Visitante
Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SICITAL
Sobre a Ação
202203001502
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/08/2025
01/08/2026
Dados do Coordenador
vivian machado benassi
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Educação
Educação Profissional
Internacional
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
A organização do evento científico do V SICITAL - UFVJM: V Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos é foco da ação proposta. Com características de interface entre pesquisa, ensino e extensão, o projeto será conduzido de forma a disponibilizar conhecimento técnico-científico da Universidade para a comunidade externa por meio de palestras, minicursos e divulgação de trabalhos científicos. Além de dar a oportunidade de aprimoramento de relações e conhecimento dos discentes envolvidos.
Produção Cientifica; Tecnologia de Alimentos; Trabalho e Educação.
Para a formação dos ingressantes cientistas é de suma importância o acesso a programas de iniciação científica, participação em projetos, aulas teóricas e práticas entre tantas outras importantes. Após esse ingresso, transcorrem grandes desafios que envolvem uma parceria entre orientandos e orientadores, para que as várias ideias sejam transformadas em resultados, a partir da execução consensual de um bom plano de trabalho (LIMA et al., 2017). O sucesso do trabalho em conjunto depende da viabilidade associada à dedicação e responsabilidade ética, que auxiliam na superação de dificuldades encontradas ao decorrer dos estudos e nos aspectos primordiais para o sucesso de toda e qualquer pesquisa. Neste contexto, ocorrem gradativamente, a transferência de conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas que serão aplicados continuamente na ciência, tecnologia e inovação do país (LIMA et al., 2017). Nos últimos anos, com tantos avanços tecnológicos e a imensa transformação na organização de trabalho em diversas as áreas (determinadas por mudanças na cultura da sociedade e no conhecimento individual), acredita-se na intensa carência de sempre buscar novos conhecimentos e incorporar as tecnologias disponíveis no mercado e acompanhar tal desenvolvimento. Concomitantemente a este avanço, se dá o aumento de produção nos meios acadêmicos e científicos, surgindo vastas evidências provindas de pesquisas. Tais pesquisas são produzidas e realizadas com intuito de comprovar a efetividade nas intervenções de trabalho e subsidiar as tomadas de decisões dos profissionais das áreas afins (DANSKI et al., 2017). Considerando esses aspectos e a legitimidade das revistas científicas para crescimento e evolução das bases de informações, mais de um terço da produção cientifica do país ocupa o 13º lugar no ranking mundial de publicação cientifica (PACKER, 2011). Os periódicos brasileiros ocupam espaço e função importante na comunicação da pesquisa nacional e possui grande visibilidade e acessibilidade, garantido por meios de comunicação eficiente, de alcance amplo e ilimitado a divulgação e informações ao público (PACKER, 2011; BURIN et al., 2014). Ao final, é esperada a divulgação científica nas formas de resumos, trabalhos completos, minicursos e palestras, apresentados em eventos ou reuniões especializadas. Além da elaboração de artigos, publicados em periódicos com avaliação por pares, que podem ter abrangência regional, nacional e internacional (LIMA et al., 2017). Sendo assim, os eventos científicos surgem como oportunidade de suprir a necessidade de reunião dos indivíduos, buscando por mais conhecimento e servindo como multiplicador de ideias e de avanço para a ascensão profissional e/ou acadêmica (OLIVEIRA et al., 2013).
Na atualidade é recorrente e crescente a propagação das fake news, que têm se espalhado em frente às mídias sociais, dando descrédito pela ciência estudada e evidenciada (CARDOSO et al., 2020). Sob esse aspecto, as revistas científicas ocupam um papel de destaque. O Brasil ocupa o 13º lugar no ranking mundial de publicações, e cabe então esses trabalhos serem divulgados e terem maior visibilidade (PACKER, 2011; BURIN et al., 2014). Considerando este contexto, vale questionar até que ponto os trabalhos científicos têm sido divulgados e usados nos contextos sociais, no sentido de que a população se sinta instigada a se envolver nesse meio com informações verdadeiras e as propaguem (CARDOSO et al., 2020). Os recursos das mídias sociais são vastos bem como seu potencial de propagação, no Brasil, existe mais de 107,9 milhões de usuários de internet, sendo que o uso em web social, como as redes sociais de entretenimento chega a 78% dos usuários (CGI, 2016). Portanto, criou-se um evento dentro do contexto social e atual, para o programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFVJM, tendo como modelo de evento escolhido: O Simpósio, que é um tipo de reunião derivado da mesa redonda, para a discussão de um determinado tema, possuindo como característica ser de alto nível e contar com a participação de especialistas da área. Os palestrantes destacam um tema a ser apresentado e sua segunda fase é composta por debates (SILVA et al., 2011). Ressalta-se também o investimento na educação, como fortalecedora da economia local, regional e/ou nacional, a fim de construir uma sociedade mais expressiva em conhecimento, transformações sólidas e sustentáveis, que visam à manutenção do bem-estar e melhoria na qualidade de vida das pessoas (LIMA et al., 2017). Mediante a importância que se atribui a esse contexto, o evento surge para estimular a divulgação cientifica no país, dando visibilidade aos novos estudos e avanços das tecnologias emergentes e proporcionando maior amplitude de participação dos indivíduos, utilizando metodologia de literatura, pesquisa, apresentações e divulgações necessárias para visibilidade cientifica. Além disso, esse projeto visa a elaboração de minicursos na cidade de Diamantina, aproximando a sociedade da academia que está dentro dos muros da UFVJM.
Objetivos gerais: Promover eventos anuais de cunho científico e a nível nacional para estudantes e pesquisadores internos e externos da UFVJM, pelo Programa de Pós graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICT-UFVJM), além de minicursos para a sociedade de Diamantina. ** Objetivos específicos: - Atualização profissional técnica cientifica; Divulgação do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos; - Impulsionar a visibilidade institucional: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; - Criar novos vínculos institucionais e profissionais; - Promover interação entre discentes, docentes e instituições; Aprimorar o conhecimento nas tecnologias atuais; - Buscar parcerias para melhor desenvolvimento acadêmico; - Lançar novos artigos e pesquisas; - Desenvolver a capacidade de organização de eventos dos discentes PPGCTA; - Alavancar o espaço de trabalho dos discentes do PPGCTA; - Divulgação de conhecimento científico para a comunidade externa à universidade por meio de minicursos.
- Estruturar os parâmetros gerais do evento (online, tema, cronograma, site de hospedagem, estrutura, artes e custos); - Providenciar as atrações e atividades propostas para o evento; - Executar as atividades propostas pela comissão; - Aportar todos os participantes e palestrantes; - Promover apresentação de trabalhos científicos; - Promover palestras e debates sobre temas atuais que causem impacto aos participantes; Promover intercâmbio de conhecimento entre outras instituições de ensino.
** Organização do evento ** A organização da atividade acontecerá pela participação de discentes voluntários vinculados ao PPGCTA-ICT-UFVJM pelas frentes: - Coordenação: Ponte entre alunos e professores, cronograma de organização, monitoramento do e-mail. - Marketing: Artes, postagens e perfis na internet e identidade visual do evento. - Financeiro: Contratação Even3, valores das inscrições, brindes, custeios gerais. - Trabalhos: Recebimento, avaliação e revisão dos trabalhos, recrutamento de avaliadores. Palestras e minicursos: Contato com palestrantes, elaboração de minicursos, cronograma do evento. ** Atividades a serem desenvolvidas pela comissão do Evento ** - Estruturar os parâmetros gerais do evento: cronograma geral, tema, artes, custos. - Providenciar as atrações e atividades propostas para o evento; Executar as atividades propostas pela comissão; - Aportar todos os participantes e palestrantes; - Promover apresentação de trabalhos científicos; - Promover palestras e debates sobre temas atuais que causem impacto aos participantes; - Promover minicursos presenciais para a comunidade interna e externa à universidade com conteúdos técnico-profissionalizantes; - Realizar coleta de feedbacks com os participantes; - Promover intercâmbio de conhecimento entre outras instituições de ensino; - Promover ações para diferentes públicos. ** Proposta do Evento ** O evento intitulado Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICITAL) será realizado nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2026. Nessa edição ele traz como tema “Produção de alimentos na era digital: soluções tecnológicas para o futuro”. A organização do evento pode ser contada a partir do e-mail: sicital.ppgcta@ict.ufvjm.edu.br. As inscrições bem como as submissões dos trabalhos ocorrerão pela plataforma Even3, tendo a possibilidade do inscrito a submissão de um capítulos de livro que fará parte do livro digital do V SICITAL, disponibilizado na plataforma de publicações da Even3. Serão transmitidas de modo síncrono, utilizando a plataforma YouTube, o total de 11 palestras que contarão com palestrantes das mais diversas áreas e especialidades. Nos intervalos das palestras, as apresentações referentes aos melhores trabalhos também serão transmitidas. A respeito das submissões de trabalhos, serão disponibilizados dois modelos: revisão e pesquisa científica. Os autores deverão seguir as informações apresentadas nos templates bem como as instruções presentes no site. Os trabalhos serão escritos na forma de capítulo de livro tendo como mínimo 12 e máximo 15 páginas. ** Dos meios de divulgação e acontecimento do SICITAL** A divulgação do evento ocorrerá presencialmente no CAMPUS JK por meio de apresentações em salas de aula, cartazes afixados nos prédios dos cursos considerados público-alvo e no site da Universidade. Além disso, todas as informações serão transmitidas por meio do perfil do Instragram: @sicitalppgcta. ** Dos gastos e investimento financeiro arrecadado ** Os gastos do evento serão cobertos com o valor obtido pelas inscrições. Além disso, os valores arrecadados serão utilizados na confecção de brindes que serão enviados aos palestrantes e aos autores principais dos melhores trabalhos. O excedente será utilizado nos próximos eventos, bem como para compras de equipamentos e materiais necessários para os discentes do PPGCTA, como computadores, mesas, cadeiras, materiais de papelaria, entre outros.
BARATA, G.; ARAUJO, R. F.; RODRIGUEZ, C. T. O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. Rio de Janeiro, RJ, 17 a 20 de Julho de 2018. BURIN, P. C.; VARGAS JÚNIOR, F. M. de; MOTOMIYA, A. V. de A.; CALDARA, F. R. A importância do desenvolvimento de revistascientíficas em mídia digital: Revista Agrarian, v. 7, n. 23, p. 1-10, 2014. CARDOSO, S. P. Importância e uso das revistas científicas nos contextos acadêmico e social. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2020. CGI – Comitê Gestor da Internet. TIC Domicílios 2016. Pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação dos domicílios brasileiros. 2016. DANSKI, M. T. R.; OLIVEIRA, G. L. R.; PEDROLO, E.; LIND, J.; JOHANN, D. A. Importância da prática baseada em evidências nos processos de trabalho do enfermeiro. Cienc Cuid Saude 2017. LIMA, M. O.; VIANA, G. M. R. Divulgação científica: responsabilidade e importância. Rev Pan-Amaz Saude 2017. OLIVEIRA, M. ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE EVENTO. Instituo Federal do Paraná. Rede e-tec. Brasil. 2013. PACKER, A. L. Os periódicos brasileiros e a comunicação da pesquisa nacional. Revista USP, n. 89, p. 26-61, 2011. SILVA, A. Diferenças e tipos de eventos. Manual de eventos. Agosto, 2011.
Para superar o discurso de hegemonia acadêmica, a proposta é executar as atividades como diálogo entre os envolvidos e o público-alvo de forma que tenha fácil entendimento e ocorra ação de mão dupla de troca de saberes.
Com o objetivo de superar a dicotomia entre intervenções sociais muito generalistas ou muito específicas, o grupo de discentes e docentes do projeto foi formado por pessoas de distintas formações e aptidões.
Os discentes terão atividades de ensino na presença dos docentes e quando apresentarem as palestras para o público-alvo, atividades de pesquisa nas etapas de avaliação dos trabalhos científicos, além de abrangerem a extensão com as atividades de interação com a comunidade externa à UFVJM.
Os discentes terão a possibilidade de absorção de conhecimento teórico, convívio com pessoas de diferentes regiões do país e absorção do conhecimento sobre a organização de um evento.
O projeto terá impacto na disseminação de conhecimento técnico-científico, auxiliando no acesso á informação e indiretamente no desenvolvimento tecnológico na área de alimentos no Brasil.
O evento e atividades pré-evento serão divulgados pelo perfil do Instagram @SICITAL.UFVJM.
Público-alvo
Estudantes de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação do Brasil e fora do país, bem como a sociedade participante dos minicursos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 600 h
- Manhã;
- Noite;
Serão propostos minicursos mensais.