Detalhes da ação

MATEMÁTICA EM FOCO: inclusão, empatia e metodologias ativas no ensino.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000142

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

23/08/2021

Data Fim

23/09/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

greyd cardoso mattos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

A realização do evento está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE.” Neste evento discutiremos sobre as práticas docente, para o ensino de matemática, com ênfase na inclusão, empatia e metodologias ativas.


Palavras-chave

Formação Docente - Educação Matemática - Inclusão


Introdução

É sabido que a Matemática, ainda nos dias atuais, é vista com dificuldade por muitos estudantes. Fato que pode provocar desmotivação e comprometer o processo de ensino e aprendizagem, em especial dos alunos com deficiência. Diante dessa realidade, torna-se cada vez mais necessário ampliar essa discussão nos cursos de formação de professores de matemática, e estendê-la a todos os profissionais que lecionam esta disciplina.


Justificativa

A realização do evento está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE.” Sendo assim, semestralmente é organizado um evento para discussão de temas ligados ao ensino de matemática, práticas pedagógicas, formação de professores, etc. Um momento em que o Curso de Licenciatura em Matemática promove discussões sobre ensino da matemática com alunos da graduação e com professores e especialistas da educação básica.


Objetivos

Promover a discussão sobre o ensino de matemática com foco na inclusão e empatia; Debater os principais desafios e possibilidades para esse ensino; Discutir sobre a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.


Metas

Ampliar o debate sobre o ensino de matemática inclusivo e atrativo.


Metodologia

Desde o início do semestre, os alunos e a professora da disciplina Seminário de Estágio estão planejando a estruturação do evento. O primeiro passo foi definir o tema, esse foi pensando de acordo com as atividades de estágio realizadas nas Escolas Campo de Estágio e nos projetos e oficinas desenvolvidos nas disciplinas práticas. Após a definição do tema iniciou-se o planejamento das atividades a serem realizadas; duração do evento; temas das palestra e relatos de experiências; público alvo e convite à palestrante. A partir do fechamento das ideias foi estabelecida a programação e iniciado o processo de registro no sistema Siexc. A culminância da ação será a realização do evento online, transmitido via YouTube. Neste evento, toda a comunidade externa, participante da ação, terá a oportunidade de interagir com os palestrantes, tanto com questionamentos, como com relatos. Contudo, após a realização do mesmo ainda teremos muito trabalho a realizar: leitura e análise das avaliações dos participantes; elaboração de relatórios, dentre outros.


Referências Bibliográficas

Não consta na ação!


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos na ação, terão a oportunidade de apresentar aos profissionais da educação básica e estudantes de outras instituições, os resultados de suas experiências nos estágios supervisionados, realizados nas Escolas Campo de Estágios, e das atividades práticas desenvolvidas durante o curso. Além disso, as professoras palestrantes, proporcionarão um debate científico dentro da temática da ação. Um momento de interatividade entre a universidade e a comunidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Não se pode mais pensar em uma formação de professores que contemple apenas conhecimentos específicos da área escolhida. O Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para que todos os alunos dos cursos de licenciatura tenham acesso à diversos conhecimentos durante o período de formação. Dentre eles, a inclusão. Diante disso, a disciplina Seminário de Estágio, do Curso de Licenciatura em Matemática, busca proporcionar aos discentes um debate, amplo, sobre o contato com outras áreas do conhecimento, inerentes a profissão docente, que eles tiveram durante os Estágios e as Práticas. A abertura deste debate a toda comunidade possibilita troca de experiências, conhecimentos e um real entendimento do contexto escolar. Além de, propiciar uma formação continuada para os profissionais da educação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Durante a realização das atividades de Estágio e Práticas Pedagógicas os discentes, envolvidos na ação, perceberam que algumas temáticas: inclusão, empatia e metodologias ativas, precisavam ser debatidas amplamente. Buscando assim, um processo de ensino e aprendizagem mais inclusivo. Após a realização do evento, teremos a oportunidade de analisar os questionários de avaliação e afirmar, ou não, a hipótese levantada pelos discentes.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Todos os estudantes envolvidos na ação estarão participando ativamente no evento. Uns estarão debatendo sobre as metodologias ativas para o ensino, em mesa redonda. Outros estarão fazendo relatos de experiência sobre a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. Momento em que eles serão protagonistas do processo, atuando como agentes transformadores, disseminado conhecimento e experiência na área de atuação.


Impacto e Transformação Social

Ampliar a discussão sobre os processos inclusivos, em especial na educação, é de extrema importância para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio de folder digital postado nos grupos de WhasApp, rede social dos organizadores do evento, enviado via e-mail para as escolas.


Programação do Evento

Local

Canal YouTube do Curso de Matemática - UFVJM

Data

02/09/2021

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Abertura /Palestra 1 - O papel da empatia na relação professor, aluno e conhecimento. Profa. Dra. Niusarte Virgínia Pinheiro / Mesa - Olhares sobre metodologias ativas: resolução de problemas, uma experiência do estágio. Discentes: Iandra Batista Gomes Letícia Alves Chaves Vinícius Rodrigues de Oliveira / Discussão e Perguntas / Relatos de experiência - Inclusão e exclusão de alunos com necessidades educacionais Discentes: Thiago Nunes Moreira Valéria Kretli Martins / Discussão e Perguntas / Encerramento

Público-alvo

Descrição

O nosso público alvo são os professores da educação básica, em especial dos que lecionam matemática e alunos dos cursos de licenciatura. Vale destacar, que por ser um evento online, a participação não ficará restrita ao município de Teófilo Otoni.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 33 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento das atividades do evento; Organização e Divulgação do evento; Leitura das avaliações do evento; Coleta de dados nas avaliações do evento; Elaboração do relatório final do evento.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Evento online: Matemática em Foco: inclusão, empatia e metodologias ativas no ensino Neste dia acontecerão palestras, mesa redonda e relatos de experiência.