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Arte Microbiológica: modelos tridimensionais
Sobre a Ação
202203001456
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/10/2025
31/12/2026
Dados do Coordenador
fabio pio dornas
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Saúde
Meio Ambiente
Espaços de ciência
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
A área microbiologia dentro do Departamento de Farmácia vem desenvolvendo projetos para o aperfeiçoamento de ensino, pesquisa e extensão. Surgiu neste fluxo, criar uma subárea de Artes e Cultura dentro da Microbiologia Clínica e Microbiologia Aplicada à Farmácia. Modelos tridimensionais educativos, mais conhecidos entre os discentes como maquetes, serão construídos para facilitar o aprendizado de discentes e também agregar em projetos de todas as natureza, de ensino, de pesquisa e extensão.
microbiologia, modelos tridimensionais, arte, ensino
O processo de ensino-aprendizagem nas últimas décadas está sendo influenciado pelos recursos tecnológicos audiovisuais na perspectiva da tridimensional associando a interatividade e conceitos aplicados a saúde clínica. Aliado a essa modernização no cotidiano, a ludicidade pode ser uma alternativa viável para suprir dificuldades encontradas na aprendizagem, pois propicia a socialização transformando aquele pensamento conservador do aluno, despertando-o para experimentar as novas tendências do aprendizado, e assim construir o seu conhecimento (PEREIRA et al., 2016). Seguindo nessa linha de raciocínio, surge a possibilidade de estudar, trabalhar, vivenciar modelos tridimensionais educativos. Em linhas gerais, segundo Duso et. al. (2013), o termo "modelização" refere-se tanto ao processo de elaborar modelos quanto ao ato de apropria-se de modelos já elaborados e aceitos. Tais autores destacam que "... a modelização abre espaço para análises, seja em relação à ciência, à Teoria de Modelos Mentais, ou ao ensino de ciências, como processo de desenvolvimento da aprendizagem." (MEIRA, M.S. 2015). A arte é um aliado do aprendizado. Deve-se fazer arte também como forma de aprender. Esses modelos tridimensionais, através da utilização de uma variedade de recursos, métodos e procedimentos, o professor pode criar uma situação que favoreça a aprendizagem, a motivação do estudante durante as aulas e, fazer o elo da dicotomia teoria-prática. Conforme Lira (2000), entre motivação e aprendizagem existe uma mútua relação; ambas se reforçam. A motivação da aprendizagem se traduz nos seguintes princípios: o êxito na aprendizagem reforça a motivação e a motivação é condição necessária, porém não suficiente para gerar a aprendizagem (GROSSI et. al.). Nesse contexto, existe a teoria construtivista, prevista nesta atividade, que propõe ao aluno que participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos (PIAGET apud SOUZA; WAZLAWIFK; HOFFMANN, 1997). O desempenho diferencial do profissional está na bagagem de conhecimento construído em sua formação, inclusive para refletir sobre quais materiais e tecnologias irão viabilizar suas idéias (GROSSI et. al.). Segundo Bunge (2013), a modelização possibilita, através do pensamento, a apreensão do real e a conversão de "elementos concretos em imagens conceituais (objetos-modelos)". Tais imagens conduzem à crescente complexidade de modelos teóricos, que se tornam cada vez mais fiéis à realidade aprendida. Tal método surgiu na área da Física, através de Arquimedes, e é utilizado até hoje nas diferentes áreas do conhecimento. (MEIRA, M.S. 2015). Este projeto possui uma interface com o ensino, a arte e a cultura. De acordo com a Resolução 26/2012 do CONSEPE, que versa sobre a Política Cultural da UFVJM, estabelece como diretriz principal da Diretoria de Cultura, em projetos a ela vinculados: "atuar no desenvolvimento e valorização da arte e cultura na UFVJM e nas diversas regiões de abrangência da Universidade". Assim, o projeto propõe ação que ampliem o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural, incentivo do desenvolvimento de projetos e programas culturais que tenham, em segundo momento, em outra ação, o público-alvo a comunidade acadêmica da UFVJM, criar espaço de discussão que possibilite que a arte e a cultura seja compreendida como área de importante conhecimento para a formação universitária.
A área microbiologia dentro do Departamento de Farmácia vem desenvolvendo projetos para o aperfeiçoamento de ensino, pesquisa e extensão. Surgiu neste fluxo, criar uma subárea de Artes e Cultura dentro da Microbiologia Clínica e Microbiologia Aplicada à Farmácia. Trabalhar com os alunos conceitos de microbiologia e fazer arte, construindo uma melhor ideia interdisciplinar entre as ciências da saúde, ciências biológicas e ciências humanas. Este projeto possui uma interface com o ensino, a arte e a cultura, que está de acordo com a Resolução 26/2012 do CONSEPE, que versa sobre a Política Cultural da UFVJM, estabelece como diretriz principal da Diretoria de Cultura, em projetos a ela vinculados: "atuar no desenvolvimento e valorização da arte e cultura na UFVJM e nas diversas regiões de abrangência da Universidade". Assim, o projeto propõe ação que ampliem o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural, incentivo do desenvolvimento de projetos e programas culturais que tenham, em segundo momento, em outra ação, o público-alvo a comunidade acadêmica da UFVJM, criar espaço de discussão que possibilite que a arte e a cultura seja compreendida como área de importante conhecimento para a formação universitária.
Principal: Fazer arte através de modelos tridimensionais microbiológicos, popularmente conhecido maquetes, como forma de incentivo às ciências humanas, dentro da área da saúde, em consoante ao aprendizado de discentes, agregando em projetos de todas as natureza, de ensino, de pesquisa e extensão, servindo de acervo de arte e cultura no Departamento de Farmácia e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de acordo com a Resolução 26/2012 do CONSEPE Secundário: 1- Fazer arte através de modelos tridimensionais microbiológicos de vírus, bactérias e fungos aplicados à saúde e ciências biológicas; 2- Estudar melhores materiais sem forma de atingir ou degradar a natureza, utilizando materiais recicláveis; 3- Proporcionar aos discentes com vocação e interesse uma interface com outras áreas de conhecimentos da grande área humanas e ciências da vida; 4- Estudar a microbiologia morfológica, conceitos estruturais e fatores de virulência de vírus, bactérias e fungos aplicados à saúde e ciências biológicas; 5- Ampliar o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural, incentivo do desenvolvimento de projetos e programas culturais seguindo a resolução 26/2012 do CONSEPE; 6- Criar espaço de discussão que possibilite que a arte e a cultura seja compreendida como área de importante conhecimento para a formação universitária seguindo a resolução 26/2012 do CONSEPE.
As principais metas coadunem com a transversalidade da cultura envolvendo a arte com um viés formativo. Sabe-se da Resolução 26/2012 do CONSEPE que, dentre outras descrições, diz sobre ampliar o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural, incentivo do desenvolvimento de projetos e programas culturais. Além disso, muito importante dizer que o projeto cria espaço de discussão que possibilite que a arte e a cultura seja compreendida como uma área de importante conhecimento para a formação universitária. Produzir arte através de modelos tridimensionais, como forma de incentivo aos alunos selecionados, gerando uma interdisciplinaridade entre conhecimentos de microbiologia, ciências biológicas, ciências ambientais, ciências da saúde e ciências humanas.
Os modelos serão produzidos principalmente por meio da utilização de materiais reciclados garrafas plásticas, arames, linhas de lã, canudos plásticos, palito de madeira (do tipo churrasco), pedaços de madeira, caixa de leite, papelão, como uma forma de conscientização da importância da reutilização para o meio ambiente. Serão também utilizados materiais disponíveis na natureza, sem gerar prejuízo ao ecossistema: folhas secas, diferentes tonalidades de cor de solo, argila, pedras e pedaços de madeira e gravetos. Não será utilizado isopor. Além de géis, tintas e massas de modelar, gesso, tesoura, giz de cera, papéis, super cola, cola quente, palito de madeira (do tipo palito de dente), rolo de papel higiênico, alfinetes, miçangas, biscuit que poderão ser adquiridos, de acordo com a condição financeira do discente e do docente orientador coordenador. Não há nenhum recurso financeiro previsto para esse projeto. Os alunos selecionados estão livres para fazer as artes dos modelos tridimensionais e serão incentivados a desenvolver artes inéditas, embora existam algumas disponíveis na literatura. Poderão ser utilizados tutoriais disponíveis na literatura e ou serem modificados para tornar esses modelos melhor adaptados e mais fácil compreensão a quem esteja fazendo a arte e aos interessados em apreciar a arte. Segue um exemplo de como desenvolver uma arte tridimensionais. PROCEDIMENTO 1 – como fazer um modelo tridimensional educativo – bactéria 1. Primeiramente, deve-se cortar com o auxílio da tesoura uma parte da garrafa pet. 2. Logo após, deve-se pintar com tinta verde a parte interna da garrafa pet. 3. Depois, deve-se adicionar pedaços de E.V.A verde em volta da garrafa com o auxílio da cola super bonder. 4. E com isso, foi será iniciado os preparos da parte interna da bactéria (DNA,ribossomos e membrana plasmática). 5. Com tudo será finalizado, foi colado na garrafa. 6. Será realizado uma cartilha com as informações da espécie de bactéria feita, apontando características estruturais e fatores de virulência. PROCEDIMENTO 2 – como fazer um modelo tridimensional educativo – vírus 1.Inicialmente será cortado em forma de diamante e círculos parte da garrafa pet, a fim de fazer a cabeça e a base do vírus. 2. Na forma de diamante foi colocado o pedaço de lã, ilustrando o DNA. 3. Logo após será colado com o auxílio da cola, os palitos de churrasco e a linha em perola, servindo de corpo do vírus. 4. Com isso será colado a cabeça e a base no palito, e logo após será colado os canudos de plástico na base. 5. Será realizado uma cartilha com as informações da espécie de vírus feita, apontando características estruturais e fatores de virulência. Outros micróbios serão desenvolvidos e todos os procedimentos serão descritos no relatório final, pois sabe-se da importância de não influenciar de forma concreta e fechada no desenvolvimento artístico e pedagógico aplicado a metodologia construtivista. Ao longo das etapas de elaboração das artes dos modelos tridimensionais, os alunos participarão de reuniões com o coordenador e discussão sobre o microrganismos associando a o conhecimento teórico microbiano e o projeto artístico proposto. Também visa um acompanhamento dos alunos com o mentor do projeto. Ao final do projeto poderá ou não haver uma etapa expositiva dos materiais confeccionados, a critério do coordenador do projeto e dos membros participantes.
BARILLI, E. C. V. C; EBECKEN, N. F. F.; CUNHA, G. G. A tecnologia de realidade virtual como recurso para formação em saúde pública à distância: uma aplicação para a aprendizagem dos procedimentos antropométrico. Ciência & Saúde Coletiva, 16(Supl. 1):1247-1256, 2011. FORSYTHE, Stephen J. Microbiologia da segurança dos alimentos. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. FRANCO, Bernadette D. Gombossy de Melo; LANDGRAF, Mariza. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2008. GROSSI, A.M; DIAS, M. G. A. Modelos Tridimensionais: recursos para a visualização espacial. A Educação Gráfica pag 131. Disponível em < MODELOS TRIDIMENSIONAIS: RECURSOS PARA A VISUALIZAÇÃO ESPACIAL | Revista Educação Gráfica (educacaografica.inf.br)> JAY, James M. Microbiologiados Alimentos. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005 Escherichia coli. Disponível em: . Acesso em:03 de abril de 2023 Escherichia coli: características, patogenicidade e prevenção. Disponível em: < https://www.christeyns.com/pt-pt/escherichia-coli-caracteristicas patogenicidade-e-prevencao/>. Acesso em: 03 de abril de 2023 MEIRA, M. S. O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Tese de doutorado, 88 p.; 30 cm; 2015. RESOLUÇÃO 26 de 19 de outubro de 2012 do CONSEPE da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Trata-se de um projeto de arte que tem uma interface com projeto de ensino, assim tem interface entre ciências humanas, ciências biológicas, ciências da saúde e ciências ambientais. E assim, a princípio não se vê uma interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade. Porém, o desenvolvimento do projeto em si não se prevê interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, porém existe uma potencialidade em realizar dialogicidade com a sociedade. Será possível, com o desenvolvimento do projeto haver uma pequena mostra ou exposição das artes, após as artes prontas, à critério do coordenador e dos alunos que vão confeccionar a arte. As artes poderão ainda ser utilizadas em eventos de UFVJM como o Vem para UFVJM e Feira de Atividades Farmacêuticas, e nessa situação poderá haver interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.
Os alunos participantes, além de estarem conectados com o mentor, deverão pesquisar sobre os microrganismos, principalmente a morfologia e fatores de virulência desses microrganismos. Além de incentivar alunos das áreas de saúde a intercambiar conhecimentos de arte com a área de ciências humanas; a estarem ligados com cores, texturas e criatividade. Outra possibilidade é trazer alunos das ciências humanas a intercambiar conhecimentos da microbiologia. Dessa forma, percebe-se uma interdisciplinaridade e interprofissionalidade dos alunos que vão executar o projeto. O projeto prevê selecionar alunos tantos das Ciências humanas, quanto das Ciências biológicas ou Ciências da Saúde.
O projeto contribui na formação dos discentes, pois serão responsáveis pela pesquisa bibliográfica, Além disso, serão utilizadas a teoria aprendida em sala de aula nas disciplinas relacionadas ao tema, como o crescimento de microrganismos. Como já descrito, as artes poderão ainda ser utilizadas em eventos de UFVJM como o Vem para UFVJM e Feira de Atividades Farmacêuticas. Porém, o desenvolvimento do projeto em si não se prevê extensão inicialmente, sendo um projeto com maior interface entre ensino, ciências humanas, ciências biológicas e ciências da saúde.
Há impactos previsíveis e outros que poderão ou não acontecer. Dentre os previsíveis, certamente tem um relação com o ensino, quando os graduandos estarão envolvidos com desenvolvimento e execução dos modelos tridimensionais através da morfologia dos microrganismos. E também criatividade através de cores e texturas a serem utilizadas para executar a arte. Certamente, aqueles interessados terão um momento para se envolver com a criatividade, tempo hoje menos comum diante de carga horária teórica de disciplinas da grade curricular dos cursos de graduação. Cabe ressaltar que os profissionais diferenciados devem ser criativos, e isso pode aguçar graduandos a partir do projeto. Ainda estarão envolvidos com a conectividade entre ciências humanas, ciências biológicas, ciências da saúde e ciências ambientais. Dentre os impactos que poderão acontecer, quem sabe um futuro artista, não necessariamente na área de modelos tridimenssionais, mas que seja um início, uma semente que possa brotar. Como descrito em outro item, o reconhecido escritor Carlos Drummond de Andrade é graduado em farmácia, e o ator hollywoodiano Rodrigo Santoro graduado em medicina são exemplos que podem fazer sentido de possíveis impactos na formação do graduando.
Historicamente sabe-se de profissionais na área de artes que foram inicialmente graduados em cursos da área de saúde, e assim, tiveram o rumo de profissão completamente trocados após a graduação. Dois grandes exemplos, dentre vários, foi o poeta escritor Carlos Drummond de Andrade graduado em farmácia imortal da Academia Mineira de Letras; e o reconhecido ator Rodrigo Santoro graduado em medicina. Sabe que pode-se ter casos similares na UFVJM e assim ter um impacto e grande transformação social. Além disso, a resolução 26/2012 do CONSEPE descreve como diretriz "atuar no desenvolvimento e valorização da arte e cultura na UFVJM e nas diversas nas regiões de abrangência da Universidade" e assim, o projeto está de acordo com essa diretriz, principalmente quando descreve como estratégia "propor ações que ampliem o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural;" reforçando o potencial impacto e transformação social. A arte e a cultura possui uma grande potência em promover a transformação social, e este projeto agrega ainda mais por incluir o conhecimento de microbiologia.
Será divulgado no instagram dos participantes e no instagram @micro.defar. Se os alunos não fizerem uso deste aplicativo será utilizado apenas o @micro.defar para divulgar. Os conteúdos produzidos neste projetos quando publicado ou postado em vídeos, fotos e/ou atividades, nos sites e nos perfis do Instagram® será registrado como marcador as hashtags #Proexc, #UFVJM e @forproexoficial, além de fazer referência aos seguintes indicadores: @proexc_ufvjm e @ufvjmoficial.
FINANCIAMENTO: Para iniciar o projeto será financiamento próprio, de acordo com a condição financeira do discente e do docente orientador coordenador. Não há nenhum recurso financeiro aprovado para esse projeto até o momento. ESTRUTURA: Os alunos poderão executar o projeto onde se sentirem mais confortáveis para a criatividade acontecer, seja em casa ou em qualquer local da UFVJM. Nas execuções, os alunos terão também o auxílio da técnica Patrícia Santos Guimarães nas dependências da UFVJM.
Público-alvo
Um número máximo de 10 alunos da UFVJM serão selecionados. Alunos que já tenham vocação com desenhos e ou artes visuais. Este número tem relação com a quantidade de alunos que o professor coordenador pode ser o mentor.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 138 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Escolher materiais, escolher o microrganismo e executar a arte
- Manhã;
- Tarde;
Alunos interessados serão selecionados para executar a proposta.
reunião e discussão com os alunos
01/11/2025
31/12/2026
- Manhã;
- Tarde;
Ao longo da execução da ação projeto de arte associado a cultura, haverá reunião e discussão com o objetivo de melhor orientar os alunos envolvidos na ação.
- Noite;
Poderá haver uma exposição mostrando os modelos tridimensionais ao final do período do projeto. A exposição, se assim, for decidido realizar será feita no Departamento de Farmácia da FCBS da UFVJM.
- Manhã;
- Tarde;
O projeto poderá e tem potencia para participar de outros eventos que estiver melhor inserido, em ações da UFVJM, como o Vem Pra UFVJM e a Feira de Atividades Farmacêuticas, eventos anuais promovidos pela UFVJM e pelo Departamento de Farmácia, respectivamente.