Detalhes da ação

ESPORTE, LAZER E CULTURA NA UFVJM: INTEGRANDO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001466

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/08/2025

Data Fim

30/09/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

fernando joaquim gripp lopes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Esporte e lazer

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

Este projeto busca a promoção de atividades esportivas, integrando comunidade acadêmica e comunidade externa. As atividades esportivas são acompanhadas de atividades de lazer e cultura, organizadas pelos estudantes para integração e promoção da saúde física e mental. A organização de Olimpíadas Universitárias é o marco inicial da proposta, com participação dos quatro campi da UFVJM, estudantes da UEMG e, de forma indireta, estudantes do ensino médio.


Palavras-chave

Esporte, saúde e integração.


Introdução

Nos últimos anos muito se fala das mídias digitais, da Inteligência Artificial e de seus benefícios para a sociedade. Contraditoriamente, este mesmo processo é dos elementos responsáveis pelo afastamento significativo de pessoas, as quais, diante das telas dedicam parte significativa de sua vida, sem sequer interagir ambientalmente e socialmente de forma direta. O esporte apresenta-se como uma atividade que vai na contracorrente deste processo de isolamento social e adoecimento físico e mental. O esporte, segundo Tubino (2010), "representa um importante espaço de convivência e de formação cidadã, na medida em que favorece a prática de valores como respeito, solidariedade e disciplina." Este projeto propõe trazer o esporte ao cotidiano universitário, com uma proposta integradora, multicampi e socialmente referenciada. Além das competições esportivas, o projeto propõe ações de lazer e cultura, valorizando as identidades regionais e a diversidade acadêmica. O marco inicial do projeto são as finais das Olimpíadas Universitárias de 2025, com atléticas estudantis e equipes de servidores de todos os campi, além da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG – Campus Diamantina). Esta e outras ações envolverão também estudantes da educação básica (ensino médio) de Diamantina, conectando estudantes, servidores e comunidade externa, contribuindo para a consolidação da UFVJM como agente de transformação social, reforçando o papel da universidade na promoção de saúde, cultura e integração comunitária.


Justificativa

Apesar da presença territorial significativa da UFVJM em Minas Gerais, há carência de iniciativas regulares que unam seus estudantes por meio de atividades esportivas e culturais. Essa ausência limita o sentimento de pertencimento institucional e reduz oportunidades de integração. Como marco inicial para esta integração a partir do esporte, este projeto traz como primeira ação a realização das Olimpíadas Universitárias de 2025. As Olimpíadas fortalecem vínculos institucionais e estimulam a permanência estudantil, ao mesmo tempo em que abrem a universidade à comunidade externa. O envolvimento com a comunidade local amplia o alcance social da iniciativa, garantindo o caráter extensionista do projeto. Segundo Bracht (1997), o esporte, ao ser apropriado pedagogicamente, torna-se um campo fértil para a construção de novas formas de sociabilidade e inclusão social. Além da dimensão esportiva e acadêmica, o projeto se promoverá a participação das escolas públicas como público espectador convidado nas finais das olimpíadas. Essa interação proporciona aos jovens estudantes da educação básica o contato com o ambiente universitário, estimulando sonhos e expectativas de acesso à educação superior. Ao mesmo tempo, promove o fortalecimento da cidadania e da cultura esportiva na região, aproximando universidade e sociedade. A participação das escolas de Diamantina como público espectador representa um importante ganho social, pois aproxima jovens da universidade, inspira trajetórias acadêmicas e esportivas, fortalece o sentimento de pertencimento à instituição pública e promove valores como respeito, disciplina e coletividade. Assim, o projeto extrapola os muros da universidade, consolidando a extensão como ferramenta de transformação social, conceito defendido por Freire (1983), que destaca a importância da interação para a construção coletiva do conhecimento. Ao abrir suas portas para a comunidade, a UFVJM reafirma sua função social de democratização do acesso ao conhecimento, estimulando jovens a reconhecerem a universidade como espaço possível e desejável para sua formação futura. A promoção de saúde, cultura e integração comunitária é um dos papéis da universidade, e este projeto busca justamente fortalecer essa função. Após a interação inicial dos estudantes de escolas locais a partir das Olimpíadas, o projeto incentivará as Atléticas a apadrinharem estudantes do ensino médio, os incluindo em atividades esportivas e culturais promovidas durante o ano. Criará, também, na comunidade acadêmica, o incentivo para a continuidade da prática esportiva, visando a participação nas competições do ano seguinte.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: Promover integração esportiva, cultural e comunitária na UFVJM e da universidade com a sociedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Promover as Olimpíadas Universitárias de 2025: a) realizar competições em modalidades coletivas e individuais, valorizando a diversidade esportiva; b) Garantir transporte, alimentação e infraestrutura para estudantes dos campi de Janaúba, Unaí e Mucuri para participação nas Olimpíadas; c) Adquirir materiais esportivos e de primeiros socorros para as competições. 2) Organizar a integração da comunidade externa com a UFVJM, através do esporte: a) incluir os estudantes da UEMG nos jogos esportivos das Olimpíadas; b) Organizar a participação e transporte de estudantes de ensino médio de Diamantina para comparecerem aos jogos semifinais e finais das Olimpíadas, como espectadores. 3) Possibilitar a continuidade de práticas esportivas integradas na Universidade e desta com a sociedade: a) Apoiar a revitalização de espaços esportivos e de lazer nos campi; b) Distribuir os materiais esportivos adquiridos para as Olimpíadas entre os campi, sob gestão da PROAAE; c) Dar continuidade na interação entre escolas e Universidade, com a campanha para que as Atléticas “apadrinhem” estudantes do ensino médio, envolvendo-os em atividades esportivas (adequadas a sua idade); d) Incentivar a preparação da comunidade acadêmica para participação nas Olimpíadas Universitárias 2026.


Metas

Meta 1: Promover as Olimpíadas Universitárias, reunindo 600 pessoas como atletas e organizadores, sendo 150 estudantes dos campi fora de sede, os quais receberão transporte e alimentação, como também estudantes da UEMG que participarão dos jogos integrando-se tal como os estudantes da UFVJM e comunidade acadêmica. Meta 2: Envolver estudantes de 04 escolas públicas como público espectador dos jogos e atividades culturais a realizarem-se durante as Olimpíadas. Meta 3: Promover a continuidade da integração e das práticas esportivas em todos os campi e na relação universidade e comunidade.


Metodologia

O projeto será desenvolvido em duas etapas: 1. Organização das olimpíadas universitárias: 1.1. Planejamento: Formação de comissão organizadora com representantes dos quatro campi, definição de regulamentos, modalidades e calendário de etapas. Conforme aponta Daolio (2004), “a participação ativa dos sujeitos no processo organizativo é fundamental para a apropriação cultural da prática esportiva”. 1.2. Execução: 1.2.1. Transporte: reserva de veículos e diárias de motoristas para transporte de estudantes dos campi (como atletas) e estudantes de escolas públicas, para envolvimento com atividades esportivas da universidade; 1.2.2. Alimentação: Planejamento e contratação de serviço de refeições para fornecimento da alimentação aos estudantes dos demais campi; 1.2.3. Realização das Olimpíadas em Diamantina nos dias 22 a 26 de outubro de 2025. 2. Promoção de atividades esportivas e integrativas continuadas nos campi e em relação com a comunidade: 2.1. Revitalização de espaços de esporte e lazer nos 04 campi; 2.2. Distribuição do material esportivo para os 04 campi; 2.3. Incentivo à continuidade das práticas esportivas para preparação para as Olimpíadas Universitárias 2026; 2.4. Incentivo às Atléticas para apadrinhamento de estudantes de ensino médio que tenham acompanhado às Olimpíadas.


Referências Bibliográficas

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. São Paulo: Cortez, 1997. DAOLIO, J. Cultura: Educação Física e Esporte. Campinas: Autores Associados, 2004. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. MARQUES, R. F. R.; ALMEIDA, M. A. B. Esporte e Sociedade: novas perspectivas. São Paulo: Cortez, 2013. TUBINO, M. J. G. Esporte, Educação e Inclusão Social. Rio de Janeiro: Shape, 2010.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto busca promover a aproximação da universidade com a comunidade externa, de duas três formas: 1) por meio da participação de escolas públicas de Diamantina como público espectador, das Olimpíadas, fortalecendo a cidadania e estimulando jovens ao ingresso no ensino superior 2) Com o acolhimento posterior de alguns destes estudantes em atividades esportivas promovidas durante o ano pelas Atléticas de todos os campi. 3) Participação da Atlética Suprema da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nas Olímpiadas, na qualidade de representante oficial e exclusiva de sua instituição, assegurando-lhe os mesmos direitos e deveres das demais atléticas inscritas, ampliando o alcance e o caráter integrador da iniciativa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A execução das olimpíadas, sua efetivação e a posterior continuidade das atividades esportivas nos quatro campi envolve estudantes de diferentes cursos, professores, técnicos e colaboradores terceirizados. Estes atuam nas Olimpíadas 2025 de forma integrada na organização, arbitragem, logística e comunicação, além de constituírem como equipe ou individualmente os atletas do evento. O posterior incentivo à continuidade da prática de esportes, através de fornecimento de equipamentos e infraestrutura – além de colocar como horizonte finalístico desta continuidade a participação e organização das Olimpiadas em 2026 –, favorece a troca de saberes entre áreas distintas, unindo perspectivas da educação física, administração, comunicação, saúde e ciências sociais em prol de um objetivo comum.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A promoção de atividades esportivas e da integração entre comunidade acadêmica, de todos os campi, e comunidade externa, além do incentivo à continuidade da prática de esportes, com fornecimento de infraestrutura e equipamentos, impacta diretamente na qualidade de vida e bem estar de cada partícipe. Além desse ganho que beneficia o desempenho dos estudantes em suas atividades de ensino e pesquisa, sendo diretamente atividades integradoras e de extensão, a organização coletiva das atividades coloca em prática o ensino de sala de aula. A articulação de ensino e extensão é explícita pela vivência prática de gestão de projetos, organização de eventos e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala na organização das atividades do projeto, destacadamente a organização das Olimpíadas Universitárias e planejamento de atividades esportivas contínuas. O projeto ainda permite a coleta de dados para análises acadêmicas (adesão estudantil, práticas esportivas, envolvimento de estudantes do ensino médio), fortalecendo o ensino-extensão


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os graduandos participam ativamente de todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução e avaliação. Ficam responsáveis também pela promoção de atividades culturais a ocorrerem paralelamente a realização das Olimpíadas, momento inicial do projeto, buscando intensificar a integração e convívio de seus partícipes. A integração é componente importantíssimo para a continuidade das atividades esportivas a realizarem-se durante todo o período de vigência do Projeto. Estas vivências promovem o desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe, comunicação, gestão e resolução de conflitos, contribuindo significativamente para sua formação acadêmica e cidadã.


Impacto e Transformação Social

O projeto extrapola os muros da universidade, fortalecendo a cultura esportiva na região, estimulando a inclusão social e promovendo a democratização do acesso ao conhecimento. Ao integrar estudantes, servidores e comunidade externa, o Projeto: “Esporte, lazer e cultura na UFVJM: Integrando universidade e sociedade” consolida a UFVJM como agente de transformação social, valorizando diversidade, respeito, solidariedade e coletividade.


Divulgação

A divulgação das ações será feita pelo Instagram do Diretório Central dos Estudante UFVJM, da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis, e no portal de notícias da UFVJM. A divulgação nas escolas públicas será realizada pelos canais de comunicação já disponíveis e utilizados para divulgação dos processos seletivos da universidade (via COPESE). Pretende-se construir também canais de divulgação em programas de rádio e páginas da mídia local, para amplo alcance da sociedade, mediante apoio da DICOM.


Público-alvo

Descrição

Direto: Estudantes da UFVJM (Diamantina, Janaúba, Unaí e Mucuri), do IFNMG e da UEMG, além de servidores da UFVJM. Indireto: Comunidade externa (associações de Diamantina e estudantes das escolas públicas e privadas locais como público espectador).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 110 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

15/09/2025 a 15/10/2025

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aquisição de Materiais Esportivos para as Olimpíadas:

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aquisição de Materiais Esportivos para distribuição posterior (via TED 15751):

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização da Participação das Escolas Públicas:

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização das Finais das Olimpíada (22 a 26/10):

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Revitalização de Espaços Esportivos e de Lazer (cia TED 15751):

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Distribuição de Materiais Esportivos: 01/11/2025 a 15/12/2025.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de atividades esportivas integradas (Comunidade Acadêmica com participação da Comunidade Externa):

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação e preparação para as Olimpíadas Universitárias 2026: