Detalhes da ação

"Difusão digital para a comunidade”

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202205000005

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

03/01/2022

Data Fim

03/06/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

marcela azevedo magalhaes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Zootecnia UFVJM
DZOUFVJM

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

Esta ação trata de cursos gratuitos, online de curta duração, com diversos temas relacionados a difusão do meio digital para a comunidade, promovendo a interação entre as comunidades com a troca de conhecimentos. Os cursos serão prático-dinâmico com uso de plataformas, aplicativos e sites, e ações que auxiliarão no planejamento do dia-a-dia. A proposta faz parte dos projetos de "Ext Rural Remota" (2021010120210) e “Princípios básicos da era digital para se destacar na graduação” (202105000011).


Palavras-chave

Execel, CANVA, Cursos, Google, Planejamento, Plataformas.


Introdução

Em tempos de pandemia e crise econômica a educação on-line, por meio de cursos gratuitos e de curta duração na modalidade a distância, tornou-se uma realidade e um atrativo para a comunidade, estando presente neste novo contexto socio-tecnológico. Neste contexto, observa-se que a internet vem reduzindo as barreiras de comunicação, promovendo a interação entre as comunidades, reduzindo distancias e promovendo a inclusão digital, gerando e aumento a transferência de conhecimentos entre as pessoas de diversas áreas do saber, regiões e culturas. Cada vez tem-se produzido mais informação on-line para trabalhar, informar, promover conhecimento, compartilhar culturas e informações. Além disso, a educação on-line vem garantindo a flexibilização de horários, garantindo aprendizado para um maior número de pessoas na sociedade, promovendo a interação social e permitindo um avanço na transformação social.


Justificativa

Durante o atual cenário é necessário utilizar as tecnologias para compartilhar com a comunidade, de forma rápida e prática, portais, plataformas, sites e programas que podem auxiliar no desenvolvimento pessoal e coletivo de cada indivíduo. Essas ferramentas, de forma on-line e gratuita, podem ser úteis para aqueles que atuam dentro e fora da área acadêmica, uma vez que saber como utiliza-las pode auxiliar no planejamento de vida do indivíduo ou até mesmo se sair bem no mercado de trabalho. Nesta temática há inúmeras possibilidades de utilização de forma interciplinar.


Objetivos

GERAL: Promover a difusão digital para a toda a comunidade com a oferta de cursos gratuitos na modalidade a distância on-line de curta duração. ESPECÍFICOS: - Promover a difusão de digital; - Ministrar cursos on-line gratuitos de curta duração; - Atender as demandas das comunidades nas áreas de comunicação, educação, tecnologia e trabalho; - Promover a inclusão digital; - Promover a aproximação e interação entre as comunidades interna e externa da universidade nas diversas temáticas do conhecimento; - Melhorar o rendimento acadêmico dos discentes e dos membros da sociedade de forma geral; - Reduzir a desigualdade social; - Incentivar a integração entre docentes, técnico-administrativos e discentes na realização de ações de extensão e cultura; - Promover a economia na utilização de papéis, transporte e tempo; - Auxiliar na elaboração de apresentação de trabalhos de qualidade; - Melhorar a escrita e leitura on-line dos membros internos e externos da universidade; - Transmitir conhecimentos básicos sobre o Excel e Canva; - Auxiliar o planejamento individual e a otimização do tempo das pessoas, tornando-os mais produtivas; - Promover atrativos para contribuir com a saúde mental da comunidade; - Levar o conhecimento digital a comunidade quilombola; indígena e a terceira idade; - Estimular a utilização de programas, plataformas, aplicativos e sites; - Formar cidadãos conscientes no meio social, econômico e ambiental.


Metas

Meta 1: Ministrar cinco cursos relacionadas a difusão digital para a comunidade; Meta 2: Atender cerca de 200 pessoas, sendo em médias 100 graduandos, 50 docentes/técnicos e 150 pessoas externas à comunidade universitária; Meta 3: Atingir público de no mínimo 10 municípios diferentes de MG; Meta 4: Promover a interação entre as comunidades interna e externa a universidade.


Metodologia

Os cursos serão gratuitos e de curta duração no formato on-line utilizando a plataforma Google Meet. Serão cinco cursos com duração de 02 horas por curso e que ocorrerão em horários pré-definidos, de 19 às 21h, no período de janeiro a julho de 2022. A divulgação dos cursos ocorrerá nas redes sociais do Departamento de Zootecnia (Campus JK), nos perfis individuais de cada um dos membros da comissão organizadora e também nos demais canais de comunicação da Universidade. Cada curso terá cerca de 15 participantes, com o objetivo de promover maior aproximação entre o palestrante e o participante. Para participar de cada curso será necessário realizar a inscrição prévia e após o participante completar a carga horária do curso haverá emissão do certificado.


Referências Bibliográficas

SILVA, Marco. Educação On-line: teorias, prática, legislação, formação coorporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 529 p. v. 1.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Essa interação será durante toda a realização de cada curso mediante a apresentação do palestrante e as dúvidas dos participantes. As dúvidas serão esclarecidas com uma linguagem fácil e simples, permitindo uma maior interação entre todos os envolvidos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Esta ação de extensão será interdisciplinar, pois permitirá estabelecer relações entre duas ou mais unidades curriculares (UC) ou áreas de conhecimento. Para isso será levado em consideração as particularidades de cada UC e ou área de conhecimento. Com isso o projeto terá como objetivo a promoção da integração dos diferentes conteúdos, sendo este um apoio ao aprendizado. Uma das práticas importantes para promover a interdisciplinaridade é a realização de um bom planejamento e utilização de recursos digitais. Sendo esta, um do pontos que serão abordados nos cursos desta proposta. Vale destacar que esta ação será aberta a todos os membros internos e externos da universidade, tendo o caráter interprofissional, ou seja, todos poderão interagir de acordo com suas profissões e ou áreas de atuação, aprendendo entre si, de forma a melhorar a colaboração e a qualidade do trabalho. Para tais relações serão utilizados os aplicativos Google Meet, Google Agenda, site CANVA, Excel.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio da indissociabilidade entre ensino x pesquisa x extensão será aplicado nesta ação, uma vez que tão projeto permitirá que os trabalhos e conhecimentos acadêmicos promovam a aproximação entre os membros da universidade e sociedade. Essa aproximação ‘extramuros’ ocorrerá mediante a oferta dos cursos que terão informações básicas sobre as plataformas, programas, sites e portais, apresentando resultados interpessoais dos moderadores do curso, que já utilizam esses para desenvolvimento pessoal.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os cursos gerarão um importante impacto na formação acadêmica dos discentes, pois todas os meios on-line, tais como as plataformas, sites, programas, aplicativos e portais, são importantes para o desenvolvimento dos discentes dos cursos de graduação e também para os membros externos da Universidade. Isso se dá, uma vez que tais ferramentas são utilizadas no dia-a-dia de todos os indivíduos da comunidade, em especial pelos discentes durante sua vida acadêmica e profissional. Além disso, um dos cursos que será ofertado auxiliará no planejamento pessoal, para conseguir, de forma eficiente, lidar com todas as tarefas programadas do dia, auxiliando na otimização do seu tempo, tornando-os mais produtivos.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que os participantes que realizarem e concluírem o(s) curso(s) tenham: - Maior conhecimento para realização de pesquisas on-line e aprendizado do uso das ferramentas básicas do Excel. Além de permitir que os mesmos possam elaborar trabalhos e apresentações com melhor qualidade. Esses pontos poderão garantir melhor desempenho dos discentes, causando impactos positivos na redução da retenção e evasão dos cursos de graduação, e aumentando o número de egressos mais preparados para o mercado de trabalho. - Com base no aprendizado de como otimizar o tempo para a realização de todas as atividades do dia-a-dia, os discentes e demais membros da sociedade poderão tornar-se mais dedicados e produtivos com as tarefas propostas.


Divulgação

A divulgação dos cursos descritos nesta ação de extensão será realizada integralmente de forma virtual. Serão confeccionados cartazes para divulgação, utilizando o site CANVA. Os cartazes serão publicados nas redes sociais de cada membro da comissão organizadora, no perfil do Departamento de Zootecnia (Campus JK) e também nos meios de comunicação institucional e e-mails. Além disso, o cartaz contendo a programação do evento está sendo divulgado em vários grupos e contatos do WhatsApp. A produção, criação e edição de todo conteúdo dos cursos on-line ficará a cargo dos membros deste projeto.


Público-alvo

Descrição

Como o evento será divulgado nas redes sociais de várias instituições, espera-se uma média de 10 discentes em cada curso. Ou seja, serão 5 cursos dentro deste projeto, e cada curso terá seis reedições.

Descrição

Docentes de cursos de graduação de toda Universidade e demais professores da comunidade externa.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Unaí - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Coluna - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 800 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração da programação e convite aos palestrantes.

Carga Horária 480 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do material para apresentação dos cursos (atividade do moderador).

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaborar o formulário do Google para efetuar a inscrição dos participantes no momento da palestra.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Redigir o relatório final da ação de extensão e emissão de certificados.

Carga Horária 180 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação da arte do cartaz do evento, bem como das chamadas individuais de cada palestra (divulgação).