Detalhes da ação

Programa de atenção integral a saúde

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000044

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

09/09/2021

Data Fim

30/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

paula cristina pelli paiva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 680 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Resumo

Atenção básica caracteriza-se por conjunto de ações de saúde, individual e coletiva, que abrange a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. As ações de saúde bucal relacionadas com a saúde são muito relevantes nos campos da saúde pública e da epidemiologia. Objetivo do programa será realizar ações em equipe multidisciplinar voltado para os vários seguimentos da população divididas de acordo com o ciclo de vida, integrando odontologia nas ações contemplando cuidado integral à saúde,


Palavras-chave

promoção da saúde; atenção à saúde, prevenção, interdisciplinaridade


Introdução

A atenção básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. Objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012). O programa de Atenção Básica à saúde do Ministério da Saúde (SUS) tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar da equipe de saúde (BRASIL, 2004). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS), estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias normatizando os procedimentos operativos para abarcar toda a população brasileira, incentivando os cuidados primários em saúde o que impactaria positivamente tanto na saúde da população quanto na organização do sistema de saúde (MINAS GERAIS, 2006). A Linha Guia de Atenção Básica (BRASIL, 2012) determina que o usuário seja acolhido pela equipe de saúde, e inserida no protocolo de atendimento/acompanhamento que preconiza ações de educação em saúde, consultas e realização de exames e encaminhamentos para outros serviços como atendimento quando necessário (MS, 2013). Assim, as atividades de saúde previstas no protocolo estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde, assegurando ações educativas, em atendimento individual e coletivo e avaliação odontológica em qualquer idade, avaliação e o seguimento do tratamento necessário (MS, 2013; BRASIL, 2002). A ênfase na atenção primária no Brasil, à partir da Reforma Sanitária, levou as instituições de ensino em saúde a discutirem sobre a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial (CÓRDON & BEZERRA, 1994; MEDEIROS JÚNIOR et al., 2005). Vários movimentos surgiram para discutir uma reforma curricular que vise aproximar mais a Universidade da realidade nacional. As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS. A inserção do acadêmico no contexto social e sua capacitação propõem ações de maior abrangência como participação em estágios supervisionados e programas de extensão atuando junto a outros profissionais de saúde de forma interdisciplinar (BRASIL, 2002). Estes pressupostos foram ratificados no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (FORPROEX, 2010) salientando a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político (MALTA et al., 2016). A integração dialógica deve ser incentivada neste contexto, integrando comunidade/universidade/serviço, cujas práticas devem envolve o conhecimento científico (universidade) e o conhecimento comum (comunidades locais, não acadêmicas), partindo do pressuposto que, através do diálogo, da integração e da difusão de conhecimentos possibilite operar de forma efetiva na construção de conhecimento integrado, coletivo e contextualizado. Esta integração estimula os vínculos, a adoção de novas práticas tanto dos profissionais quanto da comunidade através da reorientação solidária da relação universidade- sociedade-comunidade local, impactando positivamente na saúde da população e na organização das políticas de saúde (TURCHI & ROMANELLI, 2019) Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Impacta também positivamente na saúde do paciente, pois este recebe uma atenção integral a sua saúde, a partir do trabalho em equipes multidisciplinares (CECÍLIO & REIS, 2018). Assim, as ações propostas por este projeto de extensão visam incorporar extramuros os acadêmicos do curso de odontologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, em atividades de cuidados primários individuais e coletivos, participando das ações envolvendo a a comunidade externa de acordo com o ciclo da vida, atuando como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva, possibilitando a vivência com as dificuldades existentes no serviço e na comunidade. Desta forma, o Programa propõe realização de intercâmbios baseado nas primícias de saberes para formulação de propostas de acordo com as demandas apresentadas pela comunidade com o intuito te auxiliar na resolução dos problemas o que impacta positivamente na formação acadêmica, na saúde da população e na comunidade assistida e na resolutividade do sistema. Diferente de um projeto, o programa atuará interligando os vários projetos de extensão a longo prazo no cuidado da saúde da população.


Justificativa

O programa de Atenção Básica à saúde tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação (BRASIL, 2012), caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo para desenvolver de forma integral os cuidados de saúde da população. Portanto necessita de integração entre os vários seguimentos da Universidade, do serviço assistencial e da comunidade, para alcançar tal objetivo. Somando a isso, o desenvolvimento de atividades extramuros, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço e sociedade fortalece a formação acadêmica fomentando profissionais qualificados para atuação no sistema único de saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida. Embora o Município de Diamantina o Sistema de Atenção Básica à Saúde esteja muito bem organizado na área médica e da enfermagem, ainda é deficitário em relação à odontologia, ainda com pouca representatividade nas Equipes de Saúde da Família. Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida. Desta maneira o programa visa inserir os discentes do curso no serviço, aproxima-los da comunidade, permitir interação dialógica e atuação de forma inter-trans e multidisciplinar, além de interligar as várias ações que acontecem separadamente na universidade, para atender de forma integral todos os segmentos da população de acordo com o ciclo da vida, cumprindo assim os pressupostos das Políticas Nacionais de Saúde e do Fórum de Extensão (FORPROEX). Diferentemente de um projeto, o programa visa interligar os vários projetos e ações vinculando os cuidados à saúde, promovendo a indissociabiliade ensino, pesquisa e extensão abrangendo um período de longa duração.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Programa de Atenção Integral à saúde tem como objetivo geral inserir o acadêmico em ações extensionista, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade práticas educativas e preventivas, propiciando assim a integração acadêmicos/serviço de saúde de forma inter e multiprofissional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e saberes de forma dialógica; Realizar ações educativas, preventivas de forma individual e coletiva na população de acordo com o ciclo da vida; Trabalhar em atividades interdisciplinarmente; Participar de grupos operativos nas UBSs, escolas, pré-escolas e asilos; Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM; Fornecer subsídios aos profissionais da área da saúde, educação, planejamento e administração, relativos à saúde bucal; Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades nos cuidados integral da saúde da população Integrar as várias áreas da saúde para o cuidado integral do paciente e consequentemente melhorando a sua qualidade de vida.


Metas

Desenvolver uma atenção integral à saúde dos vários seguimentos da população de acordo como ciclo da vida, através de ações preventivas e educativas individual e coletiva que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas; Fazer a interlocução entre as várias especialidade da saúde, para o cuidado integral da população; Capacitar o discente à trabalhar em equipe; Reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Auxiliar na formação do egresso capacitado à atuar nas demandas da população o que irá impactar positivamente na comunidade assistida por eles; Propiciar ao acadêmico atuação extramuros agindo como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva  


Metodologia

FORMAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO E CAPACITAÇÃO A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do programa e colaboradores (professores dos vários cursos da saúde da UFVJM, alunos de graduação e pós-graduação). Posteriormente à formação da equipe será realizada a capacitação da equipe de trabalho, abordando os temas relacionados aos cuidados à saúde da população de forma integral, além da contextualização das ações da odontologia na participação das equipes multiprofissionais para o cuidado da saúde da população de acordo com o ciclo da vida. Esta capacitação ocorrerá de forma continuada, com encontros semanais para estudo e discussão dos temas relacionados à saúde humana, vinculados nas diferenças inerentes aos ciclos de vida. A capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto e através da organização de grupos de estudo para os temas que serão abordados durante o programa, mesa redonda, metodologia ativa, etc. Nestes encontros para capacitação também incentivará o estudo de temas variados e a confecção de materiais educativos que poderão ser adotados nas outras etapas do programa. LEVANTAMENTO DE DEMANDAS Para o planejamento das ações e seu desenvolvimento, consultas serão realizadas aos vários seguimentos da comunidade, verificando as demandas e necessidade. Visitas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde verificando a existência e atuação dos grupos operativos para inserção dos discentes nestes grupos de discussões e verificar as demandas do serviço e do público para desenvolver ações de acordo com elas. Também serão consultados a comunidade externa através de enquete através de mídias eletrônica para verificar as demandas e interesse para que sejam planejadas e executadas ações de promoção e prevenção de acordo com os interesses. Avaliação dos projetos registrados no PROEXC e seu campo de atuação e público alvo para que os discentes do curso de odontologia possam incorporar em suas ações, promovendo além da interdisciplinaridade a indissociabilidade. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES O princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é essencial no processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, bem como na formação profissional. Assim, esta indissociabilidade permite ao acadêmico um fortalecimento em seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. Assim, as atividades realizadas durante a duração deste programa proporcionarão a interação dialógica pela troca de saberes entre o acadêmico, os profissionais e agentes de saúde e a comunidade De acordo com as demandas levantadas ações e eventos serão planejados para atingir a comunidade em todas as suas faixas etárias, incorporando os cuidados de saúde bucal ao cuidado integral da saúde de acordo com o ciclo de vida. Assim, os discentes irão participar dos grupos operativos nas UBSs trazendo discussão sobre as alterações bucais e seus sinais, sintomas e relacionando com a condição sistêmica. Orientando e incentivando os cuidados preventivos e a promoção de saúde. Para as faixas etárias serão abordadas nos locais de maior facilidade tais como pré-escola para crianças de 2 a 6 anos, escolas públicas e privadas (6 a 18 anos), UBS, CAPES, Associações (público adulto e idoso), além da utilização das mídias sociais para formação de grupos de discussão. CONFECÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS Semanalmente o grupo após a reunião de estudo dos temas a serem abordados irão confeccionar material educativo tais como cartazes, cartilhas, vídeos, post cast, etc que serão adotados durante a realização das ações. Este material educativo promocional de saúde será confeccionado abordando vários temas de cuidados de saúde, inter-relação saúde/odontologia com vocabulários e ilustrações de acordo com cada faixa etária. AÇÕES Mensalmente será realizada uma ação para promoção de saúde. Estas ações serão realizadas nas escolas, pré-escolas, UBSs, asilos, praças e outros eventos que venham a ocorrer durante o período de vigência do projeto. Contado será realizado previamente com a administração da instituição onde será realizado o evento, agendado o dia e horário de acordo com a disponibilidade da instituição. Os discentes acompanhados pelo coordenador e professores colaboradores realizarão atividades recreativas e educativas integrando os conhecimentos acadêmicos e populares de forma dialógica com objetivo de promover a saúde e incentivar as práticas preventivas para a população alvo (de acordo com o ciclo de vida). Também serão realizadas rodas de conversas, com o convite de profissionais de vários campos de atuação com o intuito de aproximar os saberes e estimular mudanças de hábitos deletérios para a adoção de práticas saudáveis. Também serão realizadas lives e mesas redondas no formato on line abordando vários temas. Estas ações serão realizadas pelo Canal do Youtube, divulgado pelas redes sociais e ficarão disponíveis para acesso posterior. Criação de mídias sociais As mídias sociais cresceram muito tanto o acesso quanto o alcance durante a Pandemia da COVID 19, atingindo de forma indiscriminada vários setores da população, mesmo em regiões mais remotas. Neste sentido serão criadas e alimentadas as mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube para realização periódica de ações e eventos. As transmissões serão realizadas por estas mídias e armazenadas para acessos posteriores. Também servirão para interações, troca de informações, pesquisas de opinião e de interesse bem como para auxiliar na avaliação dos resultados. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS As ações serão avaliadas periodicamente de forma quantitativa e qualitativa. Serão formulados e disponibilizados questionários para os participantes avaliarem as ações e eventos bem como apresentar sugestões, reclamações e observações que auxiliarão nas adequações caso sejam necessárias. A equipe se reunirá após cada ação/evento para discutir os resultados, alcances, dificuldades bem como propor melhorias. VALE DESTACAR QUE SOMENTE INICIARÁ AS AÇÕES PRESENCIAIS DEPOIS DO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS RESPAUDADA PELOS DEVIDAS AUTORIZAÇÕES DAS INSTÁNCIAS RESPONSÁVEIS, SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS DE BIOSSSEGURANÇAS. ATÉ QUE SEJA VIÁVEL A REALIZAÇÃO DAS AÇÕES PRESENCIAIS PELO RETORNO EFETIVO NESTA MODALIDADE AS AÇÕES VINCULADAS A ESTE PROGRAMA CONTINUARÃO A SER REALIZADAS DE FORMA VIRTUAL, ADOTANDO AS PLATAFORMAS E MIDIAS SOCIAIS PARA ISSO.


Referências Bibliográficas

ALMEIDA, T. F.; CANGUSSU, M. T. C.; CHAVES, S. C. L.; CASTRO-SILVA, D. I.; SANTOS, S. C. Condições de saúde bucal de crianças na faixa etária pré-escolar, residentes em área de abrangência do PSF em Salvador, Bahia. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. v. 9, n. 3, p. 247-252, 2009. BARAK. S.; OETTINGER-BARAK, O.; OETTINGER, M.; MACHTEI, E. E.; PELED, M.; OHEL, G. Common oral manifestations during pregnancy: a review. Obstet Gynecol Surv v. 58, n. 9, p. 624-628, 2003. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. BRASIL. Coordenação Nacional de Saúde Bucal, Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2010. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.110 p. CECÍLIO L C O; REIS A A C. Apontamentos sobre os desafios (ainda) atuais da atenção básica à saúde. Cad. Saúde Pública 34 (8) 20 Ago 2018 CORDÓN, J.; BEZERRA, A.C.B. A inserção da odontologia no Sistema de Saúde e no envolvimento comunitário: primeira aproximação. Divulgação em Saúde para Debate, Londrina v. 9, p. 50-51, 1994. MALTA DC, SIQUEIRA M, STOPA SR, SANCHEZ CR, SZWARCWALD CL, BARROSO J, et al. A cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Ciênc Saúde Coletiva 2016; 21:327-38. MEDEIROS JUNIOR, A.; ALVES, M. S. C. F.; NUNES, J. P.; COSTA, I. C. C. Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva. Revista da Saúde Pública. v. 39, n. 2, p. 305-310, 2005. MENDONÇA CS. Sistema Único de Saúde: um sistema de saúde orientado pela atenção primária. In: Organização Pan-Americana da Saúde, organizador. Inovando o papel da atenção primária nas redes de atenção à saúde: resultados do laboratório de inovação em quatro capitais brasileiras. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011. p. 23-36 MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atenção ao pré-natal, parto e puerpério: protocolo Viva Vida. 2ed. Belo Horizonte: SAS/SES, 2006. 84 p. MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004. TURCHI GP; ROMANELLI M. A mediação dialógica como instrumento para promover a saúde e coesão sociais: resultados e direções. Comunicação e Sociedade, vol. especial, 2019, pp. 119 – 129.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida. A comunidade e a universidade devem ser parceiras fundamentais, adotando a interação dialógica buscando a troca de saberes com a comunidade, interagindo entre diferentes sistemas culturais pode erradicar as diferenças, e promover ciência, saúde, cultura e crescimento social e regional. Desta forma a interação dialógica também auxiliará na produção de indicadores para avaliar as ações de extensão pela comunidade universitária a fim de garantir a efetividade dos objetivos propostos pela política de extensão.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade e é essencial na formação humana e acadêmica. Neste sentido o programa propões a interação do discente em equipes multiprofissionais para atuar na promoção da saúde da população, interagindo com outros setores da sociedade dentro de suas realidades. Aproximando a universidade/comunidade e serviço. A atuação do discente em equipes interdisciplinar propicia formação/aprendizado dos discentes, promovendo a aproximação com a sociedade de forma a reverter os esforços para as necessidades observadas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é essencial no processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, bem como na formação profissional. Assim, esta indissociabilidade permite ao acadêmico um fortalecimento em seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. A indissociabilidade estará presente em todas as ações planejadas e executadas, o ensino permitirá uma base consistente para a realização das ações extensionistas, calcados em princípios científicos e ao mesmo tempo produzirá pesquisa através do investigações qualitativas e quantitativas envolvendo o público alvo. Quantitativa permitirá o reconhecimento das necessidades e do perfil da população alvo e qualitativa avaliará o impacto das ações na saúde da comunidade. Espera-se que os discentes envolvidos no Programa de atenção Integral à saúde seja protagonista do seu aprendizado, este sempre mediado pelo coordenador como tutor e orientador, buscando uma formação generalista, humana e ética. Para tal tem que ser trabalhadas e adquiridas competências e habilitadas tanto para por em prática as ações requeridas na realização do projeto como posteriormente para a inserção no mercado de trabalho como à administração, liderança, autoconhecimento, iniciativa, análise crítica, trabalho em equipe, polivalência, comunicação, ética e confiabilidade, habilidades estas que ultrapassam a prática tecnicista dos cursos da saúde. A indissociabilidade do tripé universitário como proposta de aprendizagem possibilita ampliar conhecimentos e atitudes auxiliando em profissionais que possam atuar promovendo o crescimento regional, cultural e social da região onde atuará.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento de atividades extramuros, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço e sociedade fortalece a formação acadêmica fomentando profissionais qualificados para atuação no sistema único de saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Além de devolver profissionais qualificados formados a partir das demandas regionais da própria comunidade por ele assistida. Os cursos da saúde são conhecidos por serem tecnicista. As experiência de atuação em projeto de extensão com os mais variados públicos alvos, bem como a integração em equipes multidisciplinares permitira o desenvolvimento pessoal, incentivará o constante aprimoramento acadêmico para responder as demandas do programa bem como do público alvo o que estimulará os discentes a se tornarem protagonistas de seu aprendizado, sempre mediado pela ação dos parceiros/colaboradores. Também devemos destacar a necessidade de desenvolvimento de habilidades e competências além das exigidas pela grade curricular, promovendo a formação de um profissional dinâmico, generalista, resolutivo, comunicativo, capaz de trabalhar em equipe, com espírito de liderança, ético, humano e auto avaliador.


Impacto e Transformação Social

Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactando positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, promovendo transformações sociais a partir da troca de saberes e incorporação da cultura e da indivudadlidade e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida. As novas DCNs estimula a formação de um egresso com perfil mais generalista, com habilidades e competências capaz de realizar transformações culturais, sociais e econômicas na região em que for atuar. Assim, as possibilidades de aprimoramento durante a realização das várias ações do projeto, atuação na triade universitária, em equipe, Inter profissionalmente e com públicos alvos diferentes, auxiliará no perfil de egresso pró-ativo que atuará de forma transformadora nos locais de sua permanência.


Divulgação

A divulgação do programa será realizada através de visitas nas várias instituições municipais como nas UBSs, Capes, Escolas, creches, CER, bem como nas mídias digitais. Será realizada a apresentação dos objetivos e metodologia aos gestores das Instituições para sensibilização e solicitado permissão para atuar em parceria com os profissionais de saúde, dos grupos operacionais na UBSs, bem como o auxílio para sensibilização e adesão dos usuários.


Informações Complementares

Parcerias serão formadas entre os vários cursos da Saúde da UFVJM para possibilitar a integração, atuação interdisciplinar além de propiciar trocas de saberes e complementação para o cuidado integral da saúde da população de acordo com o ciclo de vida. Após as demandas observadas profissionais serão convidados para capacitar os discentes bem como realizar ações e atividades com o público alvo. A Associação Tingui é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais de todas as áreas do conhecimento que integram o cuidado da população carente do médio Jequitinhonha. A parceria firmada com a Tingui auxiliará na execução da atividades de acordo com as demandas levantadas, pela grande variedade de profissionais por ela integrada. Gostaria de salientar que atualmente está em execução dois projetos de extensão vinculados à este programa registrados na plataforma Siexc sobre os números 2021101202125392 e 2021101202130292. Também estão sendo vinculados outros projetos que estão em fase de submissão (edital 01/2022 PIBEX), podendo até o momento serem citados os 2022101202226592, 2021010220210416092,2021010220210355092,2022102202229192, 20221012022164595, 20221012022196595.


Público-alvo

Descrição

Discentes que atuarão na equipe de trabalho para realização das ações de cuidado integral a saúde, docentes que auxiliarão na organização, coordenação, implantação supervisão e avaliação das ações

Descrição

Crianças matriculadas nas creches da cidade de Diamantina. Serão abordadas questões preventivas e educativas nas próprias escolas em visitas pre agendadas

Descrição

Adolescentes matriculados nas escolas da zona urbana do município de Diamantina. Visitas serão pre agendadas com a direção da escola para realização de ações educativas e preventivas

Descrição

Os grupos operativos vinculados as UBSs apresentam características em comum e são assessorados por profissionais de várias áreas de saúde. O objetivo destes encontros é priorizar os vínculos sociais para auxiliar na aprendizagem, na reeducação e aquisição de hábitos saudáveis, reconhecendo as singularidades e então exercer uma ação interativa com objetivos compartilhados

Descrição

Gestantes acompanhadas nos pre natais na cidade de Diamantina, através de encontros previamente agendados em suas UBSs

Descrição

Realização de eventos nas praças para alcanças a população adulta

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Atividades integrativas multiprofissional

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 17 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Orientações e capacitação para a realização das ações relacionadas aos cuidados com a saúde de acordo com o ciclo de vida. Estas reuniões se manterão semanalmente durante todo o período de vigência do programa, bem como a renovação da equipe, visto que alguns discentes se tornarão egressos neste período.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

A equipe se reunirã para produção de material de divulgação e educativo, (vídeos, postcast, cartilhas, cartazes, folders) que serão usados nas faixas etapas distintas de acordo com o ciclo da vida

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Consultas serão realizadas aos vários seguimentos da comunidade, verificando as demandas e necessidade. Estas consultas serão realizadas através de visitas as instituições bem como enquete via mídias digitais

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

De acordo com as demandas levantadas ações e eventos serão planejados para atingir a comunidade em todas as suas faixas etárias, incorporando os cuidados de saúde bucal ao cuidado integral da saúde de acordo com o ciclo de vida.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Mensalmente será realizada uma ação para promoção de saúde. Estas ações serão realizadas nas escolas, pré-escolas, UBSs, asilos, praças e outros eventos que venham a ocorrer durante o período de vigência do projeto.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Serão criadas e alimentadas as mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube para realização periódica de ações e eventos, além de utilizar os canais para divulgações de informações e integração com a comunidade.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

As ações serão avaliadas periodicamente de forma quantitativa e qualitativa através de questionários semi-estruturados e grupos de discussão,