Detalhes da ação

PET-CONEXÃO DOS SABERES 2024

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000059

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

05/02/2024

Data Fim

17/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula nogueira nunes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Direitos Humanos e Justiça

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@petconexaodossaberes_ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5000 h
Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa desenvolvido por um grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. O PET Conexão dos Saberes das UFVJM objetiva estimular o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e quilombolas da região do Serro, Minas Gerais.


Palavras-chave

PET, desenvolvimento sustentável, comunidades quilombolas


Introdução

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente responsável, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial (MEC 2022). PET-CONEXÃO DOS SABERES foi criado em 2010 e trata-se de uma ação conjunta entre a Universidade e outros setores da sociedade, em parceria com a gestão pública e Organizações Não Governamentais (ONGs, esse programa objetiva estimular o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e quilombolas através da integração com a UFVJM. PET-CONEXÃO DOS SABERES ES é composto por discentes de vários cursos, tais como Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Humanidades, Turismo, Sistema de Informação e Ciências Biológicas. Esses alunos da UFVJM são oriundos das comunidades rurais e quilombolas do Serro, Minas Gerais, Esta atuação vai desde a identificação de editais de fomento, elaboração de projetos, captação de recursos, implantação, capacitação das populações locais para o autogerenciamento, apoio no desenvolvimento e avaliação formativa contínua das propostas de ação


Justificativa

O PET Conexão dos Saberes é um programa para além do envolvimento dos moradores das comunidades, busca realizar de modo conjunto e articulado, por meio dos projetos acolhidos, estudos e ações que contribuam para o desenvolvimento de práticas antirracistas no âmbito da UFVJM e das instituições parceiras. Como todos os alunos envolvidos são bolsistas do FNDE/MEC, é também uma estratégia de permanência na UFVJM.


Objetivos

Desenvolver ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, valorizando assim o protagonismo dos estudantes universitários beneficiários das ações afirmativas no âmbito das Universidades públicas brasileiras, contribuindo para a inclusão social de jovens oriundos das comunidades do campo, quilombola, indígena e em situação de vulnerabilidade social (MEC, 2022).


Metas

Realizar troca de conhecimento adquirido na universidade nas diversas áreas, através das ações desenvolvidas com os moradores das comunidades rurais e quilombolas da região do Serro/ MG.


Metodologia

A metodologia de ação do PET-CONEXÃO DOS SABERES é baseada nos princípios de solidariedade, cidadania, proteção do meio ambiente e geração de renda. As atividades desse programa são direcionadas para as comunidades rurais e quilombolas do Serro, Minas Gerais. São elas: Capivari, Serra da bicha, Ausente, Baú, São Gonçalo do Rio das Pedras, Queimadas e etc. Atualmente, as atividades realizadas dentro do programa são: 1) Rodas de reflexão que é uma parceria entre o Pet Conexão dos Saberes/UFVJM e Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC); 2) encontros semanais/ reuniões para organização das atividades do grupo em geral; Grupo de Discursão dos Pets da UFVJM; 3) Circuitos de profissões; 4) Projeto memórias: Culturas e saberes das comunidades rurais e quilombolas de Serro Minas Gerais; 5) Feira das comunidades rurais e quilombolas de Serro/MG; 6) Café com o Pet: Um bate-papo sobre diversidade, racismo, população Negra e branquitude; 7) Participação em eventos científicos; 8) Saúde da população quilombola. Para cada atividade são realizadas reuniões onde é acordado entre os membros quais e quantos (geralmente são dois ou três) petianos serão responsáveis pela coordenação e o restante responsáveis por auxiliar naquela determinada atividade. Ainda são acordados o que, como, onde e quando será realizada, o público alvo, e quais serão os possíveis convidados. No momento d atividade, elas são fotografadas e gravadas, seja com celular ou câmera (caso for presencialmente), quando de forma online são feitas as capturas de tela ( print) ou gravadas. Por fim todo material é anexado no na pasta do Pet no Google Classroom ou compartilhado no Instagram do Pet Conexão dos Saberes.


Referências Bibliográficas

1-BRASIL. Portaria nº976, de 27 de julho de 2010. Ministério da Educação. Brasília 2010. 2- BRASIL. Portaria nº01, de 17 de maio de 2006. Ministério da Educação. Brasília 2006 3- CARVALHO, C. R. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Revista Extensão em Foco, nº 15, p. 28 – 45, 2018 Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 - Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013 - Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010 - Atualizada pela Portaria n° 343/2013 – dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial - PET http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/programa-de-educacao-tutorial http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17446-programa-pet-conexoes-de-saberes-novo


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Este programaextenso busca a interação entre a universidade e a sociedade através do diálogo. Não se tratando apenas de levar todo o conhecimento adquirido na universidade para as comunidades rurais e quilombolas de Serro, mas sim de produzir essa interação entre ambas as partes um conhecimento novo. Esse diálogo entre ambas as partes permite não só uma maior aproximação, permite o fortalecimento do vínculo universidade-comunidade e ainda, proporciona a troca de saberes e experiências, além de permitir a apreensão da realidade vivida, estimulando reflexões e ações visando a melhora e a transformação social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo, e não como partes ou fragmentações. E a interprofissionalidade pode ser entendida como uma relação interdependente dentro de um ambiente de trabalho, a qual exige colaboração entre os agentes que compõem esse serviço, em busca de um objetivo em comum.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O conhecimento da realidade social proporcionado pela participação nos projetos sociais permite aos estudantes envolvidos no Programa de Educação Tutorial, uma atuação de forma indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, no ponto de vista de uma formação sistêmica complementar, visando sempre a produção e geração do conhecimento para a transformação da realidade, a partir da operacionalização da relação entre a teoria e a prática.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Entre os impactos sociais decorrentes desses projetos destacam-se a mudança de percepção dos participantes envolvidos no Programa, que resulta em mudanças no comportamento individual, além do incentivo para a formação de lideranças, estimulando o espírito de luta por melhorias e por políticas públicas para solução de questões prioritárias que promovam transformações que sejam benéficas para a sociedade.


Impacto e Transformação Social

O programa em si, como já foi citado, permite através dos diálogos a construção dos projetos com base na realidade social, posteriormente os resultados desses projetos são apresentados em congressos.


Divulgação

A divulgação é realizada pelas redes sociais da equipe e pelo instagram do PET. Ressaltamos que a cada atividade realizada enviamos para a Diretoria de Comunicação da UFVJM.


Público-alvo

Descrição

As atividades de extensão realizadas pelo PET Conexão dos Saberes abarca, em momentos diferentes, alunos do ensino médio, crianças, adultos e idosos.

Municípios Atendidos

Município

Serro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 2400 h

Carga Horária 1000 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Leitura e análise de diversos textos de autores e autoras negras com foco na negritute.

Carga Horária 800 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização das V e VI Feira das comunidades quilombolas. Elas serão realizadas, como aconteceu na SINTEGRA 2 vezes por ano. No primeiro e segundo semestre. Entretanto, n tinha essa opção.

Carga Horária 500 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de 2 circuito de Profissões por ano. O circuito consiste em uma apresentação da universidade para os alunos e alunas das escolas de abrangência da região do Serro.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ida ao congresso e submissão de resumos para a apresentação.