Detalhes da ação

SEU BEM ESTAR EM DIA: UM GUIA PARA A SAÚDE DO IDOSO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001468

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

19/11/2025

Data Fim

20/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lucilene soares miranda

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Terceira Idade

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O envelhecimento populacional no Brasil ocorre de forma acelerada, trazendo consigo desafios relacionados à prevenção de doenças crônicas, manutenção da funcionalidade e promoção do envelhecimento saudável. Nesse contexto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) configuram-se como espaços estratégicos para o cuidado longitudinal da pessoa idosa, possibilitando ações educativas e de estímulo ao autocuidado. O presente projeto de extensão tem como objetivo desenvolver atividades educativas com idosos a


Palavras-chave

Educação em saúde; Idosos; Envelhecimento saudável; atenção primária; Prevenção de quedas.


Introdução

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e, no Brasil, tem ocorrido de forma acelerada, reformulando as características físicas, socioculturais e de saúde desse público. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que, em 2030, o número de idosos será superior ao de crianças e adolescentes, demandando maior atenção às políticas públicas de saúde (IBGE, 2023). Nesse sentido, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) assumem um papel essencial na promoção da saúde e prevenção de agravos, uma vez que esses ambientes se constituem como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitam o acompanhamento longitudinal e constante da população idosa (BRASIL, 2017). Os principais desafios enfrentados no processo de envelhecimento saudável estão associados ao controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e do diabetes mellitus do tipo 2 (DM2), condições entendidas como doenças crônicas não transmissíveis de alta prevalência entre idosos, e que representam importantes fatores de risco para complicações cardiovasculares, renais e etc (MALTA et al., 2019). Além disso, fatores associados a uma alimentação inadequada, falta de atividade física e o comprometimento gradual da funcionalidade elevam a vulnerabilidade desse grupo, contribuindo para a ocorrência de quedas, sendo esse tipo de trauma uma das principais causas de morbimortalidade e perda de autonomia na velhice (SILVA; RIBEIRO, 2021).Diante disso, ações de extensão universitária voltadas à educação em saúde configuram-se como estratégias fundamentais para potencializar, sensibilizar, orientar e estimular mudanças de comportamento. Iniciativas como essa favorecem não apenas a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, mas também incentivam o fortalecimento do vínculo comunitário, promovem o autocuidado e estimulam aspectos relacionados ao cognitivo e social, sendo fundamentais para a qualidade de vida dos idosos (FREITAS et al., 2020). Com isso, o presente projeto de extensão tem como principal proposta o desenvolvimento de ações educativas em UBS, voltadas à população idosa, residente em Diamantina e acompanhada pelo SUS, abordando temas como hipertensão, diabetes, alimentação saudável, prevenção de quedas e estímulo cognitivo. Busca-se, assim, promover um espaço de aprendizagem e convivência que favoreça a autonomia, a socialização e a valorização do envelhecimento ativo, saudável e respeitoso.


Justificativa

O processo de envelhecimento impõe desafios significativos para os sistemas de saúde, especialmente no que se refere à prevenção e ao manejo de doenças crônicas, bem como à manutenção da funcionalidade e da autonomia dos idosos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2021), o envelhecimento saudável é definido como o processo de desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice, exigindo ações integradas de promoção da saúde, prevenção de agravos e fortalecimento do apoio social. Nesse contexto, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm papel estratégico por sua capilaridade territorial e pela possibilidade de acompanhamento longitudinal e multiprofissional dos usuários. A educação em saúde, quando inserida na rotina da atenção básica, permite que o idoso se torne protagonista do seu cuidado, aumentando a adesão às práticas de autocuidado e reduzindo riscos de hospitalizações evitáveis (BRASIL, 2020). A realização de atividades educativas e interativas, como rodas de conversa e dinâmicas em grupo, estimula não apenas a aquisição de conhecimentos sobre temas relevantes à saúde do idoso, como também o fortalecimento de vínculos sociais, o bem-estar emocional e o estímulo cognitivo — aspectos fundamentais para a promoção da saúde integral e do envelhecimento ativo (FREITAS et al., 2020). Dessa forma, o presente projeto se justifica pela necessidade de desenvolver e aplicar as estratégias de promoção da saúde na atenção primária, envolvendo os idosos como sujeitos ativos no processo de envelhecimento saudável, em consonância com as diretrizes da Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa (BRASIL, 2017).


Objetivos

Objetivo Geral: Promover um espaço de educação em saúde e convivência com idosos acompanhados pela UBS, abordando hipertensão, diabetes, alimentação saudável, prevenção de quedas e estímulo cognitivo, com foco na promoção do envelhecimento saudável. Objetivos específicos: ● Incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis, com ênfase na alimentação balanceada e prática de atividade física. ● Sensibilizar sobre a importância do acompanhamento regular da hipertensão arterial e do diabetes mellitus. ● Orientar sobre medidas de prevenção de quedas no domicílio e no ambiente comunitário. ● Proporcionar vivências práticas por meio de degustação de frutas e dinâmicas de grupo. ● Estimular a cognição e o lazer dos idosos, oferecendo revistas de jogos e desenhos relacionados aos temas abordados como lembrancinhas.


Metas

Realizar um encontro com os idosos atendidos na ESF Centro para conversar sobre o envelhecimento saudável Propiciar aos discentes a elaboração e execução de uma atividade de extensão Elaborar uma revistinha de atividades sobre envelhecimento


Metodologia

Será desenvolvido pela equipe, com base na literatura científica, material educativo relacionado ao tema proposto tendo como público alvo a pessoa idosa, utilizando linguagem de fácil compreensão e adaptado à realidade do grupo, após o desenvolvimento do material os mesmos serão utilizados em uma ação de extensão presencial em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Diamantina-MG. O público-alvo será composto por idosos com idade igual ou superior a 60 anos, cadastrados e acompanhados pela equipe da UBS. Cuidadores e familiares também poderão ser convidados a participar, contribuindo para o fortalecimento do cuidado compartilhado, estima-se a participação de até 30 idosos, a depender da capacidade da UBS que a atividade será autorizada pela Comissão de Acompanhamento de Estágios em Saúde. A atividade de extensão está prevista para ocorrer no 18 de novembro de 2025, com duração aproximada de uma hora e trinta minutos. Será realizada por estudantes (Nutrição) e profissionais da área da saúde (Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia), em articulação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade, para o convite dos idosos nas suas visitas de rotina. O material educativo a ser confeccionado terá o formato de uma revista ilustrada, com linguagem acessível e recursos visuais atrativos, a fim de dialogar de maneira leve e didática com o público idoso. O conteúdo será organizado em duas partes principais. A primeira será uma história em quadrinhos que será elaborada uma narrativa curta e ilustrada, na qual personagens fictícios representarão situações do cotidiano do idoso, abordando temas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, alimentação saudável e prevenção de quedas. A construção da história terá caráter educativo, utilizando diálogos simples e ilustrações coloridas que transmitam mensagens de cuidado, prevenção e incentivo ao autocuidado. A segunda parte será a seção lúdica e interativa, que virá logo após a história em quadrinhos, serão inseridas atividades recreativas relacionadas aos temas abordados, como labirintos, caça-palavras, palavras cruzadas, desenhos para colorir e jogos de associação de imagens. Essas atividades terão como propósito estimular a cognição, a memória e a coordenação motora, além de reforçar o aprendizado de forma dinâmica e prazerosa. Para a confecção da revista, serão utilizadas plataformas digitais de design gráfico, como Canva e PowerPoint, que possibilitem a criação de layouts personalizados, a inserção de imagens e ícones gratuitos, bem como a formatação do material em arquivo digital para posterior impressão. Também poderá ser utilizado editores de texto (Word) para a revisão de conteúdo. O material final será impresso em formato de revista simples, com boa legibilidade (fonte ampliada, cores contrastantes e ilustrações atrativas), visando a acessibilidade do público-alvo idoso. A ação será organizada em cinco momentos: ● Acolhimento e integração inicial (20 minutos) ○ Apresentação da equipe; ○ Dinâmica de quebra-gelo com os participantes para criar um ambiente acolhedor e receptivo. ● Roda de conversa (50 minutos) ○ Orientações dialogadas sobre hipertensão e diabetes, com foco na prevenção e no autocuidado; ○ Discussão sobre alimentação saudável e incentivo ao consumo regular de frutas; ○ Conversa sobre prevenção de quedas, com ênfase em medidas no domicílio e no cotidiano. ● Estímulo cognitivo e entrega de materiais (10 minutos) ○ Entrega de revistas com atividades lúdicas, jogos e desenhos relacionados aos temas trabalhados como lembrancinhas personalizadas. ● Encerramento e agradecimentos (10 minutos) ○ Roda final com impressões dos participantes e reforço de mensagens sobre autocuidado. O convite aos idosos participantes será realizado com a fixação de cartaz na UBS e será solicitado o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para realizarem o convite previamente em suas visitas de rotina. A organização do espaço será em círculo, com cadeiras dispostas para facilitar a escuta ativa e a interação. Após a atividade, será realizada uma avaliação qualitativa informal por meio de perguntas abertas aos participantes sobre o que aprenderam, o que mais gostaram e sugestões para futuras ações. Essa escuta será registrada em forma de relato de experiência e poderá subsidiar a produção de um artigo ou relatório para divulgação científica e acadêmica sem a identificação do idoso.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: MS, 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. FREITAS, E. V. et al. Envelhecimento ativo e promoção da saúde: práticas e desafios no Brasil. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 23, n. 5, p. 1-12, 2020. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeções da População: Brasil e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 set. 2025. MALTA, D. C. et al. Doenças crônicas não transmissíveis e a utilização de serviços de saúde: análise da Pesquisa Nacional de Saúde no Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 53, n. 17, p. 1-12, 2019. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Década do Envelhecimento Saudável (2021–2030). Genebra: OMS, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240017900. Acesso em: 20 set. 2025. SILVA, A. P.; RIBEIRO, L. H. Quedas em idosos: fatores associados e estratégias de prevenção. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 4, p. 1389-1398, 2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O encontro ocorrera na ESF do Centro de Diamantina, com idosos pertencentes a população de Diamantina que frequentam a unidade, será realizada uma roda de conversa em que será exposto o conteúdo informativo em que os idosos poderão questionar e expor suas experiencias e tirar duvidas, após será fornecida uma revisa com jogos sobre o conteúdo exposto e ao final da atividade os idosos poderão expor sua opinião sobre o evento


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A atividade cona com a participação de 2 discentes do programa de mestrado Ensino em Saúde uma formada em Enfermagem e a oura em Fisioterapia e com discentes do curso de graduação em Nutrição, que abordarão de forma simples os conteúdos de cada área de conjuntamente propiciam um envelhecimento saudável.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Considerando que seja compromisso e missão da universidade pública socializar conhecimentos, é de extrema relevância o desenvolvimento de atividades com a comunidade externa, como é o caso dos idosos atendidos na ESF. As trocas profissionais ampliam conhecimentos relacionados à sociedade, especialmente aos extensionistas, e contara como base a utilização de informações cientificas para a elaboração da atividade. Além do mais, a atividade de extensão traz consigo, um desenvolvimento pessoal e melhor desempenho acadêmico.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes participarão de todas as etapas da proposta, desde a escrita ate o relatório final, propiciando a vivência na elaboração de materiais destinados ao publico idoso. O contato direto com a comunidade propicia ao discente a possibilidade de entender as demandas e dificuldades do grupo, nesse caso o publico idoso, propiciando ao discente vivencia na prática profissional, possibilitando a formação de profissionais humanos, com sensibilidade para entender as necessidades nas etapas do ciclo de vida, e com competência para orientar e intervir de forma adequada na população. Este evento traz como proposta a sensibilização dos acadêmicos envolvidos para estas questões, a importância do trabalho conjunto e multiprofissional no cuidado a saúde.


Impacto e Transformação Social

A capacitação dos idosos ao autocuidado e de extrema importância na manutenção da saúde, impactando de forma significativa na qualidade de vida dos mesmos e no foco de programas de atenção a saúde


Divulgação

A realização da divulgação da ação será realizada através de fixação de cartazes na ESF e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade, nas suas visitas de rotina.


Informações Complementares

.


Programação do Evento

Local

ESF - Centro

Data

03/12/2025

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

◦ Acolhimento e integração inicial ▪ Apresentação da equipe; ▪ Dinâmica de quebra-gelo com os participantes para criar um ambiente acolhedor e receptivo. ◦ Roda de conversa ▪ Orientações dialogadas sobre hipertensão e diabetes, com foco na prevenção e no autocuidado; ▪ Discussão sobre alimentação saudável e incentivo ao consumo regular de frutas; ▪ Conversa sobre prevenção de quedas, com ênfase em medidas no domicílio e no cotidiano. ◦ Estímulo cognitivo e entrega de materiais ▪ Entrega de revistas com atividades lúdicas, jogos e desenhos relacionados aos temas trabalhados◦ Encerramento e agradecimentos ▪ Roda final com impressões dos participantes e reforço de mensagens sobre autocuidado.

Público-alvo

Descrição

idosos com idade igual ou superior a 60 anos, cadastrados e acompanhados pela equipe da UBS. Cuidadores e familiares também poderão ser convidados a participar, contribuindo para o fortalecimento do cuidado compartilhado

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 64 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Após a atividade será realizada a avaliação da mesma pela equipe, pontos fortes e fracos, e será elaborado os relatórios pertinentes para a finalização da ação

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de cartazes e contato com os idosos atendidos na ESF

Carga Horária 34 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do projeto, Elaboração da revisa de atividades, elaboração dos tópicos para a roda de conversa

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Momento em que ocorrera a conversa com os idosos, possibilitando a troca de informações e experiências