Visitante
Vivência Técnica em Urgência e Emergência: Atuação do Corpo de Bombeiros
Sobre a Ação
202203001520
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
23/11/2025
23/11/2025
Dados do Coordenador
valéria da silva baracho
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Educação Profissional
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
https://www.instagram.com/enf_26ufvjm?igsh=dnV5cjBvNTZ6b3ky
Membros
O presente projeto de extensão propõe a realização do evento intitulado Vivência Técnica em Urgência e Emergência: Enfermagem com o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A ação visa proporcionar uma experiência formativa prática e interdisciplinar junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, aproximando os discentes das rotinas e procedimentos do atendimento pré-hospitalar e das ações de salvamento.
Corpo de bombeiros, evento de extensão, Enfermagem
A atuação no âmbito da urgência e emergência representa um dos maiores desafios contemporâneos da saúde, exigindo profissionais com competências técnicas, pensamento crítico e capacidade de atuação sob pressão em situações complexas. Nesse cenário, a formação do enfermeiro deve articular teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento de habilidades específicas e atitudes éticas frente às situações críticas do cuidado (PEREIRA et al., 2022). A integração entre ensino, serviço e comunidade constitui um dos pilares para o fortalecimento da formação profissional e para a consolidação de práticas extensionistas. Essa abordagem está alinhada ao modelo de aprendizagem-serviço (service-learning), que busca articular o conhecimento acadêmico à experiência prática em contextos reais, ampliando o compromisso social do ensino superior (FERREIRA; ANDRADE; VASCONCELOS, 2021). Nesse sentido, as visitas técnicas e vivências práticas em ambientes de urgência e emergência contribuem para a formação crítica e reflexiva dos discentes, ao promover o contato direto com os fluxos de atendimento, protocolos e dinâmicas de trabalho em equipe (SILVA et al., 2023). O Corpo de Bombeiros Militar, enquanto instituição essencial no atendimento pré-hospitalar e nas ações de salvamento, desempenha papel central na rede de urgência e emergência. A aproximação dos estudantes com esse serviço favorece a compreensão da organização do sistema de atenção às urgências, do acionamento e transporte de vítimas e das ações de primeiros socorros (MACHADO; OLIVEIRA; BARBOSA, 2020). Além disso, a vivência prática junto a profissionais experientes permite que o aluno desenvolva competências relacionadas à liderança, comunicação, cooperação e raciocínio clínico em situações de emergência (SOUZA; LIMA; BARBOSA, 2021). Diante disso, o presente projeto de extensão, intitulado “Vivência Técnica em Urgência e Emergência: Enfermagem com o Corpo de Bombeiros”, visa proporcionar aos estudantes de Enfermagem uma experiência formativa que fortaleça o elo entre ensino e prática, articulando os princípios da Política Nacional de Extensão Universitária à formação técnica e cidadã dos futuros profissionais de saúde.
A Visita Técnica e Treinamento Conjunto entre o curso de Enfermagem da Universidade e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é classificada como uma ação de Extensão por extrapolar a formação interna dos alunos e promover uma troca efetiva de saberes e benefícios mútuos com o meio externo. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais será diretamente beneficiado pela atualização de suas práticas de atendimento pré-hospitalar (APH) e emergencial. A interação com o curso de Enfermagem proporcionará a integração do conhecimento científico universitário com a experiência operacional dos bombeiros, permitindo-lhes aprimorar técnicas de abordagem, manejo de vítimas, e práticas de cuidado humanizado em situações de urgência. Esse aprimoramento resulta em uma melhoria imediata na qualidade e segurança dos serviços prestados pelo CBMMG à população, otimizando o tempo-resposta e a eficácia do cuidado na linha de frente e, consequentemente, reduzindo a morbidade e mortalidade em cenários de emergência na região. A ação não se limita ao treinamento conjunto. Ela é estruturada para gerar um efeito multiplicador de conhecimento na rede de saúde local. Profissionais do Setor de Pronto Atendimento do hospital e de outras instituições de saúde da região serão convidados a participar ou serão o alvo da replicação do conhecimento, incluindo Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros que já atuam em serviços de urgência e emergência. Os alunos e os bombeiros participantes, após o treinamento, atuarão como multiplicadores de saberes, organizando oficinas e sessões de capacitação para essas equipes externas. Dessa forma, o projeto consolida-se como educação continuada, elevando o nível técnico-científico do atendimento de urgência não apenas no CBMMG, mas também nas unidades de saúde que recebem e dão continuidade ao cuidado. O projeto atende ao princípio de Extensão ao promover o diálogo e a interação transformadora entre a Universidade e um setor essencial da sociedade (CBMMG e serviços de saúde). Os estudantes de Enfermagem, ao terem contato com a vivência operacional e as experiências reais do CBMMG, ampliam suas competências práticas e humanísticas, desenvolvendo uma compreensão mais integral e aplicada do cuidado. Eles retornam à comunidade de saúde já capacitados para a oferta de um atendimento mais qualificado e para serem agentes ativos na capacitação de outros profissionais da linha de frente. Portanto, esta proposta consolida-se como uma ação de Extensão de benefício mútuo, que fortalece o vínculo entre a academia, o Corpo de Bombeiros e os serviços de saúde locais, impactando positivamente as práticas assistenciais e, sobretudo, a segurança e a qualidade do atendimento à saúde da população.
Promover a integração e o intercâmbio técnico-científico entre o curso de Enfermagem e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), visando aprimorar as competências em urgência e emergência e gerar um impacto multiplicador na capacitação de profissionais da saúde da comunidade externa.
1. Realizar a Visita Técnica e Treinamento Conjunto: Realizar uma visita técnica e treinamento conjunto supervisionado ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, envolvendo até 20 estudantes da disciplina de Urgência e Emergência e profissionais do CBMMG, com foco na troca de práticas de APH e cuidados humanizados. 2. Promover a Troca de Saberes e Aperfeiçoamento Mútuo: Proporcionar atividades de observação, demonstração prática e diálogo técnico bidirecional, garantindo que tanto os estudantes de Enfermagem quanto os profissionais do CBMMG aprimorem suas respectivas competências em atendimento pré-hospitalar e emergencial. 3. Gerar Capacitação para a Comunidade Externa: Capacitar e preparar os estudantes participantes para atuarem como multiplicadores de conhecimento, replicando as técnicas e saberes adquiridos em sessões de treinamento destinadas a técnicos e enfermeiros do Pronto Atendimento do hospital e de outras instituições da rede de saúde local. 4. Documentar e Disseminar os Resultados: Produzir um relatório técnico-reflexivo e registro fotográfico da vivência, para fins de avaliação da efetividade da troca de saberes e para divulgação das ações extensionistas e seus benefícios para a sociedade.
1. Fase Preparatória (Capacitação e Intercâmbio Inicial): Inicialmente, será realizada uma preparação teórica prévia com os discentes, abordando os princípios do atendimento pré-hospitalar (APH), biossegurança, protocolos de resgate e normas de conduta durante a visita. Simultaneamente, será estabelecido o diálogo com o CBMMG para mapear as necessidades de atualização dos bombeiros, permitindo que a agenda da visita contemple tópicos de interesse mútuo para a troca de saberes. A equipe de Enfermagem também fará contato com técnicos e enfermeiros do Pronto Atendimento da rede local para convidá-los a participar da fase de replicação do conhecimento. 2. Fase de Execução (Troca de Saberes no CBMMG) No dia da atividade, os estudantes, acompanhados por docentes e por oficiais do Corpo de Bombeiros, participarão de visita guiada e demonstrações práticas. Serão realizadas simulações conjuntas de procedimentos básicos de resgate e atendimento de vítimas. O foco será no diálogo técnico, em que os estudantes e docentes de Enfermagem compartilharão as bases científicas e as melhores práticas humanizadas de saúde, enquanto os bombeiros demonstrarão a vivência operacional e as técnicas de campo. Esta fase garante o intercâmbio bidirecional de conhecimentos, beneficiando ambos os grupos. 3. Fase de Avaliação e Multiplicação (Extensão Comunitária) Após a vivência no CBMMG, os participantes elaborarão relatórios reflexivos, enfatizando os aprendizados e a relação entre teoria e prática. A seguir, os estudantes, sob supervisão docente, desenvolverão o Módulo de Replicação do Conhecimento. Este módulo consistirá em oficinas ou sessões práticas de capacitação, que serão oferecidas aos técnicos e enfermeiros convidados do Pronto Atendimento do hospital e de outras unidades de saúde da região. As informações coletadas e o resultado da replicação subsidiarão discussões em sala de aula e gerarão relatórios extensionistas e relatos de experiência a serem divulgados em eventos científicos e de extensão da UFVJM, comprovando o impacto social da ação.
FERREIRA, L. M.; ANDRADE, R. C.; VASCONCELOS, P. C. Integração ensino-serviço-comunidade na formação em saúde: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 4, p. e129, 2021. DOI: 10.1590/1981-5271v45.4-20210225. MACHADO, A. R.; OLIVEIRA, M. E.; BARBOSA, F. S. A atuação do Corpo de Bombeiros no atendimento pré-hospitalar e a interface com a enfermagem. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, v. 9, n. 1, p. 92-103, 2020. PEREIRA, C. D.; LIMA, M. J. S.; ALVES, R. R.; MENDES, G. T. O ensino de urgência e emergência na graduação em enfermagem: desafios e possibilidades. Enfermagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 455-463, 2022. DOI: 10.21675/2357-707X.2022.v13.n2.4731. SILVA, R. T. et al. Aprendizagem experiencial e formação em enfermagem: contribuições de vivências práticas em urgência e emergência. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. 1, p. e20220519, 2023. DOI: 10.1590/0034-7167-2022-0519. SOUZA, D. A.; LIMA, C. V.; BARBOSA, J. F. Desenvolvimento de competências para atuação em urgência e emergência: percepções de estudantes de enfermagem. Revista CuidArte Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 221-230, 2021.
O projeto promove uma interação dialógica efetiva ao estabelecer o intercâmbio de saberes com um setor essencial da sociedade: o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Diferentemente de uma simples transmissão de conhecimento, a metodologia garante um diálogo bidirecional, onde: • A academia compartilha o conhecimento científico, as práticas baseadas em evidências e a abordagem humanizada do cuidado. • O CBMMG compartilha a vivência operacional, o conhecimento tático e as experiências reais do atendimento pré-hospitalar (APH). Essa interação é estendida à comunidade de saúde local por meio da fase de multiplicação, onde técnicos e enfermeiros do Pronto Atendimento são convidados a participar das oficinas de capacitação, garantindo que o diálogo se amplie e beneficie diretamente o serviço assistencial da região.
Fundamenta-se nos princípios da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade, reconhecendo que o cuidado em situações de urgência e emergência requer a atuação articulada entre diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais. A complexidade dos atendimentos pré-hospitalares e das situações de risco demanda não apenas habilidades técnicas específicas, mas também a capacidade de comunicação, cooperação e tomada de decisão compartilhada entre os diversos atores envolvidos no processo de cuidado (SOUZA; LIMA; BARBOSA, 2021). Nesse contexto, o evento promove a integração entre o saber acadêmico da enfermagem, o conhecimento técnico-operacional dos profissionais do Corpo de Bombeiros e os fundamentos científicos da atenção à saúde em situações críticas. Essa interação estimula o diálogo entre diferentes campos do saber — saúde, segurança pública, educação e gestão de emergências — configurando-se como espaço de aprendizagem colaborativa e interdisciplinar (FERREIRA; ANDRADE; VASCONCELOS, 2021). A interprofissionalidade manifesta-se nas atividades práticas e discussões desenvolvidas durante a visita técnica, nas quais estudantes e profissionais compartilham experiências, analisam casos e refletem sobre os papéis complementares de cada profissão na resposta integrada às urgências. Tal experiência contribui para a formação de enfermeiros mais preparados para atuar em equipes multiprofissionais, com visão ampliada do cuidado, respeito às diferentes competências e compromisso ético com a integralidade da atenção em saúde.
Esta ação consolida a indissociabilidade ao integrar as três funções universitárias: • Extensão: É a função central, manifestada na troca de saberes com o CBMMG e, principalmente, no impacto multiplicador ao capacitar profissionais da saúde da comunidade externa (Técnicos e Enfermeiros) com o conhecimento adquirido. • Ensino: A visita técnica e o treinamento conjunto servem como atividade curricular complementar para a disciplina de Urgência e Emergência, oferecendo aos estudantes um ambiente de aprendizagem prático e real que enriquece sua formação em competências técnicas e humanísticas. • Pesquisa: A exigência de relatórios reflexivos e a documentação do processo de replicação servem como dados para a avaliação da efetividade da intervenção extensionista. Isso gera relatórios científicos e relatos de experiência a serem divulgados, retroalimentando o Ensino e a Extensão com novos conhecimentos.
Configura-se como uma oportunidade singular de aprendizado experiencial e de fortalecimento da formação integral preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A ação promove o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e relacionais indispensáveis à atuação profissional em contextos de urgência, emergência e desastres, além de favorecer a articulação entre teoria, prática e compromisso social. A inserção dos estudantes em um ambiente real de atendimento pré-hospitalar, sob a orientação de docentes e profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, permite vivenciar de forma concreta os desafios e as responsabilidades inerentes à assistência em situações críticas. Essa experiência contribui para aprimorar o raciocínio clínico, a tomada de decisão rápida, a liderança e o trabalho em equipe — habilidades essenciais ao exercício da enfermagem contemporânea (SOUZA; LIMA; BARBOSA, 2021). Do ponto de vista pedagógico, a vivência técnica amplia a compreensão dos discentes sobre o funcionamento das redes de atenção à saúde e fortalece a visão interprofissional do cuidado, estimulando o aprendizado ativo e reflexivo (SILVA et al., 2023). Já sob o enfoque extensionista, os estudantes assumem papel de protagonistas no processo de troca de saberes entre a universidade e o serviço público, consolidando valores de cidadania, ética e responsabilidade social. Portanto, o impacto formativo dessa ação se expressa não apenas na aquisição de conhecimentos técnicos sobre o atendimento emergencial, mas também na ampliação das competências humanísticas e comunicativas dos participantes, fundamentais à formação de enfermeiros comprometidos com a integralidade do cuidado e com a transformação da realidade social. Impacto e Transformação Social * A “Vivência Técnica em Urgência e Emergência: Enfermagem com o Corpo de Bombeiros” promove impactos significativos na formação acadêmica, na comunidade e nos serviços de saúde. Ao aproximar os estudantes de Enfermagem da realidade prática do atendimento pré-hospitalar e das ações de salvamento realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o projeto possibilita uma aprendizagem vivencial.
O projeto gera um impacto e transformação social diretos e indiretos: • Impacto Direto: O aprimoramento das técnicas e dos protocolos de APH tanto dos profissionais do CBMMG quanto dos técnicos e enfermeiros do Pronto Atendimento resulta em uma melhoria imediata na qualidade e segurança do atendimento de urgência e emergência prestado à população de Diamantina e região. • Transformação Social: A ação fortalece o vínculo entre a universidade e os serviços essenciais (CBMMG e rede de saúde), estabelecendo um modelo de educação continuada. Ao elevar o nível técnico-científico do atendimento na linha de frente, o projeto contribui para a redução de morbidade e mortalidade em situações de emergência, promovendo o bem-estar e a segurança da comunidade.
Redes sociais
A ação foi um sucesso e também ganhou destaque nas redes sociais, mostrando o empenho e dedicação de todos os envolvidos!
Programação do Evento
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
23/11/2025
08:00
17:30
08h00 – Credenciamento e Acolhimento dos Participantes Recepção dos discentes, apresentação da equipe organizadora e do cronograma. Breve fala de boas-vindas por representantes da UFVJM e do CBMMG, destacando os objetivos da vivência. 08h30 – Palestra de Abertura: Atuação do Corpo de Bombeiros no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Exposição teórica ministrada por oficiais do CBMMG sobre os princípios, protocolos e fluxos operacionais do atendimento pré-hospitalar, destacando a importância da integração com os profissionais de Enfermagem. 09h30 – Demonstração Prática: Equipamentos, Veículos e Técnicas de Salvamento Apresentação dos principais equipamentos utilizados em ocorrências de resgate, salvamento e primeiros socorros. Os participantes terão contato direto com materiais e viaturas, conhecendo suas funcionalidades e aplicações. 10h30 – Oficina Prática I: Suporte Básico de Vida (SBV) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP) Atividade prática supervisionada, com demonstração e execução de manobras de RCP e uso de desfibrilador externo automático (DEA), conforme diretrizes do AHA (American Heart Association). 11h45 – Encerramento das Atividades da Manhã e Intervalo para Almoço Tarde (13h30 às 17h30) 13h30 – Oficina Prática II: Atendimento a Vítimas de Trauma e Imobilização Prática simulada com foco na avaliação primária e secundária, imobilização de vítimas e transporte seguro. 15h00 – Simulação Realística: Atendimento Integrado a Múltiplas Vítimas Exercício prático interdisciplinar em cenário controlado, com participação dos discentes e supervisão da equipe do CBMMG, abordando triagem, priorização de atendimento e coordenação em situações de emergência. 16h30 – Roda de Conversa e Avaliação da Vivência Momento de diálogo e reflexão entre os estudantes, docentes e bombeiros, discutindo aprendizados, desafios e percepções sobre a atuação multiprofissional nas urgências. 17h30 – Encerramento e Entrega de Certificados; Síntese das atividades, agradecimentos e entrega dos certificados de participação.
Público-alvo
Público interno: Este grupo é o alvo primário da formação e o agente multiplicador do conhecimento. • Estudantes do curso de Enfermagem, prioritariamente aqueles matriculados na disciplina de Urgência e Emergência (até 20 alunos). • Docentes do curso de Enfermagem envolvidos na disciplina de Urgência e Emergência e na coordenação do projeto de Extensão. Público Externo: Este grupo é essencial para a caracterização da Extensão, pois participa da troca mútua de saberes e se beneficia da capacitação gerada pelo projeto. • Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG): Profissionais (oficiais e praças) envolvidos na atividade de treinamento e atendimento pré-hospitalar (APH) na unidade de Diamantina. (Benefício: troca de saberes e aperfeiçoamento mútuo). • Profissionais de Saúde da Rede Local: Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros que atuam diretamente no Setor de Pronto Atendimento do hospital de referência e/ou em outras unidades de urgência e emergência da região de Diamantina. (Benefício: Capacitação e Replicação de Conhecimento). A inclusão explícita do CBMMG e dos profissionais de Pronto Atendimento garante que a Visita Técnica e o Treinamento Conjunto cumpram o papel de Extensão, indo além da formação exclusiva dos estudantes e promovendo um impacto real e mútuo na comunidade.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A interação com o curso de Enfermagem proporcionará a integração do conhecimento científico universitário com a experiência operacional dos bombeiros, permitindo-lhes aprimorar técnicas de abordagem, manejo de vítimas, e práticas de cuidado humanizado em situações de urgência.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 8 h
- Manhã;
- Tarde;
O presente projeto de extensão propõe a realização do evento “Vivência Técnica em Urgência e Emergência: Enfermagem com o Corpo de Bombeiros”, destinado aos estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a profissionais da comunidade externa, especialmente Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros da rede de saúde local, e militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A ação busca promover uma experiência formativa prática, interdisciplinar e dialógica, fundamentada nos princípios da Extensão universitária. Para isso, serão desenvolvidas atividades conjuntas entre discentes, docentes, bombeiros militares e profissionais dos serviços de saúde, favorecendo a troca de saberes entre conhecimentos acadêmicos, práticas de campo e vivências operacionais do atendimento pré-hospitalar. Dessa forma, o projeto aproxima a universidade da sociedade, ampliando o impacto social ao integrar ensino, prática profissional e formação continuada, além de fortalecer a atuação colaborativa nos cenários de urgência e emergência. O evento ocorrerá ao longo de um único dia de atividades. Às 08h00, será realizado o credenciamento e acolhimento dos participantes, seguido da apresentação da equipe organizadora e do cronograma oficial. Às 08h30, ocorrerá a palestra de abertura ministrada por oficiais do CBMMG, abordando a atuação do Corpo de Bombeiros no Atendimento Pré-Hospitalar (APH), seus princípios, protocolos e fluxos operacionais, com enfoque na integração multiprofissional. Às 09h30, será promovida uma demonstração prática dos principais equipamentos, veículos e técnicas de salvamento utilizados em ocorrências reais, possibilitando aos participantes contato direto com materiais e viaturas e a compreensão de suas aplicabilidades. A programação prossegue às 10h30 com a Oficina Prática I, dedicada ao Suporte Básico de Vida (SBV) e à Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Nessa atividade, os participantes executarão manobras de RCP e utilizarão o Desfibrilador Externo Automático (DEA), seguindo as recomendações atualizadas da American Heart Association (AHA). Às 11h45, encerram-se as atividades da manhã, com intervalo para almoço. O período da tarde tem início às 13h30 com a Oficina Prática II, focada no atendimento a vítimas de trauma, incluindo avaliação primária e secundária, técnicas de imobilização e transporte seguro. Às 15h00, será realizada uma Simulação Realística de atendimento integrado a múltiplas vítimas, envolvendo triagem, priorização e coordenação em cenários complexos, com participação ativa dos discentes, profissionais externos e supervisão da equipe do CBMMG. Às 16h30, ocorrerá uma roda de conversa para avaliação da vivência, promovendo reflexão coletiva sobre aprendizados, desafios e percepções acerca da atuação multiprofissional nas urgências. O evento será encerrado às 17h30, com a entrega dos certificados de participação e agradecimentos finais.