Visitante
A Pediatria em FOCO
Sobre a Ação
202203001426
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
15/09/2025
30/09/2025
Dados do Coordenador
santusia nunes rabelo
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Saúde Humana
Nacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
O advento das redes sociais impactou de forma direta na forma como ensinamos e aprendemos, possibilitando novos canais e estratégias para a disseminação do conhecimento e contribuição no processo ensino-aprendizagem. O projeto “A Pediatria em FOCO se fundamentará no compartilhamento de conhecimentos científicos, relevantes e atualizados acerca da Pediatria na Plataforma do Instagram devido à facilidade de acesso, abrangência e à abordagem utilizada.
Pediatria. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.
“A rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si, em forma de rede ou comunidade. Ela pode ser responsável pelo compartilhamento de ideias, informações e interesses.” (LORENZO, 2015). As redes sociais são espaços que nos permitem compartilhar informações e dados dos mais variados temas, para diferentes públicos e de diferentes formas, como textos, imagens e vídeos. Atualmente, a formação de grupos por afinidade e grupos de discussão com apresentação de temas e debates é uma das grandes características das Redes Sociais. “As mídias sociais fazem parte da cultura contemporânea e nela desempenham papeis cada vez mais importantes e sua apropriação crítica e criativa, é imprescindível para o exercício da cidadania”, (BARBOSA, 2011). É notória a grande expansão que as redes sociais vêm demonstrando em todo o mundo. Em tempos de pandemia pelo COVID19, essa forma de interação foi maximizada pela necessidade do isolamento e essa expansão perdura até os dias atuais. Assim, muito se tem usado das mídias sociais para medidas educativas, como aulas e palestras online e para promoção e socialização do conhecimento. “Neste contexto, vale ressaltar o papel das mídias sociais no processo de socialização, produção e divulgação do conhecimento, representando um importante elemento nos processos de produção, reprodução e transmissão da informação”, (BARBOSA, 2011). Dessa forma, a utilização dessa ferramenta se faz pertinente e de grande valia para estreitar o contato da universidade com a população local e nacional, manter e realizar novos vínculos e expandir a produção de conhecimento cientifico.
O ser humano, enquanto ser social, sempre conviveu em um ambiente de comunicação e colaboração, utilizando as tecnologias disponíveis em cada fase histórica para esse contato (SILVA, 2010). Na contemporaneidade, a internet e as mídias sociais impactaram de forma direta na forma que ensinamos e aprendemos, tornando-se um meio valioso para integração das pessoas e propagação de conhecimento confiável ou não. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, o acesso ao conteúdo digital torna-se facilitado e pode atingir pessoas de diferentes locais e condições sociais, fazendo da internet um importante meio de acesso à informação e de elaboração de novos conhecimentos advindos dessa interação. Entretanto, para nos acadêmicos da área de saúde, muitas vezes os conteúdos disseminados não possuem base científica, gerando dúvidas e insegurança em pais e cuidadores. Dessa forma, nosso projeto de extensão se fundamenta na interação com a comunidade através do Instagram, a fim de proporcionar um espaço para elaboração de conhecimento com embasamento teórico acerca da Pediatria. Devido à facilidade de acesso e à abordagem utilizada, a informação disponibilizada poderá ser consumida por estudantes e profissionais de diversas áreas, pais, responsáveis e outros familiares ou demais interessados em saber mais sobre a saúde de crianças e de adolescentes. O projeto objetiva fazer com que mais pessoas se interessem e se informem sobre o universo pediátrico, além de esclarecer alguns mitos e notícias falsas que são comumente disseminadas pelas mídias sociais.
Objetivo geral: Promover um novo ambiente confiável e seguro de educação sobre a saúde da criança e do adolescente para toda população utilizando as redes sociais como meio de informação. Objetivos específicos: - Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram com temas relacionados à saúde da criança e do adolescente; - Complementar, aprofundar, atualizar e compartilhar conhecimentos teórico-práticos em Pediatria; - Promover a produção de conteúdo com uma abordagem multidisciplinar; - Divulgar conteúdos atualizados de pediatria de forma acessível; - Promover educação em saúde para pais, cuidadores e estudantes de diversas áreas; - Estimular a prevenção de doenças pediátricas e a promoção do desenvolvimento saudável. - Ampliar a interação entre a comunidade acadêmica e a população. - Proporcionar melhora na educação em saúde da população por meio da promoção de informação de qualidade e em acordo com as evidências científicas mais robustas e atuais.
- Democratização do conhecimento científico. - Aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade local e nacional. - Prevenção e promoção da saúde da criança e do adolescente. - Contribuição para um melhor desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes. - Uso adequado das Redes Sociais.
Para alcançar os objetivos previstos, o projeto se realizará por meio de postagens diárias de publicações informativas no perfil do Instagram da Laped, @laped.fammuc. As publicações serão realizadas no feed e em formato de story, de caráter informativo, conteudista e interativo, buscando o desenvolvimento do pensamento prático do conteúdo do dia. Além disso, diariamente, será publicado um vídeo curto e informativo, produzido por ligantes ou convidados, no formato IGTV. Tais vídeos irão compor uma série intitulada “PED Talks”. Cada dupla será responsável também por realizar eventuais correções, retratações ou alterações que se fizerem necessárias. Todo conteúdo a ser postado terá como base o conhecimento científico, seja por meio de artigos científicos, documentos oficiais de sociedades médicas, livros da educação médica ou outros documentos oriundos de fontes científicas confiáveis. Ademais, tendo em vista a temática que será abordada, espera-se que as ações também alcancem outros profissionais e estudantes da área da saúde. Almeja-se que o público-alvo seja agente ativo no processo de construção do projeto, interagindo com as postagens por intermédio de comentários, curtidas, reações e testando seus conhecimentos por meio de enquetes. Além disso, o público também poderá fazer sugestões de temas e enviar dúvidas através de caixinhas de perguntas nos stories ou por mensagens privadas (direct). Essa interação será sistematicamente acompanhada por meio dos números e informações fornecidas pela própria plataforma do Instagram. As postagens ocorrerão ao longo de 6 dias no feed do Instagram, em formato carrossel e infográficos, acompanhadas de stories com quizzes, enquetes e caixinhas de perguntas. Os integrantes da liga serão divididos em duplas e cada dia da semana, 1 dupla será responsável por fazer a publicação, totalizando 6 dias de atividade. Todo o conteúdo será elaborado pelos ligantes em duplas, que contarão com horas de estudo, de criação de design e planejamento de compartilhamento nas redes sociais. Posteriormente, todo o conteúdo será revisado pela coordenação antes da publicação. O engajamento será acompanhado pelas métricas fornecidas pela plataforma. Atividades Propostas: 1. EncicloFOCO: Postagens diárias, ao longo de uma semana, no feed sobre temas variados de pediatria, com linguagem acessível e embasamento científico 2. Pergunte ao Pediatra: Stories interativos com quizzes, enquetes e espaço para desmistificar fake news sobre pediatria.
ALDA, E., et all, Manual da Adolescencia, Ed. Manole, 2017. BARBOSA, Juliana da Silva Dias; TECNOLOGIA, Mídias. AS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO. 2011. Acesso em: 23 abr. 2021. LEAO, E., et all, Pediatria Ambulatorial,5a. ed., Belo Horizonte, COOPMED/UFMG, 2013. LORENZO, Eder Maia. A utilização das redes sociais na educação. Clube de Autores (Managed), 2015. Acesso em: 23 abr. 2021. PEDIATRIA, Sociedade Brasileira de, Tratado de Pediatria, 6a. edição Barueri, Manole, 2024. REVISTA ENCANTAR - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan/dez 2020. Acesso em: 23 abr. 2021. SANTOS JUNIOR, Veríssimo; JEAN CARLOS, Monteiro. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan/dez 2020. Acesso em: 23 abr. 2021.
A Liga de Pediatria (LAPED) da FAMMUC tem se destacado como uma plataforma importante no Instagram desde sua criação em 2020. Com o intuito de promover o conhecimento na área da pediatria, a LAPED utiliza suas redes sociais para veicular matérias relevantes, atualizações e informações sobre a saúde infantil. Hoje, com 602 seguidores e 213 posts, o perfil da LAPED não apenas informa, mas também interage com a sociedade e com a comunidade acadêmica, criando um espaço de diálogo entre estudantes, profissionais de saúde e a população. Além disso, o Instagram da LAPED recebe uma média mensal de 2.100 visualizações, evidenciando o interesse da comunidade por conteúdos qualificados. Nesse sentido, a LAPED se consolida como um canal vital para a educação, conscientização e interação na área da pediatria, impactando positivamente tanto os acadêmicos quanto a sociedade. No projeto “A Pediatria em FOCO”, a interação entre a sociedade e os acadêmicos ocorrerá através do aplicativo Instagram, por meio das postagens diarias, as quais apresentarão conteúdo informativo com embasamento teórico sobre a Pediatria. Estes tópicos levantados serão abordados pela equipe responsável de forma didática e acessível, a fim de que os conteúdos sejam claros e compreensíveis. A partir dessas postagens, serão estimuladas discussões com o envolvimento de conhecimentos científicos e conhecimentos não acadêmicos. Os diálogos e as interações dentro do aplicativo propiciarão a criação de um conhecimento integrado e acessível a toda sociedade, democratizando, assim, o conhecimento científico. Assim, a interação com a população ocorrerá através de enquetes, caixas de perguntas e comentários nas publicações, espaços onde o público poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar relatos pessoais acerca dos assuntos abordados. A rede social disponibiliza dados como número de seguidores do perfil, número de curtidas e comentários das postagens no feed, reações e número de visualizações nos stories, quantidade de pessoas votantes nos testes realizados nos stories e número de visualizações dos IGTVs. Todos esses dados serão utilizados como indicadores de avaliação do projeto e relatados no Relatório Final.
A saúde da criança e do adolescente envolve não apenas o profissional médico. Por isso, durante a realização do projeto, serão abordados temas de outras áreas do conhecimento relacionadas ao bem-estar geral dessa parcela da população (ver tabela de temas que serão abordados). Além disso, profissionais de outras áreas, como enfermeiros, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, educadores, dentre outros, serão convidados para auxiliar no embasamento teórico e na abordagem desses conteúdos, de forma que a informação propagada inclua a perspectiva de outros especialistas, além de ser atualizada e fundamentada em bases científicas qualificadas.
Durante todo o desenvolvimento do projeto, estará presente o tripé ensino, pesquisa e extensão. Para a execução do projeto, faz-se necessário o uso de conhecimentos advindos da base curricular já cursada e de estudos individuais sobre o tema. Ademais, é imprescindível a adoção de pesquisa diligente, para que o conteúdo difundido seja baseado em fontes relevantes e hodiernas. Além disso, por meio da informação divulgada e da interação com a comunidade, haverá estímulo a discussões com o envolvimento de conhecimentos científicos e conhecimentos não acadêmicos, o que servira como indicadores de novos projetos inclusive na área de pesquisa. Os diálogos e as interações dentro do aplicativo propiciarão a criação de um conhecimento integrado e acessível a toda sociedade, democratizando, assim, o conhecimento científico.
O uso das redes sociais para divulgação de conteúdo científico é cada vez mais comum e utilizado, inclusive, por inúmeros profissionais de diferentes áreas de atuação. Neste projeto, os acadêmicos de medicina terão a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, através da pesquisa para elaboração do material a ser propagado, além da oportunidade de desenvolver uma linguagem mais acessível e cognoscível com a população, o que indubitavelmente será benéfico para seu futuro desempenho como profissional de saúde.
Por meio deste projeto, “A Pediatria em FOCO”, a comunidade ampliará o acesso a temas diversos que compõem a saúde da criança e do adolescente e que serão divulgados de maneira atualizada, inteligível e com embasamento científico. Além disso, o projeto possibilitará a interação entre acadêmicos e sociedade, estimulando discussões com o envolvimento de conhecimentos científicos e conhecimentos não acadêmicos. Os diálogos e as interações dentro do aplicativo propiciarão a criação de um conhecimento integrado e acessível a toda sociedade, democratizando, assim, o conhecimento científico. Tal feito será capaz de impactar positivamente na realidade local, proporcionando mudanças e melhoria na qualidade de vida da população e sobretudo na divulgação da produção acadêmico-cientifica dos discentes da FAMMUC.
Realização de postagens informativas diárias, nas modalidades feed e story, que serão disponibilizadas no Instagram da liga (@laped.fammuc). Ademais, nesses dias, de forma alternada, serão também disponibilizados no Instagram da Laped, IGTV’s, vídeos curtos que irão compor uma série intitulada “PED Talks”.
Público-alvo
Em vista da temática que será abordada (saúde da criança e do adolescente), conjugada ao tipo de veículo, espera-se também que as ações alcancem outros profissionais e estudantes da área da saúde que tenham interesse nos assuntos abordados.
As ações deste projeto visam difundir informações à população, primordialmente pais, responsáveis, cuidadores e demais familiares de crianças e adolescentes. O conteúdo será disponibilizado via Instagram, sendo assim, esse público deve também ter acesso à internet.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 192 h
- Manhã;
O projeto de extensão "A Pediatria em Foco" foi submetido na Plataforma SIEXC no dia 26/08/25, utilizando uma carga horaria total de 12h.
- Noite;
Ajustes finais estão previstos para ocorre entre dias 15/09/25 a 21/09/25, juntamente com todos os membros da Laped que irão participar deste projeto. • Adequação dos temas propostos as datas e duplas responsáveis. • Organização do cronograma de postagens. • Levantamento de fontes científicas confiáveis. • Estudo dos conteúdos. • Produção do conteúdo preliminar (textos, imagens, quizzes, enquetes). • Revisão inicial pela coordenação da liga.
- Noite;
A execução do projeto de extensão "A pediatria em Foco", esta prevista para acontecer ao longo de 6 dias corridos, entre os dias 22/09/25 a 27/09/25, numa periodicidade semanal, na parte da manha, tarde e noite.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
A postagem HAS na pediatria com Post feed + stories sera realizada pelas ligantes Fernanda e Rebeca.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
A 2a. postagem "Uso de telas: quanto é demais?" com Post feed + stories será realizada pelas ligantes Laís e Marina.
- Manhã;
- Noite;
A 3º postagem "Alimentação complementar saudável" com Post feed + stories será realizada pelas ligantes Agnes e Ana Júlia.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
A 4º postagem "Dermatites comuns em crianças" com Post feed + stories será realizada pelas ligantes Carmen e Isabela.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
A 5º postagem: "Prevenção da obesidade infantil" com Post feed + stories será realizada pelas ligantes Mariana e Daniel.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
6º postagem intitulada Primeiros cuidados com RN em casa com Post feed + stories será realizada pelos ligantes Vitor e Caio.
- Manhã;
- Tarde;
A avaliação/acompanhamento do projeto "A Pediatria em Foco", será realizada durante toda a execução do projeto, de foram atenta no acompanhamento diário das postagens na plataforma do Instagram da liga de Pediatria da FAMMUC. Descrição das ações de avaliação: • Análise do engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas de quizzes, enquetes, número de novos seguidores a partir dos posts); • Reunião da coordenação e dos discentes/ligantes para discutir os pontos fortes e aspectos a melhorar do projeto já executado; • Elaboração de relatório final com registro das experiências.