Detalhes da ação

FlorArte: Núcleo de desenvolvimento ambiental, biotecnológico, florestal, COMCiência e arte do Vale do Jequitinhonha

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000046

Tipo da Ação

Programa

Situação

CANCELADA

Data Inicio

01/01/2021

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

janaína fernandes gonçalves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCcyOdcvywFH4Td7BH17eosg

Membros

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Carga Horária 2 h
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Resumo

O Núcleo de Estudos FLORARTE – Engenharia Florestal COMCiência e Arte da UFVJM, tem como objetivo apoiar, divulgar e congregar todas as atividades e esforços realizados pelos docentes e demais servidores do Departamento de Engenharia Florestal, em suas ações que envolvam atividades de extensão e cultura na região do Vale do Jequitinhonha e região, através de Divulgação de Ciência e Arte; Mostra de Arte Científica e Prestação de serviços relacionados a Engenharia Florestal.


Palavras-chave

Florestas, Sustentabilidade, Extensão, Estudos, Cultura


Introdução

O Programa Florarte, tem como principal filosofia, a transferência de tecnologias e conhecimentos para os grupos beneficiários e deverá articular as diversas dimensões deste conhecimento, com vistas a incentivar o desenvolvimento de atividades orientadas pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; demarcando a preocupação e o compromisso da instituição com a formação de seu corpo discente. A missão essencial deste Programa será de atuar por meio da formação de pesquisadores e do desenvolvimento de projetos, elaborados e coordenados pela docente responsável, com o desenvolvimento de estudantes e demais participantes e em acordo com dotações orçamentárias da UFVJM. Bem como, aprofundar a relação institucional entre a UFVJM e os diferentes setores da sociedade atendidos pelas ações de extensão. Assim sendo, o programa levará em consideração que a pesquisa é um elemento constitutivo e constituinte na formação profissional, pois faz parte da própria natureza da profissão e proporciona ao Engenheiro Florestal a interface com outras áreas do conhecimento das Ciências Agrárias. As pesquisas a serem desenvolvidas pelo Núcleo deverão estar correlacionadas a projetos de extensão, preferencialmente que tenham impacto direto no território no qual a UFVJM está inserida. Na área de Extensão e Cultura, a política de extensão da UFVJM – RESOLUÇÃO No 06 CONSEPE, de 17 de ABRIL de 2009 entende a extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural dentro de sua área de abrangência. Sendo assim, o programa de extensão rural do Departamento de Engenharia Florestal, encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade, com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. Além de que, a proposta se justifica por se tratar de um assunto com forte apelo ambiental, de forma econômica e ecologicamente sustentável. É fundamental para gerar um canal de informações necessárias ao setor, possibilitando o trabalho extensionista com produtores rurais e a integração dos mesmos com professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pertencentes ao campus de Diamantina –MG. Logo, promover o desenvolvimento rural sustentável, seja por meio de doações de mudas e /ou por assistência técnica e ações voltadas para a questão ecológica, ações de capacitações (Cursos de produção de mudas sadias), envolvendo o planejamento, implementação e avaliação de processos de educação ambiental. O programa proposto, encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. O programa atende as diretrizes Forproex no que tange a: -Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes da Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. - Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Zootecnistas, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. - Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. - Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico. Uma das políticas de Extensão da UFVJM é ser uma Universidade “cidadã”. Sendo assim, este programa de Extensão FlorArte se empenhará em: 1. Divulgar conhecimento sobre a importância de reconhecer as Florestas para sua utilização racional e da sua conservação entre aproximadamente os habitantes das comunidades. 2. Capacitar pessoas das comunidades para torná-los professores colaboradores e disseminadores do conhecimento entre os moradores das comunidades. 3. Treinar professores colaboradores, por meio de minicurso e oficina, para que a difusão do conhecimento sobre o tema possa ter continuidade nas comunidades. 4. Conscientizar sobre o tema Meio Ambiente e Saúde para as pessoas das comunidades. 5. Incluir discentes da FCA-UFVJM participantes, na forma mais abrangente e às técnicas de ensino e extensão utilizadas na proposta. 6. Realizar dias de campo durante o plantio de mudas florestais. 7. Divulgar e apresentar os trabalhos referentes ao programa no Sintegra/UFVJM e Workshop de integração/UFVJM. Com o Programa Florarte, esperam-se as seguintes impactos indiretos: 1. Difusão, por parte dos professores colaboradores, das ideias apresentadas no projeto para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFVJM). 2. Difusão do projetos entre as escolas públicas do município de Diamantina e região para que esse possa ter continuidade e durabilidade. 3. Formação do “Grupo de Extensão em Proteção Florestal no DEF/UFVJM, para que a ideia proposta neste projeto possa ser difundida entre outros setores da sociedade. Com a continuidade das atividades do grupo de extensão, outros discentes da FCA, além dos participantes iniciais, podem ser integrados ao projeto e, dessa forma, aprofundarem seus conhecimentos sobre a importância nas técnicas de ensino e extensão utilizadas. 4. Divulgação dos resultados obtidos mediante ações como dias de campo, para que outras comunidades possam manter firmes as raízes da tecnologia da Produção Florestal e os seus diferentes ambientes. 5. Reconhecimento da comunidade em geral ao trabalho prestado pelo Núcleo. Assim sendo, a Faculdade de Ciências Agrárias, possui um corpo docente qualificado e multidisciplinar, sendo essencial no contexto desta proposta.


Justificativa

A Faculdade de Ciências Agrárias, desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na temática do desenvolvimento rural. Logo, o objetivo do núcleo será aproximar e associar estas atividades, divulgá-las na comunidade acadêmica, estreitar os laços com a comunidade local. O Departamento de Engenharia Florestal (DEF) possui uma característica pedagógica que tem como enfoque a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, flexibilidade e com foco em gestão e desenvolvimento rural, tendo a articulação dinâmica entre o ensino e a prática em Ciências Agrárias, enfocando nessa relação, os problemas e suas hipóteses de solução, contextualizados ao cenário regional, levando-se em conta as características do meio sociocultural onde esse processo se desenvolve. Nessa perspectiva, o DEF possui um corpo docente qualificado e multidisciplinar, sendo essencial no contexto desta proposta. Este Programa encontra-se em andamento ( Situação • Proposta recomendada - EM ANDAMENTO - NORMAL) e trata-se da migração da proposta do SigProj (Protocolo • 358652.1864.300778.20082020) para o Siexc.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Concretizar o Programa FLORARTE – Engenharia Florestal COMCiência e Arte, através da implantação e consolidação de estratégias de desenvolvimento florestal / rural sustentável no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. OBJETIVOS ESPECÍFICOS -Avaliar os problemas e as oportunidades de solução, identificando os possíveis projetos de melhoria dos problemas mais destacados por grupos de pessoas de diferentes idades, posição social e política; -Facilitar os processos coletivos capazes de resgatar a história, identificar problemas, estabelecer prioridades e planejar ações para alcançar soluções compatíveis com os interesses, necessidades e possibilidades dos protagonistas envolvidos; -Promover a temática da Educação Ambiental atrelada à Agricultura Familiar através de ações socioeducativas (palestras, assistência especializada, revitalização de nascentes e plantio de mudas nativas e frutíferas) que estimulem o associativismo local.


Metas

Como metas científicas, espera-se o envolvimento e a participação dos estagiários e dos voluntários da proposta, juntamente com a coordenadora do Programa e os demais professores colaboradores, para que juntos possam submeter resumos em anais de eventos, em especial no SINTEGRA. As metas acadêmicas incluem a orientação e treinamento técnico aos estagiários executantes do projeto. Em relação as metas sócio-ambientais, espera-se que os agricultores, ao tomarem conhecimento sobre o planejamento e execução de práticas sustentáveis, passem a utilizá-las rotineiramente. Assim, utilizando alimentos mais saudáveis e com isto, aumentarem sua renda pela comercialização de produtos com maior valor agregado. Ademais, espera-se contribuir para a divulgação da UFVJM em especial a Faculdade de Ciências Agrárias (Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia), como difusor de conhecimentos na comunidade do Vale, em destaque para os sistemas produtivos sustentáveis e a recuperação das matas ciliares e nativas. Em resumo, o Programa FlorArte, desenvolverá suas ações na área de produção e bem-estar social do produtor, mas pretende ser também uma ciência, com seu objeto formal e seus métodos de análise.


Metodologia

Metodologia e Avaliação O núcleo de estudos FLORARTE – ENGENHARIA FLORESTAL COMCIÊNCIA E ARTE acredita que conectar arte e a ciência como forma de expressão e compartilhar as obras com os estudantes e toda a comunidade, é o caminho para melhoria de vida e alcance do conhecimento científico. Logo, o FLORARTE possui como metas, apoiar ações de extensão via geração de produtos, técnicas ou metodologias de baixo custo, que contribuam com a inclusão e melhoria das condições de vida da população do Vale do Jequitinhonha, priorizando saberes tradicionais, transmissão geracional e a integração do conhecimento acumulado através da cultura, sustentabilidade e geração de renda. Para a realização das ações do FLORARTE, serão utilizadas a Metodologia Participativa de Extensão Rural – MEXPAR, que constitui um instrumental metodológico facilitador das ações que envolvem processos de organização social, em um contexto que tem como desafio, a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, no qual busca conciliar o manejo racional dos recursos naturais com a produção agrícola, em bases agroecológicas e a inclusão socioeconômica dos agricultores. Ao trabalhar com metodologias participativas, é imprescindível que o foco das ações estejam nas pessoas e nas suas relações sociais, considerando e valorizando seus saberes, experiências acumuladas, crenças e cultura. Assim sendo, o uso de metodologias participativas, como o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), pode se constituir em uma importante ferramenta na construção desse diálogo entre nós extensionistas e agricultores familiares. É importante salientar, que a prática educativa deverá estimular a curiosidade crítica e estimular o exercício constante da capacidade de pensar, de indagar-se e de indagar, de duvidar, de experimentar hipóteses de ação, de programar e não apenas seguir os programas propostos e impostos. Essa prática torna-se fundamental para desenvolver a capacidade do ser humano de avaliar, de comparar, de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo (Kummer, 2007). O desenvolvimento do Programa FLORARTE trará aos estudantes envolvidos nas ações, a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. O treinamento e capacitação dos discentes sobre a metodologia a ser utilizada, será realizado pelo docente coordenador do projeto mediante apresentações internas para os integrantes, onde aspectos relacionados à postura durante a exposição do conteúdo as comunidades, adequação da linguagem ao público, entre outros aspectos serão observados. A atividade será facilitada, uma vez que quatro discentes da equipe foram integrantes do projeto de extensão já em andamento. As participações serão acompanhadas e avaliadas pelo coordenador do projeto. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento, assiduidade e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. Relação Ensino, Pesquisa e Extensão Englobar, aproximar e associar as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorridas dentro do Departamento de Engenharia Florestal é um dos principais objetivos do programa. Ademais, a interação dos acadêmicos com o ambiente das escolas públicas do município de Diamantina-MG e com as comunidades rurais da região, trará benefícios para ambos os lados, pois funcionará como uma via de mão dupla, na qual a universidade levará conhecimentos e assistência à comunidade estudantil e rural, e em contrapartida receberá dela os influxos positivos como: suas reais necessidades e seus anseios. O programa Florarte, ainda viabilizará a mobilidade acadêmica e intercâmbio interinstitucional e promoverá a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica; bem como, estimulará continuamente a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo e inovador do aluno. Os estudantes envolvidos no programa terão a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento e como palestrantes nas escolas e em comunidades, revisarão permanentemente as práticas educativas, tendo em vista o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos.


Referências Bibliográficas

KUMMER, L.Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. conceitos, ferramentas e vivências. - Salvador: GTZ, 2007. 155p. RUAS, Elma Dias et al. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável – MEXPAR. Belo Horizonte, março 2006. 134 p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O programa atende as diretrizes Forproex no que tange a: -Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes da Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. - Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Zootecnistas, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. - Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. - Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

- Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, já que um viveiro de produção de mudas até o plantio em campo e reflorestamento e diferentes áreas e ecossistemas, é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Zootecnistas, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. -Estudantes envolvidos no programa terão a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade de diversas áreas do conhecimento e como palestrantes nas escolas e em comunidades, revisarão permanentemente as práticas educativas, tendo em vista o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos. -O programa Florarte, viabilizará a mobilidade acadêmica, através de uma educação interprofissional, no qual proporcionará um intercâmbio interinstitucional e promoverá a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica. Logo, estimulará continuamente a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo e inovador do aluno.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O Programa FLORARTE tem como principio englobar, aproximar e associar as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorridas dentro do Departamento de Engenharia Florestal, logo, um dos principais objetivos do núcleo é estreitar a relação do ensino, pesquisa e extensão. Ademais, a interação dos acadêmicos com o ambiente das escolas públicas do município de Diamantina-MG e com as comunidades rurais da região, trará benefícios para ambos os lados, pois funcionará como uma via de mão dupla, na qual a universidade levará conhecimentos e assistência à comunidade estudantil e rural, e em contrapartida receberá dela os influxos positivos como: suas reais necessidades e seus anseios. O programa Florarte, ainda viabilizará a mobilidade acadêmica e intercâmbio interinstitucional e promoverá a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica; bem como, estimulará continuamente a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo e inovador do aluno.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento do Programa FLORARTE trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. O treinamento e capacitação dos discentes sobre a metodologia a ser utilizada, será realizado pelo docente coordenador do projeto mediante apresentações internas para os integrantes, onde aspectos relacionados à postura durante a exposição do conteúdo as comunidades, adequação da linguagem ao público, entre outros aspectos serão observados. A atividade será facilitada, uma vez que quatro discentes da equipe foram integrantes do projeto de extensão já em andamento. As participações serão acompanhadas e avaliadas pelo coordenador do projeto. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento, assiduidade e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. Por fim, os estudantes envolvidos com o programa de extensão serão impactados de diversas formas, na formação, na vida pessoal, na sociabilidade e na relação com a região e com o mundo.


Impacto e Transformação Social

O programa pretende impactar diretamente pelo menos 2000 alunos de escolas públicas e mais 6.000 pessoas conectadas a estes alunos e ao projeto. Estimamos que se 6.000 pessoas forem impactadas por este programa, haverá uma maior conscientização em relação aos impactos sofridos pelas derrubadas de árvores e queimadas que ocorrem frequentemente. Árvores trazem benefícios das mais diferentes formas, tanto que e o seu múltiplo uso poderá ser utilizado como fonte de renda para as famílias e produtores rurais da região do Vale do Jequitinhonha, quando usados de forma sustentável. Se cada família destes alunos, utilizarem as árvores em seu benefício e reflorestarem o seu entorno, além de uma redução de emissão em toneladas de gases de efeito estufa/ano, terão uma renda extra para suas famílias. Reflorestar reduz significativa no risco de doenças e contribui para uma vida mais longa em um planeta mais saudável. Visamos envolver com este programa direta ou indiretamente cerca de 2000 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da cidade de Diamantina, bem como seus professores, com o objetivo de um estudo aprofundado sobre como escrever e executar um projeto.


Divulgação

As ações do Programa Florarte são divulgadas no Instagram , Facebook e Canal do youtube. https://www.instagram.com/florarteufvjm/ https://www.youtube.com/channel/UCcyOdcvywFH4Td7BH17eosg


Informações Complementares

Atualmente o Instagram @florarteufvjm já alcançou a marca de 10, 6 mil seguidores na página.


Público-alvo

Descrição

Estudantes da escola municipal, estudantes da escola estadual, produtores rurais e público virtual do Instagram FlorArte, Canal do youtube FlorArte e Facebook FlorArte.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 6 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Através de Reuniões do Núcleo de Estudos.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Capacitar pessoas das comunidades para torná-los professores colaboradores e disseminadores do conhecimento entre os moradores das comunidades. Conscientizar sobre o tema Meio Ambiente e Saúde para as pessoas das comunidades.