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Acolhendo novos estudantes e suas famílias na Comunidade Universitária - 2ª Edição
Sobre a Ação
202203001522
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
14/08/2025
14/08/2025
Dados do Coordenador
fábio silva de souza
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Cultura
Comunicação estratégica
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Noite
Não
Redes Sociais
Membros
A ação “Acolhendo novos estudantes e suas famílias na Comunidade Universitária - 2ª Edição” intenciona promover o acolhimento de calouros e familiares na Semana de Recepção do 2º semestre de 2025. Realizada no RU, contará com decoração e comidas típicas, fala da Direção e apresentação musical. A ação integrará estudantes, famílias e comunidade, valorizando a cultura regional e fortalecendo o pertencimento e a permanência estudantil.
acolhimento universitário, pertencimento, cultura popular, permanência estudantil
O ingresso na universidade representa um momento de transição marcado por expectativas, desafios e pela necessidade de adaptação a uma nova realidade acadêmica e social. Nesse contexto, ações de acolhimento e integração assumem papel fundamental para fortalecer o vínculo dos novos estudantes com a instituição e contribuir para sua permanência e êxito no ensino superior. De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), a extensão deve promover o diálogo entre a universidade e a sociedade, favorecendo a formação cidadã e a democratização do conhecimento. Assim, iniciativas que acolhem e envolvem estudantes e familiares desde o início do percurso formativo concretizam o compromisso social da universidade. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tem buscado consolidar uma cultura institucional voltada à permanência estudantil e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento à vida universitária. Nesse sentido, a Semana de Recepção de Calouros é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações extensionistas que integrem novos discentes, familiares, servidores e a comunidade local. Tais atividades, ao aliarem cultura, convivência e informação, contribuem não apenas para o acolhimento inicial, mas também para a construção de um ambiente acadêmico mais solidário, plural e participativo (Tinto, 2012; Moura & Silva, 2021). Com base nesses princípios, a presente ação propõe a realização de uma celebração temática inspirada nas festas juninas — o “II Arraiá da FACSAE” — como ação de acolhimento e integração no âmbito da Semana de Recepção de Calouros do segundo semestre de 2025. A proposta visa fortalecer os laços entre a universidade e as famílias dos estudantes ingressantes, estimulando o sentimento de pertencimento e a valorização das identidades culturais da região.
O ingresso no ensino superior é um momento de grande transformação na vida dos estudantes, especialmente para aqueles que deixam suas cidades de origem e passam a conviver em um novo ambiente social e acadêmico. Esse processo de adaptação, embora repleto de possibilidades, também apresenta desafios relacionados à solidão, insegurança e dificuldades de integração (Silva & Salles, 2018). Diante disso, o acolhimento inicial promovido pelas universidades torna-se uma estratégia essencial para a promoção da permanência estudantil e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento à instituição. Segundo Tinto (1993, 2012), a permanência no ensino superior depende fortemente da integração acadêmica e social dos estudantes, sendo o envolvimento institucional um fator decisivo para o sucesso educacional. Ações de recepção e integração contribuem para criar vínculos, reduzir a evasão e fomentar um ambiente de apoio mútuo entre calouros, veteranos, docentes e técnicos. Nesse sentido, o acolhimento deve ser compreendido não apenas como uma ação pontual de boas-vindas, mas como parte de uma política institucional de cuidado e inclusão, capaz de impactar positivamente o percurso formativo dos discentes (Cunha & Leite, 2020). A extensão universitária, conforme a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), deve articular ensino e pesquisa, promovendo a troca de saberes com a sociedade e contribuindo para a formação integral dos estudantes. O “II Arraiá da FACSAE”, ao inserir-se na Semana de Recepção de Calouros, concretiza esse princípio ao promover uma experiência cultural que envolve comunidade acadêmica e familiares dos ingressantes. Ao valorizar expressões culturais típicas das festas juninas — como a música, a dança e a culinária regional —, o projeto também reafirma o compromisso da universidade com o respeito à diversidade cultural e o fortalecimento dos laços comunitários (Freire, 1996; Saviani, 2008). Além disso, incluir as famílias dos estudantes nas atividades de recepção é uma forma de ampliar o diálogo entre universidade e comunidade, reforçando a confiança no papel social da instituição. Pesquisas recentes indicam que o apoio familiar é um dos fatores que mais contribuem para o bem-estar e a continuidade dos estudantes na educação superior (Polydoro et al., 2021). Assim, o evento não apenas acolhe os novos discentes, mas também envolve seus círculos de apoio afetivo, reconhecendo-os como parte fundamental do processo educativo. Em síntese, este projeto justifica-se por sua relevância social, cultural e formativa, ao integrar extensão universitária, acolhimento institucional e valorização das tradições locais. O “Arraiá da FACSAE” busca consolidar uma cultura de pertencimento e convivência solidária, fortalecendo os vínculos entre estudantes, famílias e universidade, em consonância com os princípios da formação cidadã e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo Geral Promover um espaço de acolhimento e integração entre estudantes ingressantes, familiares e comunidade acadêmica da FACSAE, por meio da realização do “II Arraiá da FACSAE”, contribuindo para o fortalecimento do sentimento de pertencimento, a valorização das tradições culturais regionais e o incentivo à permanência e ao engajamento estudantil no ensino superior. Objetivos Específicos 1) Favorecer a adaptação dos calouros ao ambiente universitário, proporcionando um primeiro contato marcado pela escuta, pela convivência e pela valorização das experiências individuais e coletivas. 2) Estimular o vínculo institucional dos novos estudantes com a universidade, reforçando o compromisso da UFVJM com a inclusão, a diversidade e a permanência estudantil. 3) Integrar familiares e comunidade local às ações universitárias, ampliando o diálogo entre a instituição e os contextos socioculturais de origem dos estudantes. 4) Promover a valorização das manifestações culturais regionais, resgatando elementos das festas juninas como expressão da identidade popular e do patrimônio imaterial do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. 5) Fomentar a convivência intergeracional e interdisciplinar, envolvendo discentes veteranos, docentes e técnicos administrativos na organização e execução das atividades festivas e culturais. 6) Estimular práticas colaborativas e extensionistas, nas quais os estudantes possam vivenciar o protagonismo e o trabalho coletivo na construção de espaços universitários acolhedores e inclusivos. 7) Contribuir para a formação integral dos discentes, articulando dimensões cognitivas, afetivas, éticas e sociais em um contexto de interação cultural e comunitária.
Esta ação extensionista busca atingir metas voltadas à consolidação de um ambiente universitário mais acolhedor, participativo e culturalmente integrado. Para isso, serão desenvolvidas ações que contemplem tanto os aspectos logísticos e formativos da recepção quanto os de valorização das identidades regionais e da convivência comunitária. As principais metas são: 1) Promover a integração entre novos estudantes, familiares e comunidade acadêmica, por meio de uma celebração cultural que una acolhimento, convivência e valorização das tradições locais. 2) Fortalecer o sentimento de pertencimento institucional, criando uma primeira experiência universitária marcada pela escuta, pelo acolhimento e pela partilha de saberes e vivências. 3) Envolver os cursos da FACSAE e seus respectivos centros acadêmicos no planejamento e execução do evento, estimulando o protagonismo estudantil e a atuação colaborativa entre docentes, técnicos e discentes. 4) Valorizar manifestações culturais típicas do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha, resgatando elementos das festas juninas — música, dança, culinária e decoração — como forma de aproximar a universidade das expressões culturais regionais. 5) Ampliar a presença das famílias na universidade, favorecendo o diálogo entre instituição e comunidade e reforçando o papel da UFVJM como espaço público de convivência, educação e cultura. 6) Divulgar a ação extensionista e seus resultados por meio de canais institucionais e de comunicação social da universidade, fortalecendo a imagem da FACSAE como unidade comprometida com a formação integral e o bem-estar discente. 7) Avaliar os impactos da ação por meio de questionários e registros qualitativos, analisando as percepções de calouros, veteranos, familiares e servidores quanto ao acolhimento e à integração proporcionados pelo evento. Essas metas se articulam aos princípios da Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012), ao promover a interação transformadora entre universidade e sociedade e ao contribuir para o fortalecimento da permanência e do sucesso estudantil na UFVJM.
A ação “é desenvolvida como parte da Semana de Recepção de Calouros do segundo semestre de 2025, integrando dimensões culturais, formativas e comunitárias. A metodologia adotada prioriza o acolhimento humanizado, a valorização das tradições regionais e o envolvimento colaborativo entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica. O processo organizativo será iniciado nas semanas que antecedem o evento, com reuniões entre a Direção da FACSAE, centros acadêmicos e representantes estudantis, a fim de planejar as atividades, distribuir responsabilidades e definir a ambientação do espaço. O segundo piso do Restaurante Universitário (RU) foi escolhido como local por oferecer estrutura ampla e acessível para receber o público, além de simbolizar um espaço de convivência entre os diversos cursos da faculdade. A montagem do ambiente seguirá uma temática junina, com decoração típica e organização de mesas com comidas e bebidas regionais, preparadas com apoio de estudantes e servidores. Essa ambientação busca proporcionar um clima festivo e acolhedor, favorecendo a socialização entre calouros, veteranos, docentes, técnicos e familiares. O evento será aberto com uma fala institucional da Direção da FACSAE, que destacará a importância da integração, da permanência e do papel da família no processo formativo dos novos ingressantes. Esse momento simbólico de acolhimento reforçará os valores institucionais de solidariedade, respeito à diversidade e pertencimento à vida universitária. Em seguida, o público será convidado a participar de uma apresentação musical de forró, realizada por uma banda vinculada convidada pela própria FACSAE, evidenciando o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão e o compromisso da universidade com a valorização das manifestações culturais locais. A música, elemento central da cultura popular mineira, contribuirá para criar uma atmosfera de alegria e celebração, aproximando a universidade das tradições culturais da região. Durante o evento, serão registradas imagens para compor o relatório avaliativo da ação. A atividade contará com a participação ativa de monitores voluntários, responsáveis pela recepção, ambientação e apoio logístico, o que favorecerá o protagonismo estudantil e o aprendizado prático em extensão universitária.
CUNHA, M. I.; LEITE, D. (Orgs.). Ensino Superior e Formação: práticas e desafios contemporâneos. Campinas: Papirus, 2020. FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: FORPROEX, 2012. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MOURA, R. A.; SILVA, M. L. Práticas de acolhimento e permanência no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 54, 2021. POLYDORO, S. A. J.; BZUNECK, J. A.; SANTOS, A. A. A. Motivação e permanência na educação superior: perspectivas teóricas e práticas institucionais. Campinas: Mercado de Letras, 2021. SAVIANI, D. Escola e Democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. SILVA, M. A.; SALLES, F. M. Acolhimento e permanência no ensino superior: experiências e desafios institucionais. Revista @mbienteeducação, v. 11, n. 2, p. 149–164, 2018. TINTO, V. Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. 2nd ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993. TINTO, V. Completing College: Rethinking Institutional Action. University of Chicago Press, 2012.
A ação proposta constituirá um espaço de interação dialógica entre a universidade e a comunidade, evidenciando o princípio da extensão como instrumento de troca de saberes e experiências. A atividade possibilitará o encontro entre estudantes ingressantes, veteranos, familiares, docentes e técnicos administrativos, promovendo um ambiente em que o conhecimento acadêmico e cultural dialoga com as práticas e valores da sociedade local. Ao envolver famílias e comunidade regional na celebração, o evento fortalecerá vínculos afetivos e institucionais, criando um espaço de pertencimento e inclusão. A ambientação com comidas típicas e manifestações culturais permitirá que saberes culturais tradicionais sejam reconhecidos, valorizados e compartilhados, gerando aprendizagens coletivas que transcendem a sala de aula. Além disso, a apresentação musical exemplificará o diálogo entre a universidade e a sociedade por meio da produção cultural, demonstrando como a extensão pode articular ensino, pesquisa e cultura em ações concretas de integração comunitária.
A ação envolverá diferentes cursos e áreas da FACSAE, promovendo integração interdisciplinar ao articular saberes culturais, logísticos e administrativos. Estudantes de diversos cursos colaborarão na organização do espaço, ambientação, recepção e divulgação do evento, enquanto docentes e técnicos administrativos fornecerão suporte técnico, orientação e supervisão. A apresentação musical demonstrará a interação entre áreas de atuação distintas, combinando produção artística, gestão cultural e engajamento comunitário. Essa colaboração interprofissional fortalecerá o protagonismo estudantil, possibilitará a troca de experiências entre cursos e funções acadêmicas e evidenciará como ações extensionistas podem integrar diferentes competências em prol do acolhimento, da integração e da valorização cultural.
A ação proposta exemplifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípio fundamental da universidade pública. 1) Ensino: A participação de estudantes veteranos e ingressantes na organização e execução do evento promoverá aprendizagem prática, desenvolvimento de habilidades de planejamento, gestão de eventos e trabalho em equipe, complementando a formação acadêmica formal. 2) Pesquisa: A ação permitirá a coleta de dados qualitativos e observações sobre acolhimento, integração e percepção de pertencimento dos calouros, oferecendo subsídios para futuras pesquisas sobre permanência estudantil, práticas de integração e cultura universitária. 3) Extensão: A atividade se configurará como interação direta com a sociedade, envolvendo familiares e comunidade local, articulando o ensino e a pesquisa com a promoção do cuidado, da inclusão e da valorização cultural. Dessa forma, esta ação integra o tripé universitário, promovendo aprendizagem significativa, produção de conhecimento e impacto social.
A participação dos graduandos na ação proposta contribuirá significativamente para sua formação acadêmica, social e cidadã. Os estudantes veteranos e ingressantes atuarão em diversas etapas do evento, incluindo planejamento logístico, ambientação do espaço, organização das barracas, recepção de participantes e apoio às atividades culturais, o que promoverá aprendizagem prática e desenvolvimento de competências de gestão, comunicação e trabalho em equipe. Ao interagir com famílias, colegas e docentes, os graduandos vivenciarão situações reais de mediação, acolhimento e integração, aprimorando habilidades socioemocionais essenciais para sua futura atuação profissional. Além disso, a participação em um evento de extensão permitirá aos estudantes compreender a importância da universidade na promoção de inclusão, cultura e integração social, fortalecendo o sentimento de pertencimento institucional e responsabilidade cidadã. Essa experiência consolidará a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ao combinar aprendizado acadêmico, observação de práticas de integração e engajamento com a comunidade, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes, colaborativos e culturalmente sensíveis.
A ação proposta promoverá impacto social significativo ao fortalecer vínculos entre universidade, estudantes, familiares e comunidade local, ampliando a percepção da UFVJM como espaço acolhedor e culturalmente engajado. A ação contribuirá para a inclusão social e o sentimento de pertencimento, criando oportunidades de convivência, diálogo e integração entre diferentes grupos da comunidade acadêmica e externa. Ao valorizar tradições culturais regionais, como a música, a dança e a culinária típica das festas juninas, o evento estimulará a preservação e o reconhecimento da identidade cultural local, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social e de promoção da cidadania. Além disso, a participação ativa de estudantes na organização e execução das atividades gerará aprendizagem prática, protagonismo e responsabilidade social, contribuindo para a formação de profissionais conscientes, colaborativos e engajados com as demandas da sociedade.
A divulgação desta ação de extensão ocorrerá prioritariamente pelo Instagram da FACSAE.
Público-alvo
Estes são os estudantes ingressantes nos cursos de graduação da FACSAE no 2º semestre de 2025.
Estes seriam os familiares dos calouros do semestre 2025/2.
Estes seriam os habitantes de Teófilo Otoni que compareceriam ao evento.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 21 h
- Tarde;
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Encontro para organização do evento e distribuição de tarefas.
- Tarde;
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Encontros periódicos para definição e elaboração das artes que seriam utilizadas nas lembrancinhas do evento.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Decoração do espaço no qual ocorreu o evento.
- Noite;
Recepção dos estudantes e servidores da UFVJM, bem como da comunidade local, além de apoio logístico durante o evento.
- Tarde;
- Noite;
Divulgação do evento para a comunidade estudantil através de redes sociais e/ou encontros presenciais.