Detalhes da ação

I Mostra PIBID-Alfabetização: oficinas para a aprendizagem

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001535

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

18/12/2025

Data Fim

19/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

denise da silva braga

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.instagram.com/pibid.ufvjm/

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

O evento contará com a participação de docentes e estudantes da educação básica, professores e discentes da UFVJM, bem como membros da comunidade interessados nas temáticas da alfabetização e da formação de professores. A ação busca criar um espaço de interação e troca de experiências, fortalecendo o diálogo entre universidade e a educação básica e ampliando o acesso da comunidade ao espaço da universidade, as suas práticas e perspectivas de formação.


Palavras-chave

PIBID Alfabetização; Licenciatura em Pedagogia; Metodologias ativas.


Introdução

O evento “I Mostra do PIBID Alfabetização” foi desenvolvido a partir dos encontros formativos mensais realizados como parte das atividades do subprojeto Alfabetização que envolve docentes e discentes do curso de Pedagogia, professore/as e alunos/s da educação básica nas escolas campo, no município de Diamantina. O objetivo que motivou a organização do evento foi a necessidade de maior aproximação das escolas de educação básica com o curso de Pedagogia, trazendo para o espaço acadêmico uma mostra do que os bolsistas do PIBID realizam nas escolas, além de proporcionar que as crianças e as comunidades adentrem esse espaço. A construção do evento de extensão no contexto da formação e em diálogo direto com os profissionais que atuam na escola campo realça o que apontam (Castro e Ribeiro, 2023, p.14), ao afirmarem que a extensão universitária deve buscar a sua correlação com a interprofissionalidade, “concebida como uma forma de reflexão e ação sobre a profissão, sobre os problemas que envolvem as comunidades e os grupos sociais”. Sendo assim, a realização da mostra de trabalhos do PIBID Alfabetização coloca em evidência as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas, a partir das suas vivências, mediadas pelo/as diversos agentes que se mobilizam em favor da formação de professore/as. Recorrendo a Tardif (2002), defendemos a relação teórica-prática que se estabelece no PIBID, é fundamental no processo de construção da profissionalidade docente, ao aproximar o futuro professor dos saberes experienciais que se processam no interior das salas de aula. A interlocução e visibilidade das ações do PIBID contribuem para a ampliação do um espaço de experimentação e reflexão acerca dos conhecimentos construídos pelos licenciandos.


Justificativa

O evento justifica-se pela relevância da articulação entre teoria e prática na formação docente, sobretudo por evidenciar o trabalho desenvolvido no PIBID, um programa de bolsas do governo federal cuja finalidade é “fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira” (BRASIL, 2022). A ação consiste na realização de um evento de extensão voltado a fortalecer a integração entre a educação básica e a universidade. Durante o evento, as discentes e os supervisores do PIBID Alfabetização conduzirão oficinas educativas destinadas a crianças de 6 a 10 anos, com atividades lúdicas que promovem o desenvolvimento da alfabetização. Ao integrar bolsistas, professores, crianças e comunidade escolar, o evento propiciará o contato direto com a prática, o referencial teórico que subsidia as atividades e um ambiente preparado para fazer e refletir sobre a prática. A realização das oficinas como estratégias pedagógicas se insere na perspectiva das metodologias ativas. Conforme Bacich e Moran (2018, p. 27), "as metodologias ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem no aprendiz, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas. Trata-se, portanto, de abordagens pedagógicas que valorizam a experiência, a problematização e o trabalho colaborativo, permitindo que as crianças aprendam por meio da ação, da investigação e da interação com seus pares e com os materiais propostos. Oficinas, projetos, dinâmicas lúdicas, experimentação e atividades práticas são exemplos de estratégias que favorecem a aprendizagem ativa, pois ampliam o engajamento dos estudantes e promovem a compreensão significativa dos conteúdos. Compondo o ambiente de aprendizagem, além das oficinas, haverá uma mostra de trabalhos e atividades produzidas pelos bolsistas do PIBID nas escolas campo, permitindo a divulgação das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar e evidenciando os resultados alcançados pelo subprojeto Alfabetização. O evento contará com a participação de docentes e estudantes da educação básica, docentes e discentes da UFVJM, bem como membros da comunidade interessados. Essa iniciativa busca criar um espaço de diálogo, troca de experiências e construção conjunta de conhecimento, reafirmando o compromisso da universidade com a formação docente e com o fortalecimento das relações com a escola pública. As diretrizes da extensão universitária apontam que a aproximação entre universidade e comunidade é fundamental para tornar o conhecimento acadêmico socialmente relevante. Sendo assim, entende-se que a educação superior cumpre melhor sua função quando dialoga com a realidade concreta das pessoas, rompe com lógicas isoladas de produção de conhecimento e assume um compromisso direto com as demandas sociais, promovendo intercâmbio, participação e desenvolvimento local (Santos,2004). Coadunando com as diretrizes expostas no Parecer CNE/CES Nº: 608 (Ministério da Educação, 2018), na proposição desta ação de extensão, visamos contribuir para a) A interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio do diálogo, da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; b) A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular.


Objetivos

Objetivo geral: Fortalecer a integração entre a universidade e a educação básica por meio da de uma ação extensionista que articula formação, socialização de práticas pedagógicas e participação da comunidade. Objetivos específicos: Socializar os trabalhos e as práticas pedagógicas desenvolvidos pelo/as bolsistas do PIBID Alfabetização nas escolas campo de educação básica. Valorizar e divulgar as ações do PIBID Alfabetização como estratégia de fortalecimento da formação inicial de professores e da qualidade da educação básica. Incentivar a participação da comunidade local no espaço universitário, aproximando o público externo das atividades acadêmicas e de extensão.


Metas

Realizar 4 oficinas educativas destinadas a crianças de 6 a 10 anos, conduzidas pelo/as discentes e supervisore/as do PIBID Alfabetização. Organizar uma mostra com trabalhos materiais pedagógicos produzidos pelo/as bolsistas do PIBID nas escolas campo no ano de 2025. Envolver, aproximadamente, 203 crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino de Diamantina. Mobilizar a participação de docentes e estudantes da educação básica, provenientes das escolas parceiras do PIBID, assim como os estudantes e docentes de graduação da UFVJM Divulgar as ações do PIBID Alfabetização, por meio da produção de registros (fotos, relatórios, apresentações ou materiais digitais) a serem compartilhados com a comunidade escolar e acadêmica.


Metodologia

O evento será organizado em três etapas principais: planejamento, execução e avaliação. No planejamento, discentes e supervisore/as do PIBID definirão as oficinas, selecionarão os materiais pedagógicos e organizarão a mostra de trabalhos produzidos nas escolas. A equipe também realizará a articulação com as escolas campo e divulgará o evento para a comunidade. A execução contará com dois dias de atividades. As oficinas serão conduzidas pelo/as bolsistas, envolvendo atividades lúdicas e de alfabetização para crianças de 6 a 10 anos. Simultaneamente, será realizada a mostra expositiva dos trabalhos desenvolvidos pelo PIBID Alfabetização nas escolas, aberta à participação de docentes, estudantes e comunidade. Serão promovidos momentos de interação e troca de experiências entre universidade e educação básica. Por fim, a avaliação envolverá o registro das atividades e a aplicação de um breve questionário para o/as participantes, visando aprimorar futuras ações de extensão e fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade. Descrição das atividades 1. Planejamento das ações – Realização de reuniões entre a coordenação de área do PIBID Alfabetização, supervisore/as e bolsistas de iniciação à docência para o delineamento do evento, seus objetivos e fundamentação teórica. – Seleção e preparação das atividades a serem desenvolvidas, considerando propostas lúdicas e alinhadas ao processo de alfabetização e aos objetivos do PIBID. - Definição das oficinas, organização dos materiais pedagógicos e estruturação da mostra de trabalhos. - Curadoria dos trabalhos e materiais produzidos pelas bolsistas nas escolas, que serão expostos durante o evento. – Definição da logística do evento, incluindo espaço físico, equipamentos, fluxo de participantes e cronograma. 2. Articulação com a educação básica e divulgação – Contato com as escolas campo para articular a participação de professore/as, estudantes e gestore/as no evento. – Divulgação do evento junto à comunidade escolar e ao público externo, por meio de convites, redes sociais e comunicação local. 3. Execução do evento – Realização das oficinas educativas para crianças de 6 a 10 anos, facilitadas pelo/as discentes bolsistas e pela/os supervisore/as, acompanhado/as pelo/as coordenadore/as de área. – Montagem e mediação da mostra expositiva com trabalhos, registros e materiais pedagógicos produzidos nas escolas ao longo do projeto PIBID, no ano de 2025. – Promoção de espaços de diálogo entre universidade, escolas e comunidade, incluindo as interações com os expositores, informações sobre as atividades por meio de QR Code e troca de experiências. – Recepção e orientação aos participantes, garantindo acessibilidade e integração entre os diferentes públicos. - Oferecimento de pipoca e algodão doce a/os participantes. 4. Registro e sistematização – Produção de registros fotográficos, videográficos e escritos sobre as atividades realizadas. – Sistematização das práticas apresentadas e dos resultados observados durante o evento. 5. Avaliação do evento – Aplicação de formulários de avaliação para participantes, bolsistas e docentes envolvidos, com o objetivo de identificar percepções, aprendizagens e sugestões. – Análise dos dados coletados para subsidiar melhorias em futuras ações de extensão e no próprio desenvolvimento do PIBID.


Referências Bibliográficas

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. BRASIL. CAPES. Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). CASTRO, Maria Celeste Souza de; RIBEIRO, Silvar Ferreira. Formação de professores: nova racionalidade via extensão universitária. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 53, e09898, 2023 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742023000100506&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 16 nov. 2025. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro, RJ : Paz e Terra, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES Nº: 608/2018. Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira. PARAÍSO, Marlucy Alves. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. Revista E-Curriculum (PUCSP), v. 17, p. 1414-1435, 2019. SANTOS, Boaventura Souza. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Diamantina-Minas Gerais, 2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Coadunando com as diretrizes expostas no Parecer CNE/CES Nº: 608 (Ministério da Educação, 2018), na proposição desta ação de extensão, visamos contribuir para a) A interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio do diálogo, da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social; b) A formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular. O evento cria um espaço de troca horizontal de saberes, em que docentes e discentes da Educação Básica e Superior, inseridos se movimentam nos (e entre) os espaços da Universidade e das escolas, interrelacionem teoria e prática e compartilhem experiências e aprendizagens, refletindo sobre práticas de alfabetização. Espera-se, assim, que o conhecimento acadêmico extrapole os limites físicos da universidade e possa criar melhores condições de vida também para aqueles que se encontram fora dos seus muros. Isto é o que se tem em perspectiva com o desenvolvimento desta ação: experienciar processos socioculturais e neles intervir, a partir da reflexão-ação, produzindo elementos que permitam reconstruir a prática e indagar criticamente a teoria.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As pesquisas evidenciam a necessidade da formação docente num percurso de inovação na perspectiva da interdisciplinaridade e transversalidade. As experiências dos licenciandos vinculados ao PIBID favorecem a discussão interdisciplinar no espaço da Universidade e das escolas, pois há uma vasta circulação de dimensões pedagógicas que são experimentadas pelo cotidiano da Educação Básica. A construção e a execução das oficinas e exposições articulam conhecimentos de diferentes áreas, favorecendo uma abordagem interdisciplinar para os processos de alfabetização, do ponto de vista teórico e metodológico. A participação de professores e estudantes da Educação Básica, graduandos e docentes do ensino Superior cria um ambiente interprofissional, no qual diferentes olhares e saberes contribuem para o desenvolvimento de materiais didáticos e práticas pedagógicas criativas e diálogicas. Essa diversidade fortalece a compreensão integral do processo de alfabetização e enriquece o trabalho coletivo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com a resolução nº. 06-CONSEPE, de 17 de abril de 2009 que estabelece bases conceituais da política de extensão da UFVJM busca-se propor ações que formuladas a partir de uma concepção humanizada da educação. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFVJM, 2018) retoma uma reflexão de Paulo Freire (2011), ao examinar o conceito de extensão, o contrapôs ao de comunicação, denunciando certa presunção da universidade em “estender” seu conhecimento à sociedade, desconhecendo os saberes produzidos por essa última. Segundo o Ministério da Educação a Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. A Mostra concretiza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao divulgar atividades que integram observações das escolas-campo, estudos teóricos desenvolvidos no curso de licenciatura e intervenções pedagógicas realizadas pelos bolsistas. O evento evidencia como a pesquisa sobre alfabetização fundamenta as ações didáticas nas salas de aula, e como a extensão permite que esses conhecimentos retornem à sociedade por meio de práticas qualificadas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A formação dos licenciados em Pedagogia, perpassada pela sua inserção no PIBID, tem vínculo direto com a função social da educação básica. As experiências no âmbito do Programa oportunizam perceber o processo de construção identitária e as possibilidades da ação educativa; criar estratégias para lidar com o desconhecido, à medida que os processos humanos não seguem uma trajetória linear e plenamente previsível; desenvolver repertório teórico sobre os temas atinentes à alfabetização e seus desafios e relacionar teoria e prática. Com isso, temos em perspectiva que as ações realizadas pelos estudantes, desde a concepção deste evento, serão relevantes e possibilitarão aprendizagens fundamentais ao exercício competente e socialmente comprometido da docência. Os bolsistas do PIBID atuam como protagonistas na organização das oficinas, na elaboração e apresentação de materiais pedagógicos e na mediação das atividades durante a Mostra. Essa participação, organizada e orientada, favorece o desenvolvimento de competências essenciais à prática docente, como planejamento, trabalho colaborativo, liderança, comunicação e análise crítica das práticas de alfabetização. A ação aproxima os estudantes da realidade escolar e fortalece a construção de uma identidade profissional fundamentada em experiências concretas e reflexivas.


Impacto e Transformação Social

Compreendemos que o impacto e a transformação social demanda da UFVJM uma nova postura formativa. A “[...] universidade tem sido chamada a sua responsabilidade diante dessas discussões, principalmente quando se refere a cursos de formação de professores/professoras”. De forma complementar, Paraíso (2019, p.75) visualiza a universidade como um fértil ambiente “[...] que possibilitem transformar conhecimento acumulado em questões de vida, em interrogações do presente, em propostas criativas [...]” A Mostra do PIBID Alfabetização tem impacto social significativo ao compartilhar espaços, recursos e práticas pedagógicas construídas a partir da observação direcionada e da pesquisa com as crianças, as escolas, a Universidade e demais atores da comunidade. O evento contribui para a qualificação das práticas de alfabetização e com as discussões sobre o currículo da formação na licenciatura e incentiva o diálogo sobre os desafios e possibilidades da educação inicial. Ao fortalecer a formação docente e promover a circulação de saberes entre a universidade e a comunidade, a ação contribui para a transformação social por meio da valorização da educação pública e do direito à alfabetização de qualidade.


Divulgação

Divulgação através das redes sociais da Universidade, bem como eventos, congressos, seminários e publicações científicas.


Programação do Evento

Local

Centro de Estudos em Humanidades

Data

18/12/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Mostra de recursos/ materiais pedagógicos e realização de oficinas.

Local

Centro de Estudos em Humanidades

Data

19/12/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Mostra de recursos/ materiais pedagógicos e realização de oficinas.

Local

Anexo da biblioteca

Data

19/12/2025

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Realização de oficinas.

Público-alvo

Descrição

Alunos matriculados na rede pública de ensino de Diamantin, na Educação Infantil (fase pré escolar) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Descrição

Professores da Educação Básica da rede pública de ensino de Diamantina-MG.

Descrição

Pessoas da comunidade que se interessam pela temática.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Produção de material didático e oficinas;

Participação da Instituição Parceira

Produção de material didático e oficinas

Participação da Instituição Parceira

Produção de material didático e oficinas

Participação da Instituição Parceira

Produção de material didático e oficinas;

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 31 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Exposição interativa de recursos e materiais pedagógicos produzidos pelos bolsistas do PIBID-Alfabetização.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização de oficina com foco na alfabetização - primeiro ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização de oficinas: a) Circuito de psicomotricidade; b) Valorização da cultura mineira por meio do feijão tropeiro: história, memória e prática coletiva

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de oficina - Histórias que criam: a lebre, a tartaruga e o faz de conta em massinha

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de oficinas: a) Explorando as formas geométricas com o corpo humano; b) Teatro de sombras