Detalhes da ação

Do Arquivo à Imagem: documentação histórica e remediação visual

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001504

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/11/2025

Data Fim

10/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

vitoria azevedo da fonseca

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Artes visuais

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@historiasemredes
@historias.em.redes

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Resumo

A ação é uma Oficina de Extensão intitulada "Do Arquivo à Imagem: documentação histórica e remediação visual". O objetivo principal é capacitar a comunidade acadêmica da UFVJM e o público externo a compreenderem os fundamentos da documentação histórica e a utilizarem ferramentas de inteligência artificial para criar representações visuais de registros de arquivo. A Oficina é parte do projeto Histórias em Redes.


Palavras-chave

Inteligência Artificial. Arquivo. Imagens.


Introdução

Esta oficina propõe uma exploração teórico-prática das relações entre a documentação histórica e as novas tecnologias de visualização, com foco no uso de ferramentas de inteligência artificial. A atividade será conduzida por Diego Rimaos, artista visual, pesquisador e Chefe da Seção de Difusão e Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Com vasta experiência em projetos que aproximam arte, arquivo e tecnologia, como o "Eu amanuense que escrevi..." , seu trabalho investiga a imagem como um "gesto de memória e reparação". Em um cenário onde o passado é constantemente reescrito no presente, a oficina busca analisar o trânsito entre documento, imagem e tecnologia. O objetivo é partir dos fundamentos da documentação histórica, textual e iconográfica, e sua organização em arquivos públicos, para então realizar uma reflexão prática sobre como representar visualmente esses registros na era digital. Para fundamentar essa discussão, a oficina utiliza o conceito de "remediação" (Bolter & Grusin) como chave de leitura. Alinhada aos objetivos da extensão universitária da UFVJM, a oficina busca promover a "interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade" e contribuir na formação integral do estudante como um cidadão crítico e responsável, fomentando um diálogo transformador sobre as formas como a tecnologia pode mediar nossa relação com a história.


Justificativa

A presente proposta de oficina de extensão se justifica pela crescente necessidade de mediar a relação entre os acervos históricos e as novas tecnologias digitais. Em um contexto onde o acesso à informação é cada vez mais visual e tecnológico, torna-se fundamental capacitar a comunidade acadêmica e a sociedade para interagirem criticamente com as fontes do passado. A oficina aborda diretamente essa questão ao explorar como ferramentas de inteligência artificial podem ser utilizadas para representar visualmente registros históricos, investigando o trânsito entre documento, imagem e tecnologia em um campo onde o "passado é reescrito no presente". O referencial teórico que ancora a atividade é o conceito de "remediação" de Bolter e Grusin, utilizado como chave para analisar a transformação de documentos de arquivo em novas mídias. Essa abordagem permite não apenas uma reflexão técnica, mas também um debate sobre a imagem como um "gesto de memória e reparação", alinhando a prática tecnológica a um propósito social e formativo. A ação está em plena conformidade com as diretrizes da Extensão Universitária da UFVJM, estabelecidas no Edital PROEXC 03/2022, pelos seguintes motivos: Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão : A oficina integra as três esferas ao articular o ensino dos fundamentos da documentação histórica , a pesquisa sobre a aplicação de novas tecnologias para a visualização de dados históricos , e a extensão, ao promover a "interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade" e envolver diretamente comunidades externas. Interdisciplinaridade e Interação Social : A proposta une conhecimentos das áreas de História, Artes Visuais, Arquivologia e Ciência da Computação, promovendo um ambiente rico para a "interação social". Esse diálogo interdisciplinar é essencial para abordar as questões complexas e contemporâneas que emergem da relação entre memória e tecnologia. Impacto e Transformação Social: Ao capacitar os participantes a criarem novas visualidades para registros históricos, a oficina oferece ferramentas para a ressignificação de narrativas e a valorização do patrimônio documental. Essa prática contribui para o "enfrentamento das questões da sociedade brasileira" e pode gerar impacto social ao dar visibilidade a memórias e histórias antes restritas aos arquivos. Contribuição para a Formação do Estudante: A atividade contribui diretamente para a "formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável". Ao manusear fontes e tecnologias, o discente é desafiado a refletir sobre os limites e as potencialidades da representação histórica, desenvolvendo uma postura ética e engajada diante da produção e difusão do conhecimento.


Objetivos

Objetivo Geral Promover uma reflexão teórico-prática sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial para a remediação visual de documentos históricos , estimulando a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade na discussão sobre as relações entre arquivo, imagem e tecnologia. Objetivos Específicos Apresentar os fundamentos da documentação iconográfica e textual histórica e sua relação com os arquivos públicos. Explorar o conceito de remediação, de Bolter & Grusin, como chave para analisar o trânsito entre documento, imagem e tecnologia. Capacitar os participantes para o uso prático de ferramentas de inteligência artificial na representação visual de registros históricos, a partir do projeto "Eu amanuense que escrevi...". Contribuir para a formação de estudantes como cidadãos críticos e responsáveis, a partir da interação com as fontes históricas e as novas tecnologias.


Metas

1. Promoção da Interação Dialógica com a Sociedade Realizar 2 (dois) encontros abertos que integrem a comunidade acadêmica e a sociedade externa em um debate prático e teórico sobre o uso de novas tecnologias para a representação da memória e de acervos históricos. Disponibilizar os resultados visuais produzidos na oficina em uma galeria virtual, socializando o conhecimento gerado e promovendo o diálogo construtivo com a sociedade. Capacitar os participantes a utilizarem a tecnologia como uma ferramenta para a investigação da imagem como "gesto de memória e reparação", oferecendo meios para dar nova visibilidade a registros e narrativas sociais. Fomentar a reflexão sobre como o "passado é reescrito no presente" através da tecnologia, contribuindo para uma compreensão mais complexa das disputas de memória na sociedade contemporânea. Desenvolver a capacidade crítica dos estudantes sobre as implicações éticas e teóricas do uso de inteligência artificial na representação de fontes históricas, estimulando sua formação como cidadãos responsáveis. Apresentar e aplicar o conceito de "remediação" (Bolter & Grusin) como ferramenta teórica para a análise da relação entre documento, imagem e tecnologia, qualificando a formação acadêmica. Integrar participantes das áreas de História, Artes e Tecnologia, promovendo um ambiente de troca de saberes que articula a indissociabilidade entre ensino (fundamentos da documentação ), pesquisa (uso de IA) e extensão (diálogo com a comunidade).


Metodologia

A oficina será realizada de forma síncrona e totalmente online, utilizando a plataforma Google Meet. A metodologia foi adaptada para o ambiente virtual, priorizando a interação e a participação ativa de todos, de modo a garantir uma experiência dinâmica e colaborativa. Aspectos Gerais da Dinâmica: Interação: A comunicação será constante, utilizando o chat do Google Meet para perguntas rápidas e o recurso "levantar a mão" para intervenções orais. Os participantes serão incentivados a manter as câmeras abertas para criar um ambiente mais próximo e colaborativo. Recursos Visuais: O ministrante fará uso intensivo do compartilhamento de tela para apresentar slides, demonstrar o uso de ferramentas e analisar documentos e imagens em tempo real. Materiais de Apoio: Todos os materiais de leitura, links para as ferramentas e os documentos históricos a serem utilizados na parte prática serão previamente disponibilizados em uma pasta no Google Drive, compartilhada com os inscritos. Desenvolvimento dos Encontros via Google Meet: Encontro 1: Fundamentação Teórica e Diálogo Exposição Interativa: A apresentação dos fundamentos da documentação histórica e do conceito de "remediação" será realizada de forma expositiva, porém com pausas programadas para enquetes e perguntas-chave lançadas no chat, garantindo o engajamento e a compreensão dos temas. Análise de Caso: O estudo de caso do projeto "Eu amanuense que escrevi..." será apresentado com o compartilhamento de imagens e links, seguido por um debate moderado onde os participantes poderão expor suas impressões e dúvidas. Encontro 2: Oficina Prática de Remediação Visual Demonstração ao Vivo: O ministrante fará uma demonstração ao vivo das ferramentas de inteligência artificial, compartilhando sua tela e explicando o passo a passo para a criação das imagens. Atividade Supervisionada: Os participantes terão um tempo dedicado para criar suas próprias representações visuais. Durante este período, será possível utilizar o recurso de salas temáticas (breakout rooms) no Google Meet para oferecer suporte em grupos menores ou para duplas de trabalho. Avaliação e Encerramento: Ao final da oficina, o link para um formulário de avaliação online (Google Forms) será compartilhado no chat e enviado por e-mail para coletar o feedback dos participantes sobre a dinâmica e o conteúdo.


Referências Bibliográficas

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000. OLIVEIRA, Diego Rimaos de. Arquivos e Inteligência Artificial. Revista do Arquivo, São Paulo, 11 set. 2023. Disponível em: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/sem-categoria/arquivos-e-inteligencia-artificial/. Acesso em: 12 out. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A oficina promove a interação ao unir a comunidade acadêmica e o público externo para debater um tema de interesse mútuo: a relação entre documentação histórica, arquivos públicos e novas tecnologias. A presença de um ministrante que é Chefe da Seção de Difusão e Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo estabelece uma ponte direta entre a universidade e uma instituição pública externa, caracterizando a troca de saberes e a resolução de problemas em conjunto, conforme preconiza a Política de Extensão.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta é inerentemente interdisciplinar ao conectar os campos da documentação histórica (História e Arquivologia), da remediação visual (Artes e Comunicação) e o uso de ferramentas de inteligência artificial (Ciência da Computação). A Interprofissionalidade se manifesta na colaboração entre uma docente da UFVJM, um artista e pesquisador que atua em um arquivo público e os estudantes, unindo diferentes perfis profissionais em torno de um objetivo comum.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A oficina articula as três dimensões de forma integrada: Apresenta conceitos teóricos, como os fundamentos da documentação histórica e a teoria da remediação de Bolter e Grusin. Incentiva a investigação sobre a aplicação prática de novas tecnologias (IA) na representação de fontes históricas , alinhando-se a uma pesquisa aplicada que explora a imagem como "gesto de memória e reparação". Materializa-se ao levar essa discussão teórico-prática para além dos muros da universidade, envolvendo diretamente a comunidade externa e aplicando o conhecimento acadêmico em um contexto social mais amplo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação na oficina contribui para a formação integral do estudante , permitindo que ele aplique conhecimentos teóricos em uma atividade prática e inovadora. O graduando desenvolve tanto competências técnicas (uso de ferramentas de IA) quanto críticas, ao refletir sobre como o "passado é reescrito no presente" por meio da tecnologia. Essa experiência estimula uma formação cidadã, crítica e responsável, ao colocá-lo em contato direto com as complexidades da representação da memória histórica.


Impacto e Transformação Social

O impacto social da oficina reside em sua capacidade de capacitar os participantes a darem nova visibilidade a registros históricos, promovendo a transformação da maneira como a sociedade interage com seu passado. Ao explorar a imagem como um "gesto de memória e reparação", a oficina oferece ferramentas para que narrativas possam ser recontadas e ressignificadas. O próprio processo de remediação, que consiste em remodelar mídias anteriores para um "sentido novo e próprio", tem um potencial transformador ao desafiar representações estabelecidas e abrir espaço para novas interpretações da história.


Divulgação

A divulgação da oficina será feita nas redes sociais do projeto Histórias em Redes, e outras redes.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

8

Conteúdo Programático

Unidade 1: Fundamentos Teóricos e Conceituais Introdução à documentação histórica: fontes textuais e iconográficas. Arquivos públicos: modos de acumulação e organização de acervos. O Conceito de Remediação (Bolter & Grusin) Análise de caso: o projeto "Eu amanuense que escrevi...". Debate: a imagem como gesto de memória e reparação. Unidade 2: Oficina Prática de Remediação Visual com IA Apresentação de ferramentas de inteligência artificial para representação visual. Atividade prática de criação de imagens a partir de registros históricos. Análise coletiva dos resultados: o trânsito entre documento, imagem e tecnologia na prática

Atividades Específicas

Encontro 1: Fundamentação Teórica e Conceitual Exposição sobre Documentação e Arquivos: Apresentação sobre os fundamentos da documentação histórica, tanto iconográfica quanto textual, e sobre os modos de acumulação e organização dos arquivos públicos. Apresentação do Conceito de Remediação: Aula expositiva sobre o conceito de Remediação de Bolter e Grusin , explicando-o como a representação de uma mídia em outra e a forma como as novas mídias remodelam as anteriores. Análise de Caso: Apresentação do projeto "Eu amanuense que escrevi..." como um exemplo prático da aplicação dos conceitos de arquivo, imagem e tecnologia. Debate Mediado: Roda de conversa com os participantes para discutir como o passado é reescrito no presente e a potência da imagem como um "gesto de memória e reparação". Encontro 2: Oficina Prática de Remediação Visual Demonstração de Ferramentas de IA: O ministrante fará uma demonstração prática do uso de ferramentas de inteligência artificial para representar visualmente registros históricos. Exercício Prático de Criação Visual: Atividade na qual os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos para criar suas próprias imagens a partir de documentos históricos previamente selecionados. Sessão de Compartilhamento e Análise Coletiva: Os participantes apresentarão as imagens que criaram, seguida de uma discussão em grupo sobre os resultados e o processo de trânsito entre documento, imagem e tecnologia.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Registro de Frequência: Controle da presença nos encontros para fins de certificação (mínimo de 75% exigido). Observação da Participação: Acompanhamento do engajamento dos cursistas nos debates e atividades interativas. Análise dos Resultados Práticos: Avaliação do portfólio de imagens criadas pelos participantes na oficina. Aplicação de Questionário Final: Coleta de feedback anônimo sobre a oficina através de um formulário online.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Será utilizado um formulário ao final da oficina para coletar o feedback dos participantes. Será dividido em quatro seções principais que avaliam: O Conteúdo Programático, focando na clareza e relevância dos temas abordados. A Metodologia e Dinâmica Online, verificando a eficácia do formato e dos recuros utilizados. A atuação do Ministrante. Uma Avaliação Geral, que inclui um espaço para sugestões e comentários abertos.

Público-alvo

Descrição

Estudantes da disciplina Laboratório de Ensino de História: Materiais Didáticos, estudantes do curso de História, interessados da comunidade em geral.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 21 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Prepração de peças visuais para divulgação nas redes sociais.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Primeiro encontro da Oficina, via Google Meet.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Segundo e ultimo encontro da Oficina. Via Google Meet.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação nas Redes sociais dos resultados da Oficina.