Visitante
Educação Nutricional em pacientes de uma clínica de gerontologia
Sobre a Ação
202203001467
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
29/09/2025
05/12/2025
Dados do Coordenador
fábio tadeu lourenço guimarães
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Terceira Idade
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Manhã
Não
Membros
Estudantes do sétimo período de Nutrição desempenharão atividades de diagnóstico e educação nutricional com usuários da clínica de gerontologia do curso de fisioterapia. A educação alimentar associada à reabilitação fisioterapêutica, surge como uma ferramenta estratégica para empoderar os idosos, seus familiares e cuidadores, fornecendo informações claras e acessíveis sobre práticas alimentares, preparando nossos alunos para a prática com a comunidade. Ação ligada à curricularização da extensão.
Gerontologia, Educação Alimentar e Nutricional, fisioterapia
O envelhecimento populacional é uma realidade global e brasileira, que impõe novos desafios para a saúde pública e para a sociedade como um todo (IBGE, 2023). Nesse contexto, a atenção à saúde do idoso deve ser integral e multiprofissional, visando não apenas a longevidade, mas também a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar. A alimentação e a nutrição assumem um papel fundamental na promoção da saúde, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis – como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, tão prevalentes nessa faixa etária – e na manutenção da capacidade funcional dos idosos (MAHAN; RAYMOND, 2021). A reabilitação fisioterapêutica, focada na recuperação de movimentos e na melhoria da funcionalidade, pode ter seus resultados potencializados quando associada a uma alimentação adequada, que forneça os nutrientes necessários para a recuperação muscular, a saúde óssea e o controle de processos inflamatórios (PEREIRA; SOUZA, 2019). Nesse sentido, a educação alimentar e nutricional surge como uma ferramenta estratégica e de baixo custo para empoderar os idosos, seus familiares e cuidadores, fornecendo informações claras e acessíveis sobre práticas alimentares saudáveis e adaptadas às suas necessidades específicas (BOOG, 2007). A promoção da autonomia alimentar, o estímulo a escolhas conscientes e a desmistificação de mitos relacionados à alimentação na terceira idade são caminhos para uma vida mais saudável e ativa, conforme preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014). Este projeto de extensão, vinculado à disciplina de Atividade Integradora VI do curso de Nutrição da UFVJM, propõe a realização de atividades de educação alimentar e nutricional com os idosos assistidos pela área de Gerontologia da clínica escola de Fisioterapia. O objetivo é criar um espaço de troca de saberes, onde os estudantes de Nutrição possam aplicar seus conhecimentos de forma prática e humanizada, e os idosos possam adquirir conhecimentos que contribuam para a melhoria de sua saúde, qualidade de vida e bem-estar, em uma perspectiva integrada e complementar ao tratamento fisioterapêutico.
O público-alvo desta ação – idosos atendidos no serviço de Gerontologia da clínica escola de Fisioterapia da UFVJM – representa um grupo de particular vulnerabilidade nutricional. Muitos apresentam condições que afetam diretamente sua capacidade funcional, como sarcopenia (perda de massa e força muscular), osteoporose, e limitações de mobilidade decorrentes de sequelas neurológicas ou traumas ortopédicos. A eficácia da reabilitação fisioterapêutica está intrinsecamente ligada ao estado nutricional do paciente. Um aporte inadequado de nutrientes, como proteínas, cálcio e vitamina D, pode comprometer a recuperação muscular, a cicatrização de tecidos e a saúde óssea, limitando os resultados do tratamento e aumentando o risco de quedas e novas lesões. Portanto, a intervenção nutricional não é apenas complementar, mas sim uma ferramenta sinérgica e indispensável para potencializar os efeitos da fisioterapia. Do ponto de vista acadêmico, este projeto se justifica por sua consonância com o tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para os discentes do curso de Nutrição, envolvidos através da disciplina de Atividade Integradora VI, a ação representa uma oportunidade ímpar de vivenciar a prática profissional em um cenário real. Permitirá traduzir o conhecimento teórico em habilidades práticas, desenvolvendo competências essenciais como a avaliação nutricional do idoso, a comunicação didática, o planejamento de atividades educativas e o trabalho em equipe multiprofissional. Esta experiência contribui para uma formação mais humanizada, crítica e comprometida com a realidade social da comunidade de Diamantina
Geral Elaborar ações de educação alimentar e nutricional para os idosos do grupo de gerontologia da clínica escola de Fisioterapia da UFVJM, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas alimentares saudáveis e adequadas para este grupo. Específicos 1) Planejar e executar encontros educativos, como rodas de conversa e oficinas, abordando temas pertinentes à saúde da pessoa idosa (alimentação para controle da hipertensão e diabetes, importância da hidratação, nutrição para saúde óssea e muscular, aproveitamento integral dos alimentos). 2) Avaliar a ingestão alimentar dos participantes do grupo por meio do Recordatório de 24 horas. 3) Desenvolver materiais de apoio visual e de fácil leitura (fôlderes, cartilhas) para reforçar as orientações e facilitar a multiplicação do conhecimento. 4) Estimular a abordagem integral à saúde do idoso, integrando os saberes da Nutrição às práticas de reabilitação fisioterapêutica. 5) Avaliar, ao final do projeto, o conhecimento adquirido pelos participantes sobre os temas abordados, a fim de mensurar a efetividade das ações. 6) Proporcionar aos discentes de Nutrição a vivência prática da educação nutricional em comunidade, desenvolvendo habilidades de comunicação e planejamento.
1) Acompanhar 29 pacientes do grupo de gerontologia da clínica escola de fisioterapia da UFVJM. 2) Aplicar o Recordatório Alimentar 24 horas em todos os participantes do grupo. 3) Produzir materiais educativos para distribuição durante as ações. 4) Realizar, reuniões de alinhamento e troca de saberes entre a equipe do projeto. 5) Promover, 4 encontros educativos em grupo (rodas de conversa/oficinas) durante o semestre letivo. 6) Aplicar um questionário simples de avaliação (pré e pós-intervenção) e verificar a efetividade da ação. 7) Promover, 4 encontros educativos em grupo (rodas de conversa/oficinas) durante o semestre letivo.
1. Tipo de Ação e Local Trata-se de um projeto de extensão universitária com abordagem qualitativa e quantitativa, a ser realizado nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM, em Diamantina-MG. 2. Público-Alvo O público será composto por idosos, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, que estejam em atendimento regular no grupo de Gerontologia da clínica escola de Fisioterapia e que aceitem participar voluntariamente das atividades propostas. 3. Período de Realização O projeto será desenvolvido entre setembro e dezembro de 2025. 4. Etapas de Execução O projeto será desenvolvido em três fases distintas e sequenciais: Fase 1: Planejamento e Diagnóstico (Setembro e Outubro de 2025) Contato Institucional e Reconhecimento: Contato inicial dos discentes da disciplina de Atividade Integradora VI com a coordenação e o espaço da clínica escola, para conhecer a estrutura e dialogar sobre as demandas específicas do público-alvo. Apresentação e Recrutamento: Apresentação da proposta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) aos idosos do grupo, realizando o convite para participação das atividades. Coleta de Dados Iniciais (Diagnóstico): Aplicação dos instrumentos de avaliação inicial com os participantes: Um questionário de conhecimento (pré-teste) sobre alimentação e nutrição. Um Recordatório Alimentar de 24 horas para caracterizar o perfil de consumo do grupo. Planejamento das Ações: Análise dos dados coletados na etapa de diagnóstico para desenvolver os materiais e planejar os temas específicos dos encontros educativos, de acordo com as necessidades identificadas. Fase 2: Intervenção Educativa (Novembro de 2025) Organização Logística: Os discentes da disciplina serão divididos em 4 subgrupos. Cada subgrupo ficará responsável por conduzir as atividades com um grupo de idosos. Execução dos Encontros: Cada subgrupo realizará 2 encontros educativos, com duração média de 60 minutos cada. As atividades serão realizadas após o atendimento regular da fisioterapia. Os encontros seguirão uma abordagem participativa, utilizando métodos como rodas de conversa, dinâmicas de grupo, oficinas práticas e exposição dialogada, utilizando os materiais desenvolvidos na fase anterior. Fase 3: Avaliação e Encerramento (Final de Novembro e Dezembro de 2025) Coleta de Dados Finais: Reaplicação do questionário de conhecimento (pós-teste) para avaliar a mudança no nível de informação dos participantes após os encontros. Análise e Discussão dos Resultados: Discussão interna dos resultados da ação (comparando o pré e o pós-teste), análise dos relatos dos participantes e das vivências dos discentes. Encerramento: Elaboração de um relatório final com os resultados e aprendizados do projeto de extensão.
BOOG, M. C. F. Educação nutricional: passado, presente e futuro. Revista de Nutrição, Campinas, v. 20, n. 5, p. 539-549, out. 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2022: Pirâmide etária. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/visualizacoes/piramide-etaria.html. Acesso em: 01 set. 2025. MAHAN, L. K.; RAYMOND, J. L. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 15. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021. PEREIRA, A. F. C.; SOUZA, R. A. A importância da nutrição na reabilitação fisioterapêutica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, ed. 05, v. 07, p. 5-18, maio 2019.
A proposta da ação extensionista está fundamentada na interação dialógica entre a universidade e a comunidade, conforme preconizado pela Política Nacional de Extensão Universitária. A ação prevê uma comunicação participativa, possibilitando a troca de experiências entre os estudantes e os participantes da ação, contribuindo para melhoria de hábitos alimentares. A interação se dará nas 3 fases do projeto, sendo: Fase 1: Planejamento e Diagnóstico (Setembro e Outubro de 2025) Apresentação e Recrutamento: Apresentação da proposta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) aos idosos do grupo, realizando o convite para participação das atividades. Coleta de Dados Iniciais (Diagnóstico), por meio de aplicação dos instrumentos de avaliação inicial com os participantes, seguido de um questionário de conhecimento (pré-teste) sobre alimentação e nutrição. Finalizando com aplicação de um Recordatório Alimentar de 24 horas para caracterizar o perfil de consumo do grupo. Planejamento das Ações: Análise dos dados coletados na etapa de diagnóstico para desenvolver os materiais e planejar os temas específicos dos encontros educativos, de acordo com as necessidades identificadas. Fase 2: Intervenção Educativa (Novembro de 2025) Organização Logística: Os discentes da disciplina serão divididos em 4 subgrupos. Cada subgrupo ficará responsável por conduzir as atividades com um grupo de idosos. Execução dos Encontros: Cada subgrupo realizará 2 encontros educativos, com duração média de 60 minutos cada. As atividades serão realizadas após o atendimento regular da fisioterapia. Os encontros seguirão uma abordagem participativa, utilizando métodos como rodas de conversa, dinâmicas de grupo, oficinas práticas e exposição dialogada, utilizando os materiais desenvolvidos na fase anterior. Fase 3: Avaliação e Encerramento (Final de Novembro e Dezembro de 2025) Coleta de Dados Finais: Reaplicação do questionário de conhecimento (pós-teste) para avaliar a mudança no nível de informação dos participantes após os encontros.
Este projeto se destaca por sua abordagem integrada, que une a prática multiprofissional à interdisciplinaridade acadêmica. A ação foi concebida para ser desenvolvida em total sinergia com o acompanhamento fisioterapêutico já realizado na clínica escola, garantindo que o cuidado nutricional e a reabilitação funcional não sejam tratados como áreas paralelas, mas como interdependentes. Essa colaboração é fortalecida por uma base teórica robusta, que articula conhecimentos de diversas disciplinas do 7° período do curso de Nutrição, resultando em uma abordagem unificada e potente, focada na saúde integral da pessoa idosa.
Ancorada nos componentes curriculares do curso de Nutrição, esta ação extensionista cria um ciclo virtuoso entre a teoria e a prática. O conhecimento adquirido em sala de aula (Ensino) é diretamente aplicado na interação com a comunidade (Extensão). Em contrapartida, as experiências e desafios vivenciados no campo geram reflexões e novas perguntas (potencial para Pesquisa) que enriquecem o debate acadêmico. Essa dinâmica não apenas aprimora a formação profissional dos estudantes, mas também fortalece o papel da universidade pública como agente de transformação social.
A formação do nutricionista neste projeto transcende a sala de aula, ao consolidar o tripé ensino-pesquisa-extensão. A base teórica, fornecida pelos componentes curriculares, é diretamente aplicada na interação com a comunidade (Ensino-Extensão). Dessa vivência prática, emergem desafios e questionamentos reais que instigam a reflexão crítica e a busca por novas respostas, nutrindo o potencial para a Pesquisa (Extensão-Pesquisa). Este ciclo completo não apenas qualifica a formação acadêmica com uma experiência engajada, mas também reforça o compromisso do futuro profissional com a sociedade.
O principal impacto social deste projeto reside no empoderamento dos idosos participantes, que, ao adquirirem conhecimento aplicado à sua realidade, tornam-se agentes ativos na gestão de sua própria saúde. Espera-se que a adoção de práticas alimentares mais saudáveis resulte na melhora do manejo de doenças crônicas e na promoção da qualidade de vida, um efeito que se estende a seus familiares e cuidadores. Essa disseminação de saberes representa uma transformação no nível local, contribuindo para a construção de uma comunidade mais consciente e saudável
A divulgação das ações será realizada durante o atendimento fisioterapêutico dos pacientes do grupo de gerontologia da clínica escola de fisioterapia da UFVJM. Esta ação está associada à curricularização da extensão.
Público-alvo
População com 60 anos ou mais, atendidas na clínica de gerontologia do curso de Fisioterapia da UFVJM.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 60 h
- Manhã;
Contato Institucional e Reconhecimento: Contato inicial dos discentes da disciplina de Atividade Integradora VI com a coordenação e o espaço da clínica escola, para conhecer a estrutura e dialogar sobre as demandas específicas do público-alvo. Apresentação e Recrutamento: Apresentação da proposta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) aos idosos do grupo, realizando o convite para participação das atividades. Coleta de Dados Iniciais (Diagnóstico): Aplicação dos instrumentos de avaliação inicial com os participantes: Um questionário de conhecimento (pré-teste) sobre alimentação e nutrição. Um Recordatório Alimentar de 24 horas para caracterizar o perfil de consumo do grupo. Planejamento das Ações: Análise dos dados coletados na etapa de diagnóstico para desenvolver os materiais e planejar os temas específicos dos encontros educativos, de acordo com as necessidades identificadas.
- Manhã;
Organização Logística: Os discentes da disciplina serão divididos em 4 subgrupos. Cada subgrupo ficará responsável por conduzir as atividades com um grupo de idosos. Execução dos Encontros: Cada subgrupo realizará 2 encontros educativos, com duração média de 60 minutos cada. As atividades serão realizadas após o atendimento regular da fisioterapia. Os encontros seguirão uma abordagem participativa, utilizando métodos como rodas de conversa, dinâmicas de grupo, oficinas práticas e exposição dialogada, utilizando os materiais desenvolvidos na fase anterior.
- Manhã;
Coleta de Dados Finais: Reaplicação do questionário de conhecimento (pós-teste) para avaliar a mudança no nível de informação dos participantes após os encontros. Análise e Discussão dos Resultados: Discussão interna dos resultados da ação (comparando o pré e o pós-teste), análise dos relatos dos participantes e das vivências dos discentes. Encerramento: Elaboração de um relatório final com os resultados e aprendizados do projeto de extensão.