Detalhes da ação

HISTOPATOLOGIA INTERATIVA: DO MICROSCÓPIO PARA A REDE

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000210

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/01/2022

Data Fim

31/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria leticia costa reis

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Será criado um canal no Youtube

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 52 h
Resumo

Trata-se de um projeto cujo objetivo é criar e manter um canal no Youtube no qual serão disponibilizados vídeos de curta duração nos quais serão disponibilizadas imagens de lâminas histopatológicas de diversos tecidos e órgãos contendo descrições/explicações baseadas em aspectos histológicos e patológicos, com linguagem simples e acessível, visando levar o conhecimento científico teórico/prático aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.


Palavras-chave

Histologia, Patologia, Audiovisual, Tecnologias de informação e comunicação


Introdução

O estudo morfológico dos tecidos humanos abrange dois componentes básicos: as células, com ênfase em suas formas, funções e sua organização em diferentes tecidos, e a matriz extracelular, com ênfase em suas propriedades de resistência e de elasticidade conferidas aos tecidos e aos órgãos. A ciência que estuda esses aspectos é denominada histologia. (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2008). Esses tecidos humanos podem sofrer agressões de naturezas física, química e biológica que podem levar à alterações em seus componentes básicos, modificando forma, funções e organização dos tecidos, e da matriz extracelular. A ciência que estuda essas alterações teciduais é a patologia (BRASILEIRO FILHO, 2013; KUMAR, 2008). Com o advento da pandemia da Covid-19 as ferramentas tecnológicas da informação e comunicação (TICs), que já eram bastante utilizadas pelo meio acadêmico, se tornaram imprescindíveis para a continuidade das atividades educacionais (WERHMULLER, SILVEIRA 2012). Dentre essas ferramentas, as plataformas de vídeos, que podem ser acessadas em computadores, tablets e celulares, possibilitando várias formas de interação e permitindo o conhecimento e aprendizado (MACHADO, 2019). Uma das plataformas mais utilizadas na atualidade é o Youtube, que é um canal gratuito, de fácil acesso e utilização, permitindo visualizações de vídeos e interação entre os usuários. Sob esse olhar, o uso de TICs é importante para fundamentar a presente proposta “Histopatologia interativa: do microscópio para a rede”, que será destinada à disseminação do conhecimento científico sobre os tecidos e órgãos humanos através desse modelo educacional de aprendizagem que, segundo Lima (2003), efetua-se sem os limites do espaço e tempo, aprendizagem à distância, promovendo a educação nos locais e horários mais convenientes, tanto para o aprendiz quanto para a comunidade em geral.


Justificativa

É importante considerar que o ensino dos tecidos humanos consiste classicamente em aulas teóricas, muitas vezes de maneira superficial, no ensino médio e fundamental, pois a maioria das escolas, especialmente as públicas, não dispõe de laboratório com microscópios e coleção de lâminas permanentes que ilustrem os tecidos fundamentais (BUTTOW E CANCINO, 2007). Considerando que através das TICs é possível disponibilizar na internet (rede) material que auxilia no ensino teórico/prático dos estudantes, o presente projeto visa descrever os tecidos humanos e seus componentes utilizando imagens capturadas em microscópios e descritas de maneira acessível para que os estudantes possam ter acesso ao conhecimento científico teórico/prático dos aspectos teciduais humanos, normais e alterados, ou seja, histológicos e histopatológicos. Portanto, o objetivo do projeto é criar e manter um canal no Youtube no qual serão disponibilizados vídeos de curta duração nos quais serão disponibilizadas imagens de lâminas histopatológicas de diversos tecidos e órgãos contendo descrições/explicações baseadas em aspectos histológicos e patológicos, com linguagem simples e acessível, visando levar o conhecimento científico teórico/prático aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, o que poderá inclusive despertar o interesse destes pelo ensino superior na área da saúde.


Objetivos

Criar e manter um canal no Youtube no qual serão disponibilizados vídeos de curta duração nos quais serão disponibilizadas imagens de lâminas histopatológicas de diversos tecidos e órgãos contendo descrições/explicações baseadas em aspectos histológicos e patológicos, com linguagem simples e acessível, visando levar o conhecimento científico teórico/prático aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, o que poderá inclusive despertar o interesse destes pelo ensino superior na área da saúde impactando e transformando a realidade dos estudantes. Objetivos específicos: - Selecionar os temas (tecidos e órgãos) de maior relevância no ensino fundamental e médio e as respectivas lâminas que serão trabalhadas; - Capturar as imagens histopatológicas; - Criar descrições/explicações, com linguagem simples e acessível, dos principais achados de cada imagem histopatológica. - Elaborar formas interativas de evidenciar os principais achados de cada imagem histopatológica para facilitar a visualização destes. - Elaborar vídeos descritivos/explicativos de curta duração sobre os aspectos histopatológicos dos diversos tecidos e órgãos. - Criar um canal no Youtube onde serão publicados os vídeos e onde ocorre interação direta com o público alvo; - Realizar divulgação do canal nas escolas públicas e privadas do município de Diamantina.


Metas

Previsão de impacto direto: Esse projeto impactará diretamente no conhecimento científico dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, público alvo do projeto. Previsão de impacto indireto: O projeto poderá impactar indiretamente despertando o interesse dos estudantes pelo ensino superior na área da saúde. Indicadores numéricos: O projeto baseia-se em tecnologias da informação, como Youtube, sendo assim, o alcance do conhecimento proporcionado pelo canal é imensurável, uma vez que não apenas estudantes de Diamantina terão acesso, mas de todo o país. Dessa forma, qualquer estudante que queira ter acesso a essas informações poderá se favorecer desse conhecimento em histopatologia.


Metodologia

Etapa 1: Nessa etapa a equipe se reunirá para selecionar as lâminas que serão descritas, segundo os temas predefinidos, e fazer as análises histopatológicas de cada lâmina da coleção da FAMED. Para cada tema serão escolhidas lâminas para abordagens histológica e patológica. Essa análise será realizada em um microscópio de luz. Com as lâminas selecionadas, será realizada a captura de imagens Etapa 2: Nessa etapa a equipe irá criar uma descrição histopatológica das lâminas selecionadas. Essa descrição terá o nome do órgão, tipo da coloração, características histológicas, processo patológico e características patológicas. Exemplo: Órgão: Coração Tipo de Coloração: Hematoxilina & Eosina Características Histológicas: Pode-se observar no vídeo o miocárdio, endocárdio e o pericárdio, é possível ver no aumento de 40x as fibras de Purkinje e os discos intercalares. Processo Patológico: Miocardite Chagásica Características histopatológicas: Pode-se observar na imagem (40X) várias células inflamatórias com predominância de linfócitos e macrófagos. Etapa 3: Nessa etapa a equipe do projeto se reunirá para criar uma conta no google, com um e-mail exclusivo para o projeto para criar um canal no Youtube, o qual servirá de plataforma para a publicação dos vídeos e diálogo/interação entre universidade e sociedade. Etapa 4: Nessa etapa os membros da equipe irão criar e produzir os vídeos interativos utilizando ferramentas como gravação da voz e da tela do computador/notebook utilizando as imagens capturadas das lâminas selecionadas. A linguagem utilizada será simples e acessível à estudantes dos ensinos fundamental e médio. Etapa 5: Através da ferramenta do Youtube, comentários, o público-alvo poderá interagir com a equipe do projeto através de questionamentos, sugestões e críticas. O acompanhamento e os indicadores de avaliação que serão utilizados serão através do número de visualizações dos vídeos, número de “likes” e “não likes” e através do número e participação dos inscritos no canal.


Referências Bibliográficas

Brasileiro, Filho G. Bogliolo patologia geral. 5ª ed.Guanabara Koogan, 2013. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J . Histologia básica. 11º.ed.Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008. Werhmuller CM, Silveira IF. Redes Sociais como ferramentas de apoio à Educação. Anais do Seminário Hispano Brasileiro. São Paulo, 2012; 3: p. 594-605. BUTTOW, N. C.; CANCINO, M. E. Técnica histológica para a visualização do tecido conjuntivo voltado para os Ensinos Fundamental e médio. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 11,n. 2, p. 36-40, 2007. Lima JR, Capitão Z. E-Learning e e-Conteúdos. Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização e estruturação de e-cursos. Centro Atlântico, 2003.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto permitirá a interação dialógica com a comunidade externa através da ferramenta "Comentários" no canal do Youtube. Os estudantes participantes do projeto deverão interagir com a sociedade respondendo as dúvidas que podem surgir através dos comentários, levar para a equipe do projeto sugestões e críticas oriundas da comunidade externa através dos comentários.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Esse projeto promove a interação entre as áreas da histologia e patologia, dessa forma abrange docentes tanto da área da morfologia quanto da patologia geral, além disso, irá abranger profissionais de todas as áreas da saúde.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto promoverá a indissociabilização do ensino, pesquisa e extensão uma vez que: Cria e disponibiliza material voltado ao conhecimento científico dos estudantes público alvo, que são os dos ensinos fundamental e médio, o que poderá inclusive despertar o interesse destes pelo ensino superior na área da saúde, impactando e transformando a sociedade. Promoverá a interação entre a comunidade universitária e a sociedade através da interação via canal do Youtube. Promoverá o desenvolvimento de várias habilidades nos estudantes da Famed participantes do projeto.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A execução desse projeto contribuirá para aprofundar o conhecimento dos alunos de medicina em patologia, uma vez que estes terão que aprimorar seus conhecimentos práticos em histopatologia para o desenvolvimento do projeto. Além disso, a inserção dos alunos de medicina pode despertá-los para a especialidade médica em anatomopatologia que hoje é uma área carente de profissionais, inclusive no município de Diamantina que não conta com médicos dessa especialidade. Todas as atividades executadas pelos alunos serão avaliadas, por meio de observação direta dos docentes que acompanharão as atividades e fornecerão os feedbacks.


Impacto e Transformação Social

O projeto promoverá o aprimoramento do conhecimento científico teórico/prático sobre temas relacionados ao estudo dos tecidos e órgãos, visto que muitas escolas privadas, e, especialmente as públicas, não possuem material adequado para possibilitar o ensino da parte prática. Observada essa carência o projeto visa criar e disponibilizar vídeos no canal do Youtube sobre o tema, além da interação entre os estudantes da Famed e estudantes dos ensinos fundamental e médio e toda a sociedade, através do canal para sanar dúvidas e receber criticas e sugestões dos usuários do canal. Espera-se que o projeto desperte nos estudantes dos ensinos fundamental e médio o interesse pelo ensino superior, especialmente na área da saúde, o que transformará o futuro profissional do estudante, diminuindo a desigualdade e exclusão e promovendo o desenvolvimento da região do Vale do Jequitinhonha.


Divulgação

Os vídeos serão divulgados através de um canal no Youtube que será criado. O canal criado será divulgado nas principais escolas do município de Diamantina através das redes sociais dessas escolas e através de e-mails às direções solicitando a divulgação do canal em suas escolas.


Público-alvo

Descrição

Estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do município de Diamantina.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 156 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os temas que serão abordados serão definidos dentre os principais tipos de tecidos e órgãos.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Para cada tema serão escolhidas lâminas para abordagens histológica e patológica.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Essa análise será realizada em um microscópio de luz. Com as lâminas selecionadas, será realizada a captura de imagens por meio de câmera acoplada ao microscópio.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe irá realizar a descrição histopatológica das imagens capturadas. Essa descrição terá o nome do órgão, tipo da coloração, características histológicas, processo patológico e características patológicas. Exemplo: Órgão: Coração Tipo de Coloração: Hematoxilina & Eosina Características Histológicas: Pode-se observar no vídeo o miocárdio, endocárdio e o pericárdio, é possível ver no aumento de 40x as fibras de Purkinje e os discos intercalares. Processo Patológico: Miocardite Chagásica Características histopatológicas: Pode-se observar na imagem (40X) várias células inflamatórias com predominância de linfócitos e macrófagos.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A equipe do projeto se reunirá para criar uma conta no Google, com um e-mail exclusivo para o projeto para criar um canal no Youtube, o qual servirá de plataforma para a publicação dos vídeos visando facilitar o processo ensino-aprendizagem em histopatologia e disponibilizando material acessível à toda a população interessada.

Carga Horária 64 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nessa etapa os membros da equipe produzirão os vídeos por gravação da voz e da tela do computador/notebook com as imagens capturadas das lâminas selecionadas a partir da utilização de um microscópio de luz para visualização das lâminas, câmera acoplada ao microscópio para captura das imagens e o Microsoft Powerpoint para gravação.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os vídeos serão divulgados através do canal no Youtube, quinzenalmente. O canal do Youtube do projeto será divulgado nas redes sociais das escolas públicas e privadas do município de Diamantina e ainda através de e-mails direcionados às escolas. O projeto será divulgado através de resumo em eventos científicos.