Detalhes da ação

Acolhendo novos estudantes e suas famílias na Comunidade Universitária - 2ª Edição

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001522

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

14/08/2025

Data Fim

14/08/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

fábio silva de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@ufvjm.facsae

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
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Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Resumo

A ação “Acolhendo novos estudantes e suas famílias na Comunidade Universitária - 2ª Edição” intenciona promover o acolhimento de calouros e familiares na Semana de Recepção do 2º semestre de 2025. Realizada no RU, contará com decoração e comidas típicas, fala da Direção e apresentação musical. A ação integrará estudantes, famílias e comunidade, valorizando a cultura regional e fortalecendo o pertencimento e a permanência estudantil.


Palavras-chave

acolhimento universitário, pertencimento, cultura popular, permanência estudantil


Introdução

O ingresso na universidade representa um momento de transição marcado por expectativas, desafios e pela necessidade de adaptação a uma nova realidade acadêmica e social. Nesse contexto, ações de acolhimento e integração assumem papel fundamental para fortalecer o vínculo dos novos estudantes com a instituição e contribuir para sua permanência e êxito no ensino superior. De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), a extensão deve promover o diálogo entre a universidade e a sociedade, favorecendo a formação cidadã e a democratização do conhecimento. Assim, iniciativas que acolhem e envolvem estudantes e familiares desde o início do percurso formativo concretizam o compromisso social da universidade. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tem buscado consolidar uma cultura institucional voltada à permanência estudantil e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento à vida universitária. Nesse sentido, a Semana de Recepção de Calouros é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações extensionistas que integrem novos discentes, familiares, servidores e a comunidade local. Tais atividades, ao aliarem cultura, convivência e informação, contribuem não apenas para o acolhimento inicial, mas também para a construção de um ambiente acadêmico mais solidário, plural e participativo (Tinto, 2012; Moura & Silva, 2021). Com base nesses princípios, a presente ação propõe a realização de uma celebração temática inspirada nas festas juninas — o “II Arraiá da FACSAE” — como ação de acolhimento e integração no âmbito da Semana de Recepção de Calouros do segundo semestre de 2025. A proposta visa fortalecer os laços entre a universidade e as famílias dos estudantes ingressantes, estimulando o sentimento de pertencimento e a valorização das identidades culturais da região.


Justificativa

O ingresso no ensino superior é um momento de grande transformação na vida dos estudantes, especialmente para aqueles que deixam suas cidades de origem e passam a conviver em um novo ambiente social e acadêmico. Esse processo de adaptação, embora repleto de possibilidades, também apresenta desafios relacionados à solidão, insegurança e dificuldades de integração (Silva & Salles, 2018). Diante disso, o acolhimento inicial promovido pelas universidades torna-se uma estratégia essencial para a promoção da permanência estudantil e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento à instituição. Segundo Tinto (1993, 2012), a permanência no ensino superior depende fortemente da integração acadêmica e social dos estudantes, sendo o envolvimento institucional um fator decisivo para o sucesso educacional. Ações de recepção e integração contribuem para criar vínculos, reduzir a evasão e fomentar um ambiente de apoio mútuo entre calouros, veteranos, docentes e técnicos. Nesse sentido, o acolhimento deve ser compreendido não apenas como uma ação pontual de boas-vindas, mas como parte de uma política institucional de cuidado e inclusão, capaz de impactar positivamente o percurso formativo dos discentes (Cunha & Leite, 2020). A extensão universitária, conforme a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), deve articular ensino e pesquisa, promovendo a troca de saberes com a sociedade e contribuindo para a formação integral dos estudantes. O “II Arraiá da FACSAE”, ao inserir-se na Semana de Recepção de Calouros, concretiza esse princípio ao promover uma experiência cultural que envolve comunidade acadêmica e familiares dos ingressantes. Ao valorizar expressões culturais típicas das festas juninas — como a música, a dança e a culinária regional —, o projeto também reafirma o compromisso da universidade com o respeito à diversidade cultural e o fortalecimento dos laços comunitários (Freire, 1996; Saviani, 2008). Além disso, incluir as famílias dos estudantes nas atividades de recepção é uma forma de ampliar o diálogo entre universidade e comunidade, reforçando a confiança no papel social da instituição. Pesquisas recentes indicam que o apoio familiar é um dos fatores que mais contribuem para o bem-estar e a continuidade dos estudantes na educação superior (Polydoro et al., 2021). Assim, o evento não apenas acolhe os novos discentes, mas também envolve seus círculos de apoio afetivo, reconhecendo-os como parte fundamental do processo educativo. Em síntese, este projeto justifica-se por sua relevância social, cultural e formativa, ao integrar extensão universitária, acolhimento institucional e valorização das tradições locais. O “Arraiá da FACSAE” busca consolidar uma cultura de pertencimento e convivência solidária, fortalecendo os vínculos entre estudantes, famílias e universidade, em consonância com os princípios da formação cidadã e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


Objetivos

Objetivo Geral Promover um espaço de acolhimento e integração entre estudantes ingressantes, familiares e comunidade acadêmica da FACSAE, por meio da realização do “II Arraiá da FACSAE”, contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento, a valorização das tradições culturais regionais e o incentivo à permanência e ao engajamento estudantil no ensino superior. Objetivos Específicos 1) Favorecer a adaptação dos calouros ao ambiente universitário, proporcionando um primeiro contato marcado pela escuta, pela convivência e pela valorização das experiências individuais e coletivas. 2) Estimular o vínculo institucional dos novos estudantes com a universidade, reforçando o compromisso da UFVJM com a inclusão, a diversidade e a permanência estudantil. 3) Integrar familiares e comunidade local às ações universitárias, ampliando o diálogo entre a instituição e os contextos socioculturais de origem dos estudantes. 4) Promover a valorização das manifestações culturais regionais, resgatando elementos das festas juninas como expressão da identidade popular e do patrimônio imaterial do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. 5) Fomentar a convivência intergeracional e interdisciplinar, envolvendo discentes veteranos, docentes e técnicos administrativos na organização e execução das atividades festivas e culturais. 6) Estimular práticas colaborativas e extensionistas, nas quais os estudantes possam vivenciar o protagonismo e o trabalho coletivo na construção de espaços universitários acolhedores e inclusivos. 7) Contribuir para a formação integral dos discentes, articulando dimensões cognitivas, afetivas, éticas e sociais em um contexto de interação cultural e comunitária.


Metas

Esta ação extensionista busca atingir metas voltadas à consolidação de um ambiente universitário mais acolhedor, participativo e culturalmente integrado. Para isso, serão desenvolvidas ações que contemplem tanto os aspectos logísticos e formativos da recepção quanto os de valorização das identidades regionais e da convivência comunitária. As principais metas são: 1) Promover a integração entre novos estudantes, familiares e comunidade acadêmica, por meio de uma celebração cultural que una acolhimento, convivência e valorização das tradições locais. 2) Fortalecer o sentimento de pertencimento institucional, criando uma primeira experiência universitária marcada pela escuta, pelo acolhimento e pela partilha de saberes e vivências. 3) Envolver os cursos da FACSAE e seus respectivos centros acadêmicos no planejamento e execução do evento, estimulando o protagonismo estudantil e a atuação colaborativa entre docentes, técnicos e discentes. 4) Valorizar manifestações culturais típicas do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha, resgatando elementos das festas juninas — música, dança, culinária e decoração — como forma de aproximar a universidade das expressões culturais regionais. 5) Ampliar a presença das famílias na universidade, favorecendo o diálogo entre instituição e comunidade e reforçando o papel da UFVJM como espaço público de convivência, educação e cultura. 6) Divulgar a ação extensionista e seus resultados por meio de canais institucionais e de comunicação social da universidade, fortalecendo a imagem da FACSAE como unidade comprometida com a formação integral e o bem-estar discente. 7) Avaliar os impactos da ação por meio de questionários e registros qualitativos, analisando as percepções de calouros, veteranos, familiares e servidores quanto ao acolhimento e à integração proporcionados pelo evento. Essas metas se articulam aos princípios da Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), ao promover a interação transformadora entre universidade e sociedade e ao contribuir para o fortalecimento da permanência e do sucesso estudantil na UFVJM.


Metodologia

A ação “é desenvolvida como parte da Semana de Recepção de Calouros do segundo semestre de 2025, integrando dimensões culturais, formativas e comunitárias. A metodologia adotada prioriza o acolhimento humanizado, a valorização das tradições regionais e o envolvimento colaborativo entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica. O processo organizativo será iniciado nas semanas que antecedem o evento, com reuniões entre a Direção da FACSAE, centros acadêmicos e representantes estudantis, a fim de planejar as atividades, distribuir responsabilidades e definir a ambientação do espaço. O segundo piso do Restaurante Universitário (RU) foi escolhido como local por oferecer estrutura ampla e acessível para receber o público, além de simbolizar um espaço de convivência entre os diversos cursos da faculdade. A montagem do ambiente seguirá uma temática junina, com decoração típica e organização de mesas com comidas e bebidas regionais, preparadas com apoio de estudantes e servidores. Essa ambientação busca proporcionar um clima festivo e acolhedor, favorecendo a socialização entre calouros, veteranos, docentes, técnicos e familiares. O evento será aberto com uma fala institucional da Direção da FACSAE, que destacará a importância da integração, da permanência e do papel da família no processo formativo dos novos ingressantes. Esse momento simbólico de acolhimento reforçará os valores institucionais de solidariedade, respeito à diversidade e pertencimento à vida universitária. Em seguida, o público será convidado a participar de uma apresentação musical de forró, realizada por uma banda vinculada convidada pela própria FACSAE, evidenciando o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão e o compromisso da universidade com a valorização das manifestações culturais locais. A música, elemento central da cultura popular mineira, contribuirá para criar uma atmosfera de alegria e celebração, aproximando a universidade das tradições culturais da região. Durante o evento, serão registradas imagens para compor o relatório avaliativo da ação. A atividade contará com a participação ativa de monitores voluntários, responsáveis pela recepção, ambientação e apoio logístico, o que favorecerá o protagonismo estudantil e o aprendizado prático em extensão universitária.


Referências Bibliográficas

CUNHA, M. I.; LEITE, D. (Orgs.). Ensino Superior e Formação: práticas e desafios contemporâneos. Campinas: Papirus, 2020. FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: FORPROEX, 2012. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MOURA, R. A.; SILVA, M. L. Práticas de acolhimento e permanência no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 54, 2021. POLYDORO, S. A. J.; BZUNECK, J. A.; SANTOS, A. A. A. Motivação e permanência na educação superior: perspectivas teóricas e práticas institucionais. Campinas: Mercado de Letras, 2021. SAVIANI, D. Escola e Democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. SILVA, M. A.; SALLES, F. M. Acolhimento e permanência no ensino superior: experiências e desafios institucionais. Revista @mbienteeducação, v. 11, n. 2, p. 149–164, 2018. TINTO, V. Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. 2nd ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993. TINTO, V. Completing College: Rethinking Institutional Action. University of Chicago Press, 2012.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A ação proposta constituirá um espaço de interação dialógica entre a universidade e a comunidade, evidenciando o princípio da extensão como instrumento de troca de saberes e experiências. A atividade possibilitará o encontro entre estudantes ingressantes, veteranos, familiares, docentes e técnicos administrativos, promovendo um ambiente em que o conhecimento acadêmico e cultural dialoga com as práticas e valores da sociedade local. Ao envolver famílias e comunidade regional na celebração, o evento fortalecerá vínculos afetivos e institucionais, criando um espaço de pertencimento e inclusão. A ambientação com comidas típicas e manifestações culturais permitirá que saberes culturais tradicionais sejam reconhecidos, valorizados e compartilhados, gerando aprendizagens coletivas que transcendem a sala de aula. Além disso, a apresentação musical exemplificará o diálogo entre a universidade e a sociedade por meio da produção cultural, demonstrando como a extensão pode articular ensino, pesquisa e cultura em ações concretas de integração comunitária.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação envolverá diferentes cursos e áreas da FACSAE, promovendo integração interdisciplinar ao articular saberes culturais, logísticos e administrativos. Estudantes de diversos cursos colaborarão na organização do espaço, ambientação, recepção e divulgação do evento, enquanto docentes e técnicos administrativos fornecerão suporte técnico, orientação e supervisão. A apresentação musical demonstrará a interação entre áreas de atuação distintas, combinando produção artística, gestão cultural e engajamento comunitário. Essa colaboração interprofissional fortalecerá o protagonismo estudantil, possibilitará a troca de experiências entre cursos e funções acadêmicas e evidenciará como ações extensionistas podem integrar diferentes competências em prol do acolhimento, da integração e da valorização cultural.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação proposta exemplifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípio fundamental da universidade pública. 1) Ensino: A participação de estudantes veteranos e ingressantes na organização e execução do evento promoverá aprendizagem prática, desenvolvimento de habilidades de planejamento, gestão de eventos e trabalho em equipe, complementando a formação acadêmica formal. 2) Pesquisa: A ação permitirá a coleta de dados qualitativos e observações sobre acolhimento, integração e percepção de pertencimento dos calouros, oferecendo subsídios para futuras pesquisas sobre permanência estudantil, práticas de integração e cultura universitária. 3) Extensão: A atividade se configurará como interação direta com a sociedade, envolvendo familiares e comunidade local, articulando o ensino e a pesquisa com a promoção do cuidado, da inclusão e da valorização cultural. Dessa forma, esta ação integra o tripé universitário, promovendo aprendizagem significativa, produção de conhecimento e impacto social.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos na ação proposta contribuirá significativamente para sua formação acadêmica, social e cidadã. Os estudantes veteranos e ingressantes atuarão em diversas etapas do evento, incluindo planejamento logístico, ambientação do espaço, organização das barracas, recepção de participantes e apoio às atividades culturais, o que promoverá aprendizagem prática e desenvolvimento de competências de gestão, comunicação e trabalho em equipe. Ao interagir com famílias, colegas e docentes, os graduandos vivenciarão situações reais de mediação, acolhimento e integração, aprimorando habilidades socioemocionais essenciais para sua futura atuação profissional. Além disso, a participação em um evento de extensão permitirá aos estudantes compreender a importância da universidade na promoção de inclusão, cultura e integração social, fortalecendo o sentimento de pertencimento institucional e responsabilidade cidadã. Essa experiência consolidará a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao combinar aprendizado acadêmico, observação de práticas de integração e engajamento com a comunidade, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes, colaborativos e culturalmente sensíveis.


Impacto e Transformação Social

A ação proposta promoverá impacto social significativo ao fortalecer vínculos entre universidade, estudantes, familiares e comunidade local, ampliando a percepção da UFVJM como espaço acolhedor e culturalmente engajado. A ação contribuirá para a inclusão social e o sentimento de pertencimento, criando oportunidades de convivência, diálogo e integração entre diferentes grupos da comunidade acadêmica e externa. Ao valorizar tradições culturais regionais, como a música, a dança e a culinária típica das festas juninas, o evento estimulará a preservação e o reconhecimento da identidade cultural local, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social e de promoção da cidadania. Além disso, a participação ativa de estudantes na organização e execução das atividades gerará aprendizagem prática, protagonismo e responsabilidade social, contribuindo para a formação de profissionais conscientes, colaborativos e engajados com as demandas da sociedade.


Divulgação

A divulgação desta ação de extensão ocorrerá prioritariamente pelo Instagram da FACSAE.


Público-alvo

Descrição

Estes são os estudantes ingressantes nos cursos de graduação da FACSAE no 2º semestre de 2025.

Descrição

Estes seriam os familiares dos calouros do semestre 2025/2.

Descrição

Estes seriam os habitantes de Teófilo Otoni que compareceriam ao evento.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 21 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro para organização do evento e distribuição de tarefas.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontros periódicos para definição e elaboração das artes que seriam utilizadas nas lembrancinhas do evento.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Decoração do espaço no qual ocorreu o evento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Recepção dos estudantes e servidores da UFVJM, bem como da comunidade local, além de apoio logístico durante o evento.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação do evento para a comunidade estudantil através de redes sociais e/ou encontros presenciais.