Visitante
Brincadeiras em versos
Sobre a Ação
202203001500
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
20/10/2025
31/10/2025
Dados do Coordenador
maria neudes sousa de oliveira
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Cultura
Cultura
Artes integradas
Local
Não
Não
Sim
Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
A ação “Brincadeiras em versos” usa o bordado na sua intermidialidade com a poesia. Propõe a exposição “Brincadeiras em versos” na Vila Educacional de Meninas – VEM, com obras bordadas com imagens de brincadeiras de crianças. Meninas da VEM serão estimuladas a criarem uma poesia a partir de uma história ou brincadeira de infância. No último dia da exposição haverá um concurso dos textos escritos, com premiações. A exposição propõe um mimo às meninas da VEM em comemoração ao Dia das crianças.
MANUALIDADES, BORDADO LIVRE E ESPONTÂNEO, INTERMIDIALIDADES, INCLUSÃO, GERAÇÃO DE RENDA
O Bordado e suas linguagens na contemporaneidade - O bordado tem sido usado amplamente nas artes visuais como um reflexo da produção artística contemporânea que tem lançado mão de diversas iniciativas que destacam e reavaliam o papel das artes têxteis nas produções visuais, tais como o tecido, a costura, o tricô, o bordado e a tapeçaria. Compreende-se o bordado, hoje, como uma mídia que fornece uma base de discurso sobre o qual subjetividades diversas podem ser expressas. Para Claus Clüver (2011), a palavra mídia se refere aos meios físicos ou à modalidade material utilizada para produzir significados. Por outro lado, a interação entre artes visuais e poesia denota uma situação de intermidialidade que, para Clüver (2011), é um termo recente que implica todo tipo de interrelação e interação entre as mídias. Dessa forma, ao tratarmos de uma expressão artística que usa linha colorida e tecido no lugar de uma tela para escrever e ilustrar, entende-se ser esta também uma forma de intermidialidade, ou seja, de um processo de ressignificação por meio de uma expressão artesanal que era usada como ornamentação doméstica e que agora é usada também como expressão artística. Historicamente, os estudos interartes não contemplavam as artes têxteis por estarem distantes de valores e convenções culturais que as reconhecesse como “Arte” e mais próximas de suas funções decorativas e utilitaristas. Consequentemente, pouco se teorizou sobre o uso de têxteis nas artes visuais ou sobre o uso da materialidade dos fios para escrever, de maneira que esta proposta vem a preencher esta lacuna. “A Arte tem a capacidade de mandar-nos à lua. Como um foguete, pode fazer nossos corações baterem mais rápido, pode fazer-nos corar, pode criar um sentimento, um ímpeto, que é a sua própria recompensa”. Elliot Eisner No panorama nacional são vários os grupos e artistas que, sustentados pela perspectiva do bordado como linguagem e expressão artística, vem incorporando o bordado em outros segmentos da arte. O bordado tem sido pensado também no contexto da arte educação. São vários os trabalhos de artistas contemporâneos que utilizam o bordado como linguagem, o que tem permitido sua inserção no ensino extra curricular. "Bordar é escrever com linhas palavras, imagens e conceitos. É dar corpo aos afetos no tecido". "A palavra feita de linha ganha intensidade e força no silêncio dos grandes espaços vazios que surgem nas obras do artista". (Leonilson - artista cearense)
O bordado e a poesia se conectam por serem formas de arte que expressam emoções, contam histórias, remete a memórias. O bordado, em si, pode ser considerado uma poesia visual e a poesia pode ser um fio condutor para o bordado. Ribeiro (2024), utilizando a poesia como uma ferramenta pedagógica, conclui que representa um instrumento poderoso para o desenvolvimento humano e social, permitindo que os estudantes descubram novas formas de ver o mundo e de se posicionar nele. No seu blog sobre a intermidialidade do bordado com a literatura e a poesia, Bia Padial (professora e bordadeira) fala “do ato de escrever, como um exercício de encontro com a própria consciência. “A escrita sempre pressupõe uma longa conversa consigo mesmo que aspira a se tornar uma conversa com todos os homens”. Segundo ela, o bordado, como linguagem e ferramenta de aprendizagem, é uma forma de viver processos educativos, que em grupos grandes e nos limites impostos pela escola, podem parecer difíceis. A poesia contribui para o aprendizado ao desenvolver a criatividade, inteligência emocional, habilidades de comunicação e o senso crítico, além de estimular a imaginação e a capacidade de expressar emoções. No entanto, no cotidiano escolar é usada como pretexto para o estudo de gramática, de vocabulário, de interpretação, o que muitas vezes gera desestímulo (RIBEIRO 2024). A ideia é estimular a produção de poesias com um tema que pode encantar quem as escreve. Nesse sentido pensou-se em utilizar de histórias ou brincadeiras de infância, por trazer a realidade, as memórias, mas de uma forma poética e lúdica. É preciso resgatar o prazer do texto poético e descobrir o quanto essa modalidade textual pode ser prazerosa!
-Realizar a exposição BRINCADEIRAS EM VERSOS na sede da Vila Educacional de Meninas - VEM, em Diamantina, MG; -Mostrar a intermidialidade entre a arte do bordado e a poesia; -Estimular a produção de poesias, por meninas assistidas pela VEM, a partir de brincadeiras e/ou histórias de infância; -Promover interação entre UFVJM e VEM, discentes e profissionais externos à universidade.
Realizar uma exposição de bordados, com interação bordado e poesia, na Vila Educacional de Meninas, em Diamantina, MG, entre 20 e 31 de outubro de 2025.
Todas as etapas da ação "Brincadeiras em versos" foram acordadas previamente entre a equipe e a coordenadora da VEM. A preparação, curadoria e montagem da exposição ficará por conta da equipe da ação, membros participantes de outro projeto do grupo Bordarte da UFVJM. A escolha do tema "Brincadeiras em versos" buscou o aproveitamento de algumas obras bordadas com a temática Brincadeiras de Criança, realizado em parceria com a Vila Educacional de Meninas - VEM, em Diamantina, durante a pandemia da COVID-19. As obras bordadas foram dispostas em molduras de bastidores de aros de variadas cores e tamanhos e expostos no hall da sede da VEM. Permanecerão no espaço de 20 a 31 de outubro. Durante o período de exposição, discentes da equipe deslocarão à VEM em horários de lanche das turmas das manhãs e das tardes para divulgação da ação e incentivo à produção dos textos/poesias por parte da meninas. Durante a divulgação cada um recitará uma poesia produzida a partir de uma história de infância produzida previamente. Complementando a divulgação um flyer da ação foi divulgado no instagram do grupo Bordarte - @tecendoafetosbordandoarte -, no instagram da VEM, e por whats app. Pretende-se uma divulgação no portal da UFVJM. No último dia da exposição haverá um recital de poesias com a presença de uma comissão que selecionará a poesia mais votada para premiação.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes – EBA/UFMG, v. 1, n. 2, p. 8–23, 2011. RIBEIRO, M.E.S. A poesia como ferramenta pedagógica: despertando a sensibilidade e a criatividade em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem. v.9, p.324-34. 2024.
A interação dialógica pressupõe o diálogo e uma troca de saberes entre a universidade e a sociedade, ao invés de uma mera transferência de conhecimento da universidade para a sociedade. Nessa diretriz do Plano Nacional Extensão, os conhecimentos se somam; há uma troca de mão dupla; uma interação e troca de conhecimento que contribui para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. A interação dialógica na ação “Brincadeiras em versos” proposta pode ser observada na interação de discentes e docentes da UFVJM com educadoras e meninas assistidas pela Vila Educacional de Meninas - VEM, numa ação previamente aceita e que será efetivada conjuntamente. Além da interação desses atores com o público visitante da exposição, que envolve, principalmente, familiares das meninas assistidas pela VEM. Além dessa interação, os discentes envolvidos interagem ao deslocarem à VEM durante o período da exposição para divulgação da ação e estimular a participação, interagindo com meninas assistida durante os horários de lanche, momento de coletividade. Um convite à produção de poesias e à participação no recital, planejado para o final da ação.
O caráter de interdisciplinaridade e interprofissionalidade está no fato de unir diferentes áreas do conhecimento, como a arte do bordado e a literatura representada pela poesia e na participação e interação de colaboradores de diversas áreas do conhecimento (educadoras da VEM, professores e discentes da UFVJM, bem como as meninas assistidas pela VEM e seus familiares) trabalhando juntos em uma ação de intervenção social. A interdisciplinaridade entre o bordado e poesia se manifesta ao transformar imagens visuais em versos, utilizando a linha e a agulha para tecer sentimentos e histórias. Propõe-se que a partir de imagens visuais bordadas com a temática “Brincadeiras de criança”, cada criança/adolescente participante, a partir de suas vivências de brincadeiras de infância, expressarem sentimentos e memórias individuais em linguagem escrita, através dos versos.
A Extensão tem caráter interdisciplinar e capaz de articular atividades de ensino e pesquisa com as demandas do entorno social, fortalecendo o compromisso da universidade com a sociedade. Ao envolver a arte na educação, o professor precisa saber o alcance de sua ação profissional, precisa aprofundar seus estudos, aproximar os educandos do legado cultural e artístico da humanidade em suas diversas manifestações. É um dos responsáveis pelo processo transformador, ao ajudar os estudantes a melhorarem suas sensibilidades e saberes práticos e teóricos em arte. Encontrar uma maneira de organizar o trabalho de educação escolar que contribua nesse rumo é um desafio para o coletivo dos professores compromissados em ensino de melhor qualidade. Na presente ação proposta, o aspecto da arte e seu uso como uma ferramenta educacional, uma vez que envolve a produção de textos poéticos, ou sua relevância como patrimônio cultural, que envolve saberes/fazeres e memórias, envolvendo a Universidade e a Vila Educacional de Meninas, são aspectos que indissociam o campo do ensino, da pesquisa e da extensão.
A arte tem sido vista como ferramenta transformadora na formação acadêmica, por permitir experiências enriquecedoras que ampliam o conhecimento e fortalecem a sensibilidade crítica. É uma ferramenta interdisciplinar que estimula o conhecimento e a aprendizagem. No contexto universitário, as produções artísticas (no presente caso, a produção de poesias e de obras bordadas com uma temática específica) contribuem para o aprofundamento do conhecimento ao estabelecer conexões entre diferentes áreas do saber. Essa junção entre arte e educação estimula a formação do discente por permitir um pensamento mais amplo e integrado do seu entorno, capacitando os alunos a estabelecer relações entre diversos campos e a desenvolver uma visão mais abrangente do mundo. Os discentes envolvido atuarão em todas as etapas de efetivação da ação proposta, que vai desde a sua elaboração, quando foi definido o papel/função e a atuação de cada participante na ação, perpassando pela produção de poesias, até a fase final representada pela realização do recital de poesias e premiação. Cada discente participante e membro de equipe (três no total) foram estimulados a produzir suas poesias a partir de uma brincadeira ou história de infância e elaborarem material informativo para postagem em redes sociais, de modo a estimularem a participação de outros.
A arte desperta encantamentos e provoca pensamento crítico. O bordado em si é ao mesmo tempo arte e ofício. É uma técnica e um fazer que permite expressar emoções, inclusão por ter caráter coletivo, mas ao mesmo tempo pode representar uma atividade geradora de renda. Todos esses aspectos conectam a ação proposta com a realidade social das meninas assistidas pela VEM. Ao unir a arte do bordado na sua intermidialidade com a poesia, pode-se estimular a criatividade e a capacidade de escrita, resultando numa interação com efeito que pode ser transformador. Representa uma oportunidade significativa na formação dos discentes e das meninas da VEM envolvidas.
A divulgação ocorrerá via instagram do grupo Bordarte da UFVJM @tecendoafetosbordandoarte, no instgram da Vila Educacional de Meninas (@vilaeducacionaldemeninas), no portal da UFVJM, via whatsapp e presencilamente entre as meninas da VEM, com deslocamento discentes envolvidos à sede da VEM (e local da exposição) em horários previamente combinados com a coordenadora da instituição para divulgação e estímulo à participação por parte das meninas assistidas pela VEM.
A Exposição, que leva o nome da ação ora submetida ao Siexc, já se encontra montada no local. A ação proposta é complementar a outras ações, incluindo uma exposição, já realizada em parceria e na sede da mesma instituição (a VEM), no projeto Tecendo afetos bordando arte.
Programação do Evento
Hall da sede da Vila Educacional de Meninas - VEM, em Diamantina, MG.
20/10/2025
08:00
17:00
"Brincadeiras em versos", uma ação que integra bordado e poesia, caracterizada por obras bordadas em tecido americano cru com a temática brincadeiras de criança, estará em exposição de 20 a 31 de outubro, no horário de funcionamento da Vila Educacional de Meninas.
Público-alvo
Refere-se ao público-alvo principal, que efetivamente poderá participar da produção das poesias a parir de uma brincadeira de criança.
Refere-se a pessoas que normalmente frequentam a VEM, nas várias atividades desenvolvia por essa instituição. Número citado para efeito de preenchimento do campo.
Público parceiro que ajudará na montagem da exposição e seleção das melhores poesias.
Referem-se a pessoas que poderão visitar a exposição, já que ficará aberta ao público em geral.
Número inserido para efeito de preenchimento do campo. Pode ser muito maior porque a ação está aberta para a participação de discentes que queiram elabora poesias com a temática proposta.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Instituição assistidora do principal público-alvo, que são meninas de Diamantina e região em condição de vulnerabilidade social. É o local onde ocorrerá a exposição. Colaboradora na montagem da exposição.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 26 h
- Manhã;
Encontro já realizado para apresentação da proposta e detalhar logística e data da ação proposta.
- Tarde;
- Noite;
Os trabalhos de preparo das obras encontra-se em andamento. Consiste na finalização de algumas obras, no engomar, na montagem da obra em bastidor, etc.
- Manhã;
A montagem da exposição está pensada para o dia 20 de outubro. Ter-se-á a colaboração de funcionários da VEM e discentes colaboradores.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Atividades em andamento.
- Manhã;
- Tarde;
Foram propostos pela coordenadora da VEM encontros presenciais entre a equipe da ação e meninas assistidas pela VEM nos intervalos de lanche de cada turma, quando normalmente as pessoas reúnem em local destinado para isso. A ideia é divulgar a ação, comentando o seu propósito, e estimular que participem da escrita da poesias.
- Tarde;
No último dia da exposição. Será montada uma banca para seleção da melhor poesia. Cada participante deverá declamar a poesia para o público presente que assistirá. Autores de poesias que não puderem participar deverá incentivar a declamação por outra pessoa. A autora da poesia eleita como a melhor receberá uma valor em dinheiro.
- Manhã;
A exposição será desmontada na segunda-feira subsequente ao término.