Detalhes da ação

Confluir CPCD: formação coletiva em mobilização de recursos e escrita de projetos culturais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001454

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/05/2025

Data Fim

30/11/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rosiane da silva ribeiro bechler

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

proexc_ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Resumo

A formação Confluir CPCD é um curso híbrido de 16 horas, realizado de maio a setembro de 2025. Ele foi criado para agentes culturais e estudantes, com foco em direito à cultura, mobilização de recursos e escrita de projetos. O curso, com 30 vagas, capacita os participantes a elaborar e gerenciar projetos para editais, oferecendo tutoria para o desenvolvimento de propostas reais. A certificação exige 50% de presença e a conclusão de um projeto.


Palavras-chave

Cultura, educação, produção cultural, elaboração de projetos de cultura, políticas culturais.


Introdução

A formação "Confluir UFVJM" é um curso desenvolvido a partir da parceria entre a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, o CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, a UFVJM e o Comitê de Cultura de Minas Gerais. O Comitê é ação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, criado pelo MinC, cujas atividades previstas contemplam uma série de iniciativas de mobilização, articulação, formação e comunicação junto a atores institucionais e da sociedade civil, ligados ao segmento da Cultura, executadas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), em todo o Brasil. Em Minas Gerais, o Comitê é composto pela AIC (Belo Horizonte), em parceria com outras três organizações: Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga) A proposta da Confluir UFVJM é construir uma formação para agentes comunitários de cultura, com foco em discussões sobre direito à cultura, mobilização de recursos e escrita de projetos para editais, com aplicação prática a partir do acompanhamento e tutoria de agentes e grupos culturais no desenvolvimento de projetos reais. Dessa forma, o objetivo é que os estudantes e outros agentes culturais do território sejam capacitados tanto para captar recursos para seus projetos pessoais ou coletivos, quanto para atuar no fornecimento desse serviço, seja como captadores ou como mediadores de formações de escrita de projetos para agentes culturais.


Justificativa

"Confluir UFVJM" é uma resposta à necessidade de capacitar agentes culturais e estudantes para a participação ativa nas políticas culturais do país, especialmente no Vale do Jequitinhonha. A cultura é um direito básico e fundamental. No entanto, o acesso a recursos e editais públicos ainda é limitado para muitos atores da sociedade civil. Por meio de uma parceria com o Comitê de Cultura de Minas Gerais, o curso visa preencher essa lacuna. A formação aborda a cultura como um direito e oferece conhecimentos práticos sobre a captação de recursos e a escrita de projetos culturais para editais, leis e outros mecanismos de fomento. Além de capacitar os participantes para desenvolverem seus próprios projetos, o curso também os prepara para atuar como mediadores e facilitadores para outros grupos culturais, ampliando o acesso a oportunidades e fortalecendo a cena cultural local.


Objetivos

Objetivo Geral: o Curso tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos sobre produção cultural, com foco em discussões sobre direito à cultura, mobilização de recursos, escrita de projetos e atividades práticas de escrita de projetos para editais, mecanismos e leis de fomento à cultura. Além disso, visa capacitar os cursistas em práticas de acompanhamento sensível a grupos e agentes culturais no desenvolvimento de ideias e na escrita de projetos. Objetivos específicos: - Desenvolver discussões sobre a cultura como direito básico; - Fomentar discussões sobre o acesso amplo às políticas da cultura; - Promover capacitação teórica e prática para escrita de projetos sobre editais; - Difundir conhecimentos e informações acerca de formas de mobilização de recursos; - Desenvolver prática em escrita de projetos; - Aproximar estudantes de graduação e grupos e agentes culturais do Vale do Jequitinhonha; - Desenvolver habilidades mediação e orientação em relação a escolha de editais pertinentes ao tipo de projeto proposto; - Sensibilização para trabalho junto a públicos diversos; - Compartilhar metodologias para tradução de editais e facilitação de leitura.


Metas

As metas do curso são capacitar 30 agentes culturais do Vale do Jequitinhonha e estudantes de graduação e pós-graduação em produção cultural, escrita de projetos e mobilização de recursos, além de promover a discussão sobre o direito à cultura e o acesso amplo às políticas públicas culturais. Além disso, a formação busca oferecer capacitação teórico-prática na escrita de projetos para editais, mecanismos e leis de fomento, desenvolvendo a prática por meio de tutoria e acompanhamento individualizado. Também pretendemos compartilhar metodologias que facilitem a leitura e tradução de editais de cultura.


Metodologia

A formação Confluir CPCD será realizada em formato híbrido, com carga horária total de 16 horas, distribuídas de maio a setembro de 2025. Em maio (27, de 17h00 às 19h00), iniciamos, na Praça de Serviços do campus JK (UFVJM, Diamantina) com a oficina "FORMAÇÃO COMITÊ DE CULTURA - MG": Confluir UFVJM – Formação coletiva para escrita de projetos, em cuja aula inaugural (curso de extensão Confluir UFVJM), aberta ao público do Colóquio, o Comitê de Cultura de Minas Gerais convida os participantes ao diálogo em uma roda de conversa sobre pertencimento no âmbito cultural, abordando temas como participação, manutenção e fomento das ações culturais. A proposta é ampliar a compreensão sobre diversidade cultural, modos de ser, fazer, produzir e consumir cultura, provocando a reflexão da cultura como um direito de todos. Após este primeiro encontro presencial no Campus da UFVJM, em setembro teremos quatro encontros síncronos online via Google Meet (às terças e quintas, sempre de 17h00 às 19h00). A carga horária inclui 10 horas de atividades teórico-práticas e 6 horas de atividades assíncronas dedicadas à tutoria e acompanhamento da escrita dos projetos. As atividades assíncronas estarão compreendidas entre setembro e outubro de 2025 (16/09 a 03/10). Os encontros abordarão desde discussões conceituais sobre cultura como direito, até a prática de traduçao da linguagem dos editais e a construção da estrutura de um projeto, incluindo objetivos, justificativa, orçamento e cronograma. Os participantes terão acesso a materiais de apoio, como a Cartilha AIC para escrita de projetos e pesquisas acadêmicas sobre o tema. Para a certificação, será exigida a frequência mínima de 50% nos encontros e a conclusão da proposta de projeto com o grupo tutorado. Será enviado formulário de avaliação ao final do curso para levantamento de informações sobre a experiência para futuras melhorias possíveis.


Referências Bibliográficas

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019. ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. 1981.RUBIM, Albino. Política cultural e gestão democrática no Brasil. 2018. BAETA, Alenice. Comunidades Tradicionais em Minas Gerais - Territórios, Direitos e Segurança. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In: FERRARO Jr., Luiz Antônio (org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Braísilia: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. CEDEFES, s/d CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas, poderes oblíquos. São Paulo: EDUSP, p. 283-350, 1997. COELHO, Teixeira. Cultura e educação. Iluminuras e Itaú Cultural, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014. HOOKS, Bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2, 2013. LAROSSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002. MENCARELLI, Fernando; COELHO, Marcos Dias. FORCULT: instrumento para implementação de política cultural e planos de cultura nas IFES. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A formação Confluir CPCD promove uma interação direta e dialógica entre a UFVJM e a sociedade civil do Vale do Jequitinhonha. O curso foi concebido a partir da parceria entre a universidade, o CPCD e outras organizações, visando construir uma formação para agentes comunitários de cultura. A participação de agentes culturais externos à universidade, junto a estudantes de graduação e pós-graduação, criam um espaço de troca de experiências e conhecimentos. Essa interação permite que o conhecimento acadêmico se alinhe às demandas e potencialidades da comunidade, resultando em projetos práticos e relevantes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A formação é interdisciplinar e interprofissional, em sua essência, reunindo participantes de diversas áreas. O público-alvo inclui estudantes de graduação e pós-graduação de cursos como teatro, dança, música, cinema, artes visuais, comunicação e ciências sociais, além de agentes culturais de diferentes segmentos. Essa diversidade de saberes e experiências contribui para o compartilhamento de metodologias e a discussão de temas amplos, como direito à cultura e políticas culturais. A colaboração entre profissionais e estudantes de diferentes campos enriquece o processo de aprendizagem e a construção dos projetos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O curso integra ensino, pesquisa e extensão, explicitamente: o ensino é materializado na capacitação teórica e prática sobre escrita de projetos e mobilização de recursos. A pesquisa é incorporada por meio da utilização de trabalhos acadêmicos e pesquisas sobre políticas culturais, e direito a cultura como materiais formativos. Já a extensão, manifesta-se na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, com os participantes desenvolvendo projetos reais sob tutoria, impactando diretamente a comunidade do Vale do Jequitinhonha.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Ao atuar na tutoria e no acompanhamento de projetos reais de agentes culturais, os estudantes desenvolvem habilidades de mediação, orientação e sensibilidade para trabalhar com públicos diversos. A formação também os capacitará para atuar profissionalmente na área de captação de recursos ou como mediadores de formações, complementando sua trajetória acadêmica. Além disso, durante o curso, o cursista contará com acompanhamento da equipe de formação do Comitê de Cultura de MG (equipe AIC), para compartilhamento de experiências, elucidar dúvidas e aprimorar a escrita dos projetos.


Impacto e Transformação Social

A formação visa gerar um impacto e transformação social significativos no Vale do Jequitinhonha. Ao capacitar agentes culturais e estudantes para a captação de recursos, o curso amplia o acesso a financiamento para projetos culturais, fortalecendo a economia da cultura na região. Além disso, a troca de experiências entre a universidade e a comunidade promove o fortalecimento da rede cultural local. O curso contribui para a democratização do acesso às políticas da cultura, difundindo conhecimentos e informações que permitem que mais pessoas e mais grupos se beneficiem dos mecanismos de fomento.


Divulgação

Página oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM. Canal de notícias oficial da UFVJM.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

16

Conteúdo Programático

Período: Maio a Outubro de 2025 Formato: Híbrido (1 aula presencial no Campus UFVJM, 4 aulas on-line síncronas via GoogleMeet e 6 horas de atividades assíncronas) Carga horária total: 16 horas. Sendo 10 teórico-práticas e 6 práticas. Público: Agentes Culturais do Vale do Jequitinhonha e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de teatro, dança, música, cinema, artes visuais, comunicação e ciências sociais e outros interessados externos à comunidade acadêmica que desejam aprimorar a escrita de projetos culturais e apoiar agentes culturais. Vagas: 30

Atividades Específicas

Encontro 1: 27/05 Presencial – 2h Apresentação da proposta da formação. Discussão inicial sobre o mundo dos editais e o acesso à recursos públicos para projetos culturais. Encontro 2: 16/09 On-line – 2h Discussão sobre o conceito de cultura. A Cultura como um direito básico. Mobilização de recursos para além de editais. Troca entre participantes de experiências prévias de mobilização de recursos Encontro 3: 18/09 On-line – 2h Construção da ideia do projeto a partir de demandas e potencialidades diagnosticadas. “Projetês”: desvendando o mundo e a linguagem dos editais de cultura. Encontro 4: 23/09 On-line – 2h Elementos básicos da estrutura de um projeto: “O Título, os objetivos, a descrição e a justificativa”. Acessibilidade, democratização e diversidade. Encontro 5: 25/09 On-line – 2h. Elementos básicos da estrutura de um projeto: “Equipe, cronograma, orçamento e plano de comunicação”. Estrutura básica de um projeto de premiação. Atividades assíncronas: 16/09 a 03/10 On-line – 6h. Carga horária de tutoria e acompanhamento para escrita de projetos culturais com base nas instruções do curso.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Certificação: para obter a certificação, o cursista precisará de uma frequência mínima de 50% de presença nos encontros da formação e concluir, junto ao grupo tutorado, a proposta do projeto.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Será enviado formulário de avaliação ao final do curso para levantamento de informações sobre a experiência para futuras melhorias possíveis.

Público-alvo

Descrição

Agentes Culturais do Vale do Jequitinhonha e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de teatro, dança, música, cinema, artes visuais, comunicação e ciências sociais e outros interessados externos à comunidade acadêmica que desejam aprimorar a escrita de projetos culturais e apoiar agentes culturais.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Francisco Badaró - MG

Município

Berilo - MG

Município

Itinga - MG

Município

Coronel Murta - MG

Município

Jenipapo de Minas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Formação para agentes comunitários de cultura, com foco em discussões sobre direito à cultura, mobilização de recursos e escrita de projetos para editais. Em Minas Gerais, o Comitê é composto pela AIC (Belo Horizonte), em parceria com outras três organizações: Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga).

Participação da Instituição Parceira

Formação para agentes comunitários de cultura, com foco em discussões sobre direito à cultura, mobilização de recursos e escrita de projetos para editais. Em Minas Gerais, o Comitê é composto pela AIC (Belo Horizonte), em parceria com outras três organizações: Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga).

Participação da Instituição Parceira

Formação para agentes comunitários de cultura, com foco em discussões sobre direito à cultura, mobilização de recursos e escrita de projetos para editais. Em Minas Gerais, o Comitê é composto pela AIC (Belo Horizonte), em parceria com outras três organizações: Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga).

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 96 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividade presencial. Local: praça de serviços do campus JK (Diamantina, MG). Horário: 17h00 às 19h00. Apresentação da proposta da formação. Discussão inicial sobre o mundo dos editais e o acesso à recursos públicos para projetos culturais.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividade online (síncrona), 17h00 às 19h00. Discussão sobre o conceito de cultura e a Cultura como um direito básico. Mobilização de recursos para além de editais. Troca entre participantes de experiências prévias de mobilização de recursos.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividade online, síncrona, de 17h00 às 19h00. Construção da ideia do projeto a partir de demandas e potencialidades diagnosticadas. “Projetês”: desvendando o mundo e a linguagem dos editais de cultura.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividade online, síncrona, de 17h00 às 19h00. Elementos básicos da estrutura de um projeto: “O Título, os objetivos, a descrição e a justificativa”. Acessibilidade, democratização e diversidade.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividade online, síncrona, de 17h00 às 19h00. Elementos básicos da estrutura de um projeto: “Equipe, cronograma, orçamento e plano de comunicação”. Estrutura básica de um projeto de premiação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividades assíncronas. Carga horária de tutoria e acompanhamento para escrita de projetos culturais com base nas instruções do curso.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros periódicos da equipe para planejamento e avaliação contínua da ação.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros para balanço das atividades do projeto e fechamento do relatório final.