Detalhes da ação

I Simpósio: GeoProvocações

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000160

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

22/11/2021

Data Fim

23/11/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

wilbor poletti silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Resumo

O PPGGeo-UFVJM irá promover um Simpósio de maneira remota. O evento será essencialmente composto pela apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos, docentes e técnicos da Engenharia Geológica e do PPGGeo, com algumas participações externas. O objetivo é provocar uma interação entre os pesquisadores de diferentes níveis, prezando por uma linguagem simplificada e acessível para qualquer público. As transmissões serão realizadas gratuitamente, de forma que o público externo possa participar.


Palavras-chave

Simpósio, Geociências


Introdução

Diante do distanciamento social que vivemos há quase dois anos, devido a pandemia de COVID-19, o convívio pessoal e rotineiro dos membros da Engenharia Geológica e do Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGGeo) foi significativamente reduzido. Consequentemente, a discussão diária a respeito das pesquisas desenvolvidas, ideias e anseios acadêmicos também sofreram grande impacto negativo. Com o objetivo de viabilizar um reencontro, ainda que de maneira virtual, o PPGGeo irá promover um Simpósio virtual. Este evento será composto, essencialmente, por apresentações de alunos, docentes e técnicos da Engenharia Geológica e do PPGGeo. No entanto, haverá algumas apresentações de participantes externos. As apresentações serão transmitidas em plataformas virtuais gratuitas.


Justificativa

Diante do atual momento pandêmico, o conhecimento gerado internamente à universidade foi levado em uma proporção relativamente menor ao público externo. Esse é um impasse que surgiu naturalmente, dada a inexperiência de todos nós em um cenário como o que vivemos hoje. Sendo assim, pretendemos levar ao público externo as discussões e progressos científicos realizados pelos membros da Engenharia Geológica e do PPGGEO. Para isso, iremos: i) Divulgar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos membros do CeGeo (i.e., alunos, docentes e técnicos) ao público externo à Universidade em uma linguagem simples, didática e acessível (e.g., Grotzinger e Jordan, 2013), de forma a propagar para além das fronteiras da Universidade o conhecimento gerado internamente; ii) Viabilizar discussões construtivas via chats entre a comunidade externa à Universidade e os apresentadores dos trabalhos, de forma a sanar dúvidas, responder a eventuais curiosidades e incentivar a busca pelo conhecimento científico; iii) Proporcionar um momento de interação entre alunos, docentes e técnicos da Engenharia Geológica e do PPGGeo, visto que a pandemia por COVID-19 impossibilitou o convívio presencial diário, que, por sua vez, é essencial para uma melhor interação, discussão e compartilhamento de ideias.


Objetivos

Nosso objetivo principal é de transmitir para a comunidade externa os conhecimentos produzidos pelos membros da Engenharia Geológica e PPGGeo ao longo dos últimos anos, sendo dinamizados pela utilização de uma linguagem tecnicamente simplificada. Em adicional, iremos incentivar e viabilizar discussões entre as comunidades externas e internas à Universidade via chats das plataformas que o evento será transmitido. Além disso, iremos proporcionar um reencontro acadêmico de maneira virtual entre alunos, docentes e técnicos da Engenharia Geológica e do PPGGeo.


Metas

Permitir que o público externo adquira novos conhecimentos a partir do que está sendo produzido pelos membros da Engenharia Geológica e PPGGeo. Incentivar que o público externo busque sanar suas dúvidas e curiosidades após as apresentações dos trabalhos.


Metodologia

O escopo do projeto é promover um simpósio de geociências aberto ao público externo. Serão apresentados 40 trabalhos ao longo de dois dias (22 e 23/11). O público externo poderá se inscrever no evento (para ganhar certificado) e participar ativamente com perguntas feitas via chat das plataformas que serão utilizadas para transmissão. As perguntas serão rapidamente avaliadas pelos mediadores das sessões antes de serem transmitidas, para garantir que não haverá qualquer tipo de mensagem negativa, pejorativa, ou algo semelhante. Ao final do evento será passado um questionário aos participantes para coletar indicadores de avaliação.


Referências Bibliográficas

Grotzinger, J., e Jordan, T. (2013). Para Entender a Terra-6. Bookman Editora.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica será promovida por meio de um canal de transmissão online, em que os alunos, docentes e técnicos da Engenharia Geológica e PPGGeo irão apresentar seus trabalhos de forma simplificada e o público externo poderá fazer perguntas e comentários de forma a sanar suas dúvidas ou curiosidades.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A área de geociências é composta por diversas subáreas do conhecimento. Por se tratar de um evento que permite a exposição de trabalhos de qualquer subárea das geociências, bem como de todos os níveis de formação, naturalmente haverá uma troca rica de conhecimentos interdisciplinares e interprofissionais. Além disso, devido ao caráter extensionista do evento, diferentes públicos poderão associar o trabalho produzido na Universidade com questões rotineiras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento proposto por este projeto levará para a comunidade externa, de forma didática, as produções acadêmicas que estão sendo desenvolvidas pelos alunos, docentes e técnicos do curso de Engenharia Geológica e do PPGGEO, UFVJM. Em contrapartida, o incentivo à comunidade externa para participar via chat será o principal mecanismo que viabilizará a troca de saberes entre ambas as comunidades. Desta forma, haverá ampla a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão de forma segura e acessível.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O comitê organizador do evento contém duas alunas de graduação e cinco alunos de pós-graduação (mestrado). Naturalmente, esses sete alunos irão adquirir experiências em organização de eventos, que, por sua vez, trará impacto positivo em suas formações. Os demais alunos do curso de Engenharia Geológica e do PPGGEO, indiferente do momento do curso ou carreira, poderão apresentar trabalho ou apenas participar do evento sem apresentar trabalho. Todas as formas de participação serão certificadas.


Impacto e Transformação Social

A área de geociências possui uma correlação muito forte com o dia-a-dia de todos nós. Indiferente do meio social em que cada um vive, não há dúvidas de que a natureza e seus produtos são a grande base para nossa sobrevivência e evolução. Ao levar conhecimento para o público externo da maneira que está sendo proposto, pretende-se contribuir com uma maior compreensão do meio natural por parte da sociedade foco do trabalho. O conhecimento transmitido de maneira acolhedora e sem qualquer tipo de segregação, que é a ideia do evento, garantirá uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, buscando superar desigualdades, garantir diversidade, evitar exclusões, implementar o desenvolvimento regional. Por isso, entender um pouco mais sobre geociências é fundamental para aprimorarmos nossos meios e modos de vida.


Divulgação

Foi criado um site contendo todas as informações sobre o evento. O site será divulgado ao público externo de maneira ampla pelos membros da comissão organizadora, contando com a propagação nas mídias sociais. O evento também será divulgado pelas redes sociais do PPGGeo, Curso de Engenharia Geológica, Centro Acadêmico e Empresa Junior do CeGeo, tanto interna quanto externamente à Universidade. Além disso, serão disparados informes via e-mail. Estamos em contato com a PRPPG e ICT para auxílio na divulgação. Por fim, após aprovação do projeto, contamos com um possível auxílio da PROEXC.


Propriedade(s) Intelectual

Resumos de trabalhos. O material será catalogado na biblioteca da UFVJM - Campus JK.

Programação do Evento

Local

O evento será realizado e transmitido de maneira virtual.

Data

22/11/2021

Horário de Início

09:00

Horário de Término

16:30


Descrição

O dia do evento será composto por quatro blocos de apresentações: das 9h00 às 10h00, das 10h30 às 11h30, das 14h00 às 15h00, e das 15h30 às 16h30. Cada bloco será composto por cinco apresentações: uma apresentação de 15 minutos, quatro apresentações de 10 minutos, e 5 minutos para transições.

Local

Virtual

Data

23/11/2021

Horário de Início

09:00

Horário de Término

16:30


Descrição

O dia do evento será composto por quatro blocos de apresentações: das 9h00 às 10h00, das 10h30 às 11h30, das 14h00 às 15h00, e das 15h30 às 16h30. Cada bloco será composto por cinco apresentações: uma apresentação de 15 minutos, quatro apresentações de 10 minutos, e 5 minutos para transições.

Público-alvo

Descrição

Alunos, docentes e técnicos do curso de Engenharia Geológica e do PPGGEO da UFVJM.

Descrição

Todas as pessoas que vivam na área alvo de abrangência da UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 48 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução do evento. Todos os membros da comissão organizadora irão participar desta etapa. A carga horária de 12 horas corresponde ao total de horas a serem cumpridas nesta etapa.

Carga Horária 36 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões e execução das tarefas pertinentes à organização do evento proposto. Todos os membros do comitê organizador irão participar desta etapa. A carga horária de 36 horas corresponde ao total de horas a serem cumpridas.