Visitante
I OCUPAÇÃO NEGRA DA SECTUR/DIAMANTINA E IV NOVEMBRO NEGRO DA UFVJM
Sobre a Ação
202103000190
032021 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
20/12/2021
23/12/2021
Dados do Coordenador
ana paula nogueira nunes
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Direitos Humanos e Justiça
Educação
Direitos individuais e coletivos
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
@prefeituradiamantina
Membros
O evento proposto surge para comemorar toda a vitória conquistada até então pelos militantes do movimento dentro e fora da academia. O mesmo acontecerá em dezembro e contará com mesas redondas ao longo do mês. O tema principal será as cotas raciais, a organização ficará com o PET Conexão dos Saberes que tem como tutora a professora Ana Paula Nunes.
população negra, cotas sócio raciais, população quilombola.
No dia 20 de novembro é celebrado o dia da consciência negra, porque neste mesmo dia em 1995 foi lembrada a morte do Zumbi dos Palmares (morto em 1695) pela população negra, os sindicatos e diversas organizações que se reuniram para exigir ações de políticas públicas de combate ao racismo e a todas formas de discriminações raciais. Mas este dia não deve ser celebrado apenas uma vez no ano, ele deve ser discutido por todo ano e por toda a sociedade, pensando nisso surgiu a ideia da construção do evento, que tem o intuito de trabalhar a identidade cultural e a necessidade de compreender as diferenças entre os povos. A I OCUPAÇÃO NEGRA DA SECTUR/DIAMANTINA E IV NOVEMBRO NEGRO DA UFVJM, será realizado no mês de dezembro de forma remota, justamente para promover as discussões sobre a temática negra para além do mês de novembro (mês da consciência negra). O intuito principal é a realização de debates e discussões pertinentes que devem ser abordadas por toda a sociedade.
Levar toda a comunidade acadêmica (alunos, professores e pessoas interessadas) à refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas suas crenças, seus costumes, história e organização social. Perceberem o quanto as suas contribuições foram importantes para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, levar a se reconhecer como parte desse povo. Assim, promover o respeito às diferenças de qualquer gênero para a valorização do ser humano e da identidade cultural de todos os povos, para que dessa forma mudanças significativas na prática social sejam percebidas e seja efetivado o desenvolvimento da consciência cidadã. O evento é de suma importância pois ele permitirá também a disseminação de conhecimentos sobre as questões raciais para as pessoas externas ao ambiente acadêmico tais como: estudantes do ensino médio e ensino fundamental, pessoas de comunidades rurais e quilombolas e para a sociedade em geral (homens, mulheres, adultos e crianças), que carecem de informações sobre a temática negra.
Promover o crescimento dos participantes como ser crítico; Oferecer aos envolvidos conhecimentos que lhes permitam buscar a superação do racismo e preconceito; Proporcionar momentos de grande reflexão sobre a riqueza presente nas diferentes culturas; Desenvolver a co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo; Destacar as diferentes formas de racismo e discriminação através do resgate da memória cultural do povo negro; Estimular o respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação; Trazer à tona discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
Compartilhar conhecimento sobre a população negra em diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, na filosofia, na saúde e na literatura.
A I OCUPAÇÃO NEGRA DA SECTUR/DIAMANTINA E IV NOVEMBRO NEGRO DA UFVJM será um evento gratuito, online, organizado por alunos de graduação pertencentes ao PET Conexão dos Saberes da UFVJM e do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas. O evento ocorrerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro. O evento, contará com a participação de pessoas e/ou grupos envolvidos na temática negra, na qual serão realizados palestras, apresentações, discussões e debates, abordando diversos temas. O evento, portanto, é divido em 4 dias, todos realizados de forma online. Durante a divulgação do evento será compartilhado um link para as pessoas interessadas poderem se inscrever. Nesse link, as pessoas irão cadastrar os dados pessoais e o e-mail. O evento será online e será transmitido via Youtube no canal do Pet Conexão dos Saberes. Minutos antes de iniciarem as apresentações em cada dia, será enviado para o e-mail dos participantes um link de acesso e um lembrete para o evento. Poderão participar do evento toda a comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos), e pessoas interessadas. Além disso, o evento também visa a participação das pessoas das comunidades rurais e quilombolas, estudantes do ensino fundamental e médio, além da sociedade no geral. As pessoas poderão participar enviando dúvidas e comentários via chat ao vivo. Um dos membros integrantes da organização será o responsável por mediar e realizar a ponte de comunicação entre o público e o palestrante.
1- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Uma Política do SUS. Edição 3. Brasília: editora Ministério da Saúde, 2017. 2- BRASIL. Lei nº10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação. Brasília, 2003. 3-BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Ministério da Educação. Brasília, 2012. 4- DE OLIVEIRA, Josué Petrônio Quirino. Zumbi dos Palmares: a afro resiliência. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 197, p. 102-113, 2017.
Este evento busca a interação entre a universidade e a sociedade através do diálogo. Não se tratando apenas de levar todo o conhecimento sobre os negros adquiridos na universidade para a sociedade, mas sim de produzir essa interação entre ambas as partes um conhecimento novo. Um conhecimento que contribuirá para a superação do racismo, preconceito, da desigualdade e exclusão social e para construção de uma sociedade que seja mais justa, ética e democrática. Além de permitir o resgatar de suas histórias, suas origens ou seja a sua memória cultural, ainda promove as trocas de experiências de ambas as partes sobre umas das datas mais marcantes e históricas da sociedade como um todo. Uma vez que o racismo está presente em todos os lugares, situações; a universidade tem o papel fundamental de contribuir com a educação para o processo de construção e desconstrução do racismo para auxiliar no crescimento do indivíduo ou sociedade como cidadão crítico. A sociedade também oferece à universidade os saberes que são construídos ao longo do seu cotidiano em seus afazeres sejam eles profissionais ou comunitários.
A interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo, e não como partes ou fragmentações. E a interprofissionalidade pode ser entendida como uma relação interdependente dentro de um ambiente de trabalho, a qual exige colaboração entre os agentes que compõem esse serviço, em busca de um objetivo em comum. O evento Novembro Negro busca superar essas divisões, combinando os dois termos a especialização e consideração da complexidade inerente às comunidades, setores e grupos sociais, é possível que se desenvolvem as ações propostas.
O evento está vinculado ao ensino que são ações relacionadas ao processo de formação de pessoas como ser crítico na sociedade, logo também está vinculada a pesquisa que é a produção e geração de conhecimentos para todos os envolvidos. Assim a relação entre ambos a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão desperta/gera possibilidades importantes na trajetória acadêmica do estudante e do professor.
A universidade também tem uma contribuição importante para o desenvolvimento integral do estudante o que envolve garantir que suas origens, identidades, culturas, formas de ser e estar no mundo sejam inteiramente respeitadas e encontrem espaço e valorização naquele meio , um direito de todas e todos: estudantes, famílias, professores e gestores e trabalhadores.
O evento em si com propósito de comemorar o dia da consciência negra, nada mais é do que levar aos envolvidos a reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. Além de reforçar a importância da sociedade como um todo espera- se refletir e agir para combater o racismo estrutural no país.
O evento será divulgado nas redes sociais do PET Conexão dos Saberes, NEABI, NUPEDE, Prefeitura de Diamantina.
Programação do Evento
Canal do Youtube “Mais Humanas UFVJM”.
20/12/2021
19:00
21:00
CULTURAS, ESPAÇOS, TEMPOS: aula inaugural 2021/01 dos Cursos da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades – FIH/UFVJM, com o cineasta “Luiz Bolognese”, diretor do documentário “A Última Floresta” e o Prof. Dr. Rodrigo Corrêa Teixeira (Depto de Relações Internacionais e Geografia da PUC-MG).
Youtube “Pet conexão dos Saberes”.
20/12/2021
17:00
19:00
Relações raciais no Brasil e a construção da identidade da pessoa negra, artigo de Márcia Cristina Costa Pinto e Ricardo Franklin Ferreira
Canal do Youtube “Pet conexão dos Saberes”.
21/12/2021
14:00
16:00
Reunião Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e indígenas (NEABI/UFVJM): Venha fazer parte!
Canal do Youtube “Pet conexão dos Saberes”.
22/12/2021
14:00
16:00
DEBATE Importância da representação discente na UFVJM.
Canal do Youtube “Pet conexão dos Saberes”.
23/12/2021
18:00
20:00
Racismo e sexismo na cultura brasileira. A autora Lélia Gonzalez. Do livro Primavera das Rosas Negras.
Canal do Youtube “Pet conexão dos Saberes”.
23/12/2021
15:00
17:00
Um mergulho em pesquisas qualitativas nas comunidades rurais e quilombolas.
Público-alvo
Poderão participar do evento toda a comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos), e pessoas interessadas na temática. Além disso, o evento também visa a participação das pessoas das comunidades rurais e quilombolas, estudantes do ensino fundamental e médio, além da sociedade no geral.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Tarde;
- Noite;
A I OCUPAÇÃO NEGRA DA SECTUR/DIAMANTINA E IV NOVEMBRO NEGRO DA UFVJM será um evento gratuito, online, organizado por alunos de graduação pertencentes ao PET Conexão dos Saberes da UFVJM e do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas. O evento ocorrerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro. O evento, contará com a participação de pessoas e/ou grupos envolvidos na temática negra, na qual serão realizados palestras, apresentações, discussões e debates, abordando diversos temas.