação, prevista na Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, tem como propósito integrar o ensino, a pesquisa e a extensão em uma perspectiva formativa que possibilite ao estudante vivenciar experiências concretas no território em que está inserido. Nesse contexto, na disciplina Temas Contemporâneos na Gestão Pública II do curso de Bacharelado em Administração Pública, ofertado na modalidade a distância, tem-se a realização de um projeto de extensão voltado para a realidade dos municípios no e próximo aos polos de educação a distância dos Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas onde os estudantes estão vinculados. O foco do projeto está na gestão municipal, reconhecida como espaço estratégico para a implementação de políticas públicas e para o fortalecimento da capacidade estatal. A partir de um processo participativo, os próprios estudantes definirão os temas e as ações a serem desenvolvidas, de modo a promover a aproximação entre universidade e sociedade e contribuir para a formação crítica e cidadã dos discentes. Os estudantes terão a liberdade de definir os temas e as ações específicas a serem desenvolvidas ao longo do semestre, visando garantir que as atividades propostas estejam alinhadas aos seus interesses acadêmicos e às necessidades percebidas nos municípios onde se encontram. Essa autonomia visa não apenas estimular o protagonismo discente, mas também assegurar a relevância das intervenções propostas, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado. Além disso, espera-se que a iniciativa fomente a construção de soluções colaborativas para desafios contemporâneos enfrentados pelas administrações locais, considerando as especificidades socioeconômicas e culturais da região (PAULA, 2005). Desta forma, o projeto configura-se como um espaço formativo e de transformação social, articulando saberes acadêmicos e populares em prol da qualificação da gestão pública municipal.
A presente proposta de projeto de extensão surge como resposta à necessidade de aproximar a teoria acadêmica da prática da gestão pública, especialmente em contextos regionais que demandam atenção e soluções adequadas. A curricularização da extensão, conforme preconiza a legislação educacional brasileira, visa a fortalecer o tripé ensino-pesquisa-extensão, promovendo uma formação mais completa e engajada dos futuros gestores públicos. Nesse sentido, contribui para a formação de administradores públicos mais comprometidos com a realidade regional, capazes de compreender a complexidade de problemas sociais e de propor alternativas fundamentadas em princípios democráticos, de eficiência e de justiça social. O contato direto com gestores municipais, servidores públicos e comunidades locais possibilitará aos estudantes desenvolver competências técnicas e socioemocionais, promovendo tanto sua aprendizagem quanto a construção de soluções colaborativas. Ao permitir que os estudantes definam os temas e as ações a serem desenvolvidas em gestão municipal, o projeto fomenta a autonomia, a capacidade de diagnóstico, estimula o protagonismo estudantil e proatividade e possibilita maior aderência das atividades às demandas reais dos municípios envolvidos. Essa abordagem, centrada nas demandas reais dos municípios e nas potencialidades dos próprios alunos, alinha-se com a visão de uma gestão pública efetiva e participativa, capaz de responder às complexidades do cenário atual.
Promover a aproximação entre a teoria e a prática da gestão pública para os estudantes do curso de Administração Pública, por meio de ações concretas em municípios do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas, de modo a contribuir para a formação crítica dos estudantes e para o fortalecimento das capacidades locais. Objetivos Específicos Desenvolver nos estudantes a habilidade de identificar problemas e potencialidades na gestão pública municipal. Fomentar que os discentes elaborarem propostas de intervenção e/ou aprimoramento de processos e políticas públicas municipais, considerando as especificidades locais. Criar espaços de diálogo e colaboração entre os estudantes, gestores municipais e cidadãos das comunidades atendidas. Fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao integrar os conteúdos da disciplina Temas Contemporâneos na Gestão Pública II com a prática extensionista e a geração de conhecimento.
Desenvolver um plano de ação extensionista por grupo de estudantes, alinhado às demandas locais. Realizar ações de extensão sobre pelo menos 3 temas da gestão municipal. Realizar ações de extensão em pelo menos 5 municípios.
A metodologia do projeto envolve: 1. Planejamento e Diagnóstico Inicial • Definir os grupos, as temáticas/ações e os locais onde serão realizadas • Reunião inicial com atores locais que possam ser de interesse/necessário para as ações programadas de serem realizadas • Diagnóstico, onde serão coletados dados secundários e, quando necessário, realizados levantamentos primários, como entrevistas com profissionais, gestores municipais e membros da comunidade. • Escolha das temáticas prioritárias • Planejamento das ações: Após a escolha dos temas, os discentes desenvolverão um plano de ação para cada tema selecionado. 2. Execução das Ações de Extensão • Implementação das ações de acordo com o planejamento desenvolvido na fase anterior. Cada grupo de discentes será responsável por ações específicas, que foram definidas por meio de identificação de demandas e aderência pessoal e coletiva dos discentes, e após os preparativos necessários. 3. Avaliação e Sistematização dos Resultados • Avaliação das ações implementadas e sistematização dos resultados com elaboração de relatório final do projeto • Socialização dos Resultados com a turma por meio da apresentação conjunta dos resultados • Prestação de contas do projeto no SIEXC pela docente coordenadora
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018. PAULA, Ana Paula Paes de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 1, p. 36-49, 2005.
A interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade constitui um dos princípios centrais da extensão universitária e é um elemento presente neste projeto. Ao envolver estudantes do curso de Administração Pública em ações voltadas para a gestão municipal, a proposta favorece a criação de espaços de troca de saberes, nos quais os conhecimentos científicos e técnicos dialogam com as experiências práticas, os saberes locais e as demandas reais dos municípios. Esse processo rompe com a lógica de transmissão unilateral do conhecimento, pois valoriza a escuta, a participação e a construção conjunta de soluções. O contato com gestores públicos, servidores municipais e comunidades permitirá aos discentes compreender especificidades dos territórios em que atuarão, reconhecendo a diversidade cultural, social e econômica que caracteriza o Vale do Jequitinhonha, o Vale do Mucuri e o Norte de Minas. Ao mesmo tempo, possibilitará que as administrações locais e a população se beneficiem de reflexões, análises e propostas construídas a partir do olhar acadêmico dos estudantes.
A proposta deste projeto se fundamenta também na perspectiva da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade, compreendendo que os desafios da gestão municipal não podem ser plenamente enfrentados por uma única área do conhecimento. Ao articular saberes da Administração Pública com contribuições de campos como Economia, Ciências Sociais, Direito, Contabilidade, Educação e Saúde, o projeto possibilita uma compreensão mais ampla e integrada da realidade local. Essa diversidade de olhares enriquece tanto a análise dos problemas quanto a formulação de estratégias que consideram a complexidade dos contextos municipais. Desse modo, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade não aparecem como complementos acessórios, mas como dimensões centrais do projeto, permitindo que ele se constitua em um espaço de aprendizado coletivo, de troca de saberes e de valorização da diversidade de conhecimentos. Ao integrar diferentes perspectivas, o projeto reafirma a importância de abordagens colaborativas e plurais na gestão pública, indispensáveis para enfrentar os desafios contemporâneos.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos pilares da universidade pública brasileira e se encontra neste projeto. O ensino se materializa na medida em que os conteúdos trabalhados na disciplina Temas Contemporâneos na Gestão Pública II se conectem a práticas vivenciadas pelos estudantes junto aos municípios, permitindo que a teoria seja compreendida em diálogo direto com a realidade social. A pesquisa se expressa no processo de análise das demandas locais, na sistematização de dados para planejar as ações e na reflexão crítica produzida a partir das experiências de campo, que podem gerar novos conhecimentos e subsidiar investigações acadêmicas futuras. Já a extensão se realiza no movimento de abertura da universidade para a sociedade, colocando o saber acadêmico em interação com os saberes populares e com as práticas institucionais da gestão municipal. Essa articulação potencializa a formação discente, pois permite que o estudante compreenda o conhecimento como construção dinâmica, situada e coletiva.
O impacto do projeto na formação do estudante manifesta-se ao possibilitar a vivência prática daquilo que é discutido em sala de aula e ao aproximar a teoria das situações concretas da gestão municipal. Ao participar das atividades extensionistas, o discente desenvolve a capacidade de análise crítica sobre os problemas públicos e compreende a complexidade que envolve a formulação e a execução de políticas no contexto local. Essa experiência fortalece a autonomia e estimula a criatividade na busca de soluções inovadoras para desafios reais da administração pública. Além do aprendizado técnico, o projeto contribui para a formação cidadã, pois incentiva a empatia, a escuta ativa e o compromisso social. O contato direto com gestores, servidores e comunidades amplia a sensibilidade dos estudantes às demandas sociais e aprofunda sua compreensão sobre desigualdades regionais e sobre a importância de uma gestão democrática e participativa. Essa vivência pode torná-los mais preparados para atuar como profissionais capazes de articular conhecimento científico e responsabilidade social.
O projeto tem potencial para gerar impactos nos municípios ao aproximar a universidade das realidades locais. A presença dos estudantes em diálogo com gestores, servidores e comunidades possibilita a construção de ações que valorizam tanto o conhecimento técnico quanto o saber popular, resultando em iniciativas mais alinhadas às necessidades sociais. A transformação social decorrente dessa experiência está no fortalecimento do tecido social e institucional, com impactos que ultrapassam o período de vigência do projeto, pois ao contribuir para a formação de estudantes mais conscientes e engajados e ao apoiar os municípios na qualificação de suas práticas de gestão, reafirma o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional sustentável, com a redução das desigualdades e com a promoção de uma administração pública mais transparente, eficiente e participativa.
As ações e o material produzido serão divulgados nas redes sociais do curso de Bacharelado em Administração Pública bem como dos integrantes do projeto e parceiros.
Este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP080 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública II” no semestre 2025/2. A proposta de ações será construída coletivamente pelos discentes, que definirão a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem.
Público-alvo
Idosos participantes de grupos da terceira idade
População dos municípios onde as ações ocorrerão
Estudantes de escolas do município
Municípios Atendidos
Corinto - MG
Águas Formosas - MG
Pompéu - MG
Várzea da Palma - MG
Bocaiúva - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
Discussão sobre extensão, curricularização da extensão e atividades dentro do conteúdo programático da Unidade Curricular. Organização dos grupos e definição do município de realização das ações. Discussão e identificação de demandas e aderência pessoal e coletiva dos discentes sobre as temáticas a serem trabalhadas no âmbito da UC; e elaboração conjunta da proposta do projeto com o acompanhamento da tutora e docente da referida UC. Realização de atividades de levantamento inicial de dados sobre o tema do projeto.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Esta etapa envolve a parte mais prática, com a definição das ações a serem realizadas por cada grupo; preparar materiais, articular as parcerias porventura necessárias, realizar as ações propostas.
- Noite;
Esta etapa consiste na finalização, documentação e divulgação das ações após a realização das etapas previstas em cada uma, bem como avaliação das ações e do projeto. Especificamente: • Avaliação das ações implementadas e sistematização dos resultados com elaboração de relatório final do projeto • Socialização dos Resultados com a turma por meio da apresentação conjunta dos resultados • Prestação de contas do projeto no SIEXC pela docente coordenadora