Detalhes da ação

Semana De Integração do Curso de Turismo 2020.2: Turismo, Relações Étnico-Raciais e Representatividade

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000144

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

09/08/2021

Data Fim

12/08/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana flávia andrade de figueiredo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Curso de Turismo da UFVJM
@turismoufvjmoficial
Outras Redes Sociais

Grupos de Whatsapp relacionados

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

A Semana de Integração do Curso de Turismo é um evento que ocorre a cada semestre, com o objetivo de socialização entre alunos, professores, técnica, egressos, profissionais da área e a comunidade em geral. Além disso, este evento tem a proposta de discutir temas emergentes do turismo e apresentar os projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados no âmbito do curso. Conta com uma programação diversificada, incluindo palestras e oficinas.


Palavras-chave

UFVJM, Turismo, Integração, Semana


Introdução

A Semana de Integração do Curso de Turismo é um evento que ocorre a cada semestre, com o objetivo de socialização entre alunos, professores, técnica, egressos, profissionais da área e a comunidade em geral. Além disso, este evento tem a proposta de discutir temas emergentes do turismo e apresentar os projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados no âmbito do curso. Conta com uma programação diversificada, incluindo palestras e oficinas. Neste evento, em especial o tema das relações étnico-raciais irá atravessar toda a programação de forma contundente e de maneira que possa se desdobrar em diversas frentes no ensino-pesquisa-extensão que o curso desenvolve. As referências para tal ação foram especialmente os trabalhos relacionados ao tema que orienta a programação. Entre outros, estão os trabalhos da Thainá Souza Santos "O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo", da Rosiene Francisco dos Santos "Quilombo Kalunga do engenho II: Limites e possibilidades para o Turismo", da Ana Cláudia Matos "Uma escrita contra- colonialista do quilombo Mumbuca Jalapão", além dos conteúdos disponíveis na página coordenada por Guilherme Soares Dias "Afroturismo".


Justificativa

A Semana de Integração do Curso de Turismo da UFVJM foi idealizada com o intuito de promover o encontro entre discentes, docentes, técnicos e egressos do curso, além de profissionais da área e a comunidade em geral. Os motivos que levaram a realização deste evento são diversos. Primeiramente, a cada semestre o curso de Turismo da UFVJM recebe uma nova turma de estudantes vindos de diversas partes do Brasil. Nesse momento, abre-se um universo de possibilidades e oportunidades para os ingressantes, mas também de incertezas e medos. A experiência tem demonstrado que o modo como o ingressante se integra ao contexto da Universidade é fundamental para a sua permanência no ensino superior e para o seu sucesso acadêmico. Assim sendo, a Semana de Integração estimula a inserção dos novos alunos do curso de Turismo ao ambiente universitário. Além disso, ao longo do semestre são poucas as possibilidades das pessoas se informarem a respeito das pesquisas acadêmicas que foram ou estão sendo desenvolvidas no âmbito do curso de Turismo. Nesse sentido, a Semana de Integração do Curso de Turismo é um momento excelente para a socialização deste conhecimento, tanto para comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa. Além de promover a troca de conhecimentos, isso dá mais visibilidade e reconhecimento para o curso de Turismo. Do ponto de vista da formação acadêmica e profissional, a Semana de Integração do curso de Turismo contribui com a realização de várias oficinas em áreas afins, além de palestras que abordam temas emergentes do turismo. O evento oportuniza a vinda de palestrantes oriundos de diversas empresas e instituições, objetivando a exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento com a comunidade acadêmica. A Semana de Integração também permite aos participantes momentos de confraternização com inúmeras apresentações culturais antes e após a programação científica. Portanto, pode-se afirmar que a Semana de Integração do curso de Turismo é um evento muito importante para o diálogo entre a comunidade acadêmica e os atores do setor turístico. Por fim, vale ressaltar que a participação na Semana de Integração do curso de Turismo é aberta à comunidade e gratuita.


Objetivos

Objetivo Geral - Estimular espaço de trocas e acolhimento entre a comunidade interna e externa ao curso de turismo. Objetivos Específicos - Contribuir com a formação acadêmica dos discentes do curso de turismo. - Propiciar a integração entre docentes, discentes, técnicos, egressos, profissionais da área e a comunidade em geral; - Discutir temas emergentes da área de turismo; - Socializar as informações sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do curso de turismo.


Metas

1- Construir programação em parceria com os docentes e discentes do curso; 2- Desenvolver ampla divulgação interna ao curso, mas também com a diversidade da comunidade acadêmica e externa; 3- Disponibilizar formulários de presença nas atividades síncronas para estudantes e comunidade externa; 4 - Envolver a comunidade participante na avaliação do evento a partir de formulários próprios, também disponibilizados durantes os momentos síncronos.


Metodologia

Tendo em vista os limites impostos pela pandemia do COVID-19, propõe-se a realização de 03 encontros, síncronos, pensados como mesas de debate e oficina, com transmissão pelo canal do Curso "Canal Turismo ConsCiência".


Referências Bibliográficas

Referências: Além dos trabalhos da Thainá Souza Santos "O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo", da Rosiene Francisco dos Santos "Quilombo Kalunga do engenho II: Limites e possibilidades para o Turismo", da Ana Cláudia Matos "Uma escrita contra- colonialista do quilombo Mumbuca Jalapão", além dos conteúdos disponíveis na página coordenada por Guilherme Soares Dias "Afroturismo", citamos abaixo algumas das referências que orientaram a construção da programação e mediações nos debates: CARVALHO, José Jorge de Carvalho. Espetacularização e canibalização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21 (1): 39-76 (2010). SANTOS, Thainá. O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo. Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2018. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significações. 2ª ed. Brasília, Associação de Ciências e Saberes para o Etnodesenvolvimento AYÔ, 2019 SILVA, Ana Claudia Matos da. Uma Escrita Contra-Colonialista do Quilombo Mumbuca, Jalapão-TO. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Universidade de Brasília, 2019. Webnários: Mekukradjá 2020 - Não somos donos da teia da vida, apenas de um de seus fios. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=NfA-ZF5dqH4&t=1616s Trabalho em turismo: um olhar sobre o/a trabalhador/a. Webnário do Curso de Turismo UFVJM. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=sR0Ti8PPTZM Turismo em Territórios Ancestrais. Webnário do Curso de Turismo UFVJM. Link de Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=scRoZWTgchU&t=305s


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação entre comunidade acadêmica com a sociedade se dará pela participação da comunidade externa de forma simultânea com nossos estudantes, nos momentos de atividades síncronas, em que a oportunidade dos debates e trocas de experiência serão potencializados.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Como o evento será ofertado de forma remota e aberta à comunidade externa e alunos de diferentes cursos e campos do conhecimento, defendemos que a interdisciplinaridade é alicerce da presente proposta. A presença de múltiplas trajetórias (traçadas pelos convidados) e de um público diverso também potencializa uma formação profissional mais integral pautada na interprofissionalidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A oportunidade de tomar contato com trajetórias profissionais diversas proporciona um impacto na formação do estudante, especialmente sobre formas de sentir e agir profissional mais complexas, ou seja, que não fragmenta na sua ação o próprio ser humano e o mundo que o cerca.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O evento que aqui propomos amplia significativamente o espectro de temas, epistemes e práticas profissionais acessíveis. Além disso, proporciona o estreitamento do diálogo entre universidade, docentes, discentes, comunidade externa e experiências no campo do turismo diversas. Para o discente participante da equipe organizadora, o impacto é maior por sua atuação direta na construção dos debates e reflexões necessárias para o apoio aos relatórios finais.


Impacto e Transformação Social

Com os encontros que serão proporcionados pelo evento, defendemos que tais momentos se desdobram numa formação profissional mais humanizada e não utilitarista o que tem um impacto direto sobre a atuação do profissional em turismo em seu papel no envolvimento e transformação social.


Divulgação

A divulgação será realizada através dos canais institucionais. O canal do curso no Youtube: Canal Turismo ConsCiência, email, grupos de whatsapp, portal da universidade, email institucional, comunicação com colegas de outras universidades para divulgação entre seus alunos e docentes.


Informações Complementares

Os municípios que estão destacados na ação são apenas parte do que o evento poderá alcançar. Esperamos, inclusive, participação de pessoas de outros estados.


Programação do Evento

Local

O evento se dará de forma remota no canal do Curso de Turismo da UFVJM: Turismo ConsCiência

Data

09/08/2021

Horário de Início

15:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Apresentação de Experiências de Intercâmbio e Projetos por discentes do Curso de Turismo.

Local

O evento se dará de forma remota no canal do Curso de Turismo da UFVJM: Turismo ConsCiência

Data

10/08/2021

Horário de Início

19:00

Horário de Término

21:00


Descrição

19h: Abertura com a Direção da FIH e Coordenação do Curso de Turismo Mesa Redonda com o Tema: A formação profissional em Turismo com representantes da ABBTUR e do Fórum Nacional de Coordenadores em Turismo Mediação: Professor Hebert Canela

Local

O evento se dará de forma remota no canal do Curso de Turismo da UFVJM: Turismo ConsCiência

Data

11/08/2021

Horário de Início

19:00

Horário de Término

21:00


Descrição

19h: Abertura com intervenção cultural e apresentação do convidado pelo professor Hebert Canela 19h10: Oficina Afroturismo

Local

O evento se dará de forma remota no canal do Curso de Turismo da UFVJM: Turismo ConsCiência

Data

12/08/2021

Horário de Início

19:00

Horário de Término

21:00


Descrição

19h: Abertura com apresentação da mesa pela professora Ana Flávia Figueiredo Tema da Mesa: “Enegrecendo o Turismo” Com Thainá Santos e Rosiane Cavalcante Mediação: Professor Alan Nascimento Encerramento com programação cultural a partir das 21h

Público-alvo

Descrição

Público Alvo direto: estudantes, graduandos e pós graduandos da UFVJM

Descrição

Estudantes e profissionais do setor do turismo

Descrição

Docentes do Curso de Turismo da UFVJM

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Serro - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Datas - MG

Município

Itinga - MG

Município

Minas Novas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 29 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões da Comissão para Planejamento e Organização do Evento

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Registro no Siexc do Evento pela Coordenadora da Ação e Presidente da Comissão instituída pela portaria PORTARIA/FIH Nº 72, DE 12 DE JULHO DE 2021.

Carga Horária 9 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Operacionalização virtual e presença nos debates em cada etapa de realização efetiva do evento

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Revisão das gravações e construção dos relatórios finais para apresentação à Proexc