Detalhes da ação

Higiene das Mãos na Comunidade: um gesto que salva

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001508

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

13/10/2025

Data Fim

30/11/2026


Programa Vínculado

202104000261 - Cuidado, segurança do paciente e prevenção de infecções


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maristela oliveira lara

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O presente projeto tem como foco promover a conscientização da população infantil sobre a importância da higiene das mãos como medida preventiva contra infecções transmissíveis. A proposta visa desenvolver ações educativas voltadas à crianças em idade escolar da faixa etária de 6 á 11 anos, com o intuito de incentivar a prática correta e regular da higienização das mãos, especialmente em escolas.


Palavras-chave

Higiene; Mãos; Crianças


Introdução

A higiene das mãos é uma das formas mais simples e eficazes de prevenir infecções e proteger a saúde, tanto em hospitais quanto na vida cotidiana das pessoas. No dia a dia da comunidade, manter as mãos limpas evita o contato e a transmissão de microrganismos que causam doenças, especialmente infecções respiratórias e intestinais (WHO, 2009). Diversos estudos mostram que lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel reduz significativamente o risco de contrair doenças. Segundo Jefferson et al. (2011), essa prática pode diminuir em até 31% os casos de infecções gastrointestinais e também ajudar a reduzir infecções respiratórias. Ou seja, é uma medida simples, mas com grande impacto. No caso das crianças, esse cuidado torna-se ainda mais essencial, pois elas estão em constante contato com diferentes objetos, levam frequentemente as mãos à boca, compartilham alimentos e brinquedos, o que aumenta o risco de contaminação por microrganismos. Além disso, a infância é uma fase privilegiada para a construção de hábitos de vida saudáveis: ao inserir a prática da higiene das mãos de forma lúdica e educativa, cria-se a oportunidade de consolidar comportamentos que tendem a se manter ao longo da vida. O incentivo à prática correta da lavagem das mãos deve ser contínuo e integrado às ações de saúde pública, contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção de doenças (Brasil, 2021). Diante desse cenário, torna-se necessário implementar ações educativas que reforcem a importância desse gesto no cotidiano da população.


Justificativa

Apesar de ser uma prática simples e de baixo custo, a higiene das mãos ainda é negligenciada por grande parte da população, o que contribui para a propagação de doenças evitáveis (Curtis & Cairncross, 2003). A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância desse cuidado, mas também mostrou que a mudança de comportamento nem sempre é duradoura (WHO, 2020). Muitos indivíduos retomaram hábitos anteriores após o período crítico da pandemia. Diante disso, este projeto se justifica pela necessidade de fortalecer o conhecimento e a prática da higiene das mãos no âmbito escolar implementando ações educativas que reforcem a importância desse gesto no cotidiano da população infantil.


Objetivos

Objetivo Geral: Promover a educação da população infantil sobre a importância da higiene das mãos. Objetivos Específicos: Identificar o nível de conhecimento da população infantil sobre a importância da higiene das mãos Informar sobre as principais doenças que podem ser evitadas com a correta higienização das mãos Desenvolver e aplicar ações educativas sobre higiene das mãos em ambientes escolares e/ou comunitários. Desenvolver ações educativas que promovam a higienização das mãos Avaliar o impacto das ações educativas na mudança de comportamento dos participantes em relação à higienização das mãos.


Metas

Alcançar 100 crianças em idade escolar da faixa etária de 6 á 11 anos, promovendo o aumento do conhecimento sobre a importância da higiene das mãos e estimulando a adoção dessa prática no cotidiano por meio de ações educativas e materiais informativos.


Metodologia

As atividades de extensão consistirão na realização de ações educativas e interativas junto a população infantil da faixa etária de 6 á 11 anos, em locais como escolas e centros comunitários. Serão utilizadas metodologias ativas, exemplos: Oficinas práticas de lavagem das mãos com uso de tinta (simulando germes), demonstrações de técnicas de higienização com álcool 70% e água e sabão, jogos educativos e teatros. Distribuição de materiais informativos acessíveis; Roda de conversa sobre prevenção de infecções; Instalação de cartazes informativos em locais estratégicos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Segurança do paciente: higienização das mãos. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/seguranca-do-paciente. Acesso em: 12 ago. 2025. CURTIS, V.; CAIRNCROSS, S. Effect of washing hands with soap on diarrhoea risk in the community: a systematic review. The Lancet Infectious Diseases, v. 3, n. 5, p. 275-281, 2003. JEFFERSON, T. et al. Physical interventions to interrupt or reduce the spread of respiratory viruses. Cochrane Database of Systematic Reviews, n. 7, 2011. DOI: 10.1002/14651858.CD006207.pub4. RAMOS, J. B. et al. Adesão à higiene das mãos: fatores associados na população brasileira. Revista de Enfermagem e Saúde Coletiva, v. 5, n. 2, p. 32-38, 2020. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidelines on hand hygiene in health care: first global patient safety challenge clean care is safer care. Geneva: WHO, 2009. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241597906. Acesso em: 15 ago. 2025. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Recommendations to prevent COVID-19 transmission. Geneva: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 20 ago. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto propõe um diálogo horizontal entre a comunidade acadêmica e a sociedade, respeitando saberes populares e culturais. As atividades são construídas a partir das necessidades reais do público alvo, promovendo a escuta ativa e troca de conhecimentos , de forma que a universidade atue como parceira no processo de construção da saúde comunitária.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A promoção da higiene das mãos pode ser realizada por qualquer pessoa capacitada, o que permite que a equipe seja composta por integrantes de diversos cursos que tenham interesse e conhecimento sobre o tema. Essa interprofissionalidade é fundamental, pois possibilita que cada participante contribua com seus saberes prévios e específicos, favorecendo uma vivência mais ampla, uma compreensão abrangente, a colaboração e o trabalho em equipe. Nesse sentido, para viabilizar o projeto, são necessários conhecimentos interdisciplinares, envolvendo temas como microbiologia, anatomia da pele, epidemiologia, saúde pública, educação em saúde e comunicação. A articulação entre essas áreas é essencial para compreender os mecanismos de transmissão de microrganismos, os impactos da higienização correta das mãos e as estratégias mais eficazes para sensibilizar e educar a população.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Este projeto permite articular o tripé ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, ao produzir materiais informativos sobre a importância da higiene das mãos e disponibilizá-los de forma facilitada, amplia-se o acesso da comunidade a informações relevantes sobre práticas preventivas de saúde, fortalecendo a integração entre ensino e extensão. Além disso, a execução do projeto possibilita a identificação de comportamentos, mitos e lacunas de conhecimento sobre o tema na população, o que pode gerar questionamentos e demandas que servirão de base para investigações científicas, promovendo também a articulação com a pesquisa. Dessa forma, o projeto consolida-se como uma ação integrada e formativa, alinhada aos princípios da universidade pública.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os participantes atuantes no projeto terão a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e habilidades de comunicação e liderança. Além disso, ao se aprofundarem no tema da higiene das mãos, os estudantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento científico atualizado, fortalecendo sua formação crítica e reflexiva. Essa vivência contribuirá para a formação de profissionais mais qualificados, conscientes da importância da promoção da saúde e preparados para atuar de forma ética e comprometida com a sociedade.


Impacto e Transformação Social

A realização deste projeto terá um impacto significativo e promoverá transformação social. Nesse sentido, ao capacitar o público alvo sobre a importância da higiene das mãos e incentivar a adoção dessa prática no cotidiano, contribui-se diretamente para a redução da incidência de doenças infecciosas, como diarréias e infecções respiratórias. Além disso, o projeto promove o empoderamento da população em relação ao autocuidado, fortalece a solidariedade coletiva, alivia a sobrecarga dos serviços de saúde, cria ambientes mais seguros e saudáveis, e contribui de forma efetiva para a educação em saúde pública.


Divulgação

Redes sociais do Curso de Enfermagem da UFVJM, salas de aula e laboratórios, ligas acadêmicas.


Público-alvo

Descrição

Crianças em idade escolar da faixa etária de 6 á 11 anos inseridas em escolas e centros comunitários, porém espera-se alcançar outras pessoas interessadas pelo tema.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

FUMBEM concorda com a proposta e acredita no potencial educativo da mesma. A participação da instituição constituirá no levantamento do quantitativo de crianças que participarão, auxílio na organização do espaço necessário e orientação dos estudantes e acompanhamento.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 32 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Levantamento e análise de artigos científicos, livros e documentos oficiais sobre higiene das mãos na infância, utilizando bases de dados como SciELO, PubMed e LILACS. O objetivo é que sirva como base teórica para aprofundamento do conhecimento sobre o tema.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação de cronograma entre os participantes do projeto para delegar funções e servir como norteador das atividades que deverão ser realizadas para o seguimento do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produção de materiais educativos (cartilhas, cartazes, vídeos, jogos). Será considerada a adequação ao público infantil e os formatos digitais e impressos. O material será organizado para utilização nas ações educativas planejadas.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões e encaminhamentos formais, visando a aplicação das atividades educativas.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação das atividades educativas junto ao público infantil, conforme roteiros e materiais preparados.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Redação de artigo científico apresentando os resultados da revisão bibliográfica e das ações educativas. O artigo seguirá a estrutura padrão (introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão) e será submetido a eventos ou periódicos acadêmicos.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação e apresentação dos resultados do projeto em evento científico, em formato oral ou pôster.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Consolidação de todas as etapas do projeto em relatório final. O relatório será entregue aos coordenadores, parceiros e órgãos financiadores.