Detalhes da ação

10 anos do SaSA - Saúde, Sociedade e Ambiente

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000199

Tipo da Ação

Evento

Situação

CANCELADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

15/12/2021

Data Fim

17/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

silvia regina paes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

site do PPGSaSA e do evento
criação neste canal também

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

O Mestrado Saúde, Sociedade e Ambiente (PPGSaSA) fará 10 anos de vida na UFVJM. Iremos comemorar e refletir sobre o significado do programa e sua importância à região onde a nossa universidade está localizada. A programação será composta de mesa redonda com convidados e apresentação de trabalhos. O evento será realizado de forma remota.


Palavras-chave

SaSA, Saúde, Sociedade e Ambiente


Introdução

O Mestrado Saúde, Sociedade e Ambiente (PPGSaSA) fará 10 anos de vida na UFVJM. Iremos comemorar e refletir sobre o significado do programa e sua importância à região onde a nossa universidade está localizada. A programação será composta de mesa redonda com convidados e apresentação de trabalhos. O evento será realizado de forma remota e acontecerá do dia 15 a 17 de dezembro de 2021. O SaSA está ligado em três linhas de pesquisa e sob as quais o evento dos 10 anos está alicerçado e são elas: 1. Promoção da saúde, prevenção e controle de doenças Enfoque multidisciplinar na atenção primária à saúde. Sistema Único de Saúde (SUS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Ciclos da vida (criança, adolescente, mulher, idoso, homem), segurança alimentar e nutricional sustentável. Doenças cronico-degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade, DSTs e Aids. Prevenção e controle de doenças endêmicas e epidêmicas. 2. Educação, cultura e saúde Processos psico educativos, antropológicos e sociológicos nas práticas em saúde com interface socio-ambiental. Interação com comunidades tradicionais (índios, quilombolas, agricultores familiares). Promoção da política nacional de direitos humanos, direito humano à saúde e à alimentação adequada. Formação de profissionais para atuação na saúde da população e de educadores. 3. Tecnologia e vigilância em saúde Desenvolvimento de estudos e tecnologias com utilização de sistemas de informação, geoprocessamento, geografia da saúde. Desenvolvimento de indicadores e ferramentas de previsão e antecipação de agravos à saúde. Monitoramento de situações e riscos associados. Os convidados foram pensados para cada linha e as apresentações de trabalho também. Será organizado um site específico para o evento em parceria com a PROEXC e Dicom. O evento acontecerá do dia 15 a 17 de dezembro de 2021.


Justificativa

A importância deste evento está em comemorarmos um programa exitoso que tem contribuído à formação de muitos profissionais da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O SaSA, desde que nasceu, continua sendo muito procurado no processo de seleção. A comemoração dos 10 anos será um momento para reflexão das ações do programa e pensar em sonhos futuros. O curso tem contribuído e muito para os profissionais da área da saúde que, por sua vez, contribui com a população em geral. Nesta direção o evento será aberto às comunidades em geral e aos egressos do curso. Toda comunidade da região do entorno da UFVJM está sendo convidado para compartilhar este momento.


Objetivos

Objetivo geral: Comemorar os 10 anos do Programa de Mestrado Saúde, Sociedade e Ambiente. Objetivos específicos: fazer reflexão sobre o curso e suas contribuições às comunidades do entorno da UFVJM; refletir sobre as ações empreendidas no curso e para os profissionais que nele se formam, verificando sua importância à região;


Metas

Divulgação nas redes sociais e instituições, nos grupos de whatapp; Envolver, aproximadamente, 500 pessoas no evento; Construção de um site especifico para o evento; Criação de uma página no instagram; Envolver 2 estudantes de cada linha de pesquisa na organização do evento; Chamar todos os egressos para participação do evento em apresentação de trabalhos e envio de vídeo com depoimento de sua aprticipação no programa e o impacto do mesmo em sua profissão e comunidade.


Metodologia

Serão realizadas palestras e apresentação de trabalhos de forma remota. A mesa redonda será composta de mediadores e convidados. Cada convidado terá 40 minutos de explanação e depois abriremos às perguntas ao público em geral. Criação de um site a partir da plataforma even3. Feitura de cartaz e convites para cada dia do evento e divulgar nas redes sociais e institucionais. Composição de uma comissão de organização do evento. Esta será composta por docentes e discentes. Professores e discentes serão avaliadores dos resumos encaminhados para a presentação.


Referências Bibliográficas

Programa Saúde, Sociedade & Ambiente : http://site.ufvjm.edu.br/ppgsasa2/


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento será aberto para o público em geral, justamente, para proporcionar uma maior interação e diálogo com a sociedade. Um dos seus objetivos é formar e capacitar profissionais qualificados para transferência de conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local. O diálogo se dará a partir dos profissionais que estão no mestrado e que já cursaram este programa para dimensionarmos se há esta interação entre curso e comunidade externa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O PPGSaSA é um programa interdisciplinar. Tem como objetivo geral a qualificação de profissionais na pós-graduação Stricto senso na modalidade mestrado profissional em Saúde, Sociedade & Ambiente, com área de concentração interdisciplinar. O programa de mestrado profissional em Saúde, Sociedade & Ambiente (SaSA) tem como meta a capacitação de pesquisadores, gestores e pessoal nos serviços, de forma interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, voltada para a busca de soluções aplicadas e a sua interface entre a saúde, a sociedade e o ambiente. Neste evento foram convidados palestrantes de diferentes áreas do conhecimento. Inclusive um indígena para um diálogo intercultural.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Um evento congrega as ações dos docentes e discentes do programa e suas atividades ligadas aos projetos de pesquisa e extensão. A produção de conhecimento a partir de investigação de situações relacionadas à prática do ensino na saúde na sua interface com as evidências científicas da área e dos serviços de saúde, de educação e outros.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Haverá o envolvimento dos estudantes de graduação em geral, em especial, os ligados às áreas da saúde. Todos os discentes de graduação e pós graduação serão convidados à participar e fazer perguntas ou comentários aos palestrantes. Alguns mestrandos serão chamados para compor a Comissão de Organização, serão chamados para apresentarem trabalhos e avaliarem resumos.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o evento venha contribuir à reflexão da importância da pós graduação da UFVJM e do PPGSaSA para a região; gerar mais visibilidade à UFVJM e ao programa. Um momento de refletir sobre a formação dos profissionais e suas ações nas comunidades. Analisamos muito a sociedade do entrono a partir das pesquisas e interesses de pesquisa dos mestrandos do curso. Geralmente são profissionais que trazem demandas da sociedade e ao final do curso, além da dissertação, eles produzem ferramentas que impactam diretamente na população, tais como: cartilha, aplicativo, site, boletim informativo.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio de cartaz e compartilhado nas redes sociais e outras mídias para o público em geral. Faremos ampla divulgação. A criação de site para que todos os interessados se inscrevam.


Programação do Evento

Local

Forma Remota

Data

15/12/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Mesa de debate com convidados e mediador.

Local

Forma Remota

Data

15/12/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Apresentação de trabalho

Local

Forma Remota

Data

16/12/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Mesa de debate

Local

Forma Remota

Data

16/12/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Apresentação de trabalhos

Local

Forma Remota

Data

17/12/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Mesa de debate

Local

Forma Remota

Data

17/12/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Apresentação de trabalho

Público-alvo

Descrição

iremos divulgar principalmente para estudantes e docentes da graduação e pós-graduação da área da saúde. Mas ficará aberto ao público em geral.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Mesa de debate acontecerá das 14 às 16h e as apresentações de trabalhos das 18h às 21h.