Visitante
Estudantes em Ação: EADADP091 - Análise e Avaliação de Políticas Públicas - 2025/2
Sobre a Ação
202203001420
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
22/09/2025
30/12/2025
202104000135 - InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales
Dados do Coordenador
grazielle isabele cristina silva sucupira
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Trabalho
Educação
Gestão pública
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
O projeto de extensão, vinculado à disciplina EADADP091 - Análise e Avaliação de Políticas Públicas no semestre 2025/2, propõe integrar teoria e prática na formação em Administração Pública. Desenvolvido em municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e Norte de Minas, possibilitará aos estudantes diagnosticar, analisar e propor ações relacionadas a políticas públicas de uma área a ser escolhida pelos discentes, fortalecendo o diálogo entre universidade e sociedade.
Políticas Públicas; Extensão Universitária; Administração Pública; Avaliação de Políticas
A extensão universitária constitui um dos pilares do ensino superior brasileiro, ao lado do ensino e da pesquisa, configurando-se como um espaço privilegiado de diálogo entre a universidade e a sociedade. No âmbito do curso de Bacharelado em Administração Pública, ofertado na modalidade a distância, a extensão cumpre papel estratégico ao possibilitar que estudantes possam aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais, contribuindo para o fortalecimento das capacidades estatais e a qualificação das políticas públicas locais (BRASIL, 2018). Nesse contexto, o projeto de extensão a ser desenvolvido na disciplina Análise e Avaliação de Políticas Públicas propõe-se a estimular o protagonismo discente por meio da definição e execução de ações voltadas a alguma área de políticas públicas, tal como educação, assistência social, saúde, meio ambiente ou desenvolvimento econômico, sendo que a escolha será feita pelos estudantes a partir dos interesses e demandas observadas. Eles terão liberdade de definir a área de foco de suas intervenções e as ações específicas a serem desenvolvidas, sendo essa autonomia fundamental para estimular o protagonismo discente, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas. Ao longo do semestre letivo 2025/2, os estudantes deverão elaborar diagnósticos sobre as políticas públicas da área escolhida, propor e executar estratégias/ações em municípios do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas (municípios esses que são os polos de apoio presencial ou municípios de residência dos estudantes), regiões marcadas por desafios históricos e estruturais, mas também por um rico potencial sociocultural. Assim, o projeto alinha-se ao que aponta a Lei de Extensão Universitária (Lei nº 13.005/2014), que estabelece o Plano Nacional de Educação, ao entender a extensão como um processo interdisciplinar, educativo e científico que promove a interação transformadora entre a universidade e a sociedade, visando a construção do conhecimento e a formação de cidadãos críticos e participativos. Ademais, a importância da análise e avaliação de políticas públicas para a eficácia da gestão pública, ressaltada por autores como Bresser-Pereira (2011), que defende a necessidade de avaliações sistemáticas para garantir a efetividade, eficiência e equidade das ações governamentais, alinha-se ao foco da disciplina Análise e Avaliação de Políticas Públicas a partir da qual o projeto se realizará.
A formação de administradores públicos demanda não apenas a compreensão teórica das políticas públicas, mas também a vivência prática de suas dinâmicas, potencialidades e limites. A disciplina Análise e Avaliação de Políticas Públicas configura-se como espaço para promover esse processo formativo, permitindo que os estudantes desenvolvam competências analíticas, críticas e propositivas ao interagirem com a realidade de seus municípios. O projeto de extensão a ser desenvolvido busca consolidar essa integração entre teoria e prática, possibilitando que os discentes identifiquem demandas sociais, analisem políticas em curso e realizem ações relacionadas. Tal iniciativa é especialmente relevante nos municípios do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas, regiões historicamente marcadas por vulnerabilidades socioeconômicas e por desafios na implementação de políticas públicas, mas que também apresentam experiências inovadoras e grande diversidade cultural. Ao articular ensino e extensão, o projeto contribui para a democratização do conhecimento, a valorização das especificidades regionais e a formação cidadã dos estudantes, em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Extensão (BRASIL, 2018). Além disso, promove a aproximação entre a universidade e a sociedade, fortalecendo o papel da instituição como agente de desenvolvimento social e regional.
Objetivo Geral Promover a integração entre teoria e prática na formação em Administração Pública, por meio do desenvolvimento de ações extensionistas na disciplina Análise e Avaliação de Políticas Públicas, voltadas à análise, avaliação e proposição de ações sobre políticas públicas de determinada área em municípios do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas. Objetivos Específicos Estimular os estudantes a identificar e selecionar área de políticas públicas de interesse local (como educação, saúde, assistência social, meio ambiente, entre outras); Desenvolver atividades de diagnóstico e análise das políticas públicas em curso nos municípios envolvidos; Propor estratégias e ações de aprimoramento das políticas públicas, considerando os contextos e demandas locais; Contribuir para a formação cidadã e crítica dos discentes, alinhando ensino e extensão universitária.
Formar grupo de trabalho e selecionar a área de políticas públicas a ser trabalhada; Fazer levantamento de informações sobre as políticas públicas da área escolhida para o município. Realizar ações de extensão em pelo menos 5 municípios;
A metodologia do projeto envolve: 1. Planejamento e Diagnóstico Inicial • Definir os grupos, as temáticas/ações e os locais onde serão realizadas • Escolha da área (como educação, saúde, assistência social, meio ambiente, entre outras) sobre a qual as ações serão propostas e executada • Diagnóstico, onde serão coletados dados secundários e, quando necessário, realizados levantamentos primários, como entrevistas com profissionais, gestores municipais e membros da comunidade. • Planejamento das ações: Após a escolha dos temas, os discentes desenvolverão um plano de ação para cada tema selecionado. 2. Execução das Ações de Extensão • Implementação das ações de acordo com o planejamento desenvolvido na fase anterior. Cada grupo de discentes será responsável por ações específicas, que foram definidas por meio de identificação de demandas e aderência pessoal e coletiva dos discentes, e após os preparativos necessários. 3. Avaliação e Sistematização dos Resultados • Avaliação das ações implementadas e sistematização dos resultados com elaboração de relatório final do projeto • Socialização dos Resultados com a turma por meio da apresentação conjunta dos resultados • Prestação de contas do projeto no SIEXC pela docente coordenadora
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018. BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014 BRESER-PEREIRA, Luiz Carlos. Gestão e avaliação de políticas públicas no Brasil pós-reforma do Estado. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 2, p. 335-362, mar./abr. 2011. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: FORPROEX, 2012.
O projeto busca a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade ao promover a troca de saberes. A aproximação dos estudantes com os municípios nos quais estão inseridos no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas cria condições para que o conhecimento científico se encontre com os saberes locais, valorizando as experiências, práticas e percepções da população sobre as políticas públicas em seu território. A interação acontece de forma contínua ao longo do semestre, na medida em que os estudantes estabelecem diálogo com gestores, lideranças sociais e cidadãos, propondo estratégias que façam sentido para o contexto local. Esse processo não se limita à aplicação de conhecimentos acadêmicos, mas se configura como espaço de aprendizagem coletiva. Assim, o projeto fortalece o papel social da universidade, contribuindo para o exercício da cidadania e a produção de conhecimentos, em consonância com os princípios da extensão universitária.
O projeto se desenvolve em um campo que, por natureza, exige olhares múltiplos e articulação de diferentes saberes. A análise e avaliação de políticas públicas não se restringem a uma única área do conhecimento, mas envolvem dimensões sociais, econômicas, jurídicas, ambientais e culturais que só podem ser compreendidas de forma plena por meio da interdisciplinaridade. Ao trabalhar em contato com realidades municipais diversas, os estudantes terão a oportunidade de articular conceitos da administração pública com contribuições oriundas da sociologia, da ciência política, da economia, da educação, da saúde e do direito, construindo uma visão mais integrada dos fenômenos sociais. Esse movimento se amplia com a interprofissionalidade, uma vez que a interação com gestores, profissionais das políticas públicas e atores sociais locais estimula a compreensão das práticas e desafios enfrentados por diferentes áreas de atuação. A aproximação com equipes multiprofissionais fortalece a capacidade dos estudantes de dialogar com especialistas de campos distintos e de elaborar propostas mais consistentes, capazes de responder a problemas complexos que não podem ser solucionados apenas por uma perspectiva isolada. Ao articular interdisciplinaridade e interprofissionalidade, o projeto favorece a construção de soluções inovadoras e contextualizadas, amplia a formação crítica e prática dos discentes e contribui para que a universidade exerça seu papel social de produzir conhecimento em diálogo com diferentes áreas e profissionais que atuam na gestão pública.
O projeto se insere no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao articular o conhecimento construído no curso com a investigação científica e a aplicação prática em realidades concretas. O ensino é fortalecido à medida que os conteúdos trabalhados na disciplina do sexto período de Análise e Avaliação de Políticas Públicas são vivenciados em campo, permitindo que os estudantes compreendam os conceitos não apenas de forma abstrata, mas a partir de situações reais encontradas nos municípios. A pesquisa se expressa na elaboração de levantamentos e análises críticas, sustentadas pelo uso de levantamento de dados e sistematização de informações que alimentam reflexões acadêmicas e podem gerar novos conhecimentos. A extensão, por sua vez, se concretiza na interação com a sociedade, possibilitando que os resultados das análises retornem às comunidades locais em forma de devolutivas e propostas, fortalecendo a gestão pública e contribuindo para a transformação social. Assim, ensino, pesquisa e extensão não aparecem como dimensões isoladas, mas como partes de um mesmo processo formativo que estimula a autonomia intelectual, o compromisso social e a capacidade analítica dos estudantes, ao mesmo tempo em que reforça o papel da universidade como instituição pública comprometida com o desenvolvimento regional.
O projeto impacta a formação do estudante ao possibilitar que a aprendizagem ultrapasse os limites teóricos e se concretize em experiências práticas vinculadas à realidade social dos municípios. Ao se depararem com contextos específicos e desafios da gestão pública, os discentes desenvolvem competências de análise crítica, capacidade de diagnóstico e elaboração de propostas fundamentadas em evidências, fortalecendo a compreensão da complexidade que envolve a implementação de políticas públicas. Esse processo fomenta não apenas o domínio técnico, mas também a sensibilidade social e a responsabilidade cidadã, características importantes para o perfil do administrador público contemporâneo.
O projeto tem potencial de promover impacto social ao aproximar a universidade das comunidades locais, fortalecendo o diálogo entre saberes acadêmicos e experiências cotidianas. Ao estimular a análise crítica das políticas públicas no contexto dos municípios do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas, contribui para a valorização das especificidades regionais e para a construção de soluções que respondam de forma mais adequada às demandas sociais. A transformação social ocorre na medida em que os resultados das atividades extensionistas retornam à sociedade em forma de relatórios, diagnósticos e propostas que podem subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos e fortalecer a atuação de organizações sociais. O projeto pode auxiliar na melhoria da gestão local, no aprimoramento das políticas implementadas e na identificação de caminhos para enfrentar problemas persistentes na área escolhida para ação.
As ações e o material produzido serão divulgados nas redes sociais do curso de Bacharelado em Administração Pública bem como dos integrantes do projeto e parceiros
Este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP091 - Análise e Avaliação de Políticas Públicas” no semestre 2025/2. A proposta será construída coletivamente pelos discentes, que definirão a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem.
Público-alvo
O público alvo engloba a população dos municípios onde as ações de extensão a serem propostas e executas pelos estudantes se encontram.
Municípios Atendidos
Padre Paraíso - MG
Nanuque - MG
Minas Novas - MG
São João da Ponte - MG
Januária - MG
Turmalina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
• Definir os grupos, as temáticas/ações e os locais onde serão realizadas • Escolha da área (como educação, saúde, assistência social, meio ambiente, entre outras) sobre a qual as ações serão propostas e executada • Diagnóstico, onde serão coletados dados secundários e, quando necessário, realizados levantamentos primários, como entrevistas com profissionais, gestores municipais e membros da comunidade. • Planejamento das ações: Após a escolha dos temas, os discentes desenvolverão um plano de ação para cada tema selecionado.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
• Implementação das ações de acordo com o planejamento desenvolvido na fase anterior. Cada grupo de discentes será responsável por ações específicas, que foram definidas por meio de identificação de demandas e aderência pessoal e coletiva dos discentes, e após os preparativos necessários.
- Noite;
• Avaliação das ações implementadas e sistematização dos resultados com elaboração de relatório final do projeto • Socialização dos Resultados com a turma por meio da apresentação conjunta dos resultados • Prestação de contas do projeto no SIEXC pela docente coordenadora