Visitante
Artes do Campus e a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina
Sobre a Ação
202103000200
032021 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
03/01/2022
30/12/2022
Dados do Coordenador
cristiane tolentino machado
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Cultura
Educação
Música
Estadual
Sim
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Canal do YouTube da Proexc ProexcUFVJM Facebook da Prefeitura Municipal de Diamantina , Diamantina Viva
Membros
O “Artes do Campus e a Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina” constitui uma ação de extensão na modalidade de projeto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tendo como parceira a Prefeitura Municipal de Diamantina. A ação visa desenvolver a arte e cultura nas regiões de abrangência da universidade.
orquestra, formação de público, extensão universitária
A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que viabiliza a relação entre universidade e sociedade. A universidade enquanto um espaço de criação e recriação de conhecimento deve promover a transformação social ao extrapolar os muros acadêmicos. Seu escopo é o de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Extensão Universitária denota também prática acadêmica, a ser desenvolvida para a promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural e social (FORPROEX, 2012). Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para o fortalecimento de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável. A proposição do presente projeto alinha-se à Política Cultural da UFVJM: "A Política Cultural da UFVJM deverá balizar-se, entre outras coisas, pela ação sistemática, institucionalizada e de continuidade, contribuindo para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos locais e regionais e viabilizando, por meio de projetos e de parceiros institucionais públicos e privados, o desenvolvimento econômico-social local e regional. Esta Política reconhece que há uma necessidade premente de constituir, valorizar e apoiar espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como de promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM (RESOLUÇÃO Nº. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012).
A Diretoria de Cultura (DIC) está vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A DIC tem como um dos objetivos o “incentivo à produção cultural através da prática de seminários, workshops, exposições, espetáculos, teatros, shows musicais, exibições de filmes e documentários”. As ações artísticas e culturais em muito contribuem para o desenvolvimento cultural no âmbito da UFVJM e possibilitam uma maior participação das comunidades acadêmicas e externa, elevando a universidade no cenário artístico e cultural. Nese sentido, o projeto visa fomentar as ações culturais e artísticas nos campi da UFVJM contribuindo para a valorização e incentivo para o desenvolvimento e aprimoramento dos grupos artísticos na universidade. Em conformidade com a política cultural da UFVJM, o presente projeto pretende contribuir para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos locais e regionais, possibilitando a formação de parcerias institucionais para o desenvolvimento econômico-social local e regional. Além disso, há necessidade de se realizar eventos culturais no âmbito da universidade no sentido de apresentar, divulgar e valorizar os trabalhos dos artistas da comunidade acadêmica e externa, além de promover a formação de público
Geral Desenvolver a arte e cultura nas regiões de abrangência da universidade Específicos Promover apresentações, oficinas, palestras, minicursos, entrevistas, entre outras, na temática da música, oferecidas pela equipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina - OSJD; Contribuir com a formação cultural do público para a música sinfônica através da apreciação e formação musical; Incentivar e melhorar a experiência da apreciação musical por parte do público; Promover a ampliação da vivência musical do público; Divulgar a música sinfônica para o acesso à comunidade; Fortalecer parcerias interinstitucionais.
Aumento do número de ações para a comunidade na área da música , em especial, para a música sinfônica ou de concerto; Contribuição para a formação de público para melhor vivência e ampliação de conhecimentos na área musical; Fortalecimento e promoção da UFVJM no campo artístico e cultural; Fomento para a divulgação da arte e cultura no âmbito da UFVJM; Melhoria da integração dos grupos artísticos e culturais da UFVJM com os grupos das comunidades atendidas pela universidade; Estímulo para a proteção e promoção da diversidade cultural, especialmente das regiões de abrangência da UFVJM; Ampliação e fortalecimento de parcerias e intercâmbios com as instituições parceiras com a Secretaria de Cultura do município de Diamantina; Promoção e ampliação da formação de público para apreciação de eventos culturais.
O “Artes do Campus e Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina” contará com a participação da equipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina - OSJD na composição da agenda do programa "Pauta Cultural" a ser veiculado no canal do Youtube da PROEXC da UFVJM. O canal do Youtube da PROEXC é organizado pela DIC. Neste contexto de pandemia, as ações culturais na UFVJM estão ocorrendo no formato virtual, sendo o diálogo com as comunidades acadêmica e externa viabilizado por meio das redes sociais, especialmente pelo canal do Youtube da PROEXC. A programação ocorrerá no formato de entrevistas podendo também ocorrer sessões com vídeos e apresentações da orquestra ou de parte dos seus integrantes. Poderão também ser oferecidas oficinas ou minicursos ao público. Em um formato descontraído e linguagem acessível, serão abordadas curiosidades sobre músicas, instrumentos e demais elementos do universo sinfônico. O público poderá interagir no chat do Youtube para dúvidas e comentários. As várias temáticas serão definidas em comum acordo entre a equipe da Orquestra e a DIC, a fim de proporcionar a formação de público sobre vários aspectos ligados à área da música, como, a apreciação musical, instrumentos de orquestra e demais organizações, história da orquestra, compositores, estilos musicais, etc. Ao longo de 12 meses, a programação do “Pauta Cultural” contará com 10 sessões com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina. Cada sessão terá duração entre 30 a 40 minutos. As sessões poderão ocorrer no formato de entrevistas entre a equipe da OSJD ou convidados e a equipe da DIC. As demais sessões poderão ser em outros formatos como oficinas, minicursos, apresentações, dentre outros, sendo também transmitidas ao vivo ou as gravações inseridas no canal do Youtube da PROEXC. A transmissão das sessões ao vivo no canal do Youtube da PROEXC será realizada pela equipe da DIC. Os conteúdos a serem divulgados no canal do Youtube da PROEXC serão produzidos pela equipe da OSJD, sendo de total responsabilidade a aquisição de direitos autorais e direitos da utilização de imagens. A realização de gravações para captura de imagens, edições de vídeos e demais demanadas, estarão a cargo da equipe da OSJD, bem como os materiais e equipamentos a serem utilizados para as atividades, como, entrevistas, oficinas, minicursos e apresentações. A equipe da OSJD deverá enviar o material para a divulgação à DIC com pelo menos uma semana de antecedência para a devida divulgação da ação. Sendo necesária a realização de inscrições para a participação do público, a divulgação deverá ocorrer com pelo menos 15 dias antes da realização da sessão. As sessões deverão ocorrer sempre no mesmo dia da semana e horário a fim de se criar a rotina e melhor organização para a participação do público. A parceria da Prefeitura Municipal de Diamantina está firmada em documento anexo.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. FORPROEX, Manaus, AM, maio, 2012. UFVJM. RESOLUÇÃO Nº. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012. UFVJM, 2012.
As ações visam a integração e permitirão a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, na temática da música sinfônica e aspectos do funcionamento de uma orquestra.
As formas de expressão culturais e artísticas irão permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas, como teatro, dança, entre outras.
Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes, se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para a consolidação de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável.
O projeto propiciará a participação dos estudantes em vários campos na produção dos conteúdos para a divulgação da ação, acompanhamento da execução e finalização. Torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica.
É indispensável fomentar ações artísticas em todas as áreas de expressão, especialmente, neste projeto, a área da música orquestral. Nesse sentido, a universidade não só apresenta os objetivos comprometidos com a formação profissional e científica, de centro de excelência de investigação dos principais campos do saber, mas também demarca a sua valorização e contribuição para a cultura e a arte. O desempenho de uma política cultural consistente deve delimitar a sua atuação com o propósito de levar a cultura e a arte aos cidadãos, responder às demandas sociais e fortalecer o amparo às atividades intelectuais e artísticas inerentes ao escopo acadêmico.
A divulgação ocorrerá nas redes sociais da Proexc e na Prefeitura Municipal de Diamantina. As oficinas e palestras serão realizadas pelo canal do Youtube da Proexc e pelo Google meet
Resumos , artigos em congressos Cartilha e material oriundo das oficinas
Público-alvo
Servidores, discentes, colaboradores da UFVJM
Pessoas com demandas de atualização, formação e aperfeiçoamento na área de música. Público em geral, professores e estudantes de música.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Teófilo Otoni - MG
Janaúba - MG
Unaí - MG
Parcerias
Participação da equipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina na composição da agenda do programa "Pauta Cultural" a ser veiculado no canal do Youtube da PROEXC da UFVJM. Durante o período de 12 meses, a programação do “Pauta Cultural” contará com 10 sessões com a participação da Orquestra Jovem de Diamantina. Cada sessão terá duração entre 30 a 40 minutos. Informações adicionais se encontram descritas no referido projeto e no plano de trabalho vinculado a este projeto de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 480 h
- Manhã;
- Tarde;
Planejamento e estabelecimento dos formatos das sessões, temáticas e participantes, entre DIC e OSJD
- Manhã;
- Tarde;
Sessão 01: entrevista / bate-papo MAESTRO Sua biografia, as funções de um maestro na orquestra, a preparação e criação dos arranjos, escolha de repertórios, a apresentação de uma orquestra. Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 02: entrevista / bate-papo NAIPE DE CORDAS A Família das Cordas em seu contexto geral
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 03: oficina / apresentação NAIPE DE CORDAS As funções dentro de uma orquestra: o spalla, o chefe de naipe e o tutti.
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 04: entrevista / bate-papo NAIPE DE MADEIRAS Composição, funções e discriminação dos instrumentos pertencentes ao naipe de madeiras em uma orquestra
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 05: oficina / apresentação NAIPE DE MADEIRAS O naipe de madeiras da OSJD: sua composição e adaptações instrumentais. Oboé e Fagote em uma orquestra. Luthieria de instrumentos do naipe de madeiras.
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 06: entrevista / bate-papo NAIPE DE PERCUSSÃO PROPOSTA DE WORKSHOP ONLINE DE PERCUSSÃO: A proposta consiste em realizar um Workshop de Percussão no formato On-line para mostrar um pouco sobre o universo percussivo, com ênfase em alguns instrumentos de percussão mais utilizados como o Pandeiro, Surdo, Tamborim entre outros, podendo trabalhar algumas dinâmicas rítmicas que auxiliam na coordenação motora, que é essencial dentro da percussão. Publico alvo será todos aqueles que se interessarem pelo tópico, com idade acima de 14 anos.
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 07: oficina / apresentação NAIPE DE PERCUSSÃO PROPOSTA DE WORKSHOP ONLINE SOBRE A PERCUSSÃO EM UMA ORQUESTRA: A proposta consiste em realizar um Workshop On-line demostrando o comportamento da percussão e do percussionista dentro de uma Orquestra, mostrando os instrumentos de percussão utilizados em uma orquestra e a preparação exigida para um percussionista atuar em uma orquestra.
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 08: entrevista / bate-papo NAIPE DE METAIS Entrevistas com os músicos 1- Apresentação do músico, idade, A quanto tempo toca? 2- Qual instrumento ou quais tocam? o que o motivou a seguir a linha instrumentista etc... 3- Qual sua formação musical? Qual foi seu berço musical? Tem mais algum parente músico? 4- Qual estilo musical você mais curte tocar? Além da orquestra faz parte de mais algum grupo musical ? 5- Você tem outra atividade além da atividade músico? 6- Como é para você trabalhar em grupo? Como é sua convivência com os demais integrantes? 7- Como é feito seu preparo para uma apresentação? Ex: Afinação individual, em grupo, aquecimento e concentração? 8- Como é dividido seus estudos musicais? 9- Qual a finalidade (função) do seu instrumento? 10-Como se sente como músico de uma orquestra?
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Sessão 09: oficina / apresentação NAIPE DE METAIS Conhecendo os instrumentos da família metais de uma orquestra. 1- Como é formado o grupo dos metais de uma orquestra? 2- De que matéria-prima é constituída esses instrumentos? 3- Quais instrumentos mais utilizados para este grupo? 4- Qual a finalidade de cada um? 5- Podemos exemplificar o grupo com uma ou duas peças, mostrando a sonorização dos mesmos. 6- Podemos exemplificar a sonorização do grupo já inserido na orquestra.
Concerto Musical Didático da OSJD
01/11/2022
30/11/2022
- Manhã;
- Tarde;
Ações de preparação, divulgação e execução da atividade nas redes sociais da Proexc Concerto Musical Didático da OSJD
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração de relatório pela DIC e OSJD