Visitante
Seminário de Estágio Supervisionado, Seminário de Educação Cidadania e Direitos Humanos
Sobre a Ação
202203001533
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
26/11/2025
26/11/2025
Dados do Coordenador
felismina dalva teixeira silva
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Direitos Humanos e Justiça
Direitos individuais e coletivos
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Noite
Não
Membros
Trata-se de uma proposta de ação interdisciplinar envolvendo o Seminário de Estágio Supervisionado e o Seminário de Educação, Cidadania e Direitos Humanos. A ação busca criar um momento de reflexão a respeito das raízes históricas do Vale do Mucuri e região pensando numa prática pedagógica que se atenha a essa história.Cabe destacar que a memória é um direito de todo cidadão, prevista pela legislação e fundamental para identidade coletiva, especialmente em um Estado Democrático de Direito.
estágio - educação - cidadania - direitos humanos
A integração entre as disciplinas Seminário de Educação, Cidadania e Direitos Humanos e Seminário de Estágio Supervisionado por meio de uma abordagem teórico-prática, é uma demanda dos docentes do curso de Licenciatura em Matemática e uma necessidade para os discentes que estão se preparando para a docência. O seminário se constitui numa das técnicas mais eficientes de aprendizagem porque é uma técnica de estudo que inclui pesquisa. Por outro lado, permite aprofundar o estudo a respeito de um determinado tema além de estimular a formação do espírito científico. A proposta do evento tem como objetivos promover espaço de discussão sobre as experiências docentes experenciadas ao longo dos estágios supervisionados e apresentar recursos didáticos para o ensino de Matemática que contemplem a garantia da Lei 10639/2003, numa reflexão com as raízes do Vale do Mucuri, considerando a forte influência da população de pretos e pretas na região, formadores do povo do Vale. Esta compreensão parte da hipótese que conhecer as raízes, trazer à memória essa identidade é garantir os direitos e a cidadania dos alunos e também dos docentes. Conforme consta nas diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura, a formação inicial de professores deve contemplar conhecimentos pedagógicos, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, a investigação e a reflexão crítica, englobando, entre outros aspectos a "pesquisa e estudo das relações entre educação e trabalho, educação e diversidade, direitos humanos, cidadania, educação ambiental, entre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea. Assim, o curso de Matemática procura realizar Seminários com estudantes , com convite extensivo a professores da Educação Básica do município de Teófilo Otoni com o intuito de promover espaços de diálogo sobre tais temáticas. A opção da metodologia com a apresentação de relatos de experiência do estágio supervisionado pelos discentes do curso de Matemática somada com a apresentação de material didático de origem dos povos africanos, para ensino dos conteúdos de Matemática, se torna um momento impar para aprendizagem tendo como ponto de reflexão uma palestra cujo tema é a formação social, política e econômica do Vale do Mucuri.
Conforme consta nas diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura, a formação inicial de professores deve contemplar conhecimentos pedagógicos, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, a investigação e a reflexão crítica, englobando, entre outros aspectos a "pesquisa e estudo das relações entre educação e trabalho, educação e diversidade, direitos humanos, cidadania, educação ambiental, entre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea". Assim, o curso de Matemática procura realizar Seminários com estudantes , com convite extensivo a professores da Educação Básica do município de Teófilo Otoni com o intuito de promover espaços de diálogo sobre tais temáticas.
Promover espaço de discussão sobre as experiências docentes experenciadas ao longo dos estágios supervisionados; Apresentar recursos didáticos para o ensino de Matemática que contemplem a garantia da Lei 10639/2003 numa reflexão com as raízes do Vale do Mucuri.
Atender um público alvo de cerca de 100 participantes, composto de estudantes do curso presencial de Licenciatura em Matemática da UFVJM/campus Mucuri e professores da Educação Básica do município de Teófilo Otoni.
Relatos de experiência do estágio supervisionado Apresentação de material didático para o ensino de Matemática que contemple a garantia dos direitos humanos. Palestra sobre a formação social, política e econômica do Vale do Mucuri
BENEVIDES, Maria Vitória. Educação em direitos humanos: de que se trata? Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf.Acesso: 12.mar.2025. BRASIL. Lei n. 10.639/2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso: 12. mar.2025.. BRASIL. Relatório das Nações Unidas. Educação de qualidade. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso: 12.mar.2025. FERNANDES; Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KYK3qM4zNL6zvZdHb54pzft/ Acesso: 12.mar.2025. GEBRAS, R. A. A Prática de Ensino e o Estágio curricular supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2009. PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7.ed. São Paulo: Cortez, 2006. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso: 12. mar.2025 VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009
A ação propõe uma interação dialógica envolvendo a comunidade acadêmica e os professores da educação básica da cidade de Teófilo Otoni
A ação está centrada na interdisciplinaridade de disciplinas da grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática e o encontro com os docentes da educação básica com os discentes permite um movimento de trocas entre esses profissionais e os futuros educadores.
A ação atende o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão porque teve como ponto de partida os conteúdos do curso de licenciatura em Matemática; a disciplina estágio supervisionado e Seminário de Educação Cidadania e Direitos Humanos. A técnica do seminário possibilitou a pesquisa para aprofundamento na realização do seminário,e a elaboração de um material didático que foi criado pelos discentes, além das trocas com os professores da educação básica garantindo a extensão.
É inegável o impacto na formação dos graduandos pelas razões elencadas na introdução e justificativa. A participação inclui a pesquisa sobre o tema, a elaboração dos recursos didáticos e relatórios sobre a prática do estágio, além da apresentação dos trabalhos. Outro aspecto é a participação dos discentes na organização do evento, especialmente da logística.
Espera-se que as discussões durante o seminário e a aplicação dos materiais produzidos venham gerar impacto nas práticas dos docentes e futuros professores a respeito da necessidade do cumprimento da Lei 10639/2003.
Grupos de WhatsApp Página do curso de Matemática Página da FACSAE Folder do evento
Programação do Evento
Auditório do NIPE/CAMPUS MUCURI
26/11/2025
18:00
22:00
Credenciamento Relatos de experiência Apresentação de material didático Palestra
Público-alvo
Discentes do curso de todos os períodos Professores de Matemática do sistema estadual e municipal de ensino.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Liberação dos docentes para a participação
Liberação dos docentes para a participação no evento.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 4 h
- Noite;
Relatos de experiência Apresentação de jogos Palestra