Visitante
Boletim da Química
Sobre a Ação
202103000173
032021 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
28/09/2021
31/12/2022
Dados do Coordenador
rodrigo moreira verly
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Educação
Tecnologia e Produção
Espaços de ciência
Nacional
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
canal do YouTube “boletim da química” (https://www.youtube.com/channel/UCn-fHl-LO3phVzqtBcpklog)
Membros
O Boletim da Química consiste em um projeto de comunicação voltado para interesses na área da Química. Organizado e produzido pelo grupo PET-Química em colaboração com o Departamento de Química da UFVJM, este projeto visa divulgar informações da área de ensino, pesquisa e extensão de forma ampla em plataformas digitais. O boletim da química será divulgado em edições trimestrais de forma textual e acompanhado de materiais em mídia digitais.
youtube, entrevistas, química, boletim
O Boletim da Química consiste em um projeto de comunicação digital voltado para interesses na área de química. O projeto surgiu a partir de outras atividades de extensão realizadas pelo grupo PET-Química nas escolas do ensino médio de Diamantina e Região, como a "ciência nas escolas", "Aulão preparatório ENEM" e "experimentos problematizados nas escolas", nos quais foram constatados a falta de informação e integração do ensino médio com o curso de química da UFVJM. O projeto consiste no desenvolvimento de uma revista interdisciplinar de divulgação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão na temática da Química de forma ampla em plataformas digitais. O boletim da química consiste de edições trimestrais contando com um material textual referenciado e sempre acompanhado de materiais complementares adicionais divulgadas em mídia digitais, como entrevistas em áudio ou vídeo. As mídias digitais são sempre publicadas nas plataformas digitais: instagram (www.instagram.com/ufvjmpetquimica/), Facebook (www.facebook.com/petquimicaufvjm), canal do YouTube “boletim da química” (https://www.youtube.com/channel/UCn-fHl-LO3phVzqtBcpklog) e na página do DEQUi (http://site.ufvjm.edu.br/dequi/) e consistem de entrevistas e rodas de conversas em formatos de vídeos ou podcasts e que contam sempre com a particpação de profissionais da UFVJM e da comuniodade externa, como discentes e professores do ensino médio. Para auxiliar na produção das mídias digitais, disponibilizamos no instagram, após a publicação textual, canais direto de comunicação para cada matéria, pelo qual os participantes podem fazer perguntas e propor ideias que contribuem para a construção dos videos e podcasts, cujo os materiais tem o objetivo de aprofundar os assuntos abordados. Este projeto visa divulgação ampla de atividades de ensino, pesquisa e extensão na internet de assuntos da química para estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, bem como profissionais da área de química. Cada edição possui um caderno dna área de Pesquisa, de Ensino e de Extensão. Os temas são debatidos pela equipe e
O projeto se apoia na necessidade de se estabelecer uma comunicação contínua entre a comunidade da UFVJM e externa, em especial estudantes e professores do ensino médio da região de Diamantina, em torno de assuntos relacionados a área da Química. O grupo PET-Química, responsável pela coordenação do Boletim da Química, atua em diversas escolas do ensino médio de Diamantina e região com projetos de extensão mantendo constante contato com o público alvo desta ação. Além disso, alguns colaboradores desta ação são integrantes do PIBID do curso de Química, proporcionando uma ampla rede de comunicação da coordenação com o público alvo. O grupo PET-Química mantém atualmente uma equipe exclusiva para propor o engajamento nas redes sociais, com o objetivo de atrair a atenção do público-alvo para questões que possam ser abordadas nas edições do Boletim da Química. Portanto, o Boletim da Química tem como objetivo prialém de servir como canal de informação e comunicação segura com a comunidade externa a respeito das atividades desenvolvidas na área de ensino, pesquisa e extensão na área de Química na UFVJM.
Objetivos Gerais O objetivo do Boletim da química é servir a comunidade de química da UFVJM e externa como uma fonte segura e confiável de informações e diálogo com os cursos de graduação e pós-graduação em Química da UFVJM. Tem se ainda como objetivo, estimular o interesse de alunos do ensino médio pelo curso de química da UFVJM. Além disso, o projeto visa uma formação ampla dos membros do programa PET-Química na produção e edição de material de divulgação de qualidade. Objetivos específicos Envolver os profisionais (professores e técnicos) e estudantes (ensino médio, graduação e pós-graduação) da área da química da UFVJM para as produções de diferentes Edições do Boletim Estabelecer comuniação contínua entre a comunidade da Química da UFVJM e com estudantes e professores do ensino médio em torno de assuntos da área da Química Proporcionar maior conhecimento de atualidades da Química e da UFVJM no ensino médio, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão Ampliar a dvulgação e discussão da ciência nas escolas Servir de plataforma de divulgação segura de pesquisa na área da Química
Consolidação de canais confiáveis de informação e de diálogo com a comunidade externa sobre a área de química e sobre os cursos de graduação e pós- graduação em Química da UFVJM Posts semanais e na plataforma instagram sobre os temas de discussão do Boletim Criação de Stories no instagram com enquetes sobre as matérias a serem publicadas em cada edição. Para cada matérias serão criados enquetes antes e após a publição de cada edição para que a comunidade externa possa demandar as principais questões a serem abordadas e avaliarem/comentar as matérias após sua publicação. Disponibilização de mídias digitais (videos ou podcasts) para cada matéria publicada no canal do YouTube, propiciando a comunidade externa comentar e levantar questões sobre as publicações Registro de ISNN do jornal Boletim da Química Publicação anual dos resumos de trabalhos científicos científicos no Encontro da Química e Simpósio de Pós-graduação em Química da UFVJM Desenvolvimento da equipe na produção e edição de mídias digitais e de textos jornalísticos Integração da graduação, pós-graduação, docentes, técnicos da área de química
O grupo PET-Química será dividido em grupos para elaboração e produção do Boletim da seguinte forma: Grupo 1 - Edição Geral Grupo 2 - Produção Ensino Grupo 3 - Produção Extensão Grupo 4 - Produção Pesquisa A peridicidade é trimestral e cada edição constará de uma publicação online de material textual dividida em três cadernos, um sobre Pesquisa, outro de Ensino e um sobre Extensão. Cada caderno deverá conter uma ou no máximo duas matérias que serão sempre acompanhadas de mídias digitais para aprofundamento do assunto. As mídias digitais consistem em entrevistas ou rodas de conversas com profisionais e estudantes envolvidos nas matérias. As mídias serão produzidas preferencialmente no formato de video, ou alternativamente, em formato de podcast. As mídias digitais serão sempre disponibilizadas em datas posteriores a publicação textual. A definição das matérias serão realizadas a partir de stories no instagram. Serão realizadas reuniões quinzenais com todo grupo PET-Química para avaliar os resultados da participação do público nos stories e construção dos temas de cada edição. Após a publicação do material textual, serão vriados enquetes no instagram para que o plúbico possa comentar ou levantar questões sobre as matérias, que servirão para guiar o roteiro das entrevistas e rodas de conversas. Reuniões semanais entre os componente de cada grupos para definição das tarefas específicas de cada membro Etapas de produção: 1 - Criação de Stories sobre temas de interesse e atualidades na área de química 2 - Reunião para definição das matérias de publicação 3 - Produção de material textual do boletim 4 - Definição de cronograma para entrega de material textual e mídia 5 - Publicação de enquetes no instagram sobre as matérias 6 - Criação de roteiro, gravação e edição de mídias digitais (entrevistas e rodas de conversa) 7 - Publicações no instagram, no canal do youtube, no meta e no site DEQUI. As avaliações são realizadas pelos próprio internautas e espectadores nas plataformas digitais instagram e youtube
ARAÚJO FILHO, Targino; THIOLLENT, Michel Jean-Marie. Metodologia para Projetos de Extensão: apresenta-ção e discussão. 2017. THIOLLENT, Michel. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. Revista Cronos, v. 3, n. 2, 2002. GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, 2017. MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; DA CUNHA, Márcia Cristina. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
O projeto foi criado com o propósito de estabelecer um canal de comunicação do Departamento de Química com toda a comunidade acadêmica e a sociedade. Neste sentido, o projeto busca uma interação sólida com os usuários a partir de canais nas redes sociais do grupo Pet-Química e do Boletim da Química, trabalhando matérias que atendam as demandas tanto da comunidade acadêmica quanto de profissionais e alunos da comunidade externa.
Os temas abordados nas Edições tratam de assunto de interesse tanto de discentes quanto profissionais da química. As entrevistas buscam sempre contextualizar a química em questões socioeconômicas da região e do país, além de abordar as questões éticas e complexidade da atuação do profissional da química. Portanto, o Boletim da Química possui uma natureza totalmente interdisciplinar e interprofissional, essenciais para a execução do projeto.
O Boletim da química visa a divulgação conjunta de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em cada edição unidas em torno de algum tema de interessa da química. Neste sentido, em cada edição do boletim os temas de ensino e de pesquisa precisam dialogar com a extensão Muitas das matérias estão associadas aos projetos desenvolvidos pelos discentes do grupo PET-Química, seja na área de Extensão, quanto nas áreas de Pesquisa e Ensino. O conhecimento adquiridos por eles serão colocados em práticas e ainda mais aprofundadas com os autores de cada matéria. Os estudantes estarão constantemente em contato tanto o público-alvo, principalmente estudantes de graduação e do ensino médio, quanto com os profissionais da área de química, para levantamento e construção das matérias a serem publicadas. Neste sentido, os discentes têm papel essencial e a responsabilidade de coordenar temas atuais da química e que pautam diretamente o comportamentto da sociedade influenciando em questões ambientais, econômicas e de saúde, Portanto, fundamentais para a conscientização da sociedade.
Cada edição é amplamente discutida nas reuniões do grupo com os discentes, portanto, o projeto tem grande papel motivador do desenvolvimento de trabalho em equipe. Os Petianos divididos em grupos de pesquisa, ensino, extensão e edição são responsáveis por apresentar os temas a serem trabalhados em cada edição. Neste sentido, as publicações estimulam a formação de pesquisador do estudantes, tornando-os críticos em relação aos temas abordados, exercitam a produção de textos acadêmicos de qualidade superior, além de proporcionar uma formação especializada na área de edição e divulgação digital de qualidade. Este projeto obteve uma grande aprovação do grupo de execução, pois os próprios discentes revelaram a tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento na produção de textos acadêmicos e na edição de conteúdos digitais. O projeto possibilitará ainda ao discente a experiência do contato entre o aprendizado na Universidade e a aplicabilidade de sua profissão na sociedade, conhecendo a prática de sua profissão enquanto licenciado em Química..
O Boletim da química apresenta impacto direto na divulgação das atividades da comunidade acadêmica da Química na UFVJM, além de impactar no conhecimento mais amplo sobre a química tanto para os profissionais quanto alunos no ensino médio na região de diamantina. Neste sentido, esse projeto visa minimizar a distância da universidade e as escolas do ensino médio, concientizando a comunidades externa para questões sociais, econômicas e de saúde em torno de temas da química. Além disso, o projeto busca também oportunizar uma chance de acesso e de interação do conhecimento da química a estudantes de todas as classes sociais. A avaliação será acompanhada pelo engajamento do publico-alvo junto as publicações nas redes sociais e no interesse dos estudantes e profissionais da Química na participação das edições do Boletim.
Todos os materiais das edições serão publicados de forma textual e em materias de mídias (vídeos e podcasts) em nossas redes sociais www.instagram.com/ufvjmpetquimica/), na nossa página do Facebook (www.facebook.com/petquimicaufvjm), no canal do YouTube “boletim da química” (https://www.youtube.com/channel/UCn-fHl-LO3phVzqtBcpklog) e na página do Departamento de Química (http://site.ufvjm.edu.br/dequi/)
Público-alvo
Docentes, servidores técnicos e discentes da Química e áreas afins (Engenharias, Farmácia, Biologia)
Profissionais e Estudantes do Ensino Médio de Diamantina e região
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 96 h
- Manhã;
- Tarde;
Trabalho de edição de material. A equipe responsável pela edição receberá o material textual para editar de acordo com a formatação original do jornal. A equipe também será responsável por editar todos os materiais de vídeo e audio recebidos pelas equipes de produção e publicar nas redes sociais e canis do Boletim da Química
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
As equipes responsáveis pela Pesquisa, Ensino e Extensão deverão apresentar nos Stories do instagram temas variados e enquetes que servirão para que o público-alvo possa debatê-los. DE acordo com o engajamento nos Stories, os temas e matérias a serem abordados na edição do Boletim da Química serão definidos pelos discentes, apresentando a justificativa e relevância dos mesmos que serão escolhidos pela edição.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
O roterio das entrevistas e rodas de conversas serão construídos a partir das questões e comentários levantados pelo público-alvo nas redes sociais. Os discentes irão agrupar as questões e atender ao máximo às dúvidas expostas pelo público-alvo. Definidos o roteiro, o público-alvo poderá ser convidado para fazer parte das entrevistas e rodas de conversas para as matérias de as equipes de Pesquisa, Ensino e Extensão.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Definidos os temas e matérias que compõem a Edição, as equipes de Pesquisa, Ensino e Extensão deverão produzir o material textual para publicação, que serão revisados pela equipe de edição e pelos autores das matérias, que incluem estudantes e profissionais da UFVJM, além de estudante e profissionais do Ensino Médio convidados para as matérias.