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ESPORTE, LAZER E CULTURA NA UFVJM: INTEGRANDO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE
Sobre a Ação
202203001466
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/08/2025
30/09/2026
Dados do Coordenador
fernando joaquim gripp lopes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Esporte e lazer
Estadual
Não
Não
Sim
Dentro do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto busca a promoção de atividades esportivas, integrando comunidade acadêmica e comunidade externa. As atividades esportivas são acompanhadas de atividades de lazer e cultura, organizadas pelos estudantes para integração e promoção da saúde física e mental. A organização de Olimpíadas Universitárias é o marco inicial da proposta, com participação dos quatro campi da UFVJM, estudantes da UEMG e, de forma indireta, estudantes do ensino médio.
Esporte, saúde e integração.
Nos últimos anos muito se fala das mídias digitais, da Inteligência Artificial e de seus benefícios para a sociedade. Contraditoriamente, este mesmo processo é dos elementos responsáveis pelo afastamento significativo de pessoas, as quais, diante das telas dedicam parte significativa de sua vida, sem sequer interagir ambientalmente e socialmente de forma direta. O esporte apresenta-se como uma atividade que vai na contracorrente deste processo de isolamento social e adoecimento físico e mental. O esporte, segundo Tubino (2010), "representa um importante espaço de convivência e de formação cidadã, na medida em que favorece a prática de valores como respeito, solidariedade e disciplina." Este projeto propõe trazer o esporte ao cotidiano universitário, com uma proposta integradora, multicampi e socialmente referenciada. Além das competições esportivas, o projeto propõe ações de lazer e cultura, valorizando as identidades regionais e a diversidade acadêmica. O marco inicial do projeto são as finais das Olimpíadas Universitárias de 2025, com atléticas estudantis e equipes de servidores de todos os campi, além da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG – Campus Diamantina). Esta e outras ações envolverão também estudantes da educação básica (ensino médio) de Diamantina, conectando estudantes, servidores e comunidade externa, contribuindo para a consolidação da UFVJM como agente de transformação social, reforçando o papel da universidade na promoção de saúde, cultura e integração comunitária.
Apesar da presença territorial significativa da UFVJM em Minas Gerais, há carência de iniciativas regulares que unam seus estudantes por meio de atividades esportivas e culturais. Essa ausência limita o sentimento de pertencimento institucional e reduz oportunidades de integração. Como marco inicial para esta integração a partir do esporte, este projeto traz como primeira ação a realização das Olimpíadas Universitárias de 2025. As Olimpíadas fortalecem vínculos institucionais e estimulam a permanência estudantil, ao mesmo tempo em que abrem a universidade à comunidade externa. O envolvimento com a comunidade local amplia o alcance social da iniciativa, garantindo o caráter extensionista do projeto. Segundo Bracht (1997), o esporte, ao ser apropriado pedagogicamente, torna-se um campo fértil para a construção de novas formas de sociabilidade e inclusão social. Além da dimensão esportiva e acadêmica, o projeto se promoverá a participação das escolas públicas como público espectador convidado nas finais das olimpíadas. Essa interação proporciona aos jovens estudantes da educação básica o contato com o ambiente universitário, estimulando sonhos e expectativas de acesso à educação superior. Ao mesmo tempo, promove o fortalecimento da cidadania e da cultura esportiva na região, aproximando universidade e sociedade. A participação das escolas de Diamantina como público espectador representa um importante ganho social, pois aproxima jovens da universidade, inspira trajetórias acadêmicas e esportivas, fortalece o sentimento de pertencimento à instituição pública e promove valores como respeito, disciplina e coletividade. Assim, o projeto extrapola os muros da universidade, consolidando a extensão como ferramenta de transformação social, conceito defendido por Freire (1983), que destaca a importância da interação para a construção coletiva do conhecimento. Ao abrir suas portas para a comunidade, a UFVJM reafirma sua função social de democratização do acesso ao conhecimento, estimulando jovens a reconhecerem a universidade como espaço possível e desejável para sua formação futura. A promoção de saúde, cultura e integração comunitária é um dos papéis da universidade, e este projeto busca justamente fortalecer essa função. Após a interação inicial dos estudantes de escolas locais a partir das Olimpíadas, o projeto incentivará as Atléticas a apadrinharem estudantes do ensino médio, os incluindo em atividades esportivas e culturais promovidas durante o ano. Criará, também, na comunidade acadêmica, o incentivo para a continuidade da prática esportiva, visando a participação nas competições do ano seguinte.
OBJETIVO GERAL: Promover integração esportiva, cultural e comunitária na UFVJM e da universidade com a sociedade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Promover as Olimpíadas Universitárias de 2025: a) realizar competições em modalidades coletivas e individuais, valorizando a diversidade esportiva; b) Garantir transporte, alimentação e infraestrutura para estudantes dos campi de Janaúba, Unaí e Mucuri para participação nas Olimpíadas; c) Adquirir materiais esportivos e de primeiros socorros para as competições. 2) Organizar a integração da comunidade externa com a UFVJM, através do esporte: a) incluir os estudantes da UEMG nos jogos esportivos das Olimpíadas; b) Organizar a participação e transporte de estudantes de ensino médio de Diamantina para comparecerem aos jogos semifinais e finais das Olimpíadas, como espectadores. 3) Possibilitar a continuidade de práticas esportivas integradas na Universidade e desta com a sociedade: a) Apoiar a revitalização de espaços esportivos e de lazer nos campi; b) Distribuir os materiais esportivos adquiridos para as Olimpíadas entre os campi, sob gestão da PROAAE; c) Dar continuidade na interação entre escolas e Universidade, com a campanha para que as Atléticas “apadrinhem” estudantes do ensino médio, envolvendo-os em atividades esportivas (adequadas a sua idade); d) Incentivar a preparação da comunidade acadêmica para participação nas Olimpíadas Universitárias 2026.
Meta 1: Promover as Olimpíadas Universitárias, reunindo 600 pessoas como atletas e organizadores, sendo 150 estudantes dos campi fora de sede, os quais receberão transporte e alimentação, como também estudantes da UEMG que participarão dos jogos integrando-se tal como os estudantes da UFVJM e comunidade acadêmica. Meta 2: Envolver estudantes de 04 escolas públicas como público espectador dos jogos e atividades culturais a realizarem-se durante as Olimpíadas. Meta 3: Promover a continuidade da integração e das práticas esportivas em todos os campi e na relação universidade e comunidade.
O projeto será desenvolvido em duas etapas: 1. Organização das olimpíadas universitárias: 1.1. Planejamento: Formação de comissão organizadora com representantes dos quatro campi, definição de regulamentos, modalidades e calendário de etapas. Conforme aponta Daolio (2004), “a participação ativa dos sujeitos no processo organizativo é fundamental para a apropriação cultural da prática esportiva”. 1.2. Execução: 1.2.1. Transporte: reserva de veículos e diárias de motoristas para transporte de estudantes dos campi (como atletas) e estudantes de escolas públicas, para envolvimento com atividades esportivas da universidade; 1.2.2. Alimentação: Planejamento e contratação de serviço de refeições para fornecimento da alimentação aos estudantes dos demais campi; 1.2.3. Realização das Olimpíadas em Diamantina nos dias 22 a 26 de outubro de 2025. 2. Promoção de atividades esportivas e integrativas continuadas nos campi e em relação com a comunidade: 2.1. Revitalização de espaços de esporte e lazer nos 04 campi; 2.2. Distribuição do material esportivo para os 04 campi; 2.3. Incentivo à continuidade das práticas esportivas para preparação para as Olimpíadas Universitárias 2026; 2.4. Incentivo às Atléticas para apadrinhamento de estudantes de ensino médio que tenham acompanhado às Olimpíadas.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. São Paulo: Cortez, 1997. DAOLIO, J. Cultura: Educação Física e Esporte. Campinas: Autores Associados, 2004. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. MARQUES, R. F. R.; ALMEIDA, M. A. B. Esporte e Sociedade: novas perspectivas. São Paulo: Cortez, 2013. TUBINO, M. J. G. Esporte, Educação e Inclusão Social. Rio de Janeiro: Shape, 2010.
O projeto busca promover a aproximação da universidade com a comunidade externa, de duas três formas: 1) por meio da participação de escolas públicas de Diamantina como público espectador, das Olimpíadas, fortalecendo a cidadania e estimulando jovens ao ingresso no ensino superior 2) Com o acolhimento posterior de alguns destes estudantes em atividades esportivas promovidas durante o ano pelas Atléticas de todos os campi. 3) Participação da Atlética Suprema da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nas Olímpiadas, na qualidade de representante oficial e exclusiva de sua instituição, assegurando-lhe os mesmos direitos e deveres das demais atléticas inscritas, ampliando o alcance e o caráter integrador da iniciativa.
A execução das olimpíadas, sua efetivação e a posterior continuidade das atividades esportivas nos quatro campi envolve estudantes de diferentes cursos, professores, técnicos e colaboradores terceirizados. Estes atuam nas Olimpíadas 2025 de forma integrada na organização, arbitragem, logística e comunicação, além de constituírem como equipe ou individualmente os atletas do evento. O posterior incentivo à continuidade da prática de esportes, através de fornecimento de equipamentos e infraestrutura – além de colocar como horizonte finalístico desta continuidade a participação e organização das Olimpiadas em 2026 –, favorece a troca de saberes entre áreas distintas, unindo perspectivas da educação física, administração, comunicação, saúde e ciências sociais em prol de um objetivo comum.
A promoção de atividades esportivas e da integração entre comunidade acadêmica, de todos os campi, e comunidade externa, além do incentivo à continuidade da prática de esportes, com fornecimento de infraestrutura e equipamentos, impacta diretamente na qualidade de vida e bem estar de cada partícipe. Além desse ganho que beneficia o desempenho dos estudantes em suas atividades de ensino e pesquisa, sendo diretamente atividades integradoras e de extensão, a organização coletiva das atividades coloca em prática o ensino de sala de aula. A articulação de ensino e extensão é explícita pela vivência prática de gestão de projetos, organização de eventos e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala na organização das atividades do projeto, destacadamente a organização das Olimpíadas Universitárias e planejamento de atividades esportivas contínuas. O projeto ainda permite a coleta de dados para análises acadêmicas (adesão estudantil, práticas esportivas, envolvimento de estudantes do ensino médio), fortalecendo o ensino-extensão
Os graduandos participam ativamente de todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a execução e avaliação. Ficam responsáveis também pela promoção de atividades culturais a ocorrerem paralelamente a realização das Olimpíadas, momento inicial do projeto, buscando intensificar a integração e convívio de seus partícipes. A integração é componente importantíssimo para a continuidade das atividades esportivas a realizarem-se durante todo o período de vigência do Projeto. Estas vivências promovem o desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe, comunicação, gestão e resolução de conflitos, contribuindo significativamente para sua formação acadêmica e cidadã.
O projeto extrapola os muros da universidade, fortalecendo a cultura esportiva na região, estimulando a inclusão social e promovendo a democratização do acesso ao conhecimento. Ao integrar estudantes, servidores e comunidade externa, o Projeto: “Esporte, lazer e cultura na UFVJM: Integrando universidade e sociedade” consolida a UFVJM como agente de transformação social, valorizando diversidade, respeito, solidariedade e coletividade.
A divulgação das ações será feita pelo Instagram do Diretório Central dos Estudante UFVJM, da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis, e no portal de notícias da UFVJM. A divulgação nas escolas públicas será realizada pelos canais de comunicação já disponíveis e utilizados para divulgação dos processos seletivos da universidade (via COPESE). Pretende-se construir também canais de divulgação em programas de rádio e páginas da mídia local, para amplo alcance da sociedade, mediante apoio da DICOM.
Público-alvo
Direto: Estudantes da UFVJM (Diamantina, Janaúba, Unaí e Mucuri), do IFNMG e da UEMG, além de servidores da UFVJM. Indireto: Comunidade externa (associações de Diamantina e estudantes das escolas públicas e privadas locais como público espectador).
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Teófilo Otoni - MG
Unaí - MG
Janaúba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 110 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
15/09/2025 a 15/10/2025
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Aquisição de Materiais Esportivos para as Olimpíadas:
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Aquisição de Materiais Esportivos para distribuição posterior (via TED 15751):
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Organização da Participação das Escolas Públicas:
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Realização das Finais das Olimpíada (22 a 26/10):
- Manhã;
- Tarde;
Revitalização de Espaços Esportivos e de Lazer (cia TED 15751):
- Manhã;
- Tarde;
Distribuição de Materiais Esportivos: 01/11/2025 a 15/12/2025.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Realização de atividades esportivas integradas (Comunidade Acadêmica com participação da Comunidade Externa):
- Tarde;
Avaliação e preparação para as Olimpíadas Universitárias 2026: