Detalhes da ação

Centro de Desenvolvimento Tecnológico dos Cerrados (CEDETEC)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000164

Tipo da Ação

Projeto

Situação

EM AVALIAÇÃO :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

25/02/2022

Data Fim

31/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

wesley esdras santiago

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

Esta parceria visa inserir equipamentos e tecnologias no meio acadêmico do polo de produção agropecuária na região de cerrados em Minas Gerais e equipar um Centro de Difusão Tecnológica. Com o objetivo de contribuir para a difusão e transferência de tecnologias aos agricultores brasileiros, os principais pontos desta parceria envolverão aulas teóricas e práticas, cursos e palestras que possibilitem a capacitação e a formação dos atores locais do agronegócio.


Palavras-chave

Agricultura, inovação, Tecnologia, Agritech


Introdução

A região Noroeste de Minas Gerais é um dos polos estaduais do agronegócio de maior expressão. Composta por 19 municípios, a região se destaca por sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, com destaque para o município de Unaí que figura como o maior produtor de grãos do estado (996 mil toneladas), possui o terceiro maior rebanho bovino (350,7 mil cabeças) e uma importante bacia leiteira, conforme dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG). Os municípios de Paracatu e Buritis também apresentam alta produção de grãos, 586,3 mil toneladas e 556,7 mil toneladas, respectivamente. Enquanto o município de João Pinheiro possui o quinto maior rebanho bovino do estado (267,1 mil cabeças). Haja visto o potencial produtivo e as oportunidades que a região noroeste criou, nos últimos anos diversos municípios da região experimentaram mudanças estruturais e econômicas resultantes do deslocamento de pessoas e empresas agropecuárias para a região. Essa nova dinâmica social e produtiva gerou competitividade e demanda por profissionais cada vez mais especializados em áreas técnicas do agronegócio, tais como nutrição animal, melhoramento genético, fertilidade de solos, irrigação e drenagem, mecanização e instrumentação agrícola, agricultura de precisão e geotecnologias. Buscando contribuir com o desenvolvimento local, bem como oferecer formação técnica e profissional de qualidade, no ano de 2014 a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri instalou em Unaí um campus avançado na área de Ciências Agrárias. Desde então, a instituição oferta anualmente 200 vagas distribuídas em seus cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental. Atualmente a UFVJM campus de Unaí possui 60 professores doutores que atuam em regime de dedicação exclusiva, além de 50 servidores técnicos administrativos que auxiliam nas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da instituição. O CEDETEC como uma extensão da formação acadêmica da instituição permite que ela possa engajar pessoas e promover o desenvolvimento local, pois foge do ensino regular que limita a capacitação ao período de 4 ou 5 anos, além de não contemplar diferentes competências e áreas do saber. Para o campus Unaí, considerando sua relação com o noroeste de Minas, a possibilidade de treinamentos de curta duração, altamente especializados e alinhados com as demandas do setor produtivo local, tende a promover mudanças extraordinárias para a região, sem contar o fortalecimento regional da UFVJM.


Justificativa

Vencer o desafio de produzir mais alimento para alimentar uma população crescente fomentou a inovação e desenvolvimento tecnológico dos polos produtivos mundiais, sendo que no Brasil o cerrado se tornou uma das mais importantes regiões a receberem pesquisa e aporte de tecnologia produtiva. Entretanto, os registros de iniciativas coletivas para difusão de tecnologias de máquinas e implementos agrícolas, irrigação, hidrologia, nutrição e melhoramento animal, manejo e gestão de propriedades rurais se resumem as feiras e dias de campo realizados por empresas e instituições de ensino. Como estes eventos são sazonais, a maior parte do ano estudantes, produtores e interessados ficam sem acesso ao conhecimento das inovações e atualizações do setor. O Centro de Desenvolvimento Tecnológico dos Cerrados (CEDETEC) proposto pela UFVJM visa disponibilizar a seus acadêmicos, parceiros e à sociedade uma estrutura moderna e equipada com instrumentos de última geração, de modo que a possibilidade de capacitação de interessados seja contínua. Nestes termos, entende-se que o CDTEC por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão proporcionará formação e qualificação profissional, produção de conhecimento, promoção da inovação tecnológica e utilização sustentável de tecnologias, cooperando assim para o desenvolvimento agropecuário regional e nacional.


Objetivos

Estimular o interesse dos atores do agronegócio no uso de tecnologia e acesso a novos equipamentos; Capacitar produtores e profissionais ligados ao agronegócio através de cursos e palestras sobre novas tecnologias, promovendo desenvolvimento técnico e científico; Disseminar técnicas produtivas modernas que têm sido aplicadas nos grandes polos produtivos nacionais. Fornecer espaço e equipamentos para treinamentos virtuais ou presenciais da universidade e instituições parceiras. Ampliar a oferta de cursos e eventos de extensão universitária no âmbito do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM.


Metas

• Treinar por meio de aulas teóricas e práticas estudantes dos cursos da UFVJM/Unaí (cerca de 300 alunos/ano); • Oferta de cursos de Extensão em Tecnologia em Agricultura de Precisão (120 pessoas/ano mediante oferta de até 4 cursos/ano); • Palestras de Difusão Tecnológica em Máquinas e Implementos Agrícolas (360 pessoas/ano mediante oferta de até 4 palestras/ano); • Oficinas teóricas e práticas para trabalhadores rurais, mecânicos agrícolas e representantes das instituições parceiras (120 pessoas/ano mediante oferta de até 4 oficinas/ano);


Metodologia

As atividades desenvolvidas além da universidade, as quais caracterizam-se por ações de extensão são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania e a consolidação da formação profissional, além de promover um aprendizado ativo e participativo. Nestes moldes, o projeto aqui proposto será desenvolvido nas dependências do laboratório de máquinas e mecanização, no intuito de se formalizar a criação do CEDETEC. Inicialmente serão realizadas visitas a potenciais instituições parceiras para apresentar o ICA/UFVJM e também o CDTEC e seus potenciais. Após a prospecção de parceria será avaliada as demandas do parceiro e análise para elaboração de um instrumento jurídico para formalização da parceria. Os cursos e treinamentos serão elaborados junto ao parceiro e divulgados periodicamente. Aos discentes da UFVJM serão aproveitadas as disciplinas técnicas como Instrumentação Agrícola, Automação de Processos Agroindustriais e Agricultura de Precisão para treinamento e formação de pessoal para servir de monitor e tutor na capacitação da comunidade externa. O acompanhamento e assessoria das ações propostas na etapa anterior será realizado no mínimo uma vez ao mês pela equipe de campo do projeto. Deste modo espera-se ter tempo hábil para correções e adaptações na condução das atividades.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério Da Educação. Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha e Mucuri. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, Diamantina, MG: Ministério Da Educação, 2009. 9p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os discentes são o fator de execução do projeto, pois através de seu envolvimento no planejamento e execução das ações previstas, ocorrerá a interação direta com a comunidade local e o poder público. Ademais, o projeto busca por meio das competências obtidas pelos discentes no decorrer do curso capacitar a comunidade de forma rápida e prática. Acredita-se que o apoio dos parceiros o atendimento a demandas reprimidas de comunidades rurais, fazendas e mesmo empresas técnicas do setor favorecerão o rendimento e qualidade de vida da população do noroeste de Minas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Com o objetivo de contribuir para a difusão e transferência de tecnologias aos agricultores brasileiros, os principais pontos desta parceria envolverão aulas teóricas e práticas, cursos, treinamentos e palestras que possibilitem a capacitação e a formação de estudantes, agricultores, trabalhadores rurais, mecânicos de máquinas agrícolas, instrutores e professores


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

No processo formativo da universidade, a extensão é vista como uma atividade primordial para que os universitários possam treinar e se capacitar, como também se articular com a comunidade. Há ainda que se considerar que se associados o ensino e a pesquisa, ganha-se terreno em frentes como a tecnologia e inovação. No escopo dessa proposta, percebe-se que o discente dos bacharelados do Instituto de Ciências Agrárias desenvolverão vivências da licenciatura e/ou mesmo da extensão rural, a qual trata da difusão tecnológica ao pequeno e grande produtor rural. Deve-se considerar ainda que as parcerias estratégicas com empresas do setor agrícola, permitirão que seus produtos e equipamentos se tornem acessíveis as demais atividades fins da universidade, favorecendo uma formação cidadã e profissional, totalmente ligada a descobertas e validações científicas que o mercado e profissionais nele inseridos demandam.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A vivência na organização de eventos engloba conhecimentos de empreendedorismo e gestão vistos nas diversas unidades curriculares ofertadas pelos cursos do Instituto de Ciências Agrárias, o engajamento nesse projeto solidifica a formação profissional do discente. Por outro lado, o discente que atuará como instrutor desenvolverá as habilidades de docência, fala em pública e articulação com o ouvinte, fortalecendo cada vez mais suas habilidades e competências.


Impacto e Transformação Social

É notória que a relação indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão é atendida nesta proposta, visto que eleva a dimensão formativa que dá sentido à universidade e contribui para o bem estar social da população, consequentemente o desenvolvimento da sociedade. Atualmente, o perfil predominante do cidadão da região noroeste de Minas é de baixa escolaridade e com empregos com renda mínima. Apesar dos avanços dos cursos de formação superior, numa região onde a economia é vinculada a produção agropecuária, destaca-se no mercado aqueles indivíduos que possuem formações e habilidades específicas, logo, os treinamentos ofertados via CEDETEC irão oportunizar uma mudança de paradigma para inúmeras pessoas, as quais poderão assumir funções estratégicas e melhor renda, agregando melhorias no padrão de vida familiar e progresso para a região.


Divulgação

Rádio local, site institucional e instituições parceiras


Informações Complementares

Este projeto é continuidade de projeto já cadastrado na plataforma SigProj sob Protocolo • 357064.1864.302649.26062020


Público-alvo

Descrição

Concessionárias de Máquinas Agrícolas em Unaí e região Estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia Agrícola e Ambiental da UFVJM campus Unaí Estudantes de escolas agrícolas e demais instituições de ensino superior da região Cooperativas, associados e produtores rurais de Unaí e região

Municípios Atendidos

Município

Unaí - MG

Município

Dom Bosco - MG

Município

Paracatu - MG

Município

Cabeceira Grande - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Desenvolvimento de estudos e treinamentos especializados para atender demandas dos cooperados

Participação da Instituição Parceira

Desenvolvimento de treinamento e ações na área de manejo da irrigação ( Documento Anexado junto ao da Coagril)

Participação da Instituição Parceira

Desenvolvimento de treinamento e ações na área de agricultura sustentável

Participação da Instituição Parceira

Auditório para treinamento e recepção de parceiros, capacitação dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária

Participação da Instituição Parceira

Desenvolvimento de treinamento e ações na área de agricultura sustentável

Participação da Instituição Parceira

Desenvolvimento de treinamento e ações na área de mecanização agrícola

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 40 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Oficinas teóricas e práticas para trabalhadores rurais, mecânicos agrícolas e representantes das instituições parceiras

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Palestras de Difusão Tecnológica em Máquinas e Implementos Agrícolas

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Oferta de cursos de Extensão em Tecnologia em Agricultura de Precisão

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinar por meio de aulas teóricas e práticas estudantes dos cursos da UFVJM/Unaí