Visitante
FlorArte: Núcleo de desenvolvimento ambiental, biotecnológico, florestal, COMCiência e arte do Vale do Jequitinhonha
Sobre a Ação
202104000046
042021 - Programa
Programa
CANCELADA
01/01/2021
31/12/2025
Dados do Coordenador
janaína fernandes gonçalves
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Meio Ambiente
Cultura
Espaços de ciência
Regional
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
https://www.youtube.com/channel/UCcyOdcvywFH4Td7BH17eosg
Membros
O Núcleo de Estudos FLORARTE – Engenharia Florestal COMCiência e Arte da UFVJM, tem como objetivo apoiar, divulgar e congregar todas as atividades e esforços realizados pelos docentes e demais servidores do Departamento de Engenharia Florestal, em suas ações que envolvam atividades de extensão e cultura na região do Vale do Jequitinhonha e região, através de Divulgação de Ciência e Arte; Mostra de Arte Científica e Prestação de serviços relacionados a Engenharia Florestal.
Florestas, Sustentabilidade, Extensão, Estudos, Cultura
O Programa Florarte, tem como principal filosofia, a transferência de tecnologias e conhecimentos para os grupos beneficiários e deverá articular as diversas dimensões deste conhecimento, com vistas a incentivar o desenvolvimento de atividades orientadas pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; demarcando a preocupação e o compromisso da instituição com a formação de seu corpo discente. A missão essencial deste Programa será de atuar por meio da formação de pesquisadores e do desenvolvimento de projetos, elaborados e coordenados pela docente responsável, com o desenvolvimento de estudantes e demais participantes e em acordo com dotações orçamentárias da UFVJM. Bem como, aprofundar a relação institucional entre a UFVJM e os diferentes setores da sociedade atendidos pelas ações de extensão. Assim sendo, o programa levará em consideração que a pesquisa é um elemento constitutivo e constituinte na formação profissional, pois faz parte da própria natureza da profissão e proporciona ao Engenheiro Florestal a interface com outras áreas do conhecimento das Ciências Agrárias. As pesquisas a serem desenvolvidas pelo Núcleo deverão estar correlacionadas a projetos de extensão, preferencialmente que tenham impacto direto no território no qual a UFVJM está inserida. Na área de Extensão e Cultura, a política de extensão da UFVJM – RESOLUÇÃO No 06 CONSEPE, de 17 de ABRIL de 2009 entende a extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural dentro de sua área de abrangência. Sendo assim, o programa de extensão rural do Departamento de Engenharia Florestal, encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade, com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. Além de que, a proposta se justifica por se tratar de um assunto com forte apelo ambiental, de forma econômica e ecologicamente sustentável. É fundamental para gerar um canal de informações necessárias ao setor, possibilitando o trabalho extensionista com produtores rurais e a integração dos mesmos com professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pertencentes ao campus de Diamantina –MG. Logo, promover o desenvolvimento rural sustentável, seja por meio de doações de mudas e /ou por assistência técnica e ações voltadas para a questão ecológica, ações de capacitações (Cursos de produção de mudas sadias), envolvendo o planejamento, implementação e avaliação de processos de educação ambiental. O programa proposto, encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. O programa atende as diretrizes Forproex no que tange a: -Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes da Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. - Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Zootecnistas, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. - Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. - Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico. Uma das políticas de Extensão da UFVJM é ser uma Universidade “cidadã”. Sendo assim, este programa de Extensão FlorArte se empenhará em: 1. Divulgar conhecimento sobre a importância de reconhecer as Florestas para sua utilização racional e da sua conservação entre aproximadamente os habitantes das comunidades. 2. Capacitar pessoas das comunidades para torná-los professores colaboradores e disseminadores do conhecimento entre os moradores das comunidades. 3. Treinar professores colaboradores, por meio de minicurso e oficina, para que a difusão do conhecimento sobre o tema possa ter continuidade nas comunidades. 4. Conscientizar sobre o tema Meio Ambiente e Saúde para as pessoas das comunidades. 5. Incluir discentes da FCA-UFVJM participantes, na forma mais abrangente e às técnicas de ensino e extensão utilizadas na proposta. 6. Realizar dias de campo durante o plantio de mudas florestais. 7. Divulgar e apresentar os trabalhos referentes ao programa no Sintegra/UFVJM e Workshop de integração/UFVJM. Com o Programa Florarte, esperam-se as seguintes impactos indiretos: 1. Difusão, por parte dos professores colaboradores, das ideias apresentadas no projeto para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFVJM). 2. Difusão do projetos entre as escolas públicas do município de Diamantina e região para que esse possa ter continuidade e durabilidade. 3. Formação do “Grupo de Extensão em Proteção Florestal no DEF/UFVJM, para que a ideia proposta neste projeto possa ser difundida entre outros setores da sociedade. Com a continuidade das atividades do grupo de extensão, outros discentes da FCA, além dos participantes iniciais, podem ser integrados ao projeto e, dessa forma, aprofundarem seus conhecimentos sobre a importância nas técnicas de ensino e extensão utilizadas. 4. Divulgação dos resultados obtidos mediante ações como dias de campo, para que outras comunidades possam manter firmes as raízes da tecnologia da Produção Florestal e os seus diferentes ambientes. 5. Reconhecimento da comunidade em geral ao trabalho prestado pelo Núcleo. Assim sendo, a Faculdade de Ciências Agrárias, possui um corpo docente qualificado e multidisciplinar, sendo essencial no contexto desta proposta.
A Faculdade de Ciências Agrárias, desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na temática do desenvolvimento rural. Logo, o objetivo do núcleo será aproximar e associar estas atividades, divulgá-las na comunidade acadêmica, estreitar os laços com a comunidade local. O Departamento de Engenharia Florestal (DEF) possui uma característica pedagógica que tem como enfoque a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, flexibilidade e com foco em gestão e desenvolvimento rural, tendo a articulação dinâmica entre o ensino e a prática em Ciências Agrárias, enfocando nessa relação, os problemas e suas hipóteses de solução, contextualizados ao cenário regional, levando-se em conta as características do meio sociocultural onde esse processo se desenvolve. Nessa perspectiva, o DEF possui um corpo docente qualificado e multidisciplinar, sendo essencial no contexto desta proposta. Este Programa encontra-se em andamento ( Situação • Proposta recomendada - EM ANDAMENTO - NORMAL) e trata-se da migração da proposta do SigProj (Protocolo • 358652.1864.300778.20082020) para o Siexc.
OBJETIVO GERAL Concretizar o Programa FLORARTE – Engenharia Florestal COMCiência e Arte, através da implantação e consolidação de estratégias de desenvolvimento florestal / rural sustentável no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. OBJETIVOS ESPECÍFICOS -Avaliar os problemas e as oportunidades de solução, identificando os possíveis projetos de melhoria dos problemas mais destacados por grupos de pessoas de diferentes idades, posição social e política; -Facilitar os processos coletivos capazes de resgatar a história, identificar problemas, estabelecer prioridades e planejar ações para alcançar soluções compatíveis com os interesses, necessidades e possibilidades dos protagonistas envolvidos; -Promover a temática da Educação Ambiental atrelada à Agricultura Familiar através de ações socioeducativas (palestras, assistência especializada, revitalização de nascentes e plantio de mudas nativas e frutíferas) que estimulem o associativismo local.
Como metas científicas, espera-se o envolvimento e a participação dos estagiários e dos voluntários da proposta, juntamente com a coordenadora do Programa e os demais professores colaboradores, para que juntos possam submeter resumos em anais de eventos, em especial no SINTEGRA. As metas acadêmicas incluem a orientação e treinamento técnico aos estagiários executantes do projeto. Em relação as metas sócio-ambientais, espera-se que os agricultores, ao tomarem conhecimento sobre o planejamento e execução de práticas sustentáveis, passem a utilizá-las rotineiramente. Assim, utilizando alimentos mais saudáveis e com isto, aumentarem sua renda pela comercialização de produtos com maior valor agregado. Ademais, espera-se contribuir para a divulgação da UFVJM em especial a Faculdade de Ciências Agrárias (Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia), como difusor de conhecimentos na comunidade do Vale, em destaque para os sistemas produtivos sustentáveis e a recuperação das matas ciliares e nativas. Em resumo, o Programa FlorArte, desenvolverá suas ações na área de produção e bem-estar social do produtor, mas pretende ser também uma ciência, com seu objeto formal e seus métodos de análise.
Metodologia e Avaliação O núcleo de estudos FLORARTE – ENGENHARIA FLORESTAL COMCIÊNCIA E ARTE acredita que conectar arte e a ciência como forma de expressão e compartilhar as obras com os estudantes e toda a comunidade, é o caminho para melhoria de vida e alcance do conhecimento científico. Logo, o FLORARTE possui como metas, apoiar ações de extensão via geração de produtos, técnicas ou metodologias de baixo custo, que contribuam com a inclusão e melhoria das condições de vida da população do Vale do Jequitinhonha, priorizando saberes tradicionais, transmissão geracional e a integração do conhecimento acumulado através da cultura, sustentabilidade e geração de renda. Para a realização das ações do FLORARTE, serão utilizadas a Metodologia Participativa de Extensão Rural – MEXPAR, que constitui um instrumental metodológico facilitador das ações que envolvem processos de organização social, em um contexto que tem como desafio, a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, no qual busca conciliar o manejo racional dos recursos naturais com a produção agrícola, em bases agroecológicas e a inclusão socioeconômica dos agricultores. Ao trabalhar com metodologias participativas, é imprescindível que o foco das ações estejam nas pessoas e nas suas relações sociais, considerando e valorizando seus saberes, experiências acumuladas, crenças e cultura. Assim sendo, o uso de metodologias participativas, como o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), pode se constituir em uma importante ferramenta na construção desse diálogo entre nós extensionistas e agricultores familiares. É importante salientar, que a prática educativa deverá estimular a curiosidade crítica e estimular o exercício constante da capacidade de pensar, de indagar-se e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e não apenas seguir os programas propostos e impostos. Essa prática torna-se fundamental para desenvolver a capacidade do ser humano de avaliar, de comparar, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo (Kummer, 2007). O desenvolvimento do Programa FLORARTE trará aos estudantes envolvidos nas ações, a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. O treinamento e capacitação dos discentes sobre a metodologia a ser utilizada, será realizado pelo docente coordenador do projeto mediante apresentações internas para os integrantes, onde aspectos relacionados à postura durante a exposição do conteúdo as comunidades, adequação da linguagem ao público, entre outros aspectos serão observados. A atividade será facilitada, uma vez que quatro discentes da equipe foram integrantes do projeto de extensão já em andamento. As participações serão acompanhadas e avaliadas pelo coordenador do projeto. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento, assiduidade e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. Relação Ensino, Pesquisa e Extensão Englobar, aproximar e associar as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorridas dentro do Departamento de Engenharia Florestal é um dos principais objetivos do programa. Ademais, a interação dos acadêmicos com o ambiente das escolas públicas do município de Diamantina-MG e com as comunidades rurais da região, trará benefícios para ambos os lados, pois funcionará como uma via de mão dupla, na qual a universidade levará conhecimentos e assistência à comunidade estudantil e rural, e em contrapartida receberá dela os influxos positivos como: suas reais necessidades e seus anseios. O programa Florarte, ainda viabilizará a mobilidade acadêmica e intercâmbio interinstitucional e promoverá a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica; bem como, estimulará continuamente a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo e inovador do aluno. Os estudantes envolvidos no programa terão a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento e como palestrantes nas escolas e em comunidades, revisarão permanentemente as práticas educativas, tendo em vista o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos.
KUMMER, L.Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. conceitos, ferramentas e vivências. - Salvador: GTZ, 2007. 155p. RUAS, Elma Dias et al. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável – MEXPAR. Belo Horizonte, março 2006. 134 p.
O programa atende as diretrizes Forproex no que tange a: -Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes da Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. - Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Zootecnistas, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. - Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. - Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico.
- Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, já que um viveiro de produção de mudas até o plantio em campo e reflorestamento e diferentes áreas e ecossistemas, é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Zootecnistas, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. -Estudantes envolvidos no programa terão a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento e como palestrantes nas escolas e em comunidades, revisarão permanentemente as práticas educativas, tendo em vista o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos. -O programa Florarte, viabilizará a mobilidade acadêmica, através de uma educação interprofissional, no qual proporcionará um intercâmbio interinstitucional e promoverá a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica. Logo, estimulará continuamente a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo e inovador do aluno.
O Programa FLORARTE tem como principio englobar, aproximar e associar as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorridas dentro do Departamento de Engenharia Florestal, logo, um dos principais objetivos do núcleo é estreitar a relação do ensino, pesquisa e extensão. Ademais, a interação dos acadêmicos com o ambiente das escolas públicas do município de Diamantina-MG e com as comunidades rurais da região, trará benefícios para ambos os lados, pois funcionará como uma via de mão dupla, na qual a universidade levará conhecimentos e assistência à comunidade estudantil e rural, e em contrapartida receberá dela os influxos positivos como: suas reais necessidades e seus anseios. O programa Florarte, ainda viabilizará a mobilidade acadêmica e intercâmbio interinstitucional e promoverá a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica; bem como, estimulará continuamente a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo e inovador do aluno.
O desenvolvimento do Programa FLORARTE trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. O treinamento e capacitação dos discentes sobre a metodologia a ser utilizada, será realizado pelo docente coordenador do projeto mediante apresentações internas para os integrantes, onde aspectos relacionados à postura durante a exposição do conteúdo as comunidades, adequação da linguagem ao público, entre outros aspectos serão observados. A atividade será facilitada, uma vez que quatro discentes da equipe foram integrantes do projeto de extensão já em andamento. As participações serão acompanhadas e avaliadas pelo coordenador do projeto. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento, assiduidade e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. Por fim, os estudantes envolvidos com o programa de extensão serão impactados de diversas formas, na formação, na vida pessoal, na sociabilidade e na relação com a região e com o mundo.
O programa pretende impactar diretamente pelo menos 2000 alunos de escolas públicas e mais 6.000 pessoas conectadas a estes alunos e ao projeto. Estimamos que se 6.000 pessoas forem impactadas por este programa, haverá uma maior conscientização em relação aos impactos sofridos pelas derrubadas de árvores e queimadas que ocorrem frequentemente. Árvores trazem benefícios das mais diferentes formas, tanto que e o seu múltiplo uso poderá ser utilizado como fonte de renda para as famílias e produtores rurais da região do Vale do Jequitinhonha, quando usados de forma sustentável. Se cada família destes alunos, utilizarem as árvores em seu benefício e reflorestarem o seu entorno, além de uma redução de emissão em toneladas de gases de efeito estufa/ano, terão uma renda extra para suas famílias. Reflorestar reduz significativa no risco de doenças e contribui para uma vida mais longa em um planeta mais saudável. Visamos envolver com este programa direta ou indiretamente cerca de 2000 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da cidade de Diamantina, bem como seus professores, com o objetivo de um estudo aprofundado sobre como escrever e executar um projeto.
As ações do Programa Florarte são divulgadas no Instagram , Facebook e Canal do youtube. https://www.instagram.com/florarteufvjm/ https://www.youtube.com/channel/UCcyOdcvywFH4Td7BH17eosg
Atualmente o Instagram @florarteufvjm já alcançou a marca de 10, 6 mil seguidores na página.
Público-alvo
Estudantes da escola municipal, estudantes da escola estadual, produtores rurais e público virtual do Instagram FlorArte, Canal do youtube FlorArte e Facebook FlorArte.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 6 h
- Tarde;
Através de Reuniões do Núcleo de Estudos.
- Manhã;
- Tarde;
Capacitar pessoas das comunidades para torná-los professores colaboradores e disseminadores do conhecimento entre os moradores das comunidades. Conscientizar sobre o tema Meio Ambiente e Saúde para as pessoas das comunidades.