Detalhes da ação

Desafios-Problema: parcerias com empresas de mineração para os discentes vivenciarem aspectos reais do campo da Engenharia de Minas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000185

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/11/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jonatas franco campos da mata

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Empreendedorismo

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O presente projeto visa construir parcerias técnicas entre empresas ligadas ao setor de mineração ou profissionais liberais e equipes de discentes do curso de Engenharia de Minas da UFVJM. Cada representante da empresa apresentará um desafio-problema relativo a aspectos reais de suas atividades. Cada equipe deverá entender o problema, investigar as suas causas e elaborar propostas de solução. Ao longo do projeto, haverão reuniões dos discentes e a empresa, para verificar a evolução do projeto.


Palavras-chave

Parcerias técnicas; Desafios e soluções; Empreendedorismo na mineração; Metodologias ativas; Engenharia de Minas.


Introdução

O Brasil está entre os maiores produtores de minério do mundo, com cerca de 8 mil minas em atividade. Segundo o IBRAM (2021), houve um aumento de cerca de 98 % dos volumes da produção mineral e arrecadação de tributos no primeiro semestre de 2021, em relação ao 1º semestre de 2020. O saldo da balança comercial mineral atingiu um ganho de 110,5% neste mesmo período. Apesar disso, a mineração ainda é pouco conhecida de grande parte da população, assim como seu principal profissional atuante: o Engenheiro de Minas. Outro problema que precisa ser trabalhado é a opinião pública negativa em relação aos empreendimentos de mineração. Esta percepção foi potencializada devido a dois rompimentos recentes de barragem de rejeito em mineradoras de grande porte (FREITAS et al., 2019). Assim, faz-se necessário que os profissionais da área de mineração, bem como a comunidade acadêmica, desenvolvam trabalhos no sentido de aperfeiçoar a visão da sociedade com relação à maioria dos projetos do setor, que prezam pela segurança e sustentabilidade ambiental de suas atividades. O curso de Engenharia de Minas da UFVJM, situado no Campus Janaúba, é o único curso dessa modalidade oferecido por uma instituição de ensino superior nas regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Portanto, sua importância é estratégica para formar profissionais que poderão impactar, de forma positiva, estas regiões do estado de Minas Gerais (PPC ENG. MINAS UFVJM, 2021). Tais territórios apresentam, historicamente, graves dificuldades socioeconômicas, mas possuem riquezas minerais muito importantes, podendo gerar projetos de mineração significativos (SULZBACHER, FERNANDES e ALMEIDA, 2021). Percebe-se, portanto, a necessidade de ações proativas de contato entre a universidade e as empresas, de forma que os discentes do curso de Engenharia de Minas vivenciem os desafios reais de sua futura carreira. O intuito do presente projeto de extensão é a construção de parcerias técnicas com empresas, onde os discentes irão adquirir, ao mesmo tempo, maior maturidade técnica para o mercado de trabalho e consciência sobre sua função ética na sociedade.


Justificativa

Percebe-se, nos últimos anos, a necessidade de implementação de metodologias mais modernas de ensino e aprendizagem dentro das instituições de ensino superior. Tais metodologias visam aumentar o protagonismo dos discentes, permitindo aos mesmos aumentar a sua autonomia e serem geradores e transformadores do conhecimento (PUCINELI, KASSAB e RAMOS, 2021). Portanto, o projeto proposto vai de encontro à esta demanda, na medida em que busca a interação dos estudantes com demandas reais da profissão da Engenharia de Minas, onde terão de aplicar os conhecimentos teóricos absorvidos durante o curso em projetos em que terão de desenvolver a criatividade, trabalho em equipe e o debate crítico junto aos representantes da empresa. O PPC da Engenharia de Minas (2021) considera a utilização de seminários, recursos digitais e outras abordagens para o desenvolvimento do discente em todas as dimensões. A parceria entre a instituição de ensino e o empregador, em atividades de assessoramento e consultoria técnica na forma de projetos, vai de encontro a estas demandas, trazendo as seguintes vantagens: oportunidade, por parte dos acadêmicos, em vivenciar, de forma prática, o conteúdo desenvolvido ao longo do curso; maior visibilidade da instituição na sociedade, bem como de suas equipes de discentes e docentes; obtenção, por parte das empresas parceiras, de soluções concretas para seus problemas operacionais, sem a necessidade de contratação de profissionais.


Objetivos

O objetivo geral deste projeto é a implementação de parcerias técnico-acadêmicas entre equipes de discentes do curso de Engenharia de Minas e representantes de empresas ou profissionais liberais, de forma que sejam identificados, analisados e solucionados determinados desafios-problema. Os objetivos específicos do projeto são: - construir parcerias junto as empresas, de forma que seja oferecido, por cada empresa, um desafio-problema por semestre letivo para cada equipe de discentes. - fomentar e aprimorar o conhecimento técnico e pessoal dos discentes envolvidos no projeto, de forma que estejam mais preparados para resolver problemas reais no âmbito do desenvolvimento de suas futuras carreiras na Engenharia de Minas. - aproximar a universidade das empresas, no âmbito de prestação de serviços à comunidade com benefícios para ambos.


Metas

- implementar, no mínimo, 4 parcerias por semestre letivo, abrangendo assim 4 empresas e 12 discentes envolvidos (cada desafio lançado por cada empresa será estudado e tratado por um equipe de 3 discentes). - durante o semestre letivo, realizar 4 reuniões de acompanhamento / apresentação da evolução por equipe, totalizando assim 16 reuniões.


Metodologia

O docente coordenador do projeto fará contatos com empresas de mineração (consultorias, mineradoras, etc.) e profissionais liberais, discorrendo sobre o projeto e suas particularidades. Fará, então, o convite formal para as empresas e profissionais interessados. A aceitação do convite possibilitará a celebração da parceria junto ao projeto. Cada empresa ou profissional parceiro do projeto definirá um desafio / problema, relativo a suas atividades ou demandas, e será definida uma equipe de discentes para estudar e construir uma alternativa para a solução deste desafio. Os discentes deverão estar devidamente matriculados em disciplinas a partir do 6. período do curso de Engenharia de Minas, tendo assim uma bagagem de conhecimento que permitirá o seu pleno desenvolvimento no projeto. Dependendo do desafio, a equipe de discentes pode convidar um outro professor ou profissional externo para contribuir, com sua expertise técnica. no diagnóstico do problema e apoio na geração de possíveis soluções. A inclusão destes novos membros deverá ser avaliada e aprovada previamente pelo professor coordenador. Todo o processo desenvolvido por cada equipe será acompanhado e avaliado pelo professor coordenador e pelos discentes da gestão do projeto, havendo reuniões periódicas em formato online (tecnologias digitais) entre o representante da empresa e o grupo de discentes. Nestas reuniões, os discentes de cada equipe deverão apresentar relatórios técnicos em formato de projeto, demonstrando a evolução no entendimento do problema e na geração de soluções consistentes para avaliação de viabilidade de implementação. Caberá ao docente coordenador do projeto, juntamente com discentes participantes da equipe de gestão do projeto, a avaliação das questões metodológicas aplicadas ao longo de cada desafio, enquanto o empreendedor parceiro avaliará a consistência e viabilidade da solução ou alternativas de solução apresentadas. Ao final do período definido para o projeto, cada equipe deverá apresentar um relatório final, onde apresentará uma síntese de todas as atividades realizadas, conclusões obtidas, lições aprendidas e recomendações para trabalhos futuros. As reuniões deverão ser agendadas via Google Agenda, sendo realizadas e gravadas via Google Meet. Uma cópia de todos os relatórios e apresentações elaboradas pelas equipes de discentes deverá ser armazenada em pastas específicas do Google Drive, para comprovação do histórico de cada projeto. O parceiro da empresa terá acesso aos documentos relativos de sua parceria específica. O coordenador e os discentes da gestão terão acesso a todos estes documentos.


Referências Bibliográficas

FREITAS, C. M.; BARCELLOS, C.; HELLER, L.; LUZ, Z. M. P. Desastres em barragens de mineração: lições do passado para reduzir riscos atuais e futuros. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 28(1): e20180120, 2019. IBRAM. Instituto Brasileiro de Mineração. Setor mineral: valores de produção, de exportações e de tributos quase dobram no 1º semestre de 2021. Disponível em: https://ibram.org.br/noticia/setor-mineral-valores-de-producao-de-exportacoes-e-de-tributos-quase-dobram-no-1o-semestre-de-2021/. Acessado em 15/10/2021. PPC ENG. MINAS UFVJM. Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Engenharia de Minas. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html. Acessado em 20/10/2021. PUCINELLI, R. H.; KASSAB, Y.; RAMOS, C. Metodologias ativas no ensino superior: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.2, p. 12495-12509, feb. 2021. SULZBACHER, A. W.; FERNANDES, L. C.; ALMEIDA, C. S. "Nas minas, a terra vale ouro": questão agrária e mineração no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil). NERA, v. 24, n. 57, pp. 393-417, 2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto permitirá um amplo diálogo entre o docente coordenador e os discentes participantes com a Sociedade, uma vez que serão formadas parcerias entre empresas de mineração e profissionais liberais junto a equipes de discentes, para o entendimento e resolução de problemas reais da carreira de Engenharia de Minas. Portanto, a comunidade acadêmica composta pelo professor e discentes participantes será constante no período de desenvolvimento das parcerias, havendo trocas de conhecimento, visões diferentes acerca do mesmo desafio e trabalhos conjuntos em prol do atingimento de resultados importantes tanto para a empresa / empreendedor quanto para os acadêmicos envolvidos. Estas inter-relações aproximarão a universidade da Sociedade, facilitando a inserção dos futuros Engenheiros de Minas no mercado de trabalho e gerando a visibilidade da instituição como formadora de bons profissionais. Além disso, haverá o reconhecimento da importância da UFVJM na região de influência do projeto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Como serão contactadas empresas e profissionais de diferentes setores da mineração (consultorias, mineradoras, etc.), a equipe de discentes, professores e profissionais convidados deverão utilizar-se de diferentes disciplinas e conhecimentos para analisar, diagnosticar e gerar soluções para os desafios-problema colocados. Assim, os discentes e sua equipe trabalharão tanto com disciplinas da área exata (matemática, física, química, etc.) quanto da área de humanas (relacionamento interpessoal, planejamento e gestão, etc.) e outras disciplinas, de forma a gerar e potencializar os conhecimentos trabalhados. Com relação à interprofissionalidade, as equipes estarão lidando com profissionais inseridos no mercado e aprendendo, com eles durante o desenvolvimento do projeto, diversas técnicas e metodologias úteis para sua carreira. Deverão, assim, exercitar o espírito de equipe, aprendendo a dividir tarefas e lidar com diferentes pessoas e profissões em busca de resultados comuns.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O presente projeto se apoia nos três pilares fundamentais da UFVJM: ensino, pesquisa e extensão. No caso do ensino, as parcerias trarão a aplicação prática dos conteúdos aprendidos ao longo do curso para a resolução de problemas reais, fortalecendo assim os seus conhecimentos e o amadurecimento para lidar com o mercado da Engenharia de Minas. No caso da pesquisa, os discentes deverão se aprofundar na investigação das particularidades e causas inerentes ao desafio-problema. Assim, deverão desenvolver pesquisas bibliográficas sobre os assuntos pertinentes e, em determinadas situações, utilizar a pesquisa aplicada na forma de testes e ensaios, que permitam testar determinadas hipóteses. Com relação a extensão, o projeto se trata de atividades de prestação de serviços e interação com profissionais da Sociedade, desenvolvendo assim o estreitamento do contato da universidade e as pessoas da comunidade e permitindo, assim, levar sua contribuição na forma de soluções para determinadas demandas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes participantes do projeto agregarão muitos conhecimentos e habilidades para resolver problemas reais da sua área de atuação, uma vez que estarão estudando um determinado desafio-problema, definido por uma empresa ou profissional liberal. Ao se reunir, periodicamente, com o parceiro da empresa, e diagnosticar as particularidades e causas deste desafio-problema, irão criar conexões com os conteúdos aprendidos na universidade e a realidade do mercado de mineração. Isto trará o amadurecimento destes estudantes para lidar com as dificuldades naturais da profissão de Engenharia de Minas, além de melhorar o seu traquejo para lidar com equipes multifuncionais, aperfeiçoar sua capacidade de argumentação lógica e entender metodologias de análise e solução de problemas.


Impacto e Transformação Social

As empresas e profissionais participantes da parceria terão, como ganhos concretos, a resolução de determinados desafios-problema que podem impactar em reduções de custos, aumentos de qualidade e produtividade, melhoria na gestão e outros aspectos específicos de cada tipo de desafio. Além disso, haverá uma maior visibilidade da UFVJM e, em especial, do curso de Engenharia de Minas do Campus Janaúba, como instituição séria e capaz de desempenhar importantes serviços à comunidade através de parcerias. Outro ganho é o aparecimento de novas demandas da sociedade, como cursos, projetos de extensão e pesquisa que podem advir da visibilidade da universidade em boa parceira, geradora de conhecimentos e soluções.


Divulgação

Inicialmente, o docente coordenador do projeto estará divulgando, frente a seus contatos pessoais e de outros professores, o projeto para possíveis empresas e profissionais interessados. À medida que o projeto for iniciado e desenvolvido, haverá a divulgação do projeto através dos canais do Instagram e Facebook da UFVJM Janaúba.


Público-alvo

Descrição

Empresas de mineração, consultorias, empresas de perfuração de poços artesianos e profissionais liberais da área de mineração, como engenheiros, administradores e outros profissionais que trabalhem no setor de mineração.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Montes Claros - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A empresa é uma das parceiras do presente projeto de extensão. A mesma definiu um desafio-problema, intitulado "Licenciamento mineiro em Registro de Extração: explotação de cascalho". O objetivo a ser atendido, para a equipe de discentes a ser designada para estudar o desafio, é: realizar todas as etapas do Registro de Extração, com o intuito de entender como funciona e quais os documentos necessários para sua realização. As atividades onde os alunos poderão contribuir, de forma efetiva, para o desenvolvimento da demanda, são: desenvolvimento do plano de lavra simplificado e projeto de recuperação da área após a explotação. A empresa detalhará as particularidades e informações da demanda, e participará de reuniões periódicas junto a equipe de discentes.

Participação da Instituição Parceira

A empresa é uma das parceiras do presente projeto de extensão. A mesma definiu um desafio-problema, intitulado "Estudo da Circulação Hídrica Subterrânea por meio de Técnicas Isotópicas e de Traçadores Visando Determinar Interconexões com a Barragem de Rejeitos da Anglo American em Conceição do Mato Dentro / MG". O objetivo a ser atendido, pela equipe de discentes a ser designada para estudar o desafio, é caracterizar as águas da barragem de rejeitos, nas drenagens, instrumentos, poços de rebaixamentos das cavas e também de poços tubulares existentes na área da mina. Espera-se: conhecer os tipos de água e sua classificação hidroquímica; obter informações sobre as características das parcelas do ciclo hidrológicos na área; efetuar a datação das águas através do trítio; e ampliar o conhecimento das interações entre as águas da barragem de rejeitos e os corpos hídricos do entorno. As atividades onde os alunos poderão contribuir, de forma efetiva, para o desenvolvimento da demanda, são: atuar no desenvolvimento de modelo hidrogeológico e modelo hidrogeoquímico com o uso de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).. A empresa detalhará as particularidades e informações da demanda, e participará de reuniões periódicas junto a equipe de discentes.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ao final do semestre letivo, cada equipe deverá apresentar um relatório final, onde apresentará uma síntese de todas as atividades realizadas, conclusões obtidas, lições aprendidas e recomendações para trabalhos futuros.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O docente coordenador do projeto fará contatos com empresas de mineração (consultorias, mineradoras, etc.) e profissionais liberais, discorrendo sobre o projeto e suas particularidades. Fará, então, o convite formal para as empresas e profissionais interessados. A aceitação do convite possibilitará a celebração da parceria junto ao projeto.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Cada empresa ou profissional parceiro do projeto definirá um desafio / problema, relativo a suas atividades ou demandas, e será definida uma equipe de discentes para estudar e construir uma alternativa para a solução deste desafio. Os discentes deverão estar devidamente matriculados em disciplinas a partir do 6. período do curso de Engenharia de Minas, tendo assim uma bagagem de conhecimento que permitirá o seu pleno desenvolvimento no projeto. Dependendo do desafio, a equipe de discentes pode convidar um outro professor ou profissional externo para contribuir, com sua expertise técnica. no diagnóstico do problema e apoio na geração de possíveis soluções. A inclusão destes novos membros deverá ser avaliada e aprovada previamente pelo professor coordenador.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Todo o processo desenvolvido por cada equipe será acompanhado e avaliado pelo professor coordenador e pelos discentes da gestão do projeto, havendo reuniões periódicas em formato online (tecnologias digitais) entre o representante da empresa e o grupo de discentes. Nestas reuniões, os discentes de cada equipe deverão apresentar relatórios técnicos em formato de projeto, demonstrando a evolução no entendimento do problema e na geração de soluções consistentes para avaliação de viabilidade de implementação. Caberá ao docente coordenador do projeto, juntamente com discentes participantes da equipe de gestão do projeto, a avaliação das questões metodológicas aplicadas ao longo de cada desafio, enquanto o empreendedor parceiro avaliará a consistência e viabilidade da solução ou alternativas de solução apresentadas.