Visitante
VIII Jornada Farmacêutica - Farmacêutico: atuação e expectativas profissionais no mercado de trabalho
Sobre a Ação
202103000162
032021 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
25/09/2021
30/12/2021
Dados do Coordenador
kelly cristina kato
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Fármacos e medicamentos
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
e-mail: jornadafarmaceutica@ufvjm.edu.br Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCfv0-6rTHmanabSpzQh1rYw
Membros
A profissão farmacêutica e o profissional estão em constante mudanças, se adaptando às novas tecnologias e atuando em prol da melhoria do cuidado e bem estar do indivíduo e da comunidade. Esse evento "VIII Jornada Farmacêutica - Farmacêutico: atuação e expectativas profissionais no mercado de trabalho" proporcionará o envolvimento e integração entre docentes, estudantes e pesquisadores, além de desenvolver habilidades e competências com foco nas múltiplas atuações do farmacêutico.
farmácia, profissão farmacêutica, mercado de trabalho
A profissão farmacêutica é dinâmica e em constante desenvolvimento. O profissional está apto a desempenhar suas funções com qualidade nas 131 especialidades distribuídas em 10 áreas de atuação regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (SERAFIN, 2015), desempenhando atividades centradas nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, nas análises clínicas e toxicológicas, nos cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade (MEC, 2017). Já vivendo há mais de um ano em um contexto de pandemia, o encontro virtual "VIII Jornada Farmacêutica - Farmacêutico: atuação e expectativas profissionais no mercado de trabalho" possibilita à comunidade e a UFVJM de participarem e discutirem temas relevantes dentro das Ciências farmacêuticas cuja importância se faz cada vez mais evidente em nossa sociedade.
A Universidade como instituição social e de formação profissional, está comprometida com a produção e disseminação do conhecimento científico e melhoria do bem-estar comum. De acordo com a constituição federal de 1988, em seu artigo 207, “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.” O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão faz com as universidades, tanto no seu planejamento quanto na execução de seu plano didático, deve fornecer os meios necessários e estimular os discentes a gozarem desse tripé do ensino (FLORIANO et al., 2017). A extensão possibilita ao acadêmico refletir acerca das grandes questões da atualidade e, com base na experiência e nos conhecimentos produzidos e acumulados, possibilita o desenvolvimento de uma formação compromissada com as necessidades da realidade do discente e com a construção de um pensamento crítico (FERNANDEs et al 2012). O intuito é formar profissionais aptos a participar no desenvolvimento da sociedade brasileira, incentivar o trabalho e a pesquisa e investigação científica, promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional, estimular o conhecimento do mundo presente, prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo relação de reciprocidade entre os profissionais e a população. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), grande parte da população mundial, assim como a comunidade UFVJM está em distanciamento social. Apesar da situação atípica, a Jornada Farmacêutica da UFVJM (JOFAR), com a ideia de fortalecimento do curso de Farmácia, aproximação entre discentes, docentes e profissionais em tempos de distanciamento, propõe executar a Jornada Farmacêutica no formato virtual. O intuito é oferecer a oportunidade de agregar conhecimento e nortear novas linhas de pensamento na profissão farmacêutica. A I Jornada ocorreu em 2005 e vem crescendo a cada nova edição com uma participação cada vez maior da comunidade acadêmica da UFVJM bem como de outras instituições públicas e privadas da região. A participação em tais eventos auxilia também ao participante conhecer novos profissionais criando assim um networking, que é a rede de contatos ou capacidade de estabelecer relação com outra pessoa para partilha de conhecimento e/ou informações, que contribuirá gerando novas oportunidades de emprego, parceria, sociedade ou grupos de articulação acadêmico-científica ou profissional. Com a nova modalidade de ensino, no qual as salas de aulas deram lugar às salas virtuais, os livros ganharam o formato de e-books, aprender se tornou um desafio. No entanto, é preciso reinventar-se, dar nova perspectiva ao estudante e criar meios alternativos de ensino-aprendizagem. Diante disso, a Jornada permitirá o contato com profissionais e acadêmicos de outras áreas e instituições, além de propiciar o contato com ideias diferentes, perspectivas de outras áreas e até mesmo estudos inovadores, o que estimulará os discentes e servidores na sua área profissional. A equipe da organização também terá um amadurecimento de recursos humanos quanto à gestão, comunicação, responsabilidade, entre outras atribuições. Acredita-se que este salto de qualidade na organização do evento, estará contribuindo para a consolidação definitiva da Jornada no calendário acadêmico da UFVJM e ao mesmo tempo ampliando a abrangência e receptividade deste encontro. Somado a isso, espera-se que o evento traga maior visibilidade e consequentemente maior adesão ao curso de Farmácia da UFVJM.
- Reunir profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho a fim de discutir a atuação do farmacêutico nos diversos setores e a contribuição deste para com a sociedade. - Incentivar, divulgar e expandir o conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação do profissional farmacêutico. - Contribuir com a promoção do desenvolvimento de habilidades e competências do estudante de farmácia. - Estimular a capacitação continuada na graduação e após sua diplomação. - Promover a interação da comunidade com a academia, além de possibilitar encontros e debates entre estudantes e profissionais farmacêuticos já em atuação. - Aprimorar a visibilidade do curso de Farmácia da UFVJM e consequentemente minimizar a evasão do curso.
- Apresentar aos participantes as diversas perspectivas de atuação do profissional farmacêutico no mercado de trabalho. - Permitir aos participantes ampliação do seu conhecimento, integrando múltiplos conhecimentos, experiências e vivências com temas relevantes dentro das Ciências Farmacêuticas. - Contribuir com a produção e disseminação do conhecimento e melhoria do bem-estar comum de forma indissociável dos eixos ensino, pesquisa e extensão.
O evento ocorrerá de forma síncrona por intermédio de plataformas digitais através de palestras e mesas redondas que ocorrerão durante 3 (três) dias. As plataformas digitais para disponibilização do curso serão: Youtube® associado ao Google Meet® onde serão apresentadas palestras ao vivo (síncronas) sobre cada tema. O convite para os profissionais atuantes nas diversas áreas da Farmácia será realizado por e-mail para registro formal e também outros meios de comunicação poderão ser utilizados para facilitar contato com a equipe de execução. A divulgação ocorrerá por meio de mídias sociais e página do Defar. E as inscrições serão realizadas pela Plataforma Even®. Duração: a carga horária total do evento será de 30 horas, em um período de 3 dias. A equipe organizadora iniciará seus trabalhos para que o evento se concretize anteriormente a data do curso e após o mesmo, as atividades prosseguirão a fim de concluir o cronograma.
- FERNANDES, M. C. et al . Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 28, n. 4, p. 169-194, Dec. 2012. - FLORIANO, M. D. P.; MATTA, I. B. DA; MONTEBLANCO, F. L.; ZULIANI, A. L. B. Extensão universitária. Em Extensão, v. 16, n. 1, p. 9-35, 22 ago. 2017. - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. - SERAFIN, C. Perfil do farmacêutico no Brasil: relatório / Claudia Serafin, Daniel Correia Júnior, Mirella Vargas. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2015.
Este evento permitirá a interação dialógica entre comunidades cognitivas diferenciadas, através do diálogo, a integração e difusão de conhecimentos cujas práticas envolvem o conhecimento científico (universidade) e o conhecimento comum (comunidades locais, não acadêmicas, profissionais), além de reconhecer e valorização de ambos os conhecimentos, superando o discurso da hegemonia acadêmica com reorientação dialogada da relação universidade- sociedade-comunidade. Dessa forma, haverá troca de conhecimentos, vivências, anseios e expectativas dos participantes das atividades extensionistas, é o momento de diálogo da universidade e dos saberes acadêmicos com a sociedade. A equipe buscará proporcionar um ambiente de diálogo entre a universidade e comunidade, pautada no conhecimento de saberes de maneira horizontal.
O evento buscará combinar a especialização e visões holísticas, considerando a complexidade inerente às comunidades, setores e grupos sociais com os quais se desenvolverão as ações de Extensão. A ação ocorrerá através da interação de modelos, conceitos e metodologias de várias disciplinas e áreas do conhecimento de forma a superar as visões generalistas e especializadas acerca da realidade social possibilitando que a extensão universitária ocorra de modo transformador.
No que se refere à relação Extensão e Ensino, a diretriz de indissociabilidade coloca o estudante de Farmácia como protagonista de sua formação técnica e cidadã. Assim o evento atuando na Extensão Universitária, oportunizará que a ‘sala de aula’ não mais se limitará ao espaço físico tradicional de ensino-aprendizagem mas a todos os espaços, em que se apreende e se (re)constrói o processo histórico-social. O estudante deixa de ser um mero receptáculo de conhecimento validado pelo professor para se tornar participante do processo. Na relação entre Extensão e Pesquisa, poderá ser utilizado metodologias participativas, no formato pesquisa-ação (principalmente no contexto de formação como profissional farmacêutico), que prioriza a participação dos atores sociais e o diálogo, com possibilidades múltiplas de articulação entre a Universidade e a sociedade.
Ampliação do universo de referência do participante, seja pelo contato direto com outros profissionais, com seus pares ou novos desafios. Esses resultados permitirão o enriquecimento da experiência discente, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira.
Reafirma a Extensão Universitária como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. O estudante deixa de ser um mero receptáculo de conhecimento validado pela academia para se tornar participante do processo, além de possibilitar nos campos pessoal, profissional e da cidadania. Assim, a extensão caracteriza-se como um importante agente para o processo individual e coletivo de formação acadêmica. A ação da Jornada proporcionará discussão de forma horizontal entre universidade e comunidade com ênfase nos aspectos individuais e coletivos da profissão farmacêutica, estimulando os participantes a se mudarem suas atitudes junto a sua comunidade inserida quanto a este profissional da saúde. A ação também possibilitará aos estudantes uma nova visão sobre as diversas competências e habilidades do profissional farmacêutico nas diferentes áreas de atuação do mesmo, incentivando nossos estudantes a novas práticas em suas comunidades inseridas, como adoção de atenção farmacêutica, cuidado e acolhimento ao paciente, boas inter-relações profissionais, busca de certificações em laboratórios de análises clínicas, entre outros temas que poderão serem discutidas ao longo do encontro.
Meios de Divulgação: Mídias sociais (Instagram®, Facebook® e WhatsApp®), página do Defar e no site da universidade. Outro(s) meio(s) de Divulgação: E-mail (envio de emails informativos para secretarias de Instituições que possam se interessar pelo tema). Contato: o contato será realizado via Home Page da VIII Jornada Farmacêutica, no site EVEN 3: http://www.even3.com.br/jofar2019
Programação do Evento
Campus JK-via Google MEET e/ ou You tube
20/10/2021
15:00
16:00
Abertura e Palestra 1: Atuação do farmacêutico na Farmácia própria
Campus JK-via meet ou youtube Google MEET e/ ou You tube
20/10/2021
16:00
17:00
Palestra: Residência em Oncologia
Campus JK-via meet ou youtube Google MEET e/ ou You tube
20/10/2021
18:00
19:30
Mesa redonda: Farmácia X Indústria
Campus JK-via meet ou youtube Google MEET e/ ou You tube
20/10/2021
19:30
21:00
Mesa redonda: Farmácia Básica
Campus JK-via meet ou youtube Google MEET e/ ou You tube
21/10/2021
14:00
15:00
Palestra: Atuação do farmacêutico na drogaria
Campus JK-via Google meet ou youtube
21/10/2021
15:00
16:00
Palestra: Atuação do farmacêutico na cosmetologia
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
21/10/2021
16:00
17:00
Palestra: Farmácia e Perícia
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
21/10/2021
18:00
19:30
Mesa redonda: Farmácia X Vigilância sanitária
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
21/10/2021
19:30
21:00
Mesa redonda: Farmacêutico X Drogaria
Campus JK-via meet ou youtube Google MEET e/ ou You tube
22/10/2021
14:00
15:00
Palestra: Atuação do farmacêutico no SUS
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
22/10/2021
15:00
16:00
Palestra: Indústria: possibilidade de atuação do farmacêutico
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
22/10/2021
16:00
17:00
Palestra: Farmácia hospitalar
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
22/10/2021
18:00
19:30
Mesa redonda: Farmácia X Residência
Campus JK-via Google meet e/ou youtube
22/10/2021
21:00
21:30
Cerimônia de encerramento
campus JK via Google meet e/ou youtube
22/10/2021
19:30
21:00
Mesa redonda: Farmacêutico nas Análises Clínicas
Público-alvo
Publico interno da UFVJM: 150 (Docente - 5; Discentes de Graduação -120; Discentes de Pós-Graduação - 10 e Técnico Administrativo - 05; Outro-10) Instituições governamentais federais: 50 (Discentes de Graduação -45; Discentes de Pós-Graduação - 05)
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Datas - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 70 h
- Manhã;
- Tarde;
Plotagem dos dados (do questionário de avaliação) para feedback do evento e confecção do relatório
- Manhã;
- Tarde;
O evento da VIII Jornada Farmacêutica ocorrerá de forma síncrona por intermédio de plataformas digitais através de palestras e mesas redondas que ocorrerão durante 3 (três) dias. As plataformas digitais para disponibilização do curso serão: Youtube associado ao Google Meet onde serão apresentadas palestras ao vivo (síncronas) sobre cada tema. 20/10/2021- abertura(palestra magna), Palestra (Residência em Oncologia), mesas redondas (Indústria farmacêutica e Farmácia Básica) 21/10/2021- Palestras (Atuação do farmacêutico em drogaria; cosmetologia e perícia), mesas redondas (Vigilância e Drogaria) 22/10/2021 - Palestras (Atuação do farmacêutico no SUS; hospital), mesas redondas (Residência farmacêutica e Análises Clínicas)
- Manhã;
- Tarde;
Escrita do relatório para feedback da ação
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Divulgação para recrutamento de participantes para o evento Criação de arte para divulgação do evento
- Manhã;
- Tarde;
Escrita do projeto para submissão no SIexc. O projeto foi inicialmente escrito pelos estudantes e posteriormente necessitou ser verificado pela coordenação docente, que precisou de reuniões para que o projeto se concretizasse. O recrutamento dos estudantes voluntários foi realizado pela "coordenação discente" representada por Vitoria Queiroz e Diovana Geralda. As reuniões iniciaram antes da data de 11/09 para determinar detalhes como: definições sobre tema da Jornada, palestrantes, datas, divisões da equipe e recrutamento de novos membros e escrita do projeto.