Visitante
I Mostra PIBID-Alfabetização: oficinas para a aprendizagem
Sobre a Ação
202203001535
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
18/12/2025
19/12/2025
Dados do Coordenador
denise da silva braga
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Alfabetização, leitura e escrita
Municipal
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
https://www.instagram.com/pibid.ufvjm/
Membros
O evento contará com a participação de docentes e estudantes da educação básica, professores e discentes da UFVJM, bem como membros da comunidade interessados nas temáticas da alfabetização e da formação de professores. A ação busca criar um espaço de interação e troca de experiências, fortalecendo o diálogo entre universidade e a educação básica e ampliando o acesso da comunidade ao espaço da universidade, as suas práticas e perspectivas de formação.
PIBID Alfabetização; Licenciatura em Pedagogia; Metodologias ativas.
O evento “I Mostra do PIBID Alfabetização” foi desenvolvido a partir dos encontros formativos mensais realizados como parte das atividades do subprojeto Alfabetização que envolve docentes e discentes do curso de Pedagogia, professore/as e alunos/s da educação básica nas escolas campo, no município de Diamantina. O objetivo que motivou a organização do evento foi a necessidade de maior aproximação das escolas de educação básica com o curso de Pedagogia, trazendo para o espaço acadêmico uma mostra do que os bolsistas do PIBID realizam nas escolas, além de proporcionar que as crianças e as comunidades adentrem esse espaço. A construção do evento de extensão no contexto da formação e em diálogo direto com os profissionais que atuam na escola campo realça o que apontam (Castro e Ribeiro, 2023, p.14), ao afirmarem que a extensão universitária deve buscar a sua correlação com a interprofissionalidade, “concebida como uma forma de reflexão e ação sobre a profissão, sobre os problemas que envolvem as comunidades e os grupos sociais”. Sendo assim, a realização da mostra de trabalhos do PIBID Alfabetização coloca em evidência as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas, a partir das suas vivências, mediadas pelo/as diversos agentes que se mobilizam em favor da formação de professore/as. Recorrendo a Tardif (2002), defendemos a relação teórica-prática que se estabelece no PIBID, é fundamental no processo de construção da profissionalidade docente, ao aproximar o futuro professor dos saberes experienciais que se processam no interior das salas de aula. A interlocução e visibilidade das ações do PIBID contribuem para a ampliação do um espaço de experimentação e reflexão acerca dos conhecimentos construídos pelos licenciandos.
O evento justifica-se pela relevância da articulação entre teoria e prática na formação docente, sobretudo por evidenciar o trabalho desenvolvido no PIBID, um programa de bolsas do governo federal cuja finalidade é “fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira” (BRASIL, 2022). A ação consiste na realização de um evento de extensão voltado a fortalecer a integração entre a educação básica e a universidade. Durante o evento, as discentes e os supervisores do PIBID Alfabetização conduzirão oficinas educativas destinadas a crianças de 6 a 10 anos, com atividades lúdicas que promovem o desenvolvimento da alfabetização. Ao integrar bolsistas, professores, crianças e comunidade escolar, o evento propiciará o contato direto com a prática, o referencial teórico que subsidia as atividades e um ambiente preparado para fazer e refletir sobre a prática. A realização das oficinas como estratégias pedagógicas se insere na perspectiva das metodologias ativas. Conforme Bacich e Moran (2018, p. 27), "as metodologias ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem no aprendiz, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas. Trata-se, portanto, de abordagens pedagógicas que valorizam a experiência, a problematização e o trabalho colaborativo, permitindo que as crianças aprendam por meio da ação, da investigação e da interação com seus pares e com os materiais propostos. Oficinas, projetos, dinâmicas lúdicas, experimentação e atividades práticas são exemplos de estratégias que favorecem a aprendizagem ativa, pois ampliam o engajamento dos estudantes e promovem a compreensão significativa dos conteúdos. Compondo o ambiente de aprendizagem, além das oficinas, haverá uma mostra de trabalhos e atividades produzidas pelos bolsistas do PIBID nas escolas campo, permitindo a divulgação das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar e evidenciando os resultados alcançados pelo subprojeto Alfabetização. O evento contará com a participação de docentes e estudantes da educação básica, docentes e discentes da UFVJM, bem como membros da comunidade interessados. Essa iniciativa busca criar um espaço de diálogo, troca de experiências e construção conjunta de conhecimento, reafirmando o compromisso da universidade com a formação docente e com o fortalecimento das relações com a escola pública. As diretrizes da extensão universitária apontam que a aproximação entre universidade e comunidade é fundamental para tornar o conhecimento acadêmico socialmente relevante. Sendo assim, entende-se que a educação superior cumpre melhor sua função quando dialoga com a realidade concreta das pessoas, rompe com lógicas isoladas de produção de conhecimento e assume um compromisso direto com as demandas sociais, promovendo intercâmbio, participação e desenvolvimento local (Santos,2004). Coadunando com as diretrizes expostas no Parecer CNE/CES Nº: 608 (Ministério da Educação, 2018), na proposição desta ação de extensão, visamos contribuir para a) A interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio do diálogo, da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; b) A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular.
Objetivo geral: Fortalecer a integração entre a universidade e a educação básica por meio da de uma ação extensionista que articula formação, socialização de práticas pedagógicas e participação da comunidade. Objetivos específicos: Socializar os trabalhos e as práticas pedagógicas desenvolvidos pelo/as bolsistas do PIBID Alfabetização nas escolas campo de educação básica. Valorizar e divulgar as ações do PIBID Alfabetização como estratégia de fortalecimento da formação inicial de professores e da qualidade da educação básica. Incentivar a participação da comunidade local no espaço universitário, aproximando o público externo das atividades acadêmicas e de extensão.
Realizar 4 oficinas educativas destinadas a crianças de 6 a 10 anos, conduzidas pelo/as discentes e supervisore/as do PIBID Alfabetização. Organizar uma mostra com trabalhos materiais pedagógicos produzidos pelo/as bolsistas do PIBID nas escolas campo no ano de 2025. Envolver, aproximadamente, 203 crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino de Diamantina. Mobilizar a participação de docentes e estudantes da educação básica, provenientes das escolas parceiras do PIBID, assim como os estudantes e docentes de graduação da UFVJM Divulgar as ações do PIBID Alfabetização, por meio da produção de registros (fotos, relatórios, apresentações ou materiais digitais) a serem compartilhados com a comunidade escolar e acadêmica.
O evento será organizado em três etapas principais: planejamento, execução e avaliação. No planejamento, discentes e supervisore/as do PIBID definirão as oficinas, selecionarão os materiais pedagógicos e organizarão a mostra de trabalhos produzidos nas escolas. A equipe também realizará a articulação com as escolas campo e divulgará o evento para a comunidade. A execução contará com dois dias de atividades. As oficinas serão conduzidas pelo/as bolsistas, envolvendo atividades lúdicas e de alfabetização para crianças de 6 a 10 anos. Simultaneamente, será realizada a mostra expositiva dos trabalhos desenvolvidos pelo PIBID Alfabetização nas escolas, aberta à participação de docentes, estudantes e comunidade. Serão promovidos momentos de interação e troca de experiências entre universidade e educação básica. Por fim, a avaliação envolverá o registro das atividades e a aplicação de um breve questionário para o/as participantes, visando aprimorar futuras ações de extensão e fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade. Descrição das atividades 1. Planejamento das ações – Realização de reuniões entre a coordenação de área do PIBID Alfabetização, supervisore/as e bolsistas de iniciação à docência para o delineamento do evento, seus objetivos e fundamentação teórica. – Seleção e preparação das atividades a serem desenvolvidas, considerando propostas lúdicas e alinhadas ao processo de alfabetização e aos objetivos do PIBID. - Definição das oficinas, organização dos materiais pedagógicos e estruturação da mostra de trabalhos. - Curadoria dos trabalhos e materiais produzidos pelas bolsistas nas escolas, que serão expostos durante o evento. – Definição da logística do evento, incluindo espaço físico, equipamentos, fluxo de participantes e cronograma. 2. Articulação com a educação básica e divulgação – Contato com as escolas campo para articular a participação de professore/as, estudantes e gestore/as no evento. – Divulgação do evento junto à comunidade escolar e ao público externo, por meio de convites, redes sociais e comunicação local. 3. Execução do evento – Realização das oficinas educativas para crianças de 6 a 10 anos, facilitadas pelo/as discentes bolsistas e pela/os supervisore/as, acompanhado/as pelo/as coordenadore/as de área. – Montagem e mediação da mostra expositiva com trabalhos, registros e materiais pedagógicos produzidos nas escolas ao longo do projeto PIBID, no ano de 2025. – Promoção de espaços de diálogo entre universidade, escolas e comunidade, incluindo as interações com os expositores, informações sobre as atividades por meio de QR Code e troca de experiências. – Recepção e orientação aos participantes, garantindo acessibilidade e integração entre os diferentes públicos. - Oferecimento de pipoca e algodão doce a/os participantes. 4. Registro e sistematização – Produção de registros fotográficos, videográficos e escritos sobre as atividades realizadas. – Sistematização das práticas apresentadas e dos resultados observados durante o evento. 5. Avaliação do evento – Aplicação de formulários de avaliação para participantes, bolsistas e docentes envolvidos, com o objetivo de identificar percepções, aprendizagens e sugestões. – Análise dos dados coletados para subsidiar melhorias em futuras ações de extensão e no próprio desenvolvimento do PIBID.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. BRASIL. CAPES. Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). CASTRO, Maria Celeste Souza de; RIBEIRO, Silvar Ferreira. Formação de professores: nova racionalidade via extensão universitária. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 53, e09898, 2023 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742023000100506&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 16 nov. 2025. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro, RJ : Paz e Terra, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES Nº: 608/2018. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. PARAÍSO, Marlucy Alves. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 17, p. 1414-1435, 2019. SANTOS, Boaventura Souza. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Diamantina-Minas Gerais, 2018.
Coadunando com as diretrizes expostas no Parecer CNE/CES Nº: 608 (Ministério da Educação, 2018), na proposição desta ação de extensão, visamos contribuir para a) A interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio do diálogo, da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; b) A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular. O evento cria um espaço de troca horizontal de saberes, em que docentes e discentes da Educação Básica e Superior, inseridos se movimentam nos (e entre) os espaços da Universidade e das escolas, interrelacionem teoria e prática e compartilhem experiências e aprendizagens, refletindo sobre práticas de alfabetização. Espera-se, assim, que o conhecimento acadêmico extrapole os limites físicos da universidade e possa criar melhores condições de vida também para aqueles que se encontram fora dos seus muros. Isto é o que se tem em perspectiva com o desenvolvimento desta ação: experienciar processos socioculturais e neles intervir, a partir da reflexão-ação, produzindo elementos que permitam reconstruir a prática e indagar criticamente a teoria.
As pesquisas evidenciam a necessidade da formação docente num percurso de inovação na perspectiva da interdisciplinaridade e transversalidade. As experiências dos licenciandos vinculados ao PIBID favorecem a discussão interdisciplinar no espaço da Universidade e das escolas, pois há uma vasta circulação de dimensões pedagógicas que são experimentadas pelo cotidiano da Educação Básica. A construção e a execução das oficinas e exposições articulam conhecimentos de diferentes áreas, favorecendo uma abordagem interdisciplinar para os processos de alfabetização, do ponto de vista teórico e metodológico. A participação de professores e estudantes da Educação Básica, graduandos e docentes do ensino Superior cria um ambiente interprofissional, no qual diferentes olhares e saberes contribuem para o desenvolvimento de materiais didáticos e práticas pedagógicas criativas e diálogicas. Essa diversidade fortalece a compreensão integral do processo de alfabetização e enriquece o trabalho coletivo.
De acordo com a resolução nº. 06-CONSEPE, de 17 de abril de 2009 que estabelece bases conceituais da política de extensão da UFVJM busca-se propor ações que formuladas a partir de uma concepção humanizada da educação. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFVJM, 2018) retoma uma reflexão de Paulo Freire (2011), ao examinar o conceito de extensão, o contrapôs ao de comunicação, denunciando certa presunção da universidade em “estender” seu conhecimento à sociedade, desconhecendo os saberes produzidos por essa última. Segundo o Ministério da Educação a Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. A Mostra concretiza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao divulgar atividades que integram observações das escolas-campo, estudos teóricos desenvolvidos no curso de licenciatura e intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas. O evento evidencia como a pesquisa sobre alfabetização fundamenta as ações didáticas nas salas de aula, e como a extensão permite que esses conhecimentos retornem à sociedade por meio de práticas qualificadas.
A formação dos licenciados em Pedagogia, perpassada pela sua inserção no PIBID, tem vínculo direto com a função social da educação básica. As experiências no âmbito do Programa oportunizam perceber o processo de construção identitária e as possibilidades da ação educativa; criar estratégias para lidar com o desconhecido, à medida que os processos humanos não seguem uma trajetória linear e plenamente previsível; desenvolver repertório teórico sobre os temas atinentes à alfabetização e seus desafios e relacionar teoria e prática. Com isso, temos em perspectiva que as ações realizadas pelos estudantes, desde a concepção deste evento, serão relevantes e possibilitarão aprendizagens fundamentais ao exercício competente e socialmente comprometido da docência. Os bolsistas do PIBID atuam como protagonistas na organização das oficinas, na elaboração e apresentação de materiais pedagógicos e na mediação das atividades durante a Mostra. Essa participação, organizada e orientada, favorece o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente, como planejamento, trabalho colaborativo, liderança, comunicação e análise crítica das práticas de alfabetização. A ação aproxima os estudantes da realidade escolar e fortalece a construção de uma identidade profissional fundamentada em experiências concretas e reflexivas.
Compreendemos que o impacto e a transformação social demanda da UFVJM uma nova postura formativa. A “[...] universidade tem sido chamada a sua responsabilidade diante dessas discussões, principalmente quando se refere a cursos de formação de professores/professoras”. De forma complementar, Paraíso (2019, p.75) visualiza a universidade como um fértil ambiente “[...] que possibilitem transformar conhecimento acumulado em questões de vida, em interrogações do presente, em propostas criativas [...]” A Mostra do PIBID Alfabetização tem impacto social significativo ao compartilhar espaços, recursos e práticas pedagógicas construídas a partir da observação direcionada e da pesquisa com as crianças, as escolas, a Universidade e demais atores da comunidade. O evento contribui para a qualificação das práticas de alfabetização e com as discussões sobre o currículo da formação na licenciatura e incentiva o diálogo sobre os desafios e possibilidades da educação inicial. Ao fortalecer a formação docente e promover a circulação de saberes entre a universidade e a comunidade, a ação contribui para a transformação social por meio da valorização da educação pública e do direito à alfabetização de qualidade.
Divulgação através das redes sociais da Universidade, bem como eventos, congressos, seminários e publicações científicas.
Programação do Evento
Centro de Estudos em Humanidades
18/12/2025
08:00
18:00
Mostra de recursos/ materiais pedagógicos e realização de oficinas.
Centro de Estudos em Humanidades
19/12/2025
08:00
18:00
Mostra de recursos/ materiais pedagógicos e realização de oficinas.
Anexo da biblioteca
19/12/2025
14:00
18:00
Realização de oficinas.
Público-alvo
Alunos matriculados na rede pública de ensino de Diamantin, na Educação Infantil (fase pré escolar) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Professores da Educação Básica da rede pública de ensino de Diamantina-MG.
Docentes da UFVJM
Pessoas da comunidade que se interessam pela temática.
Discentes da UFVJM
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Produção de material didático e oficinas;
Produção de material didático e oficinas
Produção de material didático e oficinas
Produção de material didático e oficinas;
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 31 h
- Manhã;
- Tarde;
Exposição interativa de recursos e materiais pedagógicos produzidos pelos bolsistas do PIBID-Alfabetização.
- Manhã;
Realização de oficina com foco na alfabetização - primeiro ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Manhã;
Realização de oficinas: a) Circuito de psicomotricidade; b) Valorização da cultura mineira por meio do feijão tropeiro: história, memória e prática coletiva
- Tarde;
Realização de oficina - Histórias que criam: a lebre, a tartaruga e o faz de conta em massinha
- Tarde;
Realização de oficinas: a) Explorando as formas geométricas com o corpo humano; b) Teatro de sombras