Detalhes da ação

Tecnologia Diária

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000143

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

03/05/2021

Data Fim

29/10/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

claudia beatriz berti

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Tecnologia da informação

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@petestrategias
@petestrategiasufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Resumo

A pandemia intensificou o uso da tecnologia da informação, haja vista que essa foi a solução encontrada para continuar com as atividades rotineiras, mas remotamente. O fechamento das escolas por causa da pandemia trouxe à tona as imensas consequências da exclusão digital. Diante disso, o presente projeto visa promover a divulgação de dicas e informações sobre aplicativos e softwares que visam facilitar a vida dos estudantes.


Palavras-chave

Internet, Aplicativos, mobile, estudos remotos


Introdução

Durante o período de pandemia, o acesso à internet se tornou indispensável. Para continuar realizando as atividades rotineiras, como o teletrabalho e o ensino remoto, é imprescindível que se tenha um computador e uma boa conexão com a internet. Com o aumento de casos e a disseminação do vírus da COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas, dando lugar para a modalidade online, e todos os estudantes, desde os que estavam nos primeiros anos de alfabetização até aos acadêmicos tiveram que se adaptar a essa nova realidade, pois a educação a distância - EAD é a principal estratégia para adaptação às aulas presenciais. Todavia, quanto maior a vulnerabilidade socioeconômica, piores são as consequências advindas do isolamento social (RENA, 2020). Para dar prosseguimento ao ensino à distância, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) baseou as aulas remotas em resolução mensal dos plano de estudo tutorados (PETs) tendo como complementos o programa de TV “Se Liga na Educação” transmitido pela emissora Rede Minas e pelo Youtube e o aplicativo “Conexão Escola”. De acordo com relatos dos alunos da rede pública estadual, nesse modelo há bastante dificuldade de aprendizado, de adaptação da rotina escolar e também a inconsistência dos conteúdos transmitidos pela televisão e ao PET referente àquele período, sem contar que a dificuldade de acesso à internet impossibilita verificar a correção das atividade e o contato com o professor em caso de dúvidas (ROCHA, COELHO 2020).Já no ensino superior, as aulas acontecem de maneira assíncronas e síncronas, por meio de vídeos previamente gravados e videochamadas respectivamente. Mesmo antes da pandemia já existiam vários desafios educacionais das crianças e jovens, agora, com o ensino a distância, os obstáculos se tornaram ainda maiores para manter uma educação inclusiva e de qualidade (ROCHA, COELHO 2020). Sendo assim, o presente projeto visa auxiliar os alunos durante o período de pandemia, melhorando o processo de ensino, de forma que a educação em momentos de isolamento social seja mais inclusiva e seus efeitos negativos menos impactantes na formação dos estudantes.


Justificativa

A inclusão digital traz vários benefícios para o desenvolvimento social, pois inserem as pessoas em um novo cenário cultural, no qual, o modo de ser e de viver é transformado pela tecnologia principalmente pelo amplo acesso à informação, mudando hábitos de consumo, de trabalho, de comunicação e lazer (PISCHETOLA, 2016). Em um período de pandemia como o que se vive atualmente, a suspensão das aulas presenciais, exigiu que os alunos se adaptassem para continuar os estudos virtualmente, o que levou com que os índices de retenção e evasão aumentassem significativamente. Problemas de ordem econômica, emocional e sobrecarga de trabalho assolam e têm prejudicado o desempenho dos estudantes (ELIANE et al., 2020). Existem vários recursos tecnológicos para contribuir na diminuição desses incidentes. Portanto, o presente trabalho se justifica pela necessidade de divulgar meios para melhorar o dia a dia dos estudantes. Dessa forma, o presente projeto se justifica tendo em vista a importância de levar os jovens dicas e informações para o melhor aproveitamento do ensino neste atual momento.


Objetivos

Objetivo Geral: Promover a divulgação de informações e dicas sobre os principais aplicativos e softwares que tem a finalidade de facilitar a organização e o aproveitamento dos estudos neste momento de ensino remoto. Objetivos Específicos: Contribuir para a utilização dos aplicativos; Incentivar o uso de software e aplicativos para a organização da rotina; contribuir para melhora do desempenho dos alunos;


Metas

A finalidade do projeto é incentivar a utilização de aplicativos para organizar e melhorar o desempenho acadêmico, principalmente no atual momento, no qual, a maioria das atividades estão sendo feitas de forma virtual, e a principal ferramenta de trabalho têm sido os equipamentos de informática. Por fim, o projeto irá quantificar o numero de visualizações nos posts, de modo a verificar se o conteúdo foi útil para o nosso público alvo previamente definido.


Metodologia

A metodologia proposta é a seguinte: Realizar pesquisa bibliográfica acerca do tema dificuldades do ensino remoto Desenvolver um resumo com as principais orientações sobre os temas propostos. Estudar sobre as plataformas gratuitas para a criação de artes de divulgação. Criar posts com as principais informações e dicas. Fazer a publicação nas redes sociais do PET 1 vez por semana. Os indicadores de desempenho será feito por meio de uma analise quantitativa das visualizações dos posts no Instagram e Facebook, para verificar o alcance das ações. Desenvolver o relatório final. Desenvolver o artigo científico e/ou relato de experiência a partir dos resultados obtidos.


Referências Bibliográficas

WELLE, Deutsche. Montanha de Lixo eletrônico não para de crescer no mundo. Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/05/montanha- de-lixo- eletronico-nao-para-de-crescer-no-mundo.ghtml. Acessado em 19 de Abril de 2021 PISCHETOLA, Magda. Inclusão Digital na Educação:A nova cultura de sala de aula. 1° ed. Petrópolis - RJ, 2016. ALVES, Eliane Jesus et.al. Impactos da pandemia COVID 19 na vida acadêmica dos estudantes do ensino a distância na Universidade Federal de Tocantins. Revista Pan Amazônica de Comunicação. Tocantins, 2020. FORTI, Vanessa. O crescimento do lixo eletrônico e suas implicações globais. Panorama setorial da Internet. Cetic, São Paulo, 2019. Disponível em https://www.ciasc.sc.gov.br/noticias/especialista-do-ciasc-explica-sobre-seguranca- digital-na-imprensa/. Acessado em 19 de Abril de 2021


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A finalidade do projeto é incentivar a utilização de aplicativos para organizar e melhorar o desempenho acadêmico, principalmente no atual momento, no qual, a maioria das atividades estão sendo feitas de forma virtual, e a principal ferramenta de trabalho têm sido os equipamentos de informática. O projeto fará a interação dialógica com a comunidade externa de modo que os conteúdos criados e divulgados pelas redes sociais são úteis não somente para estudantes universitários, mas para todos os alunos do nível médio e técnico, haja vista que todos os discentes estão passando pelos mesmos problemas de desempenho.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto contará com o desenvolvimento de mídias digitais e sobre aplicativos para facilitar a organização, sendo essas atividades extremamente importante e relevantes nas demais disciplinas e em todo setor do mercado de trabalho.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Inicialmente será feita uma pesquisa bibliográfica mais aprofundada sobre os impactos em período de pandemia, gerando um artigo ao final do projeto. Contará também com treinamentos sobre os aplicativos escolhidos. Como objetivo principal visa-se a contribuição junto a comunidade para aumentar o desempenho dos alunos e melhorar o aproveitamento das aulas remotas. A criação e divulgação dos posts é criado pelos alunos, de modo a desenvolver um conteúdo com a linguagem apropriada para alcançar nosso público alvo. Desta forma, o projeto visa promover o ensino e a pesquisa de modo que a partir do conhecimento, os alunos participantes do projeto adquiram conhecimento e experiência, e a extensão por meio da produção divulgada nas redes sociais que abrange toda a sociedade externa. Sendo assim, o projeto propõe articulações com o ensino, a pesquisa e a extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto contará com o auxílio e participação dos alunos da UFVJM que tenham interesse em aprender sobre as principais e melhores ferramentas utilizadas durante o ensino remoto. A participação dos discentes neste projeto irá contribuir para a experiência na criação e divulgação de mídias digitais, voltadas para o público alvo específico, algo tão necessário e requisitado no mercado de trabalho. Como todas as atividades serão desenvolvidas remotamente, não é necessário que o estudante resida em Diamantina. Após a finalização do projeto, os discentes colaboradores do projeto receberão um certificado de participação..


Impacto e Transformação Social

Por fim, o projeto pretende incentivar hábitos de estudos remotos, melhorando o ambiente de estudos online. Promovendo a divulgação dessas ferramentas, contribuímos indiretamente para melhora do desempenho estudantil e o compartilhamento de conhecimento útil neste momento de Pandemia Ao final do projeto, propõe-se a produção de um artigo científico ou relato de experiência e, caso seja possível, a publicação em revistas de tecnologia e informática dos resultados obtidos.


Divulgação

A divulgação será feita através das redes sociais do PET Estratégias


Público-alvo

Descrição

Não temos um número exato de alunos, sendo o conteúdo importante para todas as esferas de ensino. Queremos alcançar com o projeto pelo menos 20 alunos, não havendo nenhuma restrição nem seleção prévia.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 260 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Fazer o levantamento dos principais aspectos que vamos abordar.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Pesquisa dos Subtópicos para as proximas postagens

Carga Horária 50 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação e divulgação dos posts nas redes sociais

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Monitoramento das postagens e registro das Estatísticas

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório Final e escrita do artigo científico e/ou relato de experiência.