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II SINTEGRA CRIANÇA
Sobre a Ação
202203001443
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
06/10/2025
09/10/2025
Dados do Coordenador
maria gisenilda barbosa
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Direitos Humanos e Justiça
Educação
Direitos individuais e coletivos
Regional
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
A Sintegra Criança tem como objetivo realizar ações voltadas ao público infantil durante o evento científico e tecnológico 11ª SINTEGRA, promovendo um espaço de acolhimento, aprendizado e diversão para as crianças que acompanham familiares participantes do evento. As atividades plamejadas incluem oficinas lúdicas, contação de histórias, experimentos científicos simplificados, jogos educativos, atividades de pintura e desenho, teatro de fantoches, entre outras ações culturais e recreativas.
Atividades lúdicas; Infância Científica; Parentalidade; Acolhimento
O projeto Sintegra Criança está sendo proposto e organizado pela COMPAP – Comissão Permanente de Apoio à Parentalidade da UFVJM, em atendimento ao convite apresentado pela PROGRAD, com o objetivo de oferecer um espaço acolhedor e educativo para o público infantil durante o evento científico 11ª SINTEGRA. A iniciativa prevê a realização de atividades lúdicas, culturais e científicas para crianças, contribuindo para a inclusão e o bem-estar das famílias participantes. Para enriquecer a programação e ampliar o alcance das atividades, outros projetos e grupos extensionistas da universidade serão convidados a colaborar com propostas criativas e alinhadas ao público infantil. A iniciativa busca estimular o interesse das crianças pelo conhecimento científico e artístico desde a infância, além de garantir um ambiente seguro, interativo e inclusivo durante a programação do evento. O projeto também visa fortalecer a extensão universitária como prática formativa, proporcionando aos discentes envolvidos a vivência da articulação entre universidade e comunidade. A realização do Sintegra Criança amplia o impacto social do evento principal, reafirmando o compromisso da universidade com a democratização da ciência e com a promoção do bem-estar infantil.
O projeto Sintegra Criança está inserido na 11ª edição da SINTEGRA — Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM — cujo tema central, “Tecnologia: para quê e para quem?”, propõe uma reflexão crítica e inclusiva sobre o papel das tecnologias na educação superior e nas comunidades regionais. A SINTEGRA, como maior encontro científico da universidade, busca fomentar o diálogo interdisciplinar e a produção de conhecimento voltados para os desafios e possibilidades que as tecnologias trazem ao cotidiano acadêmico e social. Nesse contexto, a Sintegra Criança justifica-se pela necessidade de ampliar a inclusão e o acolhimento do público infantil durante o evento, oferecendo um espaço de atividades lúdicas, educativas e culturais que promovam o interesse precoce pela ciência e pela tecnologia, além de garantir o bem-estar das crianças que acompanham seus familiares participantes. O projeto contribui para a democratização do conhecimento tecnológico e científico, inserindo a infância no debate sobre os usos, sentidos e impactos das tecnologias, ampliando a compreensão dos desafios regionais e sociais discutidos no evento. Fundamentado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e na interdisciplinaridade, conforme as diretrizes da UFVJM (BRASIL, 2018), o projeto articula saberes diversos para promover a interação entre a comunidade universitária — especialmente estudantes extensionistas — e a comunidade externa. A iniciativa propicia o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços, fortalecendo os vínculos sociais e culturais locais e colaborando para a construção de soluções mais acessíveis, equitativas e comprometidas com o desenvolvimento regional. O conceito de extensão universitária como espaço de diálogo e transformação social é enfatizado por Souza e Souza (2017), que destacam sua função na democratização do conhecimento e no fortalecimento da cidadania. A promoção de atividades educativas lúdicas para crianças encontra respaldo em autores como Vygotsky (1998), que ressalta a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo e social infantil. Além disso, a interdisciplinaridade e a integração entre diferentes áreas do saber são elementos essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos, conforme Morin (2000). A Sintegra Criança está vinculada à Área Temática de Extensão em Educação e Cultura, contemplando linhas voltadas para Educação não formal, Cultura e Promoção do Bem-Estar, conforme o Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM (UFVJM, 2024). Por meio da participação colaborativa de grupos extensionistas convidados pela COMPAP, o projeto promove práticas interdisciplinares que valorizam a pluralidade cultural e o protagonismo infantil, favorecendo a superação de barreiras no acesso a eventos acadêmicos e ampliando o impacto social do SINTEGRA. Dessa forma, o projeto contribui para que a UFVJM se consolide como um espaço de discussão crítica e produção de conhecimento, atuando com responsabilidade social e compromisso ético, e promovendo a reflexão sobre o papel das tecnologias na construção de um futuro mais justo e inclusivo para a região.
Objetivo Geral Promover a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos da UFVJM na organização e realização de ações extensionistas interdisciplinares voltadas ao público infantil durante o evento SINTEGRA, fortalecendo a interação entre a comunidade universitária e externa e contribuindo para a democratização do conhecimento científico e tecnológico. Objetivos Específicos Planejar e executar atividades lúdicas, educativas e culturais que estimulem o interesse e a participação das crianças no contexto científico e tecnológico, buscando um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo. Incentivar a colaboração entre diferentes grupos e projetos extensionistas da universidade, promovendo a interdisciplinaridade e o intercâmbio de saberes para enriquecer a programação infantil. Estimular o protagonismo estudantil extensionista na concepção, organização e condução das atividades, fortalecendo a formação cidadã e profissional dos participantes. Facilitar o diálogo entre a universidade e a comunidade externa, contribuindo para a superação de dificuldades relacionadas à inclusão do público infantil em eventos acadêmicos e ampliando o impacto social do SINTEGRA. Buscar viabilidade técnica, logística e operacional das ações propostas, utilizando os espaços e recursos disponíveis na UFVJM de forma eficiente e sustentável.
Para a consolidação do projeto Sintegra Criança, foram definidas metas claras que orientam sua execução e permitem mensurar seus resultados. Essas metas contemplam desde o atendimento direto às crianças até a formação dos discentes extensionistas envolvidos, assegurando a qualidade das ações e o fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade. Cada meta foi estruturada considerando impactos diretos e indiretos, bem como indicadores numéricos que possibilitam avaliar a efetividade do projeto em termos de acolhimento infantil, diversidade de atividades, integração de projetos extensionistas, capacitação de estudantes e garantia de segurança durante o evento. 1. Atendimento Infantil durante o evento Meta : Atender até 50 crianças por dia (em rodízio e por faixa etária). Impacto direto: Garantia de acolhimento, segurança e acesso a atividades educativas e recreativas. Impacto indireto: Inclusão e acessibilidade no evento, permitindo que mães, pais e responsáveis participem das atividades acadêmicas sem preocupações. Indicador: Nº de crianças atendidas/dia; total estimado: 50 a 200 crianças durante o evento. 2. Programação de Atividades Lúdicas e Educativas Meta: Realizar mínimo de 6 atividades (contação de histórias, teatro de fantoches, oficinas científicas simplificadas, jogos, pintura, entre outras). Impacto direto: Estímulo ao interesse infantil pela ciência, arte e cultura. Impacto indireto: Sensibilização da comunidade acadêmica para a importância da infância em eventos científicos. Indicador: Realizar de 6 a 10 atividades na edição. 3. Envolvimento de Projetos Extensionistas Meta: Integrar pelo menos 5 projetos extensionistas da UFVJM na programação. Impacto direto: Diversificação das atividades oferecidas às crianças. Impacto indireto: Ampliação da rede de extensão, favorecendo a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo entre diferentes áreas. Indicador: Nº de projetos/parcerias participantes; meta mínima: 5 projetos. 4. Formação e Capacitação de Discentes Extensionistas Meta: Envolver no mínimo 20 discentes, sendo 10 monitores titulares e 10 suplentes, capacitados em segurança, acolhimento e condução de atividades. Impacto direto: Desenvolvimento de competências pedagógicas, organizacionais e de trabalho em equipe. Impacto indireto: Fortalecimento da prática extensionista e da formação cidadã universitária. Indicador: Nº de extensionistas envolvidos; meta mínima: 10 discentes. 5. Garantia de Segurança e Acolhimento Meta: Assegurar 100% de supervisão infantil com profissional da saúde (enfermeiro) e monitores treinados, além de estrutura segura. Impacto direto: Bem-estar das crianças durante todas as atividades. Impacto indireto: Valorização da parentalidade no ambiente acadêmico, contribuindo para maior permanência e participação ativa de estudantes e servidores com filhos. Indicador: Nº de ocorrências registradas; meta: 0 incidentes.
Etapas de execução: Planejamento e Capacitação: Serão realizadas reuniões de alinhamento com docentes, técnicos administrativos e extensionistas para definição de objetivos, atividades e logística. A equipe de monitores será capacitada em primeiros socorros, acolhimento infantil, condução de oficinas lúdicas e gestão de grupos, assegurando a qualidade pedagógica e a segurança do público-alvo. Também serão organizadas escalas de trabalho e divisão das responsabilidades entre os participantes. Execução das Atividades (Evento) - Dia 1 (manhã e tarde): Acolhida inicial com roda de boas-vindas e apresentação lúdica. Em seguida, realização de oficinas temáticas, como contação de histórias, jogos educativos, pintura, experimentos científicos simplificados e teatro de fantoches. - Dia 2 (manhã): Oficina cultural com música, dança ou brinquedos tradicionais. Encerramento com a Mostra Infantil, incluindo exposição das produções realizadas pelas crianças e entrega de certificados simbólicos de “Pequeno Cientista”. Avaliação e Registro (Pós-evento) - Será realizado registro fotográfico (mediante autorização), coleta de relatos sobre as atividades desenvolvidas, levantamento do número de participantes e compilação do feedback das famílias e monitoras. A equipe se reunirá em seguida para avaliação qualitativa e quantitativa, propondo melhorias para futuras edições. Participação efetiva do público-alvo: As crianças serão protagonistas do processo, participando ativamente das oficinas e escolhendo atividades de acordo com suas preferências e faixa etária. Suas produções serão valorizadas na Mostra Infantil, estimulando autonomia, criatividade e senso de pertencimento. Acompanhamento e avaliação: Serão utilizados indicadores de acompanhamento e avaliação, tais como: Número de crianças atendidas (meta: até 50 por dia, total estimado entre 150 e 200); Diversidade de atividades realizadas (mínimo de 6 oficinas); Nível de engajamento das crianças (observado pelos monitores durante as oficinas); Retorno qualitativo das famílias e responsáveis (via feedback oral ou formulário curto); Registro do número de extensionistas envolvidos (meta: pelo menos 10).
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para as Ações de Extensão Universitária. Brasília, 2018. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2000. SOUZA, M. F. de; SOUZA, A. R. de. Extensão universitária e cidadania: perspectivas contemporâneas. Revista Brasileira de Extensão, v. 16, n. 1, p. 45-60, 2017. UFVJM. Regulamento de Ações de Extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2024. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998
A SINTEGRA CRIANÇA propõe a consolidação da interação dialógica entre a comunidade acadêmica da UFVJM e a sociedade, em consonância com as diretrizes da extensão universitária. A participação conjunta de docentes, discentes e técnicos administrativos na concepção e execução de ações interdisciplinares voltadas ao público infantil permitirá a construção coletiva de saberes, valorizando os saberes populares e culturais trazidos pela comunidade externa. As atividades planejadas para a SINTEGRA CRIANÇA buscam criar espaços de escuta, diálogo e cooperação, onde o público infantil e suas famílias possam não apenas receber informações, mas também compartilhar experiências, curiosidades e percepções que contribuirão para a construção de práticas extensionistas mais inclusivas e transformadoras. Dessa forma, o evento fortalecerá os laços entre universidade e sociedade, promovendo a democratização do conhecimento e a formação cidadã.
A SINTEGRA CRIANÇA se fundamenta na integração de diferentes áreas do conhecimento e de distintas formações profissionais, buscando potencializar as ações extensionistas por meio da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade. A participação conjunta de docentes, discentes e técnicos administrativos de cursos variados da UFVJM permitirá a elaboração de atividades que contemplem múltiplas perspectivas, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e oferecendo ao público infantil experiências diversificadas e significativas com as práticas lúdicas, culturais e educativas, ampliando a compreensão dos temas trabalhados.
Este evento expressa de forma concreta a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. No ensino, ao problematizar a realidade das estudantes mães e discutir práticas pedagógicas mais inclusivas, que permitam essas mães participarem de evento científicos como a SINTEGRA. Na pesquisa, ao dialogar com estudos sobre parentalidade, permanência e políticas educacionais, fortalecendo campos investigativos sensíveis à diversidade. E na extensão, ao construir um espaço de escuta, diálogo e mobilização social que ultrapassa os muros da universidade, conectando academia e comunidade. Assim, a ação promove transformação mútua entre saber acadêmico e saber social.
A participação discente no evento possibilitará a vivência prática da extensão universitária, ampliando a formação acadêmica para além da sala de aula. Ao integrar-se em atividades interdisciplinares e interprofissionais voltadas ao público infantil, os(as) estudantes desenvolverão competências relacionadas à comunicação, criatividade, trabalho em equipe, responsabilidade social e postura cidadã. Esse envolvimento favorecerá também a compreensão da realidade social e cultural da comunidade externa, estimulando o exercício da empatia e da escuta ativa, além de reforçar a importância do diálogo entre saberes científicos e populares. Dessa forma, a experiência contribuirá para a formação integral dos(as) estudantes, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a missão institucional da UFVJM de formar profissionais críticos, éticos e comprometidos com a transformação social.
A SINTEGRA CRIANÇA pretende gerar impactos significativos na comunidade externa ao aproximar o público infantil e suas famílias do ambiente universitário, proporcionando acesso democrático ao conhecimento científico, tecnológico, cultural e social. Ao incentivar o diálogo, a ludicidade e a participação ativa, a SINTEGRA CRIANÇA contribuirá para despertar o interesse das crianças pela ciência e pela tecnologia, fortalecer vínculos comunitários e ampliar oportunidades de aprendizagem crítica e criativa. Dessa forma, o evento reafirma o compromisso da UFVJM com a transformação social, promovendo inclusão, cidadania e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e participativa.
A divulgação do evento acontecerá em diversos meios de comunicação: Rede social da COMPAP Instagram @compap_ufvjm e de outros perfis institucionais colaborativos; convite e comunicações enviados por e-mail, via serviço Mautic do STI/UFVJM e também envolver, sempre que possível, comunicação via WhatsApp
A SINTEGRA Criança é um evento organizado pela COMPAP e está sendo construído de modo colaborativo, em rede. O planejamento, a execução e avaliação conta/contará com a participação de diversos projetos de ensino, extensão e cultura voltados para o público infantil, de diversas áreas do conhecimento.
Programação do Evento
Anexo do prédio da Biblioteca - Campus JK
07/10/2025
08:00
17:00
Execução das Atividades no Evento: Realização das ações programadas da Sintegra Criança, que contemplam atividades esportivas, de saúde, científicas, recreativas, culturais, educacionais, pedagógicas.
Anexo do prédio da Biblioteca - Campus JK
08/10/2025
08:00
17:00
Execução das Atividades no Evento: Realização das ações programadas da Sintegra Criança, que contemplam atividades esportivas, de saúde, científicas, recreativas, culturais, educacionais, pedagógicas.
Anexo do prédio da Biblioteca - Campus JK
09/10/2025
08:00
17:00
Execução das Atividades no Evento: Realização das ações programadas da Sintegra Criança, que contemplam atividades esportivas, de saúde, científicas, recreativas, culturais, educacionais, pedagógicas.
Público-alvo
Crianças de 2 a 12 anos incompletos que acompanham familiares participantes da SINTEGRA, filhas(os) de docentes, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados, palestrantes e convidados.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 178 h
- Manhã;
Roda de boas-vindas, dinâmica de integração e explicação das oficinas.
- Manhã;
- Tarde;
Oficinas de contação de histórias, experimentos científicos simplificados, jogos educativos e pintura.
- Manhã;
Oficina cultural com música, dança ou brinquedos tradicionais.
- Tarde;
Exposição das produções das crianças, entrega de certificados simbólicos de 'Pequeno Cientista' e atividades de despedida.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Convite/Chamamento para cadastro de atividfades e projetos extensionistas da UFVJM para compor a programação do Sintegra Criança.
- Manhã;
- Tarde;
Treinamento em primeiros socorros, acolhimento infantil, condução de oficinas e segurança.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Produção e organização de kits, brinquedos, materiais didáticos e recursos lúdicos para as atividades.
- Manhã;
- Tarde;
Realização das ações programadas do Sintegra Criança, com atendimento às crianças durante o SINTEGRA.
- Manhã;
- Tarde;
Relatos das atividades, levantamento do número de participantes, coleta de feedback das famílias, reunião de avaliação e sistematização dos resultados.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Registro da avaliação realizada no Siexc dentro do módulo de Relatório Final e envio das informações para emissão de certificado.
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões de alinhamento entre docentes, técnicos e discentes; definição de objetivos, divisão de responsabilidades e estruturação das atividades.