Visitante
Consultoria em Gestão: uma jornada de aprendizagem e impactos regionais
Sobre a Ação
202203001484
032022 - Ações
Prestação de Serviço
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
20/10/2025
20/09/2026
202104000202 - Laboratório de Gestão Integrada do Curso de Administração e Departamento de Administração da FACSAE (UFVJM-Campus Mucuri)
Dados do Coordenador
naldeir dos santos vieira
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Trabalho
Tecnologia e Produção
Desenvolvimento regional
Regional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto busca possibilitar consultoria em Gestão para organizações dos setores público e privado do Vale do Mucuri. Visa facilitar a construção de conhecimentos em administração para o aprimoramento da eficácia e da eficiência em processos administrativos, planejamentos estratégicos, gestão de recursos humanos, marketing, gerenciamento de projetos e gestão financeira. Por outro lado, busca oportunizar experiências práticas de gestão para discentes dos cursos de graduação da FACSAE.
Consultoria Organizacional. Extensão Universitária. Aprendizagem Organizacional.
Este projeto tem como o objetivo o aprimoramento da gestão de organizações públicas e privadas sediadas no Vale do Mucuri (MG). Além disso, proporcionar aos estudantes dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) espaços empíricos para a aprendizagem no mercado de trabalho (com o intermédio de docentes e profissionais da área). Tal objetivo esta alinhado a busca de amplificação de atividades de extensão junto à comunidade, conforme Bittencourt (2024) e Oliveira Jr. e Bortolocci Espejo (2024). É de suma importância as interligações entre as empresas e a Universidade (UFVJM), mediante pesquisas que buscam adquirir conhecimentos que podem subsidiar processos decisórios e solucionar problemas recorrentes, com impactos diretos na melhoria de processos organizacionais. Outrossim, iniciando novas parcerias entre as Organizações e a Instituição de Ensino, também podem ser efetuadas melhorias na gestão de Organizações da Sociedade Sem Fins Lucrativos (OSCs) e na avaliação e implementação de políticas públicas. Com esta proposta em execução, a princípio, será fornecido diversos tipos de consultorias a organizações locais, via atução dos alunos, sob supervisão de porfessores. A consultoria externa, que “está fora da empresa e de seu sistema, estando sujeito a normas, procedimentos, relações e valores definidos em contrato especialmente estabelecido para a realização de determinados trabalhos, precisando responder a questões específicas e proporcionar meios para o alcance de resultados ali descritos”. Em Síntese, todas as atividades serão realizadas por discentes e intermédio dos docentes, através do espaço do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Regional (NEGED), sendo auxiliado com as estruturas da UFVJM para as atividades, espaços de estudos, como biblioteca e salas, para pesquisas e ensaios sobre as problemáticas. Deste modo, concretizando cada vez mais as habilidades desenvolvidas no curso de Graduação da FACSAE.
As organizações da região do Vale do Mucuri (MG) carecem de iniciativas que envolvam contribuições teóricas desenvolvidas em sala de aula, que possibilitem maior aproximação entre a teoria e a prática. Além disso, é possível identificar um déficit de profissionais com capacidade de atuação estratégica no mercado de trabalho. “Na região há um alto índice de analfabetismo, ocasionado por diversos fatores, tais como a falta de ações do Estado, as condições socioeconômicas que dificultam o acesso à educação, entre outros. O analfabetismo pode ser considerado um dos limitadores de oportunidades profissionais e de inclusão social, influenciando diretamente na melhoria da qualidade de vida. A proporção de pobres no Território Mucuri é de 53,91%, e a de pessoas consideradas ‘extremamente pobres’ é de 25,82%. Já a renda per capita observada no Território Mucuri é de R$ 432,95, correspondendo ao quarto pior índice do Estado, atrás apenas do Médio e Baixo Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha e Norte, considerando dados de 2010” (MDA, 2016). Desse modo, um dos pontos almejados pelo projeto, a título de exemplo, são as melhorias das “condições socioeconômicas” da região, tendo em vista que a capacitação de gestores pode ocasionar a melhoria de empresas e promover a empregabilidade. Outro ponto, é o estímulo à mudança de comportamento de gestores locais, incentivando a implementação de novas ideias que serão divulgadas na região. Atualmente, por exemplo, segundo o site de pesquisa Observatório Setorial Territorial, em Junho de 2025, a cidade de Teófilo Otoni tem 16.421 empresas. Mas nenhuma instituição oferece suporte de gestão empresarial (projetos, ideias, melhorias propriamente ditas) gratuita. Outro aspecto importante são as receitas brutas no valor de R$ 56.825.122,29, a partir de uma média feita, no âmbito econômico do Vale do Mucuri com as seguintes cidades: Águas Formosas, Ataleia, Bertópolis, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Franciscópolis, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Ladainha, Machacalis, Malacacheta, Nanuque, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde De Minas, Pavão, Poté, Santa Helena de Minas, Setubinha, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni e Umburatiba, com dados adquiridos pelo Site do IBGE entre os anos de 2022 a 2024. Logo, se em cada cidade for desenvolvido 3 ou mais projetos, impactando nos resultados das receitas das 22 cidades (ou nos seus respectivos municípios) poderemos ter resultados positivos, porque também, todo o sistema econômico de qualquer cidade depende das empresas que as constituem, como principais atores desse sistema. Por fim, esse projeto é um dos passos embrionários para, posteriormente, ser criada a Empresa Júnior de discentes dos cursos da FACSAE, que dará continuidade às atividades de consultoria empresarial na região.
O objetivo principal deste projeto é possibilitar é aprimorar a gestão das organizações públicas e privadas sediadas no Vale do Mucuri (MG). Assim, busca promover conhecimentos em administração para o aprimoramento da eficácia e eficiência em processos administrativos, planejamentos estratégicos, gestão de recursos humanos, marketing, gerenciamento de projetos e/ou gestão financeira das organizações citadas. Por outro lado, busca oportunizar experiências práticas de gestão a alunos dos cursos de graduação da FACSAE, especialmente os matriculados nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Como objetivo específico, pretende: - Aprimorar uma metodologia de intervenção junto a organizações do Vale do Mucuri, buscando nelas busca promover conhecimentos em administração para o aprimoramento da eficácia e eficiência em processos administrativos, planejamentos estratégicos, gestão de recursos humanos, marketing, gerenciamento de projetos e/ou gestão financeira. - Possibilitar consultoria em Gestão a pelo menos 3 organizações localizadas no Vale do Mucuri; - Envolver pelo menos 10 alunos do curso de graduação da Facsae em atividades de consultoria em Gestão a organizações localizadas no Vale do Mucuri.
• Desenvolver uma metodologia própria para atividades de consultoria voltadas para organizações da região do Vale do Mucuri no peíodo de um ano. • Estabelecer parcerias para a realização de trabalhos de consultorias gratuitas em gestão a, no mínimo, três organizações sediadas no Vale do Mucuri (MG), em um ano, promovendo conhecimentos em administração para o aprimoramento da eficácia e eficiência em processos administrativos, planejamentos estratégicos, gestão de recursos humanos, marketing, gerenciamento de projetos e/ou gestão financeira destas organizações. • Capacitar no mínimo 12 alunos envolvidos no projeto em metodologias de intervenção organizacional nos seis primeiros meses do projeto. • Envolver pelo menos 10 alunos do curso de graduação da Facsae em atividades de consultoria em Gestão a organizações localizadas no Vale do Mucuri, em um ano, oportunizando experiências práticas de gestão a estes alunos.
A metodologia que será adotada seguirá as etapas previstas para práticas de intervenção que visam resultados sustentáveis a longo prazo. Primeiramente, os estudantes envolvidos passarão por capacitação em posturas e processos de intervenção organizacional. Posteriormente, a equipe entrará em contato com organizações locais para divulgar as atividades previstas no projeto. Diante do interesse das organizações por alguma assessoria prevista no escopo do projeto, a equipe buscará conhecer a organização por meio de uma visita ou reunião online. Caso haja interesse mútuo para o desenvolvimento das atividades, será assinado, entre as duas partes, um Termo de Sigilo e Confidencialidade, assegurando a integridade das informações das instituições. Dentre as atividades previstas no processo de assessoria, ocorrerá um diagnóstico, por meio de levantamento e análise de informações da organização, que contribuirão para o plano de intervenção. É a partir deste diagnóstico que serão identificadas as atividades prioritárias a serem desenvolvidas, que podem envolver: planejamento estratégico, análise de mercado, aperfeiçoamento de gestão de projetos e de recursos humanos, gestão de serviços, dentre outros. Elaborado o plano de intervenção, com definição de atividades prioritárias e cronograma adequado à realidade de cada organização, dar-se-á início à implementação do plano. O plano será elaborado pelos alunos envolvidos, com o auxílio de um docente ou profissional da área, a partir do estudo das melhores formas e meios para a conclusão do projeto, seja por bases científicas, métricas, softwares, programas ou projetando distintas metodologias de abordagem. Todavia, sempre com intuito ético, coeso e profissional, visando à eficácia e à eficiência. Por fim, ocorrerá o acompanhamento do feedback, com o levantamento de informações sobre os retornos da aplicação da proposta, analisando se está dando certo ou não, com comparação a dados passados, que servirão como um norte para a avaliação. Do mesmo modo, e adicionalmente, serão implantados indicadores de avaliação.
Bittencourt, Luciana Gonzaga. A extensão universitária, comunicação e mobilização social: experiência de um projeto de extensão para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. Escritas do Tempo, v. 5 i.13, 2024. DOI: 10.47694/issn.2674-7758.v5.i13.2024.2544. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: um novo papel dos recursos humanos nas organizações, Barueri, SP, Manole, 2014. CROCCO, L. GUTTMANN, E. Consultoria Empresarial, São Paulo: Saraiva, 2005. GREENBAUM, T. L. Manual do consultor. Rio de Janeiro: LTC, 1991. KUBR, M. Consultoria, um guia para a profissão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Base de informações municipais. Censo Demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: 8 de abr. de 2020. MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Relatório final, analítico e propositivo dos Estudos e Planos realizados para o Território Vale do Mucuri – MG. Minas Gerais: Rede Nacional de Colaboradores. 2005. Sistema de Informações Territoriais. Perfil Territorial Alto Jequitinhonha. 2015. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/caderno/caderno_territorial_005_Alto%20Jeq uitinhonha%20 %20MG.pdf >. Acesso em: 01 de jul. 2020. Oliveira Jr., Oseias Freitas de; Bortolocci Espejo, Márcia Maria dos Santos. Extensão Universitária: Uma Análise do Estado da Arte Sobre A Relação Entre Universidade e Sociedade Visando a Inclusão Social. Revista Administração: Ensino e Pesquisa, v.25 n.2, 2024. DOI: 10.13058/raep.2024.v25n2.2425. WEINBERG, G. M. Consultoria: o segredo do sucesso. São Paulo: McGraw Hill, 1990.
Em todas as atividades está previsto o contato direto com a sociedade externa. O próprio escopo do projeto prevê interação entre os discentes (interventores) e organizações locais, sejam elas privadas ou públicas (organizações parceiras). A comunicação direta será realizada por meios digitais, palestras, eventos ou workshops. O diálogo acontecerá voluntariamente, porque, após as atividades e seus êxitos, a divulgação será espontânea.
O projeto envolverá alunos dos cursos da FACSAE, principalmente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, seguindo a disponibilidade de cada aluno ou docente, articulando cada área do saber e profissional. Também será utilizada uma abordagem metodológica que busca a integração de teorias, instrumentos e fórmulas de ação científica de diferentes disciplinas, dos variados cursos, de modo a promover uma visão mais crítica e completa dos temas, permitindo que os alunos conectem conhecimentos de diversas áreas. Além disso, considera o objeto de estudo como algo sistêmico, integrando conceitos e teorias para solucionar problemas. Essa prática é essencial para melhorar o aprendizado.
Em contexto educacional, toda a iniciativa contribuirá para o ensino, porque todas as atividades exigirão constantes estudos, revisões bibliográficas e novas ideias nos âmbitos da sala de aula. A pesquisa será constante, uma vez que haverá dependência da pesquisa para a construção dos projetos de intervenção, análises de dados empresariais e busca por novas ideias ou meios de melhoria. A extensão já se estrutura em todo o projeto, sendo o objeto de investigação e intervenção junto a organizações locais, mobilizando novas formas de integração com a comunidade.
O conjunto de atividades proporcionará aos discentes a experiência e a oportunidade de exercer atividades práticas de gestão, estabelecer conexões com a diversidade de setores no mercado de trabalho, desenvolver atividades que contribuirão para o enriquecimento profissional e pessoal, obter noções de mercado de trabalho e aprender a analisar situações que exigem capacidade cognitiva, inteligência emocional, proatividade, pensamento crítico e analítico. Por fim, contribuirá para a construção de um currículo profissional e de uma formação acadêmica alicerçada em fundamentos profissionais assertivos.
Diante de todo o contexto, o projeto promoverá uma profunda transformação social nos discentes, ao possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando uma vivência real com desafios enfrentados por organizações públicas e privadas, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades técnicas e comportamentais fundamentais para a formação profissional e cidadã. Esse tipo de experiência favorece o raciocínio crítico, a tomada de decisões e o trabalho em equipe. Além disso, estimula a empatia e a responsabilidade social ao lidar com diferentes contextos, realidades e estruturas sociais. Ademais, os estudantes ampliarão a sua visão de mundo, compreendendo a importância do seu papel como agentes de transformação e fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A participação ativa em projetos dessa natureza também contribui para o aumento da autoestima, da autonomia e da motivação pessoal, uma vez que os alunos percebem o impacto positivo de sua atuação na comunidade local. Dessa forma, o projeto de extensão se consolida como um espaço de aprendizagem significativa que integra teoria e prática, promovendo o engajamento social e preparando os estudantes para uma atuação ética e comprometida com a sociedade. Por outro lado, as organizações locais poderão, via consultoria, aperfeiçoar seus processos operacionais e de gestão, obtendo melhores resultados e fornecendo produtos e serviços com melhor qualidade à população local.
Rádios locais ou Site da UFVJM: https://portal.ufvjm.edu.br / Instagram: https://www.instagram.com/ufvjm.facsae
Público-alvo
Discentes da graduação em Administração ou Ciências Contábeis, docentes, profissionais da área e comunidade acadêmica em geral.
Organizações públicas ou privadas do Vale do Mucuri interessadas em receber consultoria em gestão, ou atividades específicas previstas no escopo do projeto.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Padre Paraíso - MG
Nanuque - MG
Carlos Chagas - MG
Águas Formosas - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 164 h
- Noite;
Capacitação da equipe do projeto em tecnicas e postura de intervenção.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Divulgação do projeto junto à comunidade e organizações locais.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Atividades de diagnóstico e intervenção junto a organizações beneficiadas pela ação.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Realizar ajustes no projeto, conforme alterações na composição de equipes e demandas do público-alvo envolvido.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração de metodologia de intervenção junto ao públlico-alvo.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Avaliação das atividades desenvolvidas e ajustes na metodologia de intervenção junto ao público-alvo.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração do relatorio final das atividades desenvolvidas e resultados alcançados.