Visitante
ATENÇÃO VETERINÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA UFVJM: ATENDIMENTOS CLÍNICOS A ANIMAIS
Sobre a Ação
202203001488
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
21/10/2025
20/10/2026
202104000152 - Assistência clínico, reprodutiva, cirúrgica e controle de enfermidades em animais domésticos
Dados do Coordenador
luana de sousa ribeiro
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Saúde
Educação
Saúde animal
Local
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
O projeto visa a oferta de atendimentos clínicos a cães e gatos em situação de vulnerabilidade, promovendo a formação prática de estudantes e a capacitação de profissionais em medicina veterinária, além de fortalecer a saúde pública. Além disso, o suporte técnico especializado a médicos veterinários de grandes e pequenos animais da cidade de Unaí e da Fazenda Experimental Santa Paula (FESP)
Animais comunitários; Animais domésticos; Saúde pública; Medicina Veterinária
As clínicas e hospitais veterinários universitários desempenham papel central na formação prática de estudantes de medicina veterinária. São nesses ambientes que se consolida o processo de aprendizagem clínica, permitindo aos discentes o contato com uma variedade de casos e o desenvolvimento de competências técnicas, raciocínio clínico e conduta profissional. O ensino clínico favorece não apenas o domínio técnico, mas também o engajamento, a empatia e a capacidade de tomada de decisão. A exposição direta a cenários reais fortalece habilidades interpessoais e o senso de responsabilidade social, atributos fundamentais à formação de um profissional ético e comprometido (SCHIAVONE et al., 2021). Ao mesmo tempo, é crescente o reconhecimento do papel do médico-veterinário no contexto da saúde única, que compreende a inter-relação entre saúde humana, animal e ambiental (PFUETZENREITER et al., 2004). A urbanização acelerada e a alta densidade de animais domésticos e errantes têm intensificado os riscos de transmissão de zoonoses (DOBIGNY & MORAND, 2022). Mesmo pessoas sem animais estão expostas a esses agentes, considerando a circulação constante de cães e gatos errantes em áreas urbanas e a presença de espécies silvestres adaptadas ao meio urbano (DEPLAZES et al., 2011). A cidade de Unaí/MG reflete esse panorama, com uma população expressiva de animais errantes e comunitários, sobretudo em áreas públicas e institucionais, como a penitenciária local e o próprio campus universitário. A ausência de serviços veterinários acessíveis, especialmente para tutores em situação de vulnerabilidade econômica, agrava o problema e limita ações preventivas mais amplas. Iniciativas de atendimento veterinário gratuito ou a baixo custo são fundamentais para garantir a saúde dos animais e o vínculo com seus tutores, sobretudo em comunidades que enfrentam barreiras financeiras (KOGAN et al., 2021). Nesse contexto, os atendimentos também promovem a oportunidade de conscientização dos tutores, com orientações práticas sobre higiene, vacinação, vermifugação e guarda responsável. A inclusão de ações preventivas contribui para reduzir a ocorrência de doenças e ampliar o alcance da saúde pública com a promoção de mudanças de comportamento e prevenção de agravos coletivos (BUSS et al., 2020). Além disso, a medicina preventiva é menos onerosa do que a curativa e possui impacto social significativo, ao favorecer o bem-estar coletivo e a sustentabilidade dos sistemas de saúde (OMS, 2010). Além do atendimento assistencial, destaca-se a necessidade de programas de educação continuada para estudantes e médicos-veterinários atuantes. Em municípios como Unaí, observa-se uma escassez de profissionais especializados. É comum a necessidade de deslocamento do paciente ou do médico-veterinário para atendimentos esporádicos, o que dificulta o acompanhamento dos casos e limita a atualização local contínua. Essa realidade reforça a importância de formar profissionais veterinários qualificados, capazes de promover a saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente, alinhados às demandas sociais em constante transformação. Nesse sentido, a colaboração entre a academia e profissionais de campo é fundamental para garantir práticas atualizadas e elevar os padrões de atendimento (AAVMC, 2020). Diante disso, parte-se da hipótese de que um projeto extensionista que integre atendimentos clínicos e ações educativas poderá promover melhorias significativas na formação discente, no bem-estar animal e no controle de zoonoses. Além disso, espera-se que a iniciativa contribua para o fortalecimento da rede de atenção veterinária no município.
A cidade de Unaí apresenta significativa presença de animais comunitários, frequentemente cuidados em espaços institucionais como a penitenciária local, prédios públicos e ambientes universitários. Estes animais, apesar de contarem com o afeto e cuidados básicos da comunidade, raramente têm acesso adequado a atendimento veterinário. A inexistência de um serviço gratuito institucionalizado compromete o bem-estar desses animais e representa risco à saúde pública, considerando o potencial de disseminação de zoonoses. Além disso, o projeto contempla a realização de cursos, oficinas e palestras voltados à capacitação de estudantes e profissionais da medicina veterinária. Essas ações promovem a difusão do conhecimento técnico-científico e ampliam o alcance social e formativo da proposta. Já os atendimentos em parceria com as clínicas privadas parceiras possibilitam vivências práticas diversificadas e o intercâmbio entre a academia e os profissionais em atividade no mercado, fortalecendo a integração entre ensino e comunidade. A realidade atual do curso de Medicina Veterinária da UFVJM revela limitações no acesso dos estudantes à prática clínica, especialmente em função da carga horária e da distância dos centros urbanos, o que dificulta o estágio regular em clínicas privadas. Nesse contexto, o consultório veterinário universitário surge como um ambiente essencial para o aprendizado, permitindo que os discentes enfrentem situações reais, aprimorem suas habilidades técnicas e desenvolvam postura ética e responsabilidade profissional. Além disso, ao integrar o registro sistemático das informações clínicas e sociodemográficas obtidas durante os atendimentos, o projeto amplia seu impacto ao gerar dados valiosos para pesquisas aplicadas. Assim, a proposta não apenas fortalece o processo formativo, mas também contribui diretamente para o avanço do conhecimento científico e para o compromisso social da universidade por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
2.1. Objetivo geral Promover assistência médico-veterinária qualificada à comunidade de Unaí, aliada à promoção da formação teórico-prática de estudantes e a capacitação de profissionais em medicina veterinária. 2.2. Objetivos específicos - Oferecer atendimentos clínicos a cães e gatos em situação de vulnerabilidade, incluindo animais comunitários e da comunidade acadêmica, promovendo o bem-estar animal e a saúde pública; - Proporcionar formação prática supervisionada aos estudantes, com foco no desenvolvimento de competências técnicas, éticas e comunicativas no atendimento a pequenos animais; - Realizar ações educativas com tutores e responsáveis pelos animais atendidos, abordando temas como guarda responsável, prevenção de zoonoses e cuidados básicos em saúde animal; - Prestar suporte especializado a médicos veterinários generalistas de grande e pequeno porte; - Fomentar a integração entre ensino, extensão e pesquisa, por meio da colheita e análise de dados oriundos dos atendimentos e atividades educativas, contribuindo para a produção científica.
As metas foram estabelecidas de acordo com os objetivos propostos para promover a assistência médico-veterinária, a formação prática de estudantes e a capacitação profissional, com foco em cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade e animais comunitários, no município de Unaí do estado de Minas Gerais. Meta 1: Realização de atendimentos clínicos veterinários em cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade e animais comunitários. Quantidade: 400 atendimentos. Indicadores: Espera-se que, no mínimo, 80% dos atendimentos concluídos, devidamente registrados nos prontuários clínicos, demonstrem a resolução da queixa principal ou uma melhora clinicamente significativa do estado de saúde e bem-estar do animal, conforme avaliação do médico-veterinário supervisor. Meta 2: Envolvimento de estudantes de Medicina Veterinária nas atividades práticas supervisionadas do projeto. Quantidade: 10 estudantes. Indicadores: Espera-se que 100% dos estudantes de Medicina Veterinária envolvidos concluam sua participação com avaliação satisfatória por parte dos docentes/supervisores, evidenciando o desenvolvimento das competências técnicas, éticas e comunicativas no atendimento a pequenos animais. Meta 3: Alcance de tutores e responsáveis por animais comunitários e domésticos com ações educativas e de conscientização. Quantidade: 400 tutores. Indicadores: Espera-se que, no mínimo, 75% dos tutores participantes demonstrem, por meio de feedback qualitativo, a compreensão e a intenção de adoção de práticas recomendadas sobre guarda responsável, prevenção de zoonoses e cuidados básicos em saúde animal. Meta 4: Suporte especializado a médicos veterinários generalistas Quantidade: 50 atendimentos Indicadores: Espera-se que, no mínimo, 80% dos atendimentos concluídos, devidamente registrados nos prontuários clínicos, demonstrem a resolução da queixa principal ou uma melhora clinicamente significativa do estado de saúde e bem-estar do animal, conforme avaliação do médico-veterinário supervisor, bem como a compreensão do caso pelo clínico geral.
METODOLOGIA O projeto será estruturado em dois eixos complementares no município de Unaí do estado de Minas Gerais, sendo desenvolvido pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com a secretaria do meio ambiente e penitenciária de Unaí. Eixo 1 – Consultório veterinário de animais de companhia do ICA/UFVJM Serão realizados atendimentos clínicos a cães e gatos de tutores de baixa renda, previamente triados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bem como a animais comunitários, encaminhados pela penitenciária de Unaí. Também será ofertado atendimento à comunidade acadêmica da UFVJM. Os procedimentos realizados incluirão todos aqueles permitidos em consultório, conforme a Resolução nº 1275, de 25 de junho de 2019, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Isso inclui consultas e procedimentos ambulatoriais, com uso de sedativos ou tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais. Além disso, serão firmadas parcerias com clínicas e laboratórios veterinários particulares de Unaí para a realização de exames, cirurgias e internações quando necessário. Exames realizados por meio de outros projetos do ICA/UFVJM também poderão ser disponibilizados, como exames laboratoriais básicos, ultrassonografia, necropsia e histopatologia. Os atendimentos serão realizados mediante agendamento prévio, exclusivamente em horário comercial, e não incluirão atendimentos emergenciais, conforme previsto na Resolução mencionada. Esses atendimentos serão conduzidos por discentes, sempre sob supervisão direta de docentes e/ou do médico-veterinário da UFVJM, proporcionando formação prática em ambiente real, com foco no desenvolvimento de habilidades clínicas, comunicação com tutores e ética profissional. Também poderão ser realizados atendimentos por docentes ou médicos-veterinários, permitindo que os estudantes acompanhem e aprendam com diferentes estilos de condução profissional. Além da assistência médico-veterinária, o projeto promoverá ações educativas e de conscientização com os tutores dos animais atendidos, abordando temas como prevenção de medicina preventiva, zoonoses, cuidados básicos, guarda responsável e saúde única. Essa abordagem educativa será realizada durante os atendimentos ou, posteriormente, por meio de contatos presenciais ou virtuais, como a divulgação de materiais informativos e esclarecimento de dúvidas por e-mail ou redes sociais do projeto. Essas ações fortalecem o vínculo com a comunidade e contribuem para a redução de riscos sanitários. Eixo 2 – Suporte especializado a médicos-veterinários generalistas de grande e pequeno porte Serão realizados atendimentos clínicos e discussões de casos encaminhados por médicos-veterinários generalistas da região, que necessitem de suporte técnico especializado em diferentes áreas da medicina veterinária, tanto de animais de pequeno quanto de grande porte. O atendimento poderá envolver consultas presenciais, avaliações complementares e orientações diagnósticas ou terapêuticas, sempre sob coordenação e supervisão de docentes especialistas do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFVJM). Os casos serão previamente triados e agendados conforme a complexidade e a disponibilidade de estrutura física e de pessoal. Poderão ser encaminhados diretamente por clínicas e hospitais veterinários, propriedades rurais, produtores, órgãos públicos ou outras instituições parceiras. Serão priorizados casos que apresentem relevância acadêmica, potencial de aprendizado e impacto positivo na saúde animal e pública. Os atendimentos e acompanhamentos clínicos serão realizados com a participação ativa de discentes dos cursos de Medicina Veterinária, sob supervisão direta de docentes e/ou médicos-veterinários da UFVJM. Essa vivência permitirá o desenvolvimento de competências relacionadas à especialização clínica, tomada de decisão baseada em evidências, comunicação profissional e ética interprofissional. Para fomentar a integração entre ensino, extensão e pesquisa, será realizada a coleta sistemática de dados clínicos, epidemiológicos e sociodemográficos dos animais atendidos e de seus tutores, assim como registros das atividades educativas promovidas, de ambos os eixos. Os dados serão organizados e analisados para gerar conhecimento científico. Ainda, as informações coletadas apoiarão trabalhos acadêmicos, relatórios de extensão e publicações.
AAVMC – ASSOCIATION OF AMERICAN VETERINARY MEDICAL COLLEGES. AAVMC Strategic Plan 2020–2025. Washington, DC, 2020. Disponível em: https://www.aavmc.org/assets/data-new/files/aavmc-strategicplan-final%20low.pdf. Acesso em: 31 jul. 2025. BUSS, P. M.; HARTZ, Z. M. de A.; PINTO, L. F.; ROCHA, C. M. F. Promoção da saúde e qualidade de vida: uma perspectiva histórica ao longo dos últimos 40 anos (1980-2020). Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 12, p. [páginas], dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320202512.15902020. DEPLAZES, P.; KNAPPEN, F. V.; SCHWEIGER, A.; OVERGAAUW, P. A. M. Role of pet dogs and cats in the transmission of helmintic zoonoses in Europe, with a focus on echinococcosis and toxocarosis. Veterinary Parasitology, v. 182, p. 41–53, 2011. DOBIGNY, Gauthier; MORAND, Serge. Zoonotic emergence at the animal-environment-human interface: the forgotten urban socio-ecosystems. Peer Community Journal, v. 2, e79, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24072/pcjournal.206. Acesso em: 31 jul. 2025. KOGAN, L. R. et al. Community veterinary medicine programs: pet owners’ perceptions and experiences. Frontiers in Veterinary Science, v. 8, p. 678595, 7 jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fvets.2021.678595. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Health systems financing: the path to universal coverage. Geneva: WHO Press, 2010. PFUETZENREITER, M. R.; ZYLBERSZTAJN, A.; AVILA-PIRES, F. D. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência Rural, Santa Maria, v. 34, n. 5, p. 1661–1668, 2004. SCHIAVONE, S. C. M. et al. Environmental sustainability in veterinary medicine: an opportunity for teaching hospitals. Journal of Veterinary Medical Education, v. 49, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3138/jvme-2020-0015
Promove a troca de saberes entre universidade e profissionais da região, fortalecendo a relação entre o conhecimento científico e as demandas reais da prática veterinária.
Integra docentes, discentes e médicos-veterinários de diferentes áreas e especialidades, favorecendo o trabalho colaborativo e a abordagem ampla dos casos clínicos.
Articula atividades assistenciais, de ensino e de investigação, permitindo que os casos atendidos gerem aprendizado prático, dados científicos e impacto social simultaneamente.
Proporciona vivência prática supervisionada em situações reais, desenvolvendo raciocínio clínico, habilidades técnicas, comunicação profissional e postura ética.
Contribui para o aprimoramento dos serviços veterinários regionais e para o bem-estar animal, fortalecendo o vínculo entre a UFVJM e a comunidade e promovendo saúde única.
Sites e redes sociais das instituições e da equipe do projeto
Público-alvo
Médicos veterinários generalistas
Tutores e responsáveis por animais domésticos e comunitários
Municípios Atendidos
Unaí - MG
Parcerias
Auxílio na triagem e marcação de consultas
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 32 h
- Manhã;
- Tarde;
Agendamento de atendimentos junto a secretaria do meio ambiente ou diretamente com médicos veterinários
- Manhã;
- Tarde;
Atendimentos clínicos no consultório do ICA/UFVJM
- Manhã;
- Tarde;
Atendimentos especializados para clínicos gerais de pequenos e grandes animais
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração de relatório final e divulgação dos resultados