Visitante
MATEMÁTICA EM FOCO: inclusão, empatia e metodologias ativas no ensino.
Sobre a Ação
202103000142
032021 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
23/08/2021
23/09/2021
Dados do Coordenador
greyd cardoso mattos
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Formação Docente
Regional
Não
Não
Não
Fora do campus
Noite
Não
Membros
A realização do evento está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE.” Neste evento discutiremos sobre as práticas docente, para o ensino de matemática, com ênfase na inclusão, empatia e metodologias ativas.
Formação Docente - Educação Matemática - Inclusão
É sabido que a Matemática, ainda nos dias atuais, é vista com dificuldade por muitos estudantes. Fato que pode provocar desmotivação e comprometer o processo de ensino e aprendizagem, em especial dos alunos com deficiência. Diante dessa realidade, torna-se cada vez mais necessário ampliar essa discussão nos cursos de formação de professores de matemática, e estendê-la a todos os profissionais que lecionam esta disciplina.
A realização do evento está vinculada à disciplina de Seminário de Estágio, que de acordo com o PPC do curso de licenciatura em matemática “Constitui-se num ambiente de exposição de resultados, projetos de ensino desenvolvidos e materiais didáticos de apoio ao ensino que resultarem das ações executadas ao longo do PIPE.” Sendo assim, semestralmente é organizado um evento para discussão de temas ligados ao ensino de matemática, práticas pedagógicas, formação de professores, etc. Um momento em que o Curso de Licenciatura em Matemática promove discussões sobre ensino da matemática com alunos da graduação e com professores e especialistas da educação básica.
Promover a discussão sobre o ensino de matemática com foco na inclusão e empatia; Debater os principais desafios e possibilidades para esse ensino; Discutir sobre a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.
Ampliar o debate sobre o ensino de matemática inclusivo e atrativo.
Desde o início do semestre, os alunos e a professora da disciplina Seminário de Estágio estão planejando a estruturação do evento. O primeiro passo foi definir o tema, esse foi pensando de acordo com as atividades de estágio realizadas nas Escolas Campo de Estágio e nos projetos e oficinas desenvolvidos nas disciplinas práticas. Após a definição do tema iniciou-se o planejamento das atividades a serem realizadas; duração do evento; temas das palestra e relatos de experiências; público alvo e convite à palestrante. A partir do fechamento das ideias foi estabelecida a programação e iniciado o processo de registro no sistema Siexc. A culminância da ação será a realização do evento online, transmitido via YouTube. Neste evento, toda a comunidade externa, participante da ação, terá a oportunidade de interagir com os palestrantes, tanto com questionamentos, como com relatos. Contudo, após a realização do mesmo ainda teremos muito trabalho a realizar: leitura e análise das avaliações dos participantes; elaboração de relatórios, dentre outros.
Não consta na ação!
Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos na ação, terão a oportunidade de apresentar aos profissionais da educação básica e estudantes de outras instituições, os resultados de suas experiências nos estágios supervisionados, realizados nas Escolas Campo de Estágios, e das atividades práticas desenvolvidas durante o curso. Além disso, as professoras palestrantes, proporcionarão um debate científico dentro da temática da ação. Um momento de interatividade entre a universidade e a comunidade.
Não se pode mais pensar em uma formação de professores que contemple apenas conhecimentos específicos da área escolhida. O Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para que todos os alunos dos cursos de licenciatura tenham acesso à diversos conhecimentos durante o período de formação. Dentre eles, a inclusão. Diante disso, a disciplina Seminário de Estágio, do Curso de Licenciatura em Matemática, busca proporcionar aos discentes um debate, amplo, sobre o contato com outras áreas do conhecimento, inerentes a profissão docente, que eles tiveram durante os Estágios e as Práticas. A abertura deste debate a toda comunidade possibilita troca de experiências, conhecimentos e um real entendimento do contexto escolar. Além de, propiciar uma formação continuada para os profissionais da educação.
Durante a realização das atividades de Estágio e Práticas Pedagógicas os discentes, envolvidos na ação, perceberam que algumas temáticas: inclusão, empatia e metodologias ativas, precisavam ser debatidas amplamente. Buscando assim, um processo de ensino e aprendizagem mais inclusivo. Após a realização do evento, teremos a oportunidade de analisar os questionários de avaliação e afirmar, ou não, a hipótese levantada pelos discentes.
Todos os estudantes envolvidos na ação estarão participando ativamente no evento. Uns estarão debatendo sobre as metodologias ativas para o ensino, em mesa redonda. Outros estarão fazendo relatos de experiência sobre a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. Momento em que eles serão protagonistas do processo, atuando como agentes transformadores, disseminado conhecimento e experiência na área de atuação.
Ampliar a discussão sobre os processos inclusivos, em especial na educação, é de extrema importância para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A divulgação será realizada por meio de folder digital postado nos grupos de WhasApp, rede social dos organizadores do evento, enviado via e-mail para as escolas.
Programação do Evento
Canal YouTube do Curso de Matemática - UFVJM
02/09/2021
19:00
22:00
Abertura /Palestra 1 - O papel da empatia na relação professor, aluno e conhecimento. Profa. Dra. Niusarte Virgínia Pinheiro / Mesa - Olhares sobre metodologias ativas: resolução de problemas, uma experiência do estágio. Discentes: Iandra Batista Gomes Letícia Alves Chaves Vinícius Rodrigues de Oliveira / Discussão e Perguntas / Relatos de experiência - Inclusão e exclusão de alunos com necessidades educacionais Discentes: Thiago Nunes Moreira Valéria Kretli Martins / Discussão e Perguntas / Encerramento
Público-alvo
O nosso público alvo são os professores da educação básica, em especial dos que lecionam matemática e alunos dos cursos de licenciatura. Vale destacar, que por ser um evento online, a participação não ficará restrita ao município de Teófilo Otoni.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 33 h
- Tarde;
- Noite;
Planejamento das atividades do evento; Organização e Divulgação do evento; Leitura das avaliações do evento; Coleta de dados nas avaliações do evento; Elaboração do relatório final do evento.
- Noite;
Evento online: Matemática em Foco: inclusão, empatia e metodologias ativas no ensino Neste dia acontecerão palestras, mesa redonda e relatos de experiência.