Detalhes da ação

Intervenção Pedagógica por meio de Agrupamentos Temporários: Estratégias para Alfabetização e Letramento na E.E. Professor Aires da Matta Machado

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001427

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/09/2025

Data Fim

15/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

simone de paula dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@letrasufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

O projeto visa auxiliar a implementação de agrupamentos temporários intermitentes, conforme a Resolução SEE nº 4.948/2024, para melhorar o desempenho em escrita e leitura dos alunos com dificuldades de aprendizagem. A estratégia baseia-se em níveis de habilidade, promovendo atividades personalizadas e metodologias ativas. O objetivo é consolidar habilidades essenciais, garantindo a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.


Palavras-chave

Agrupamentos Temporários Intermitente; Habilidades; Escola Especial.


Introdução

A intervenção pedagógica surge da necessidade de sanar deficiências no processo de alfabetização e letramento. Partindo de diagnósticos individuais, a escola organiza os alunos em agrupamentos por níveis de habilidade, utilizando metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem. A abordagem é inspirada em Ferreiro e Teberosky, focando no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.


Justificativa

A baixa proficiência em leitura, escrita e matemática limita o acesso dos alunos ao conhecimento e à vida social. O projeto justifica-se pela urgência em reverter esse cenário, alinhando-se à BNCC e à legislação educacional, que preconizam intervenções personalizadas para reduzir desigualdades educacionais.


Objetivos

• Geral: Melhorar o desempenho em escrita e leitura. • Específicos: Alfabetizar e letrar os alunos; consolidar habilidades básicas; promover a inclusão através de metodologias ativas.


Metas

• Avançar 80% dos alunos do Nível 1 para o Nível 2 em escrita e leitura. • Reduzir em 50% as dificuldades em matemática nos agrupamentos 1 e 2. • Realizar avaliações bimestrais para monitorar o progresso.


Metodologia

Os alunos serão agrupados em três níveis (inicial, silábico/alfabético e alfabético/ortográfico), com atividades como jogos, leitura compartilhada e produção textual. Serão utilizados recursos como alfabeto móvel, bingos e textos reais, com avaliações contínuas para ajustes pedagógicos.


Referências Bibliográficas

MINAS GERAIS, Documento orientador reforço escolar 2023. Estabelece o programa de reforço escolar proposto pela Secretaria Estadual de Educação. Minas Gerais, 2023. Disponível em: https://portaldoespecialista.educacao.mg.gov.br/refor%C3%A7o-escolar . Acesso em: 27/06/2024 2024. MINAS GERAIS, Resolução SEE Nº 4.692, de 29 de dezembro de 2021. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Secretaria Estadual de Educação. Minas Gerais, 2024. Disponível em: https://sindespemg.com.br/wp-content/uploads/2022/01/4692-21-r-Public.-30-12-21-1.pdf. Acesso em: 27/06/2024. MINAS GERAIS, Resolução SEE No 4.825, de 07 de março de 2023. Dispõe sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) no apoio às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e dos resultados dos indicadores educacionais e dá outras providências. Belo Horizonte, 2018. PARAISO, Marlucy Alves. Currículos: teorias e políticas. São Paulo: Contexto, 2023. SOARES, Magda. Alfabeletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. RODRIGUES Jr. José Florêncio. A taxonomia de objetivos educacionais. 2ª Edição. Brasília: Ed. UnB, 2016. https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/plano-de-cursos-crmg. Acesso em 03/07/2024. http://unestelalalba.blogspot.com/2018/02/tradicion-y-progreso-en- educacion-xiii.html . Acesso em: 30/12/2023. https://www.institutoreuna.org.br/fortalecimento-da-aprendizagem. Acesso em: 28/06/2024. https://portaldoespecialista.educacao.mg.gov.br/refor%C3%A7o-escolar. Acesso em 27 jun. 2024. https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/2023-AGRUPAMENTO-TEMPORARIO_final_1.pdf. Acesso em: 27/06/2024. file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/6_ANO_EF_PLANO_DE_CURSO_2024_ANOS_FINAIS.pdf. Acesso em: 01/06/2024. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/matriz-de-referencia-de-linguagens_BNCC.pdf. Acesso em: 01/06/2024


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto prevê a participação de famílias e comunidade em oficinas e eventos, como feiras de leitura, para fortalecer o vínculo entre escola e sociedade, promovendo a corresponsabilidade no processo educativo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As atividades integrarão componentes curriculares como Língua Portuguesa, Geografia e História, com apoio de professores, psicólogos e assistentes sociais, garantindo uma abordagem holística.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A intervenção será documentada e analisada, gerando dados para pesquisas sobre eficácia pedagógica. A extensão ocorrerá através de oficinas formativas dentro da escola, para estudantes de graduação, e por meio da aplicação de materiais didáticos nos agrupamentos temporários.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os graduandos envolvidos (estagiários ou voluntários) desenvolverão habilidades em diagnóstico pedagógico, planejamento e aplicação de materiais didáticos inovadores, enriquecendo sua formação prática e acadêmica.


Impacto e Transformação Social

O projeto busca reduzir o analfabetismo funcional, promover equidade educacional e formar cidadãos críticos, impactando positivamente a comunidade e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4).


Divulgação

Os resultados serão divulgados por meio de relatos de experiência a serem produzidos pelos estudantes envolvidos.


Público-alvo

Descrição

Estudantes da Escola Especial Professor Aires da Matta Machado, que estejam participando das políticas de recomposição das aprendizagens.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A instituição irá contribuir, oferecendo supervisão aos estudantes extensionistas, bem como oficinas formativas, para elaboração de materiais didáticos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os extensionistas envolvidos farão observação do contexto escolar, para levantamento de demandas, com relação à elaboração de materiais didáticos e demais intervenções pedagógicas que se fizerem necessárias.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os extensionistas irão elaborar materiais didáticos, a partir das ações formativas e de observação do contexto escolar.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os extensionistas irão aplicar os materiais elaborados junto ao público-alvo.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Reuniões de alinhamento de ações com a equipe do projeto.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório final

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Aplicação dos materiais elaborados nos agrupamentos temporários.