Visitante
“Anatomia Humana: Integrando o Ensino Médio ao Ambiente Universitário”
Sobre a Ação
202203001524
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
13/11/2025
12/11/2026
Dados do Coordenador
paulo messias de oliveira filho
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Educação
Saúde
Espaços de ciência
Regional
Não
Não
Não
Dentro do campus
Manhã
Não
Membros
O projeto destina-se a estudantes do ensino médio, tanto de instituições públicas quanto privadas, da cidade de Diamantina e de sua região circunvizinha. Seu principal objetivo é proporcionar aulas expositivas no Laboratório de Anatomia Humana da UFVJM, promovendo a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas de Biologia do ensino médio. As atividades incluirão a apresentação de peças anatômicas humanas, observando rigorosamente os princípios de biossegurança e bioética, e serão
anatomia humana, ensino, aprendizagem, ensino médio
A Anatomia Humana constitui uma das ciências médicas mais antigas e o alicerce fundamental das ciências da saúde (Mompeó; Pérez, 2003). Seu surgimento remonta aproximadamente a 500 a.C., no Egito, tendo sido posteriormente aperfeiçoada pelos filósofos gregos (Chopard, 2008; Lyons; Petrucelli, 1997). Galeno (124 a.C.) destacou-se por realizar estudos anatômicos em primatas, produzindo diversas obras descritivas. Séculos mais tarde, Andreas Vesalius aprofundou-se na dissecação de cadáveres humanos, culminando na publicação de De Humani Corporis Fabrica, em 1543. Com o passar do tempo, a Anatomia deixou de ser apenas um meio de compreender a morte, consolidando-se como disciplina essencial na formação dos profissionais da saúde. Essa ciência desempenha papel imprescindível na educação dos futuros profissionais da área, ao fornecer a base necessária para a compreensão integrada dos sistemas que compõem o corpo humano. É, portanto, uma das disciplinas curriculares mais relevantes e estruturantes na formação acadêmica nas áreas biológicas e da saúde. Contudo, o estudo aprofundado dessa disciplina permanece restrito ao ensino superior, limitando os estudantes do ensino médio a uma aprendizagem essencialmente teórica. A utilização de cadáveres humanos, ainda que apenas para demonstração das estruturas anatômicas, é considerada indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da Anatomia Humana. O contato direto com o corpo humano tem sido reconhecido como elemento essencial para o desenvolvimento da sensibilidade e da empatia nos futuros profissionais da saúde, influenciando positivamente sua conduta ética e humanizada diante dos pacientes (Costa; Costa; Lins, 2012). Embora fatores como a repulsa visual e o odor intenso do formol possam dificultar o aprendizado (Braz, 2009), essa vivência contribui significativamente para o processo de humanização do estudante. Estudar Anatomia Humana dissociada de princípios bioéticos transforma o cadáver em mero objeto de estudo, desumanizando o processo de ensino-aprendizagem e negligenciando os vínculos emocionais e afetivos que emergem dessa experiência (Braz, 2009). Dessa forma, o presente projeto de extensão visa suprir a lacuna existente na formação dos estudantes do ensino médio, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar o contato direto com peças anatômicas humanas. Tal experiência busca tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, dinâmico e ético, sempre fundamentado nos princípios da bioética e do respeito à dignidade humana.
1. Atender à demanda contínua de solicitações provenientes de escolas de ensino médio interessadas em proporcionar aos seus estudantes a oportunidade de conhecer o Laboratório de Anatomia Humana. 2. Promover a aproximação dos estudantes com o ambiente universitário, despertando, assim, o interesse pela formação acadêmica e pela continuidade dos estudos em nível superior. 3. Aproveitar essa vivência para reforçar princípios éticos e valores humanísticos, contribuindo significativamente para a formação cidadã e integral dos participantes.
1. Incentivar os estudantes a buscar formação superior na UFVJM. 2. Atender a demanda de solicitações de escolas para visitas ao laboratório de Anatomia Humana 3. Oferecer oportunidade ao estudante do ensino médio, para vivenciar o contato direto com peças anatômicas humanas. 4. Contribuir na formação intelectual e humanísticas dos estudantes.
1. Atender à demanda de instituições de ensino médio da cidade de Diamantina e região, recebendo, escolas para visitas guiadas ao Laboratório de Anatomia Humana da UFVJM. 2. Proporcionar a vivência universitária a estudantes do ensino médio ao longo da execução do projeto, promovendo a familiarização com o ambiente acadêmico e os cursos da área da saúde. 3. Estimular o interesse pela formação superior, especialmente em cursos das áreas da saúde e biológicas, por meio de atividades práticas, explicativas e dialogadas que valorizem a experiência científica e educacional.
A primeira instituição de ensino a ser contatada será o INSTITUTO FEDERAL DO Norte de Minas Gerais do campus Diamantina, por ter sido a unidade escolar que inicialmente manifestou interesse em conhecer as instalações do Laboratório de Anatomia Humana. Após essa visita, as demais instituições serão contatadas conforme a ordem estabelecida na lista de espera, a qual se constitui a partir de uma demanda espontânea. Após o estabelecimento do contato com a Instituição de Ensino, serão agendadas visitas ao Laboratório de Anatomia, realizadas às sextas-feiras, em horários que não interfiram nas atividades da graduação. As visitas poderão ocorrer nos turnos matutino ou vespertino, conforme a disponibilidade dos monitores voluntários e do docente coordenador do projeto. O primeiro contato com os estudantes visitantes ocorrerá na sala 135, do prédio DCB/DCBio da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS (Campus JK) onde será apresentada a proposta do projeto. Antes do ingresso no laboratório, os discentes receberão as seguintes orientações: 1. Manter postura ética e respeitosa diante dos cadáveres; 2. É expressamente proibida qualquer forma de registro de imagem; 3. Caso o estudante sinta-se indisposto, deverá comunicar imediatamente ao monitor responsável. Após as instruções, os grupos compostos por, no máximo, 30 alunos, serão conduzidos ao laboratório pelos monitores. No interior do espaço, os estudantes serão distribuídos em diferentes bancadas, cada uma orientada por um monitor, que apresentará as peças anatômicas, explicando suas estruturas e respectivas funções. Ao término de cada explanação, será aberto um momento para esclarecimento de dúvidas. Em seguida, os grupos se revezarão entre as bancadas, de modo que todos tenham a oportunidade de participar de todas as etapas da atividade.
1. CHOPARD, R. P. Anatomia: conceito e introdução ao estudo. In: Anatomia humana: aprendizagem dinâmica. Maringá, PR: [s.n.], [s.d.]. p. 10–20. 2. COSTA, Gilliene Batista Ferreira da; COSTA, Gilliane Batista Ferreira da; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, p. 369-373, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000500011. 3. LYONS, A. S.; PETRUCELLI, R. J. História da Medicina. 1. ed. [S.l.]: Manole, 1997. 4. MOMPEÓ, B.; PÉREZ, L. Relevancia de la anatomía humana en el ejercicio de la medicina de asistencia primaria y en el estudio de las asignaturas de segundo ciclo de la licenciatura en medicina. Educación Médica, [s.l.], [s.d.]. 5. ROJAS, Maria Clara Trevisan et al. Anatomia humana no ensino médio: integrando alunos da medicina por meio da educação continuada. Peer Review, v. 5, n. 9, p. 341-350, 2023.
O projeto promove uma interação dialógica efetiva entre a universidade e a sociedade ao aproximar a comunidade acadêmica, composta por docentes e discentes dos cursos da área da saúde — dos estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da região. Essa interação é caracterizada pela troca de saberes: a universidade compartilha o conhecimento científico e técnico sobre a Anatomia Humana, enquanto os visitantes trazem suas experiências, curiosidades e percepções sobre o corpo humano e a prática científica. Assim, estabelece-se um processo educativo horizontal, pautado no diálogo, na escuta ativa e na construção coletiva do conhecimento, fortalecendo o papel social da universidade pública como espaço de democratização do saber e de transformação social.
A natureza do projeto é intrinsecamente interdisciplinar e interprofissional, uma vez que envolve a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento e estudantes de distintos cursos da saúde como, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição. Essa integração permite a abordagem da Anatomia Humana sob múltiplas perspectivas, articulando aspectos biológicos, éticos, pedagógicos e sociais. Além disso, a convivência entre estudantes de diferentes formações estimula o trabalho em equipe, o respeito à diversidade de saberes e o desenvolvimento de competências essenciais à prática interprofissional em saúde, como comunicação, empatia e colaboração.
O projeto concretiza o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao articular a prática pedagógica universitária com a investigação científica e a ação social. O ensino é fortalecido pela vivência prática dos graduandos no processo educativo, ao atuarem como monitores e mediadores do conhecimento. A pesquisa é estimulada por meio da observação das metodologias de ensino-aprendizagem, da avaliação da percepção dos visitantes e da análise dos impactos da atividade sobre a formação ética e científica. Já a extensão se manifesta como o elo transformador que conecta o conhecimento acadêmico às demandas da sociedade, devolvendo à comunidade o saber produzido na universidade de forma acessível e humanizada.
A participação dos graduandos nas atividades do projeto constitui um componente formativo de grande relevância para sua trajetória acadêmica e profissional. Ao atuarem como monitores, os estudantes exercitam a comunicação científica, a didática, a empatia e o compromisso ético, além de consolidarem seus próprios conhecimentos anatômicos. Essa vivência amplia sua compreensão sobre o papel social do profissional da saúde e contribui para o desenvolvimento de competências pedagógicas e humanísticas, fundamentais à formação integral. O contato direto com o público externo também reforça o senso de responsabilidade social e o entendimento do ensino como instrumento de transformação e inclusão.
O projeto gera um impacto social significativo ao aproximar o saber científico da realidade das escolas de ensino médio, especialmente das redes públicas, muitas vezes carentes de oportunidades de contato com ambientes laboratoriais e práticas acadêmicas. Ao proporcionar essa experiência, o projeto contribui para o despertar vocacional dos jovens, amplia horizontes educacionais e estimula o acesso à educação superior. Ademais, promove a valorização da vida e o respeito ao corpo humano, disseminando princípios de ética, cidadania e humanização. Dessa forma, a ação extensionista transcende os muros da universidade, consolidando-se como agente de transformação social, cultural e educacional na comunidade.
Divulgar as ações do projeto de extensão em Anatomia Humana nas redes sociais pessoais e institucionais dos monitores e do coordenador, com o intuito de valorizar o trabalho acadêmico, incentivar o interesse científico e promover o engajamento da comunidade, sem exposição de peças anatômicas ou qualquer imagem que possa ferir princípios bioéticos e de biossegurança. Divulgar a ação por meio de pôsteres que serão apresentados em congressos e semanas de extensão e integração.
O Projeto de Extensão “Anatomia Humana: Integrando o Ensino Médio ao Ambiente Universitário”, aproxima estudantes do ensino médio da vivência acadêmica por meio de visitas guiadas ao Laboratório de Anatomia Humana da UFVJM, promovendo a consolidação de conhecimentos teóricos, o contato com o ambiente universitário e a reflexão sobre valores éticos e humanísticos. As atividades são supervisionadas por docentes e monitores voluntários dos cursos da saúde, seguindo protocolos de biossegurança e bioética, garantindo o respeito à dignidade humana. Os monitores têm a oportunidade de aprimorar competências pedagógicas, de comunicação e trabalho em equipe, enquanto os visitantes despertam interesse pela educação superior e pelas ciências da saúde. A divulgação será realizada em redes sociais institucionais e pessoais, sem exposição de peças anatômicas, destacando o caráter educativo e social do projeto. A ação também gera materiais didáticos e relatórios que poderão ser utilizados em futuras edições e eventos acadêmicos. Espera-se que o projeto contribua para a formação cidadã, humanizada e ética dos participantes, além de fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e promover a transformação social por meio do conhecimento.
Público-alvo
Estudantes do ensino médio e docentes da escola pública e privada
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Primeira escola a participar do projeto
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 120 h
- Manhã;
- Tarde;
Período Atividade Responsáveis Observações 13/11/2025 Reunião de planejamento inicial e definição de cronograma Coordenador e monitores Definição de datas, divisão de turmas e logística de visitas 14/11/2025 Apresentação do projeto a uma turma piloto Dezembro/2025 – Avaliação da apresentação. Adaptações e correçoes Janeiro/2026 Preparação de materiais didáticos e protocolos de biossegurança férias Coordenador e equipe de monitores Elaboração de apresentações, folders, roteiros de visitas ferias Fevereiro/2026 férias Capacitação dos monitores férias Coordenador férias Treinamento sobre didática, ética, bioética e manejo seguro de laboratório Março/2026 Início das visitas ao Laboratório de Anatomia Humana Monitores e coordenador Recepção dos primeiros grupos de ensino médio Abril/2026 Continuidade das visitas e avaliação parcial Monitores e coordenador Ajustes de metodologia conforme feedback dos estudantes e professores Maio/2026 Produção de material de apoio Monitores Slides, folders e vídeos educativos sem exposição de peças anatômicas Junho/2026 Coleta de dados, análise do impacto e sugestões Monitores e coordenador Coleta de dados, análise do impacto e sugestões Julho/2026 Pausa / Recesso acadêmico – – Agosto/2026 Produção de banners para serem apresentados no Sintegra e eventos afins Monitores Setembro/2026 Revisão e capacitação adicional dos monitores Coordenador Ajustes finais em estratégias didáticas e interações com os visitantes Outubro/2026 Visitas finais do ano letivo Monitores e coordenador Consolidação do aprendizado e interação com os últimos grupos de estudantes Novembro/2026 Avaliação final do projeto e elaboração de relatório Coordenador e monitores Análise do impacto e sugestões para o próximo ciclo