Detalhes da ação

Educação Ambiental e Sanitária, Otimização da Produção Sustentável e Valorização da Cultura Produtiva e Histórica de Olhos d`Água - MG.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000197

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

27/01/2022

Data Fim

17/07/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

heloísa maria falcão mendes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Trabalho

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@icaufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 32 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 32 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 28 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 36 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 26 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 58 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 52 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 358 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 314 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 278 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 234 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 234 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 234 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 252 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 252 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 252 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 234 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 234 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 252 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 234 h
Resumo

O Projeto Rondon é uma ação de extensão coordenada pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa do Estado Brasileiro, em parceria com as instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil que realiza atividades extensionistas buscando aproximar universitários e comunidades carentes do país, proporcionando interação e troca de saberes mútuos, exercício da cidadania e transformação social através da realização de diversas oficinas técnicas de caráter prático-expositivo.


Palavras-chave

Rondon, comunidades carentes, ministério da defesa, produção agrícola


Introdução

O Projeto Rondon é uma ação de extensão coordenada pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa do Estado Brasileiro, em parceria com as instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil (IES) (Brasil, 2021). O Projeto Rondon realizou sua primeira atividade no ano de 1967 e continuou até o ano de 1989 (Clemente et al., 2011). No ano de 2005 o projeto foi retomado e desde então realiza atividades extensionistas pelo Brasil, através das quais busca aproximar universitários e comunidades carentes do país, proporcionando interação e troca de saberes mútuos, exercício da cidadania e transformação social. Dentre os objetivos do Projeto Rondon estão o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusão social, a redução das desigualdades regionais visando o fortalecimento da soberania nacional (Brasil, 2020). Vários são os relatos bem-sucedidos de alunos e professores que já participaram do projeto reconhecendo a função acadêmica, social e cidadã proporcionada pelas atividades desenvolvidas (Clemente et al., 2011, Nascimento e Santos, 2012, Raimondo e Dasso Júnior, 2019). Dentro do Projeto Rondon existem duas propostas de ação: A Operação Rondon das Gerais e a Operação Amapá Mais Forte, esta nossa proposta de trabalho está situada no âmbito do Conjunto “B” da Operação RONDON DAS GERAIS (promulgada através de edital do Ministério da Defesa), com previsão de trabalho nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Pretende-se com tal proposta proporcionar aos estudantes, professores e comunidades-alvo desta ação de extensão, experiências enriquecedoras mutuamente que contribuam para a solução de problemas reais vivenciados pelas comunidades-alvo. As atividades norteadoras desta proposta de trabalho visam estimular o desenvolvimento dos universitários no tripé ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo suas habilidades acadêmicas e proporcionando a aplicação de conhecimentos técnico-científicos. Mas, para além disto, a proposta de trabalho visa estimular a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a partir da “imersão” do estudante na realidade social do Estado Brasileiro, que são/serão campo de atuação profissional e exercício da cidadania pelos universitários - estudantes e professores. Parte das atividades contidas nesta proposta de trabalho já são alvo de ações extensionistas dentro da IES e o objetivo de executá-las dentro do Projeto Rondon é ampliar os desafios aos universitários bem como ampliar o público-alvo que possa se beneficiar destas ações. Assim, pretende-se que para os estudantes as experiências vivenciadas dentro da Operação RONDON DAS GERAIS apresentem novos desafios, que para os docentes a experiência possua caráter pedagógico contribuindo para a atualização, aprimoramento docente e novas ideias no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. E que toda esta experiência acadêmica seja “guiada” pela solução dos problemas reais apresentados pelas comunidades-alvo e/ou diagnosticados durante as atividades da Operação. Por fim, espera-se que esta proposta de trabalho contribua para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável e duradoura da cidade de Olhos d´Água e que as ideias propostas nas oficinas supram a demanda da comunidade e fiquem enraizadas na população de forma a gerar maior valor às ações extensionistas a partir de experiências que possam ser multiplicadas e/ou ampliadas pelos agentes sociais envolvidos e, dessa forma, reduzir as desigualdades socioeconômicas vigentes.


Justificativa

A Operação RONDON DAS GERAIS, que contem e suporta o projeto “Educação Ambiental e Sanitária, Otimização da Produção Sustentável e Valorização da Cultura Produtiva e Histórica de Olhos d`Água-MG”, abrange a mesorregião Norte do estado de Minas Gerais, que engloba cinco microrregiões: Bocaiúva, Grão-Mogol, Montes Claros, Pirapora e Salinas; por ser uma região que, a partir dos dados levantados, apresentam municípios com elevado índice de desemprego, variando da ordem de impressionantes 82% (17,9% de população ocupada no município de Bocaiúva) a 93% (7,2% de população ocupada no município de Ibiracatu), com salário médio mensal dos trabalhadores formais variando entre 1,3 e 1,8 salários mínimos, configurando-se assim uma população de baixa renda. Quanto aos índices de escolarização na faixa etária de 6 a 14 anos todos os municípios apresentam percentual de escolarização superior a 95%, o que pode ser considerado um indicador mais favorável. No aspecto da saúde, alguns municípios ainda enfrentam índices elevados de mortalidade infantil (24,39/1.000 nascidos vivos em Olhos-d’Água). Assim, se por um lado os indicadores de ocupação da população e salário médio coincidem em todos os municípios do Norte de Minas, a mortalidade infantil, considerada um indicador de assistência à saúde demonstra que há grande diferença entre os 12 municípios de abrangência da Operação. Essa informação sugere que dentro do Norte de Minas as desigualdades também existem entre seus municípios, em aspectos importantes como é o caso da saúde. De modo semelhante, o esgotamento sanitário adequado apresenta grande variação entre os municípios - desde 0,9% em Ubaí até 76,6% em Bocaiúva. De modo geral, a mesorregião Norte de Minas caracteriza-se como uma região de pouco emprego, saúde, saneamento precários e de baixos IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Diante de tais fatos argumentativos descritos acima, o Ministério da Defesa selecionou a cidade de Olhos d’Água para ser atendida pela UFVJM e nossas oficinas propostas. Esta situação dramática do ponto de vista social sinaliza para a atuação das IES e do Projeto Rondon em busca de contribuir na melhoria dos indicadores da região, promovendo transformação social no Norte de Minas Gerais para a redução das desigualdades socioeconômicas apresentadas. Sendo os principais problemas apresentados pelo município relacionados ao desemprego elevado, saúde e saneamento básico precário, nossa proposta coincide com as demandas da população e da prefeitura do município pela oferta de possibilidades de melhoria e agregação de valor não somente aquilo produzido, mas também de melhoria de condições de vida e respeito à histórica tradição do município. Alguns municípios contemplados pelo Projeto Rondon apresentam elevado taxa de mortalidade infantil, como é o caso de Olhos-d’Água (24,39/1.000 nascidos vivos), sugerindo grave prejuízo social do âmbito do emprego e da renda além de saneamento e educação e a constatação desta situação permitiu inferir o quanto estão carentes tais municípios. Durante a viagem precursora (previamente estabelecida e realizada pelo Ministério da Defesa) um membro de nossa equipe pode identificar os atores sociais que possam atuar como parceiros da execução das atividades e estabelecer as reais demandas do município e sua população, momento qual foram desenhadas as oficinas apresentadas na metodologia que buscam suprir as necessidades relacionadas às principais atividades da cidade: atividade agropecuária (principal atividade econômica), agricultura de subsistência, produção de farinha, produção de carvão vegetal, saneamento básico e noções de higiene e saúde e aproveitamento de materiais reginais para construções rurais. Portanto, diante da demanda apresentada foram criadas oficinas com intuito de treinar, instruir, conscientizar, otimizar, valorizar e aumentar a produtividade do município de Olhos d’Água.


Objetivos

O objetivo geral é promover atividades de extensão na forma de oficinas para treinar, instruir, conscientizar, otimizar, valorizar e aumentar a produtividade e as condições higiênico-sanitárias do município de Olhos d’Água. Tais ações serão especialmente direcionadas à capacitação de produtores rurais da agricultura familiar e de comunidades quilombolas visando otimizar seus processos e práticas relacionadas à higiene de ordenha e manejo do leite, dentre outras atividades ligadas à agricultura familiar. Desta forma, pretende-se contribuir para a adoção de práticas de produção que possam assegurar desenvolvimento sustentável, geração de renda ao produtor da agricultura familiar e redução das desigualdades socioeconômicas.


Metas

A proposta oferecida e aprovada no edital do Ministério da defesa foi dividida em diversas oficinas que seguem individualizadas a seguir na apresentação individual de suas metas, as quais já foram estabelecidas e acordadas em uma viagem precursora, promovida e organizada pelo ministério da defesa, realizada pela coordenadora do projeto (profa. Heloísa entre os dias 9 e 17/10/2021): 1. Oficina “Higiene de ordenha”: realizar treinamento teórico-prático a produtores rurais, sobre o manejo da ordenha e do leite. A meta é melhorar as condições higiênico-sanitárias do leite produzido, oferecendo segurança alimentar à sociedade e aumentando os lucros obtidos pelo produtor, através das bonificações pagas pela indústria no momento da coleta do leite na fazenda. Retorno esperado para comunidade: espera-se que os produtores compreendam a execução das práticas e técnicas de higiene de ordenha e manejo adequado do leite, que multipliquem oportunamente o aprendizado recebido para outros produtores e que passem a obter ganhos financeiros com a venda de um leite de melhor qualidade para a indústria do (bonificações). 2. Oficina “Manejo reprodutivo em vacas”: realizar oficina expositiva/dialógica em forma de roda de conversa orientada e direcionada com demonstração teórica das principais possibilidades e técnicas aplicáveis à reprodução bovina e dos entraves e dificuldades frequentemente encontradas em programa reprodutivos voltados à produção animal através de conteúdo elucidativo/explicativo comentado e exemplificado pelos participantes vinculados a IES demonstrando as corretas atitudes a serem tomadas e os erros mais comuns que levam a não eficiência reprodutiva do animal. Retorno esperado para comunidade: capacitação dos produtores e tratadores rurais para instalação de um programa reprodutivo condizente às condições apresentadas pelas pequenas propriedades rurais atendidas pela operação; treinamento teórico-prático para desenvolvimento e execução de boas práticas e técnicas de manejo relacionadas a um eficiente programa reprodutivo; otimização da produção e multiplicação oportuna do conhecimento recebido para outros produtores e tratadores rurais. Induzir o contato dos participantes da IES com a realidade das propriedades atendidas na operação onde as técnicas mais modernas de produção e reprodução animal ainda não foram capazes de alcançar. 3. Oficina “Acompanhamento gestacional em vacas”: realizar de oficina expositiva/dialógica em forma de roda de conversa orientada e direcionada com demonstração teórico-prática dos principais entraves e situações frequentes durante o período gestacional da fêmea bovina através de vídeos elucidativos comentados pelos participantes vinculados a IES, onde será demonstrado as corretas atitudes a serem tomadas de acordo com as situações mais frequentes apresentadas pelos animais. Retorno esperado para comunidade: capacitação dos produtores e tratadores rurais através da compreensão da importância da qualidade na criação animal para que a produção e a produtividade possam melhorar; treinamento para a execução de boas práticas e técnicas de manejo relacionadas ao período gestacional e ao parto; otimização da produção e multiplicação oportuna do conhecimento recebido para outros produtores e tratadores rurais na busca de ampliar a fonte de renda da população abrangida na operação. Propiciar e estimular o contato dos componentes da IES com essa realidade incutindo neles a importância de uma ação social e seus benefícios e a importância de se manter a mente aberta e o contato com conhecimentos intrínsecos e populares que são as raízes da cultura brasileira e que as técnicas mais modernas ainda não foram capazes de explicar e/ou substituir. 4. Oficina “Manutenção, cuidados e correção dos cascos de bovinos e equinos”: realizar de atividades teórico-práticas de exposição e demonstração de princípios relacionados a manutenção e correção de problemas nos cascos dos animais. Retorno esperado para comunidade: capacitação dos produtores e tratadores rurais na execução do casqueamento preventivo e terapêutico e importância dessas técnicas para o bem-estar do animal e consequente produtividade. Propiciar e estimular que os discentes da IES executem ações práticas relacionadas ao casco dos animais aperfeiçoando e fixando seus conhecimentos teóricos através da execução prática dos conhecimentos. 5. Oficina: "Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias": Esta oficina propõe capacitar os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias (AE) em temas importantes ligados a atuação do médico veterinário no contexto da Saúde Única, promovendo um maior entendimento dos problemas populacionais na interface da saúde humana, saúde animal e ambiental. A proposta é sensibilizar os agentes sobre os problemas de saúde que possuem relação entre os animais, homem e ambiente. Retorno esperado para comunidade: Espera-se sensibilizar os ACS e AE sobre a importância da identificação e manejo ambiental na prevenção e controle de doenças que possuem interface ambiente/animal/pessoas, bem como aumentar o entendimento do papel desses profissionais na saúde da comunidade em que estão inseridos. 6 Oficina "Informação e Zoonoses um desafio para a comunidade de Olhos-d’Água": esta oficina propõe informar e orientar a comunidade de Olhos-d’Água, em temas ligados a identificação e combate das principais zoonoses de interesse dos munícipes. Com isso, no contexto da Saúde Única e do SUS, promoveremos palestras, debates e entrevistas nos espaços públicos. A proposta é sensibilizar a comunidade sobre os problemas de saúde que possuem relação entre os animais, homem e ambiente. Retorno esperado para comunidade: Espera se sensibilizar a comunidade sobre a importância da identificação das zoonoses, bem como, aumentar o entendimento do papel da população na saúde da comunidade em que estão inseridos. 7. Oficina "Aspectos práticos da conservação de alimentos para o período de escassez de forragem": nesta oficina trataremos da importância da conservação de alimentos, além disso será abordado todo o processo de confecção de silagem, desde o momento do corte, picagem, compactação, vedação do silo e desabastecimento. Retorno esperado para comunidade: Esperamos que após a oficina os participantes estejam aptos a produzir silagem de qualidade. 8. Oficina "Manejo Sustentável do Solo": Ação visa apresentar aos produtores a importância do manejo do solo para a obtenção de produções sustentáveis. Retorno esperado para comunidade: Melhorar o manejo do solo adotado pelos produtores e otimizar o rendimento das produções agrícolas. 9. Oficina "Manejo do Feijoeiro-comum": Descrição: propõe-se nesta oficina dialogar com o produtor rural ou público-geral interessado, sobre os principais aspectos do cultivo do feijoeiro-comum, dentre eles: 1. Grupos comerciais e escolha de cultivares de feijoeiro comum; 2. Manejo do solo e plantio (primeira, segunda e terceira safra); 3. Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças; 4. Colheita. Retorno esperado para comunidade: Maior conhecimento das práticas de manejo na cultura do feijoeiro visando maiores valores de produtividade de grãos. 10. Oficina "Empreendedorismo na agricultura familiar": a oficina de “Empreendedorismo na agricultura familiar” será realizada a partir de atividades teórico-prática de exposição e demonstração sobre os conceitos de empreendedorismo, características de empreendedores para se ter sucesso e sustentabilidade no seu negócio rural, visão de negócio para o mercado tendo planejamento, organização, controle com a finalidade de agregar valor aos produtos. Retorno esperado para comunidade: A ideia é que os próprios participantes sejam encorajados a direcionarem seus negócios a partir das experiências trocadas e do conteúdo expositivo, enxergando seus limites e potencialidades. 11. Oficina “Boas práticas agropecuárias e de fabricação de queijos”: realizar treinamento teórico-prático a produtores rurais, sobre as boas práticas na fabricação de queijos e similares envolvendo os procedimentos ligados à tecnologia de produção de queijos artesanais, além dos princípios de higiene visando a produção de alimentos rentáveis, seguros e de qualidade. Pretende-se com esta oficina levar informações teórico-práticas quanto ao processo básico que envolve a produção de queijos além de ferramentas essenciais ligadas aos cuidados gerais na higiene pessoal, na utilização de utensílios além de orientações sobre os cuidados desde a ordenha até a produção final, visando o aprimoramento na produção artesanal, a qualidade e inocuidade dos produtos e a inserção de novos integrantes ao processo a fim de gerar oportunidades e renda aos pequenos produtores e agricultores familiares de regiões menos favorecidas. Retorno esperado para comunidade: Pretende-se com este projeto contribuir na produção de queijos de forma segura e rentável, a fim de agregar valor à cadeia produtiva do leite e principalmente gerar oportunidades de renda aos pequenos produtores e agricultores familiares. A aplicação das ferramentas envolvendo as boas práticas de fabricação na produção de queijos poderá oferecer inúmeros benefícios ligados tanto à melhoria da qualidade dos produtos, garantia da saúde dos consumidores, inserção de novos produtores na atividade e consequentemente o desenvolvimento regional. 12. Oficina "Práticas de Higiene para manipulação de alimentos": a oficina abordará as boas práticas de higiene na fabricação de alimentos, elencando os principais perigos e veículos de contaminação durante o processamento de alimentos, assim como ferramentas de controle utilizadas para garantir a redução de riscos e um alimento seguro para o consumo. A importância da higiene pessoal do manipulador, bem como a higiene do local, equipamentos e utensílios de produção, também serão abordadas na oficina, sendo possível promover dinâmicas em grupo sobre a forma correta de se realizar a higiene das mãos. Retorno esperado para comunidade: Melhorias na produção de alimentos e garantia da inocuidade dos alimentos. 13. Oficina "Utilização de Materiais Alternativos em Pequenas Construções Rurais": Através de exposição audiovisual, a oficina tem o intuito de divulgar os principais materiais alternativos e técnicas construtivas dinâmicas e funcionais que possam ser utilizadas na construção de pequenas instalações. Retorno esperado para comunidade: Despertar na comunidade o princípio da “autoconstrução eficiente, tecnológica e de baixo custo”. 14. Oficina “Como ingressar no ensino superior”: apresentar e dialogar com professores e estudantes de ensino médio e básico acerca das formas de ingresso no ensino superior, procurando incentivar a população escolar local a prosseguir com sua formação escolar e buscar uma formação universitária. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a educação é o melhor instrumento de transformação social. Retorno esperado para comunidade: espera-se motivar professores para que eles sejam multiplicadores das informações sobre os procedimentos de ingresso nas carreiras universitárias, e que estejam aptos a encorajarem seus alunos a buscarem formação profissional nas carreiras universitárias, tomando-se como premissa que este é um mecanismo de transformação social. 15. Oficina "Educação ambiental - Produzindo sabão artesanal": A Educação Ambiental (EA) pode ser desenvolvida de diferentes formas, tanto nas escolas quanto diretamente nas comunidades. O foco das práticas educativas em EA é a aprendizagem, o conhecimento e a mudança de comportamento para vivermos em uma sociedade melhor. Esta é uma oficina que trabalha a importância da reciclagem com foco no reaproveitamento do lixo proveniente de nossas atividades, transformando-o em algo ainda útil no nosso uso diário. A oficina objetiva conscientizar os participantes sobre a importância do reaproveitamento e reciclagem de nosso “lixo”, com foco na reutilização de óleo residual (proveniente de frituras) e o impacto que este tem ao ser descartado incorretamente. Retorno esperado para comunidade: Espera-se que a comunidade seja capaz de inserir a educação ambiental nas atividades do cotidiano, contribuindo para o bem-estar da sociedade e do município. Esta oficina contribuirá com a economia das famílias ao fabricarem e usarem sabão artesanal. Em situações de maiores proporções, a produção de sabão pode complementar a renda familiar. 16. Oficina "Lixo que gera valor - A importância da separação dos resíduos produzidos em sua residência": A oficina terá como base a sustentabilidade relacionada aos resíduos sólidos urbanos, ou como é mais conhecido, lixo doméstico. Serão apresentados os princípios dos 3 R's da sustentabilidade, demonstrando a importância e a operacionalização da separação do lixo nas residências para efetivação da coleta seletiva. Ao final da oficina, os participantes irão aprender a construir uma mini-composteira, utilizada nas residências para destinação dos resíduos sólidos orgânicos, visando à produção de composto a ser utilizado em hortas e jardins. Retorno esperado para comunidade: A conscientização da população para a problemática dos resíduos, deve fazer com que as pessoas repensem os hábitos de consumo, a questão das embalagens durante as compras, entre outros. A partir da separação adequada dos resíduos, a coleta seletiva realizada pelo município terá maior efetividade. Com os recicláveis individualizados, espera-se maior aproveitamento por parte das associações que fazem a coleta e venda dos resíduos. A implantação de composteiras nas residências contribuirá para a redução da produção de resíduos, os quais poderão ficar armazenados por mais tempo sem a necessidade de coleta, uma vez que não há fração orgânica sujeita a processo de degradação. Deste modo, toda a comunidade estará contribuindo para a economia circular do município. 17. Oficina "Aprenda a construir sistemas de tratamento de esgoto simples e de baixo custo": Serão apresentadas opções simples, e de baixo custo, de sistemas de tratamento de esgoto doméstico gerado nas residências urbanas e rurais. A quantidade de esgoto gerado varia em função da quantidade de água consumida, logo, a população será instruída ao consumo consciente da água, visando à redução da geração de esgoto e à conservação dos recursos hídricos. Ao final da oficina será construído um protótipo de um sistema de tratamento, com o objetivo de capacitar os participantes para construção de um sistema em escala real, em suas residências. Retorno esperado para comunidade: Após a realização da oficina espera-se que a comunidade reduza o consumo de água, adotem práticas mais sustentáveis de consumo e façam o reúso de água. O conhecimento adquirido poderá ser empregado na construção de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto nas zonas rurais, e até mesmo nas zonas urbanas, nos locais desprovidos de redes de coleta e tratamento de esgoto. Possíveis substituições de fossas negras por novos sistemas de tratamento, também será muito benéfico para toda a comunidade, reduzindo, assim, os riscos de contaminação do lençol freático decorrente de soluções inadequadas.


Metodologia

Essa proposta está sendo registrada no sistema SIEXC para produção de certificação para a população e para os executores do projeto Rondon - Operação das Gerais. É importante salientar que tais propostas de oficinas já foram selecionadas/aprovadas pelo edital do ministério da defesa e serão executadas entre os dias 26/01 e 13/02/2022. Todo deslocamento até a cidade de execução das ações (Olhos d'Água-MG) será de responsabilidade do exército brasileiro, assim como as despesas relacionadas a hospedagem e alimentação serão de responsabilidade da prefeitura do município. A localização da ação e seu cronograma é até certo ponto "engessada", uma vez que são organizadas pelo ministério da defesa, podendo a IES apenas definir e decidir sobre a temática abordada e a sequência na qual as ações serão realizadas. A proposta oferecida e aprovada no edital do Ministério da defesa foi dividida em diversas oficinas que seguem individualizadas a seguir na apresentação de sua metodologia de ação. O próprio ministério da Defesa selecionou como local de atuação e realização das oficinas o município de Olhos d'Água - MG: 1. Oficina “Higiene de ordenha”: treinamento teórico sobre higiene de ordenha e manejo do leite, mediante apresentações com power point e folders explicativos. Nesta ocasião, serão abordados os aspectos teóricos da qualidade do leite mediantes os seguintes temas: contagem bacteriana total (CBT), contagem de células somáticas (CCS), mastite (formas e prevenção da doença), dentre outros assuntos correlatos. O treinamento será ofertado pelos universitários aos produtores, ocasião na qual se estabelecerá uma interação dialógica durante a qual haverá a oportunidade de compreender quais as reais dificuldades do produtor na adoção de medidas higiênico-sanitárias. Neste momento, os universitários serão desafiados a apresentarem soluções reais e viáveis aos produtores participantes. Treinamento individual de cada produtor sobre o manejo de ordenha utilizando as técnicas de pré-dipping e pós-dipping, armazenamento e conservação do leite. Carga horária: 02 horas de carga horária teórica, destinada a apresentar a importância e fundamento das práticas de higiene de ordenha. 2. Oficina “Manejo reprodutivo em vacas”: breve apresentação de palestra expositiva de conteúdo técnico e teórico sobre os métodos reprodutivos empregados ao rebanho brasileiro traçando uma trajetória desde a agropecuária de subsistência até aquela de alta tecnificação e tecnologia. Treinamento teórico e demonstração das técnicas que devem ser aplicadas pelos produtores e tratadores rurais para possibilitar a instalação de um programa reprodutivo de melhoramento de animais nas propriedades. Carga horária: 2 horas no total para realização das atividades teóricas expositivas e trocas de informações com a população local sobre os principais problemas por eles enfrentados com apresentação de possibilidades de resolução e exemplificação e treinamento individual de capacitação. Porém, na dependência da produtividade e interesse, a duração dessa atividade pode ser expandida ou a atividade replicada. 3. Oficina “Acompanhamento gestacional em vacas”: breve apresentação de palestra expositiva de conteúdo técnico e teórico sobre o período gestacional de vacas abordando temáticas sanitárias e nutricionais. Treinamento teórico e demonstração das técnicas passíveis de serem aplicadas pelos produtores e tratadores rurais sobre as possibilidades de intervenção e auxílio ao parto. Detalhamento teórico expositivo das principais ocorrências relacionadas à criação dos bezerros no período imediato após o parto e treinamento prático individualizado sobre as técnicas que devem ser aplicadas a esses bezerros neonatos. Carga horária: 2 horas para realização das atividades teóricas expositivas e trocas de informações com a população local sobre os principais problemas por eles enfrentados com apresentação de possibilidades de resolução e exemplificação e treinamento de capacitação dos produtores e tratadores. Porém, na dependência da produtividade e interesse essa atividade pode ser replicada. 4. Oficina “Manutenção, cuidados e correção dos cascos de bovinos e equinos”: breve apresentação de palestra expositiva de conteúdo técnico e teórico sobre diversos aspectos relacionados ao casco e ao casqueamento dos animais. Treinamento teórico e demonstração das técnicas passíveis de serem aplicadas pelos produtores e tratadores rurais sobre as diversas manifestações clínicas de alteração dos cascos. Treinamento prático a respeito do casqueamento preventivo e terapêutico dos animais. Carga horária: 2 horas para realização das atividades teóricas expositivas e trocas de informações com a população local sobre os principais problemas por eles enfrentados com apresentação de possibilidades de resolução e exemplificação e treinamento de capacitação dos produtores e tratadores. Porém, na dependência da produtividade e interesse essa atividade pode ser replicada. 5. Oficina: "Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias": Palestras e rodas de conversa com os ACS e AE detalhando como identificar possíveis casos de zoonoses e medidas de prevenção e controle das principais zoonoses. Orientações sobre as principais zoonoses e formas de prevenção e controle. Orientações sobre como identificar possíveis focos de zoonoses. Orientações sobre como realizar o manejo ambiental para evitar focos de transmissores de zoonoses. Orientação quanto a qualidade de alimento (manipulação e armazenamento). Orientações sobre a importância do manejo populacional (castração), para evitar zoonoses. Carga horária: 2 horas 6. Oficina "Informação e Zoonoses um desafio para a comunidade de Olhos-d’Água": Palestras, entrevistas e rodas de conversa com a comunidade detalhando como identificar possíveis zoonoses e suas medidas de prevenção e controle. Orientações sobre as principais zoonoses e formas de prevenção e controle. Orientações sobre como identificar animais com sintomas de zoonoses. Orientações sobre como realizar o manejo ambiental para evitar focos de transmissores de zoonoses. Orientação quanto a qualidade de alimento (manipulação e armazenamento). Carga horária: 2 horas 7. Oficina "Aspectos práticos da conservação de alimentos para o período de escassez de forragem": a oficina será ministrada de forma teórica com a apresentação dos conceitos e demonstração de fotos e vídeos como facilitadores do aprendizado. Carga horária: 2 horas 8. Oficina "Manejo Sustentável do Solo": Treinar os produtores quanto as diversas técnicas de melhora do ambiente agrícola mediante reuniões sobre o tema de manejo de solo. Carga horária: 2 horas 9. Oficina "Manejo do Feijoeiro-comum": Abordar os principais aspectos fitotécnicos da cultura do feijoeiro com ênfase na escolha de cultivares e manejo fitossanitário: 1. Grupos comerciais e escolha de cultivares de feijoeiro comum – Pretende-se mostrar aos produtores os principais grupos comerciais do feijoeiro comum e apresentar as principais cultivares plantadas; 2. Manejo do solo e plantio (primeira, segunda e terceira safra) – Abordar as vantagens e espécies de plantas de cobertura, tratamento de sementes com inoculantes e técnicas de plantio; 3. Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças – Citar as principais pragas, doenças e plantas daninhas e seu manejo; 4. Colheita – Abordar cuidados na colheita e armazenamento do grão. Carga horária: 2 horas. 10. Oficina "Empreendedorismo na agricultura familiar": A oficina ocorrerá de forma participativa e dialógica onde os participantes serão os sujeitos da ação em questão. Assim, primeiramente será realizado um acordo de convivência com os participantes da oficina e em seguida o monitor fará uma apresentação expositiva de conteúdo sobre diversos aspectos e conceitos que envolvem a temática de empreendedorismo/administração rural. Em seguida será utilizada a metodologia Café Mundial, onde os participantes serão divididos em grupos e provocados com duas “perguntas chave” que os farão refletir sobre a temática (em cada grupo deverá ser eleito um representante que será o relator das respostas dos quais foram provocados). Haverá troca de participantes dos grupos (menos do relator) a fim de garantir que as ideias e experiências de todos sejam contadas e ouvidas. Num segundo momento o monitor da oficina estará sistematizando as informações vindas dos grupos para posterior direcionamento que os próprios participantes darão sobre seus negócios. Carga horária: 2 horas 11. Oficina “Boas práticas agropecuárias e de fabricação de queijos”: As atividades serão ofertadas à comunidade pelos universitários sob supervisão dos professores vinculados ao projeto, visando consolidar o conhecimento teórico obtido em sala de aula e ao mesmo tempo aplicá-lo mediante diferentes realidades, buscando alternativas para auxiliar os produtores no desenvolvimento e/ou aprimoramento relativo à produção de queijos artesanais, na qualidade dos produtos e processos, potencializando esta atividade que é de grande importância socioeconômica para a agricultura familiar por gerar ocupação e renda, permitindo a fixação das famílias no campo: 1) treinamento teórico sobre as boas práticas agropecuárias e de fabricação de queijos (rotina de ordenha ideal, qualidade do leite, sanidade da glândula mamária, princípios de higiene, cuidados gerais na utilização dos utensílios, preparo de alimentos e higiene pessoal); 2) Orientações sobre os cuidados desde a ordenha até o produto final; 3) Visão geral sobre o processamento de queijos. Carga horária: 02 horas 12. Oficina "Práticas de Higiene para manipulação de alimentos": realização de ações sobre Higiene e Saúde dos Manipuladores; Estrutura e Organização das Instalações de Manipulação de Alimentos (Higienização de Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios; Manejo de Resíduos; Controle Integrado de Pragas; Manipulação dos Alimentos; Armazenamento dos produtos; Higienização de alimentos; Controle de Temperatura dos Alimentos) e Contaminação cruzada. Carga horária: 2 horas. 13. Oficina "Utilização de Materiais Alternativos em Pequenas Construções Rurais": Será realizada projeção de vídeos, imagens e textos explicativos e demonstrativos. Carga horária: 2 horas. 14. Oficina “Como ingressar no ensino superior”: 1) Atividades com professores: rodas de conversa, palestras expositivas, distribuição de material informativo (folders) sobre as profissões universitárias, procurando-se informar sobre os processos de seleção que proporcionam o ingresso às IES; 2) Atividades com alunos de escolas rurais e urbanas: rodas de conversa, palestras expositivas, distribuição de material informativo sobre as profissões universitárias e formas de ingresso; 3) Atividade interativa com professores e alunos, através de uma “suboficina” sobre “O mundo microscópico”, que irá proporcionar a manipulação do microscópio e o desperta de interesse pela ciência e pelo conhecimento. Carga horária: 03 horas, período durante o qual serão realizadas as rodas de conversa e palestras sobre as carreiras universitárias e formas de ingresso às IES, bem como será feita a manipulação de microscópios e estudo de células e tecidos ao microscópios. 15. Oficina "Educação ambiental - Produzindo sabão artesanal": a oficina será iniciada com atividades que utilizem reportagens, revistas, sites, jornais, músicas, vídeos, entre outros recursos didáticos, tendo como objetivo despertar a atenção dos participantes e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interessante. Como os integrantes da comunidade são os agentes participativos no processo de preservação e conservação do meio ambiente, sendo os principais responsáveis pelos recursos naturais de sua região, eles trabalharão com a oficina de reciclagem utilizando óleo residual para a fabricação de sabão. Durante a oficina os instrutores utilizarão de metodologias que sensibilizem os participantes sobre a importância da preservação ambiental, motivando-os a participarem ativamente das atividades educativas, fazendo com que se tornem agentes multiplicadores de boas práticas. As ações consistem na realização de palestras e oficinas visando a promoção da EA nas atividades educativas, conscientização sobre a importância da Coleta Seletiva de lixo e uso de óleo residual para a fabricação de sabão. Carga horária: 2 horas. 16. Oficina "Lixo que gera valor - A importância da separação dos resíduos produzidos em sua residência": Inicialmente, serão abordados os princípios da redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas residências e nos comércios. Nesta fase, será trabalhada a conscientização da população para o descarte correto dos resíduos, assim como, a importância dessas ações para a conservação do meio ambiente. Após conhecimento dos processos de separação, serão apresentadas as etapas para construção de uma mini-composteira doméstica. Nesta etapa da oficina, os participantes serão responsáveis pela construção da composteira, sendo orientados e supervisionados pelos estudantes. Em seguida, serão repassadas as informações sobre o processo de compostagem e maturação do composto, ou seja, após passar um período na composteira, os resíduos devem ser retirados, umedecidos e amontoados em formato de pilhas para compostar. O reviramento da pilha deve ser realizado de três em três dias, visando o fornecimento de oxigênio para os microorganismos responsáveis pela degradação da matéria orgânica. Após este período, os resíduos deverão passar pela maturação para finalização do processo. Carga horária: 2 horas. 17. Oficina "Aprenda a construir sistemas de tratamento de esgoto simples e de baixo custo": Inicialmente a população será conscientizada para o uso racional da água, visando não somente à redução da geração de esgoto, mas também como forma de reduzir os riscos da escassez hídrica. Nesse sentido, práticas de reúso de água nas residências serão enfatizadas, como por exemplo, a utilização das águas de lavagens de roupas para limpeza da casa, lavagem de garagens, entre outros. Em um segundo momento, serão apresentadas as principais soluções empregadas para o tratamento de esgoto sanitário, em nível familiar, como as fossas sépticas tradicionais, biodigestora e suas adaptações, fossas ecológicas ou tanques de evapotranspiração, sistemas alagados construídos, entre outros. Cada opção será avaliada de acordo com a realidade da comunidade, uma vez que a disponibilidade de materiais necessários para construção de cada alternativa, pode variar de local para local. As etapas de construção de cada modelo, juntamente com o levantamento dos materiais necessários e os padrões de projeto, serão apresentadas durante a oficina. Ao final, os participantes deverão construir um protótipo de um sistema de tratamento de esgoto, sendo orientados e supervisionados pelos estudantes responsáveis pela oficina. Esta etapa visa a capacitação dos participantes para construção de sistemas em escala real, além de se tornarem agentes difusores do conhecimento, ensinando outras pessoas a construir sistemas de tratamento em suas residências. O monitoramento dos sistemas, aliado às práticas de manutenção preventiva, também serão abordadas para que os participantes tenham a capacidade de realizar inspeções pontuais, quando necessário. Carga horária: 2 horas.


Referências Bibliográficas

- Brasil. Portaria Normativa nº 77/GM-MD, de 20 de agosto de 2020. - Brasil. Projeto Rondon. Ministério da Defesa. 2021 Disponível em <https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon> Acessado em 04/08/2021 - Carneiro, J.E.S.; Paula Júnior, T.J.; Borém, A. Feijão: do plantio a colheita. Viçosa. Editora UFV, 2015, 384p. - Clemente, C. C., Magnabosco, P., Peres, V. C., Oliveira, A. B., Marques, R. S., Dyonísio, G., Miranda, H. M., Silva, E. A. Projeto Rondon: relato de experiência na cidade de Murici, Alagoas. Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 167-178, jan./jun. 2011. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20619/10982 Acessado em 04/08/2021. - IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2021. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/> Acessado em 04/08/2021. - Minas Gerais, 2021. Disponível em < https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/arquivos/2016/ligminas_10_2_04_listamesomicro.pdf> Acessado em 04/08/021. - Nascimento, K. B., Santos, J. Projeto Rondon: um relato de experiência de extensão (Operação Babaçu). Anais...XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão e X Mostra de Extensão, nov. 2012. Disponível em <https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/ccs/projeto%20rondon%20um%20relato%20de%20experiencia%20de%20extensao%20%28operacao%20babacu%29.pdf> Acessado em 04/08/2021. - Raimondo, R. F. S. e Dássio Júnior, A. E. Projeto Rondon: relato de experiência dos professores da UFRGS na operação Vale do Acre. Anais...VI Salão EDUFRGS, out. 2019. Disponível em <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/214881/EDUFRGS2019_Resumo_68020.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acessado em 04/08/2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Para participação o discente precisa ter necessariamente cursado 50% da carga horária total de seu curso (exigência do edital do ministério da defesa) e, portanto, ter obtido conhecimento teórico/prático nas disciplinas de formação-base e também algumas profissionalizantes para que este seja colocado em prática nas oficinas de atendimento ao público-alvo: agricultores familiares, quilombolas e população da cidade de Olhos d´Água. Neste momento de realização das oficinas, as disciplinas cursadas até o momento pelos discentes serão o suporte para essa integração teórico-prática apresentada à população. Porém, outra atividade prevista no projeto é a questão informativa e de relacionamento interpessoal; portanto, os alunos terão a oportunidade de conhecer e ter contato com a rotina de agricultores familiares e com pessoas que desenvolvem sua atividades de geração de renda nesse pequeno munícipio. As metodologias propostas no desenvolvimento das atividades do projeto valorizam um esquema tipo "roda de conversa", ou seja, valorizam a participação do público-alvo na explanação de sua problemática e, em contrapartida, a oferta de soluções pelos discentes previamente treinados pelos professores. Como as oficinas serão ofertadas dessa maneira informal como se fosse uma conversa ordinária, esperamos a interação do conhecimento acadêmico com o conhecimento prático, ou seja, que haja uma interação mais profunda entre os discentes e a comunidade e que o resultado seja, no final das contas, um aprendizado generalizado onde cada um aprende com cada outro.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta envolve aspectos relacionados aos cursos de medicina veterinária, agronomia e engenharia agrícola e ambiental e será responsável pela formação e aprimoramento na capacitação do estudante dentre essas várias frentes de trabalho, tendo sua qualidade de aprendizado aumentada, uma vez que todo o corpo discente e docente componentes do projeto estará trabalhando em conjunto para identificar, tratar e prevenir problemas em uma situação real apresentada pelos beneficiários do projeto. Dessa forma, atingindo as metas de promover integração disciplinar e profissional do conhecimento e, por consequência, da melhoria no ensino técnico e científico e promulgar o contato e integralizar e aplicar os conceitos teóricos em ambiente prático.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Aos discentes será, portanto, será oferecida a oportunidade de atendimentos multidisciplinares que envolvem e exigem conhecimentos específicos (mas não apenas relacionados ao seu curso de graduação original) e generalizados (aqueles que ele obterá durante a fase de preparação para realização das oficinas) especialmente voltados para um conhecimento intrínseco de vida que somente se conquista e apura passando pelas oportunidades que a vida oferece, antes de tudo o projeto Rondon é uma experiência de vida para os rondonistas associada a uma possibilidade de aprofundamento em questões sociais que envolvem o tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. O aprendizado clássico sendo renovado pelos resultados mais atuais sendo apresentados e disponibilizados a uma população/região que não tem acesso a tal e necessita de uma visão e oportunidade que incrementem seu potencial produtivo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A capacitação do estudante e a qualidade do ensino serão aumentadas, uma vez que todo o corpo discente e docente componentes do Projeto Rondon estará trabalhando em conjunto para otimizar a execução das oficinas propostas inicialmente que abordarão as necessidade reais da população. Dessa forma, atingindo as metas de promover a melhoria no ensino e contextualizar o discente o discente com o aprendizado didático, técnico e científico, além de promulgar o contato e integralizar e aplicar os conceitos teóricos em ambiente prático. Esta interação do ambiente universitário, do teórico com a prática rotineira, possibilita a formação de um profissional inserido no contexto socioeconômico e político regional que receberá uma formação generalista, integrada e multidisciplinar, capacitando-o para apresentar raciocínio lógico e preciso, com o objetivo de encontrar soluções imediatas com criatividade e competência, e estar ciente de seu papel social, suprindo carências e necessidades da sociedade, além de desenvolver um espírito crítico, investigativo e científico que se torna o alicerce para o desenvolvimento de sua carreira. Em princípio e durante o treinamento, os discentes envolvidos no projeto terão sua participação limitada apenas à observação das intervenções propostas pelas oficinas que serão executadas pelos professores participantes do projeto. Durante a execução do treinamento para a ação o aluno terá a oportunidade de vislumbrar e entender os diversos procedimentos e protocolos que a constrói, poderá fazer questionamentos e expressar suas dúvidas, anseios e temores para ser direcionado e estimulado a criar, dentro dos parâmetros possíveis, sua própria rotina e metodologia de apresentação. Seu comportamento frente a variados casos e o desenvolvimento de um raciocínio clínico será sua primeira avaliação. Com sua evolução e estreitamento do contato com a temática pela qual será responsável no transcorrer do projeto esse aluno passará a participar ativamente sob supervisão e orientação de um tutor, sendo esta etapa uma mescla de atendimento, aprimoramento, avaliação e desenvolvimento de autoconfiança para realização das próximas apresentações apenas sob a supervisão de um responsável, preparando e levando o discente a assumir responsabilidades sobre a execução de determinados procedimentos, cada qual a seu tempo, desenvolvendo sua metodologia analítica específica para cada caso que se apresentar. Neste contexto, um profissional mais completo e generalista e com consciência social será formado.


Impacto e Transformação Social

Parte das atividades contidas nesta proposta de trabalho já são alvo de ações extensionistas dentro da IES, e o objetivo de executá-las dentro do Projeto Rondon é ampliar os desafios aos universitários bem como ampliar o público-alvo que possa se beneficiar destas ações. Assim, pretende-se que para os estudantes as experiências vivenciadas dentro da Operação RONDON DAS GERAIS apresentem novos desafios, que para os docentes a experiência possua caráter pedagógico contribuindo para a atualização, aprimoramento e novas ideias no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. E que toda esta experiência acadêmica seja “guiada” pela solução dos problemas reais apresentados pelas comunidades-alvo e/ou diagnosticados durante as atividades da Operação. Por fim, espera-se que esta proposta de trabalho contribua para o cumprimento da função social de uma Instituição de Ensino Superior e do Projeto Rondon, que a partir do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, possamos assegurar a qualidade da formação dos universitários, gerar valor para as comunidades-alvo da ação de extensão a partir de experiências que possam ser multiplicadas e/ou ampliadas pelos agentes sociais envolvidos, promover o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades socioeconômicas. Portanto, o impacto e transformação social visa atingir as duas comunidades envolvidas, acadêmica e a população de Olhos d'Água-MG


Divulgação

A divulgação do projeto está sendo realizada pelos sites do ministério da defesa, da prefeitura da cidade de Olhos d'Água e pela home page do Instituto de Ciências Agrárias do campus Unaí - UFVJM. Porém, por exigência do EDITAL Nº 1/2021-DIPRES, toda divulgação oficial dos resultados deve ser realizada no site oficial do Projeto Rondon.


Informações Complementares

Essa proposta está sendo registrada no sistema SIEXC para produção de certificação para a população e para os executores do projeto Rondon - Operação das Gerais. È importante salientar que tais propostas de oficinas já foram selecionadas/aprovadas pelo edital do ministério da defesa e serão executadas entre os dias 27/01 e 13/02/2022. Todo deslocamento até a cidade de execução das ações (Olhos d'Água-MG) será de responsabilidade do exército brasileiro, assim como as despesas relacionadas a hospedagem e alimentação serão de responsabilidade da prefeitura do município. A localização da ação e seu cronograma é até certo ponto "engessada", uma vez que são organizadas pelo ministério da defesa, podendo a IES apenas definir e decidir sobre a temática abordada e a sequência na qual as ações serão realizadas.


Público-alvo

Descrição

- professores da rede pública de ensino básico e médio, devido ao seu potencial multiplicador de ideias e formador de opinião; - alunos de escolas urbanas, nível básico e médio; - público-geral da cidade

Descrição

- produtores rurais locais, em especial aqueles que exercem a agricultura familiar; - representantes de associações de produtores rurais, devido ao potencial multiplicador do conhecimento desses representantes; - funcionários de propriedades rurais envolvidas em atividades agrícolas e de produção animal; - professores da rede pública de ensino básico e médio, devido ao seu potencial multiplicador de ideias e formador de opinião; - alunos de escolas rurais, nível básico e médio; - público-geral das comunidades rurais e quilombolas do município.

Descrição

_ discentes previamente selecionados para participação/execução das atividades extensionistas previstas nas oficinas ofertadas no Projeto Rondon - Operação Rondon das Gerais

Municípios Atendidos

Município

Olhos-d'Água - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Órgão responsável pelo planejamento e execução do Projeto Rondon: publicação do edital, viabilização do contato com o município a ser atendido, responsável pela viagem precursora para reconhecimento do local e estabelecimento das ações extensionistas a serem executadas, responsável pelo transporte até o município sede da atenção, responsável pela segurança da equipe rondonista executora da ação e pela viabilização das ações planejadas

Participação da Instituição Parceira

responsável por viabilizar o contato das IES com a população local, por apresentar as demandas a serem atendidas pelas oficinas, por viabilizar hospedagem, alimentação e transporte até os locais de execução das oficinas

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 686 h

Carga Horária 26 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

esta oficina propõe realizar treinamento teórico-prático a produtores rurais e demais pessoas interessadas, sobre o manejo da ordenha e do leite. A proposta é melhorar as condições higiênico-sanitárias do leite produzido, oferecendo segurança alimentar à sociedade e aumentando os lucros obtidos pelo produtor, através das bonificações pagas pela indústria no momento da coleta do leite na fazenda.

Carga Horária 28 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

realização de oficina expositiva/dialógica em forma de roda de conversa orientada e direcionada com demonstração teórica das principais possibilidades e biotécnicas aplicáveis à reprodução bovina e dos entraves e dificuldades frequentemente encontradas em programas reprodutivos voltados à produção animal através de conteúdo elucidativo/explicativo comentado e exemplificado pelos participantes vinculados a IES demonstrando as corretas atitudes a serem tomadas e os erros mais comuns que levam a não eficiência reprodutiva do animal.

Carga Horária 26 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

realização de oficina expositiva/dialógica em forma de roda de conversa orientada e direcionada com demonstração teórico-prática dos principais entraves e situações frequentes durante o período gestacional da fêmea bovina através de vídeos elucidativos comentados pelos participantes vinculados a IES, onde será demonstrado as corretas atitudes a serem tomadas de acordo com as situações mais frequentes apresentadas pelos animais.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

realização de atividades teórico-práticas de exposição e demonstração de princípios relacionados a manutenção e correção de problemas nos cascos dos animais.

Carga Horária 22 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Esta oficina propõe capacitar os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias (AE) em temas importantes ligados a atuação do médico veterinário no contexto da Saúde Única, promovendo um maior entendimento dos problemas populacionais na interface da saúde humana, saúde animal e ambiental. A proposta é sensibilizar os agentes sobre os problemas de saúde que possuem relação entre os animais, homem e ambiente.

Carga Horária 36 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Esta oficina propõe informar e orientar a comunidade de Olhos-d’Água, em temas ligados a identificação e combate das principais zoonoses de interesse dos munícipes. Com isso, no contexto da Saúde Única e do SUS, promoveremos palestras, debates e entrevistas nos espaços públicos. A proposta é sensibilizar a comunidade sobre os problemas de saúde que possuem relação entre os animais, homem e ambiente.

Carga Horária 28 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nesta oficina trataremos da importância da conservação de alimentos, além disso será abordado todo o processo de confecção de silagem, desde o momento do corte, picagem, compactação, vedação do silo e desabastecimento.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ação visa apresentar aos produtores a importância do manejo do solo para a obtenção de produções sustentáveis.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

propõe-se nesta oficina dialogar com o produtor rural ou público-geral interessado, sobre os principais aspectos do cultivo do feijoeiro-comum, dentre eles: 1. Grupos comerciais e escolha de cultivares de feijoeiro comum 2. Manejo do solo e plantio (primeira, segunda e terceira safra); 3. Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças; 4. Colheita.

Carga Horária 36 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A oficina de “Empreendedorismo na agricultura familiar” será realizada a partir de atividades teórico-prática de exposição e demonstração sobre os conceitos de empreendedorismo, características de empreendedores para se ter sucesso e sustentabilidade no seu negócio rural, visão de negócio para o mercado tendo planejamento, organização, controle com a finalidade de agregar valor aos produtos.

Carga Horária 34 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

esta oficina propõe realizar treinamento teórico a produtores rurais, sobre as boas práticas na fabricação de queijos e similares envolvendo os procedimentos ligados à tecnologia de produção de queijos artesanais, além dos princípios de higiene visando a produção de alimentos rentáveis, seguros e de qualidade. Pretende-se com esta oficina levar informações quanto ao processo básico que envolve a produção de queijos além de ferramentas essenciais ligadas aos cuidados gerais na higiene pessoal, na utilização de utensílios além de orientações sobre os cuidados desde a ordenha até a produção final, visando o aprimoramento na produção artesanal, a qualidade e inocuidade dos produtos e a inserção de novos integrantes ao processo a fim de gerar oportunidades e renda aos pequenos produtores e agricultores familiares de regiões menos favorecidas.

Carga Horária 36 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A oficina abordará as boas práticas de higiene na fabricação de alimentos, elencando os principais perigos e veículos de contaminação durante o processamento de alimentos, assim como ferramentas de controle utilizadas para garantir a redução de riscos e um alimento seguro para o consumo. A importância da higiene pessoal do manipulador, bem como a higiene do local, equipamentos e utensílios de produção, também serão abordadas na oficina, sendo possível promover dinâmicas em grupo sobre a forma correta de se realizar a higiene das mãos.

Carga Horária 26 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Através de exposição audiovisual, a oficina tem o intuito de divulgar os principais materiais alternativos e técnicas construtivas dinâmicas e funcionais que possam ser utilizadas na construção de pequenas instalações.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

esta oficina propõe apresentar e dialogar com professores e estudantes de ensino médio e básico acerca das formas de ingresso no ensino superior, procurando incentivar a população escolar local a prosseguir com sua formação escolar e buscar uma formação universitária. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a educação é o melhor instrumento de transformação social.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A Educação Ambiental (EA) pode ser desenvolvida de diferentes formas, tanto nas escolas quanto diretamente nas comunidades. O foco das práticas educativas em EA é a aprendizagem, o conhecimento e a mudança de comportamento para vivermos em uma sociedade melhor. Esta é uma oficina que trabalha a importância da reciclagem com foco no reaproveitamento do lixo proveniente de nossas atividades, transformando-o em algo ainda útil no nosso uso diário. A oficina objetiva conscientizar os participantes sobre a importância do reaproveitamento e reciclagem de nosso “lixo”, com foco na reutilização de óleo residual (proveniente de frituras) e o impacto que este tem ao ser descartado incorretamente.

Carga Horária 28 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A oficina terá como base a sustentabilidade relacionada aos resíduos sólidos urbanos, ou como é mais conhecido, lixo doméstico. Serão apresentados os princípios dos 3 R's da sustentabilidade, demonstrando a importância e a operacionalização da separação do lixo nas residências para efetivação da coleta seletiva. Ao final da oficina, os participantes irão aprender a construir uma mini-composteira, utilizada nas residências para destinação dos resíduos sólidos orgânicos, visando à produção de composto a ser utilizado em hortas e jardins.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão apresentadas opções simples, e de baixo custo, de sistemas de tratamento de esgoto doméstico gerado nas residências urbanas e rurais. A quantidade de esgoto gerado varia em função da quantidade de água consumida, logo, a população será instruída ao consumo consciente da água, visando à redução da geração de esgoto e à conservação dos recursos hídricos. Ao final da oficina será construído um protótipo de um sistema de tratamento, com o objetivo de capacitar os participantes para construção de um sistema em escala real, em suas residências.

Carga Horária 156 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

desenvolvimento e viabilização de todas as oficinas que serão ofertadas, ajustes das mesmas após a viagem precursora, treinamento dos discentes, organização da documentação necessária e confecção do relatório final