Detalhes da ação

Beabá da música: ciclo de palestras do Núcleo de Estudos em Música da UFVJM (NEMUS)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001499

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/12/2025

Data Fim

31/12/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cleube andrade boari

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Música

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Resumo

A ação 'Beabá da música: ciclo de palestras do Núcleo de Estudos em Música da UFVJM (NEMUS)' tem por objetivo geral a realização de palestras em assuntos introdutórios à música. As palestras, com carga horária de até 2 horas, serão voluntariamente realizadas pelos membros o Núcleo de Estudos em Música da UFVJM e por convidados. Objetiva-se, com isto, despertar o interesse de membros da comunidade acadêmica para a importância do estudo da música para o nosso crescimento individual e coletivo.


Palavras-chave

instrumentos musicais; teoria musical; pratica musical


Introdução

A presente ação busca contemplar as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica no tocante ao fomento de espaços formativos e atividades culturais, assim como ampliar o diálogo com a comunidade externa e fortalecer parcerias. Esta ação é proposta pelo Núcleo de Estudos em Música da UFVJM (NEMUS) e busca promover ações artísticas e culturais com viés formativo e extensionista nas territorialidades de abrangência da UFVJM.


Justificativa

A Política Cultural da UFVJM, aprovada pela Resolução CONSEPE 26/2021, tem por preceito a ação sistemática, institucionalizada e contínua que visa contribuir para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos e viabilizar, por meio de projetos e de parcerias, a promoção da arte e da cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência, por meio da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte. De forma a reafirmar e ampliar o alcance desse compromisso, o presente projeto busca avançar na promoção e fomento de atividades artísticas e culturais realizadas por grupos da comunidade acadêmica e, também, na consolidação de parceria com instituições e agentes culturais da comunidade externa. A atual gestão da PROEXC-UFVJM, alinhada ao disposto na proposta apresentada pelo Reitor Heron Laiber Bonadiman e a Vice-Reitora Flaviana Tavares, compreende as artes e as culturas como dimensões transversais, essenciais para a formação humana considerada em sua perspectiva integral. Também apostamos na importância dessas dimensões para construção de laços de pertencimento e fortalecimento identitário, sendo a cultura compreendida aqui de forma ampla, como espaço de manifestação democrática de identidades plurais. Por fim, destacamos nosso compromisso de, por meio desse projeto, consolidarmos caminhos e construirmos as pontes necessárias aos efetivos diálogo Universidade-Comunidade, que, em nossa perspectiva, podem ser potencializados pelas linguagens artísticas e pela valorização das manifestações culturais em suas múltiplas linhas e tonalidades.


Objetivos

Geral: Articular, fomentar e promover ações artísticas e culturais na UFVJM através da realização de palestras, com conteúdos teóricos e práticos. Específicos: 1) Contribuir para a formação de uma uma Banda Universitária, como espaço de integração, fruição artística e formação humana integral; 2) Fortalecer e promover a UFVJM no campo artístico e cultural; 3) Promover encontros formativos e apresentações culturais; 4) Contribuir para popularização das artes e o debate sobre culturais e saberes dos Vales do Jequitinhonha; 5) Incentivar o desenvolvimento de novos talentos musicais no âmbito da UFVJM; 6) Acolher os participantes e contribuir com a indicação de caminhos para aqueles que pretendem aprofundar seus estudos, tais como o Conservatório de Diamantina e a Escola de Artes e Música; 7) Promover e ampliar a formação de público para apreciação de eventos culturais.


Metas

Em 2026 realizar pelo menos 8 palestras, com conteúdos práticos e teóricos, em assuntos relacionados à musica.


Metodologia

A realização da ação O 'Beabá da música: ciclo de palestras do Núcleo de Estudos em Música da UFVJM (NEMUS)' se baseará nas seguintes etapas: 1) Divulgação das palestras, tanto na comunidade interna e externa da UFVJM; 2) Inscrição dos interessados mediante preenchimento de formulário eletrônico do Google; 3) Realização das palestras, por membros do NEMUS e por convidados da comunidade interna e externa; 4) Conclusão da ação.


Referências Bibliográficas

Metas do Plano Nacional de Cultura 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/IIICNCultura/metas-do-planonacional-de-cultura.pdf CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/350- .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 BRASIL. Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura. Plano Nacional de Cultura. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Diretriz Interação Dialógica presente na Política Nacional de Extensão, trata da produção de conhecimento junto à sociedade, de forma a contribuir para a superação da desigualdade e da exclusão social, em busca de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Para tanto, as ações promovidas no contexto desta ação partem do mapeamento de demandas junto à comunidade interna e externa à UFVJM, e tem por princípio a valorização, promoção e divulgação da música e das artes, em um perspectiva formativa e dialógica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O campo das culturais e das artes é por natureza interdisciplinar e interprofissional. As etapas de planejamento, preparo, realização e avaliação das atividades culturais envolvem diferentes sujeitos e saberes, fomentando uma formação ampla e plural. Ademais, o projeto envolverá discentes, servidores técnicos e docentes, além dos agentes culturais da comunidade externa envolvidos em atividades de gestão, educação, música, produção cultural, dentre outros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com Paulo Freire (2014, p.28) "Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do seu conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível." Nesse sentido, compreendemos que qualquer formação profissional implica a mobilização de saberes plurais, impregnados das diferentes experiências e vivências cumulativas e angariadas em múltiplos espaços. Essa reflexão embasa a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que constitui-se como base do projeto aqui apresentado - que mobiliza a dimensão do ensino na formação cultural em música; da pesquisa, ao fomentar a problematização sobre as artes e a cultura na UFVJM e territórios de abrangência; extensão, porarticular comunidade interna e externa na promoção de atividades artísticas e culturais, configurando as fronteiras até então estabelecidas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação fomenta e depende da participação dos estudantes em diferentes metas propostas e em diálogo com variados campos e saberes. Os mesmos estarão envolvidos desde a articulação da banda universitária, passando pela produção das atividades e eventos previstos, elaboração dos conteúdos para a divulgação, interlocução com a comunidade externa, acompanhamento da execução e finalização, com a elaboração de novos produtos de divulgação e registro.


Impacto e Transformação Social

O fomento a ações culturais e artísticas de natureza extensionista, ou seja, de forma dialógica e envolvendo diferentes sujeitos, tem por objetivo gerar reflexões e impactos de transformação social no curto, médio e longo prazos. No curto prazo por atender a demandas colocadas de forma rotineira no campo das artes e da cultura na UFVJM; no médio prazo por acolher e fomentar diálogos e aproximações que possam resultar eles mesmos em projetos de pesquisa-ensino-extensão em interface com as artes e a cultura, possibilitando a captação de recursos e a consolidação de pontes entre as demandas e anseios da comunidade interna e externa à UFVJM em seus diferentes campi; e no longo prazo, por assumir e consolidar estratégias que valorizem a importância das atividades culturais e artísticas no âmbito de uma formação humana integral do profissional que, no futuro, atuará em sociedade.


Divulgação

E-mail institucional, instagram e grupos de whatsapp


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

40

Conteúdo Programático

Variável, a depender de cada palestra.

Atividades Específicas

Variável, a depender de cada palestra.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Participação (presença)

Estratégias para avaliação da realização do curso

Quantidade de participantes nas palestras e a diversidade dos assuntos abordados.

Público-alvo

Descrição

Discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação

Descrição

Servidores da UFVJM (Docentes, técnicos e servidores terceirizados)

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 2 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Palestras realizadas pelos membros do NEMUS e convidados.