Detalhes da ação

Artes do Campus especial: Dia Mundial da Poesia

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000019

Tipo da Ação

Evento

Situação

CANCELADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

21/03/2021

Data Fim

20/04/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane tolentino machado

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Facebook da PROEXC
proexc ufvjm
Instagram da PROEXC
Outras Redes Sociais

Canal do Youtube da PROEXC

Membros

Resumo

O evento Artes do Campus especial: Dia Mundial da Poesia é uma ação proposta pela Diretoria de Cultura da PROEXC para apoiar e divulgar as produções da comunidade acadêmica e externa de expressão poética. As produções serão divulgadas nos canais da PROEXC, como Facebook, Instagram e Youtube.


Palavras-chave

poesia, poetas, comunidade universitária, dia mundial da poesia.


Introdução

O Dia Mundial da Poesia é celebrado internacionalmente em 21 de março de cada ano. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo. O Dia Mundial da Poesia é um tributo à palavra poética, ao poema como tal e aos poetas. A poesia é um gênero literário que se apresenta como a manifestação da beleza ou a estética por meio da palavra. O objetivo desta comemoração é apoiar a diversidade linguística através da expressão poética e promover o seu ensino. Além disso, é também apresentada como uma oportunidade para línguas ameaçadas saiam à luz e sirvam como um meio para uma comunicação artística adequada nas comunidades que as mantêm.


Justificativa

Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para o fortalecimento de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável. A proposição do presente evento alinha-se à Política Cultural da UFVJM: "A Política Cultural da UFVJM deverá balizar-se, entre outras coisas, pela ação sistemática, institucionalizada e de continuidade, contribuindo para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos locais e regionais e viabilizando, por meio de projetos e de parceiros institucionais públicos e privados, o desenvolvimento econômico-social local e regional. Esta Política reconhece que há uma necessidade premente de constituir, valorizar e apoiar espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como de promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM " (RESOLUÇÃO Nº. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012). É necessário constituir, valorizar e apoiar os espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM. Nesse sentido, o evento 'Artes do campus especial: Boas - Vindas UFVJM" busca estimular a expressão artística e cultural da comunidade acadêmica e convidados nesta área.


Objetivos

realizar evento cultural on-line considerando a importância da arte e cultura; desafiar interessados a declamar um poema de sua autoria ou não em vídeos, lives ou outras formatos digitais para assinalar o Dia Mundial da Poesia divulgar os trabalhos recebidos nos canais da PROEXC


Metas

contribuir e incitar uma reflexão acadêmica e comunidade externa sobre a arte em tempos de pandemia; fortalecer parcerias internas e externas à UFVJM, por meio da DIC-PROEXC; incentivar e fomentar a criação de grupos artísticos na UFVJM


Metodologia

Os interessados em participar podem escrever poemas ou fazer um vídeo com um poema da sua autoria ou de outros poetas ou poetisas e preecher o formulário de inscrição https://forms.gle/NaYH3a7UkRWWUane6 Os trabalhos recebidos serão expostos virtualmente a partir do dia 21 de março nos canais da PROEXC: facebook, instagram e youtube Destinado ao público em geral,comunidade acadêmica ou externa à UFVJM, para assinalar o Dia Mundial da Poesia que se celebra no dia 21 de março.


Referências Bibliográficas

DIA Mundial da Poesia. Calendarr, 2021. Disponível em: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-poesia/ DIA Mundial da Poesia. Wincalendar, 2021. Disponívek em: https://www.wincalendar.com/pt/Dia-Mundial-da-Poesia


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As ações visam a integração e permitirão a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, ao passo que todos poderão ter conhecimento das produções e formas de manifestação na área da poesia.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As formas de expressão por meio dos poemas irão permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas , como a música , dentre outras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribui significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes, se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para o fortalecimento de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O evento propiciará a participação dos estudantes em vários campos na produção dos conteúdos para a divulgação da ação, acompanhamento da execução e finalização.Torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica.


Impacto e Transformação Social

É indispensável fomentar ações artísticas em todas as áreas de expressão: artes visuais, literatura, cinema, teatro, música, dentre outras. Nesse sentido, a universidade não só apresenta os objetivos comprometidos com a formação profissional e científica, de centro de excelência de investigação dos principais campos do saber, mas também demarca a sua valorização e contribuição para a cultura e a arte. O desempenho de uma política cultural consistente deve delimitar a sua atuação com o propósito de levar a cultura e a arte aos cidadãos, responder às demandas sociais e fortalecer o amparo às atividades intelectuais e artísticas inerentes ao escopo acadêmico.


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas mídias da PROEXC, face book, instagram e twitter


Programação do Evento

Local

mídias da PROEXC

Data

21/03/2021

Horário de Início

07:11

Horário de Término

23:11


Descrição

veiculação nas mídias da PROEXC dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes

Local

mídias da PROEXC

Data

22/03/2021

Horário de Início

07:00

Horário de Término

23:00


Descrição

veiculação nas mídias da PROEXC dos trabalhos dos participantes

Local

mídias da PROEXC

Data

23/03/2021

Horário de Início

07:00

Horário de Término

23:00


Descrição

veiculação nas mídias da PROEXC dos trabalhos dos participantes

Local

mídias da PROEXC

Data

24/03/2021

Horário de Início

07:00

Horário de Término

23:00


Descrição

veiculação nas mídias da PROEXC dos trabalhos dos participantes

Local

mídias da PROEXC

Data

25/03/2021

Horário de Início

07:00

Horário de Término

23:00


Descrição

veiculação nas mídias da PROEXC dos trabalhos dos participantes

Local

mídias da PROEXC

Data

26/03/2021

Horário de Início

07:00

Horário de Término

23:00


Descrição

veiculação dos trabalhos dos participantes

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação das produções dos participantes nas mídias da PROEXC