Detalhes da ação

Melhor Idade

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000211

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

01/01/2022

Data Fim

31/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

renata patrícia fonseca gonçalves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Terceira Idade

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 576 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 576 h
Resumo

O Projeto Melhor Idade visa oferecer capacitação com o objetivo de desenvolver habilidades para inclusão digital; oferecer oficinas com abordagem em psicologia/terapia ocupacional (para melhoria da saúde mental, valorização da auto estima, fortalecimento cognitivo e habilidades manuais) e saúde, voltadas para os idosos em instituição de longa permanência e demais idosos do município de Diamantina/MG.


Palavras-chave

Saúde do Idoso; Prevenção, inclusão digital, Saúde


Introdução

Tendo como objetivo treinar idosos institucionalizados e demais idosos de Diamantina no que diz respeito à habilidades em inclusão digital, assim como, fortalecer a melhoria da saúde física e mental, enfocando a auto estima, cognitivo e capacidade manual afim de contribuir com a interação social e qualidade de vida. Para todas as metas considera-se a pessoa idosa aquela acima com 60 anos ou mais, de acordo com a nomenclatura do Ministério da Saúde. As ações estão descritas de acordo com as temáticas abaixo: Temáticas: 01 - OFERECER TREINAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA O IDOSO: Realização de treinamento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para 100 idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Diamantina e mais 100 idosos do município, em grupos, duas vezes na semana com carga horária de 08 horas semanais e a participação de docentes da UFVJM, residentes da Residencia Multiprofissional em Saúde e discentes da UFVJM. Subprojeto: “PROJETO SÊNIOR DIGITAL: informação, acesso à tecnologia e qualidade de vida em um clique” Ações: Etapa 1 - 01 de janeiro de 2022 a 01 de março de 2022 - Alinhamento da equipe executora de acordo com as ações a serem implementadas no projeto, cronograma de execução com as ILPIs e seleção dos demais idosos na comunidade, compra de materiais e equipamentos e elaboração de material para as aulas. Etapa 2 - 01 de março de 2022 a 01 de dezembro de 2022 - Realizar oficinas e acompanhamento individualizado para aquisição de conhecimentos e habilidades ao manuseio em tecnologias digitais (computadores, notebook, tablets e smartphones) com as seguintes temáticas: ligar e desligar aparelhos, navegar nos menus, instalar aplicativos, mandar mensagens, inserir figurinhas, gravar áudios, mexer nos teclados, acessar sites de eventos, mexer no youtube, dentre outras. Etapa 3 - 01 de dezembro de 2022 a 31 de dezembro de 2022 - Fechar relatórios de todas as atividades implementadas, com o número total de idosos participantes dos encontros, locais de encontros, horários, intercorrências, formas de avaliação dos encontros pelos idosos, sugestões e propostas futuras. 02 - Oferecer atividades com ênfase a Psicologia/Terapia Ocupacional do idoso: Realizar oficinas e atendimento em grupos de 100 idosos das ILPIs de Diamantina e mais 100 idosos não institucionalizados do municipio, com ênfase a promoção da integração social cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-os de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania. Subprojeto: TERAPIA OCUPACIONAL E VULNERABILIDADE DA PESSOA IDOSA: RESGANTANDO SUA AUTONOMIA E CIDADANIA Ações: Etapa 1 - 01 de janeiro de 2022 a 01 de março de 2022 - Serão selecionados 200 idosos (100 institucionalizados e 100 não institucionalizados). Foi realizado um levantamento prévio nas ILPIS e o número aproximado de idosos institucionalizados para a realização da meta é, aproximadamente, 100. Pensando-se na logística para o cumprimento da meta serão selecionados 100 idosos não institucionalizados na comunidade por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Nessa etapa será efetuada a compra de materiais e equipamentos. Ainda nessa etapa será realizado o alinhamento com a equipe, organização dos cronogramas de encontros nas ILPIs, dar inicio as atividades terapêuticas ocupacionais, em diferentes modalidades e formatos, com ênfase a promoção de saúde e fortalecimento cognitivos dentre outros: Atividades para estimulação cognitiva – com recursos diversos (fotografias, imagens de pessoas, jogos, bola, músicas antigas, livros e filmes); Atividades funcionais/psicomotoras – direcionadas para a estimulação das atividades da vida diária como o circuito e o condicionamento funcional (com recurso a garrafas, cones, bolas, bastões, esponjas, aros e elásticos); Atividades lúdicas – com recurso a jogos diversos e dinâmicas de grupo; Atividades artísticas – pinturas, bordados, costuras, atividades manuais diversas, reciclagem com garrafas plásticas, latas, vidros e papel; Atividades sócio culturais – festas culturais e comemorações de datas significativas (Dia do pai, Dia da mãe, Dia do Idoso, Páscoa, Dia dos avós, Natal e Ano Novo); um grupo intergeracional realizado com a colaboração de crianças de uma escola local. Etapa 02 - 01 de março de 2022 a 01 de dezembro de 2022 - Realizar atividade em grupo fomentando a troca de experiências, informações e ações que estimulem o cuidado à saúde com as seguintes temáticas: interação social, depressão no idoso (identificar e intervir), prevenção das doenças prevalentes na terceira idade, desenvolvimento de habilidades cognitivas e promover a realização de atividades físicas, principalmente, o Pilates para idosos em ILPIs; Etapa 3 - 01 de dezembro de 2022 a 31 de dezembro de 2022 - Fechar relatórios de todas as atividades implementadas, com o número total de idosos participantes dos encontros, locais de encontros, horários, intercorrências, formas de avaliação dos encontros pelos idosos, sugestões e propostas futuras. 03 - Relacionada ao Eixo Saúde do Idoso - Realizar aulas de ginástica para 100 idosos das ILPIs de Diamantina e 30 idosos, não institucionalizados com capacidade de deslocamento preservado, a fim de promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os idosos selecionados fora das ILPIs foram 30 devido a capacidade máxima permitida na sala de ginástica da UFVJM ser de até 30 alunos. Os idosos institucionalizados foram 100 devido a avaliação previa feita nas instituições e ser este o número de idosos que tem condições de participar. Subprojeto: “Ginasticando na maturidade” Ações relacionadas ao público alvo: Etapa 01 - 01 de janeiro de 2022 a 01 de julho de 2022 - Desenvolver aulas-encontro semanais para a prática de Ginástica Para Todos (GPT); Etapa 02 - 01 de julho de 2022 a 01 de dezembro de 2022 - Mediar a produção de composições coreográficas originais que serão criadas pelos idosos e organizar a participação dos idosos não institucionalizados no “ X Fórum Internacional de Ginástica para Todos” que ocorrerá na cidade de Campinas de 06 a 09 de outubro de 2022. Neste evento os idosos farão a apresentação das coreografias por eles elaboradas sob a supervisão técnica da equipe da meta. Os idosos institucionalizados farão as apresentações de suas coreografias nas ILPIs. Como medida de segurança contra a Covid-19, será avaliada a participação de público externo para assistir as apresentações. Etapa 03 - 01 de dezembro de 2022 a 31 de dezembro de 2022 - Fechar relatórios de todas as atividades implementadas, com o número total de idosos participantes dos encontros, locais de encontros, horários, intercorrências, formas de avaliação dos encontros pelos idosos, sugestões e propostas futuras.


Justificativa

A UFVJM é fruto de ações pessoais e institucionais para sua existência em 8 de setembro de 2005, quando foi publicada a Lei 11.173 no Diário Oficial da União, que transformou as Faculdades Federais Integradas de Diamantina (FAFEID) em Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Considera que em setembro de 1953, o então Governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Juscelino Kubitschek de Oliveira fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina (FAOD). Em 17 de dezembro de 1960 a FAOD foi transformada em Faculdade Federal de Odontologia (FAFEOD). Em 4 de outubro de 2002 a FAFEOD tornou-se Faculdades Federais Integradas de Diamantina (FAFEID), ao oferecer além do Curso de Odontologia, os novos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia, na área de Ciências da Saúde, e os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas Ciências Agrárias. Em 8 de setembro de 2005, com a Lei 11.173, a FAFEID passou a ser autorizada a ser a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), associada com a abertura do Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, tendo em sua denominação a identidade regional desses dois vales, o Jequitinhonha e o Mucuri. Na Ata da 69ª sessão sendo a 50ª sessão ordinária do Conselho Universitário da UFVJM, realizada em 07/10/2011, foi decidido criar os campi de Unaí e Janaúba e ao mesmo tempo incluir no seu PDI para os próximos 5 anos a implantação de mais 3 campi no Vale do Jequitinhonha. Por meio da Resolução nº. 18 - CONSU, de 09 de novembro de 2012, foi aprovado a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Unaí – MG da UFVJM. No mesmo sentido a Resolução nº. 010 - CONSU de 06 de setembro de 2013 foi aprovada a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba – MG da UFVJM. A UFVJM com o compromisso de atuar nos territórios da metade setentrional do Estado, através de sua inserção nas quatro mesorregiões do Estado de Minas gerais: Jequitinhonha, Mucuri, Noroeste e Norte de Minas, existe o desafio de se consolidar nessas regiões por meio de uma gestão integrada, multicampi, eficiente, a disseminação do conhecimento com a capilaridade ao alcance do conjunto. (UFVJM, 2017). A relação entre a Universidade e a sociedade é, dessa forma, viabilizada pela Extensão Universitária. É por meio da extensão que ocorre a aproximação, a integração e a parceria da universidade e da comunidade, da ciência e dos saberes popular e cultural, resultando em novos conhecimentos para a sociedade. A extensão universitária torna possível que a universidade desempenhe uma das suas funções essenciais: o desenvolvimento social. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC/ UFVJM vêm desenvolvendo ações relacionadas aos idosos em seus Editais PIBEX, PROCART e Fluxo Contínuo . Citamos alguns desses projetos no ano de 2021:1.Terapia Assistida por Animais em idosos residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos de Unaí/MG: “Zooterapia: Bicho Amigo” Resumo: A Terapia Assistida por Animais (TAA), também chamada Pet Therapy ou Zooterapia é uma modalidade de terapia que utiliza animais para promoção do bem-estar humano e animal. A TAA é uma prática com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos. A TAA tem sido utilizada como um instrumento que auxilie no tratamento de algumas doenças, mostrando uma série de efeitos benéficos em pacientes psiquiátricos, adultos, crianças hospitalizadas, idosos, entre outros. A utilização de animais como forma de tratamento ou terapia, envolve questões caraterísticas do relacionamento homem-animal, levando ao resgate e/ou intensificação de sentimentos e sensações que somente esse contato pode proporcionar. No município de Unaí, em Minas Gerais, para atender ao crescimento do quantitativo de idosos que não possuem no seio familiar o suporte adequado para o atendimento às suas necessidades humanas básicas, foi criada a instituição, hoje caracterizada como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Abrigo Frei Anselmo da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). O projeto em questão será executado dentro das dependências da instituição Abrigo Frei Anselmo da SSVP, no município de Unaí-MG, que são amplas e proporcionam local adequado para a sua execução. O projeto será realizado em parceria com a instituição, que disponibiliza os profissionais para auxiliar no desenvolvimento do projeto, respeitando a disponibilidade de tempo dos mesmos. Espera-se com esta intervenção promover a melhora da função física, social, emocional e/ou cognitiva dos pacientes. 2.Um Sorriso pela Vida. Resumo: O projeto de extensão Um Sorriso pela Vida propõe, através da arte da palhaçaria, uma intervenção focada no lado humanizado da atenção à saúde nas instituições de saúde de Diamantina-MG, junto com uma casa de longa permanência (Asilo Pão de Santo Antônio). Este projeto tem dois objetivos principais: Favorecer a emergência de benefícios psicológicos para pacientes hospitalizados ou institucionalizados nas instituições e promover um contato interdisciplinar com alunos e profissionais de diversas áreas, além da população externa, melhorando a comunicação, a empatia, a capacidade de enfrentar situações adversas e a capacidade de improvisar, além de desenvolver uma visão holística, humanizada e psicossocial nos discentes e demais envolvidos no projeto. A principal característica dessa proposta é trabalhar por meio do lúdico, de modo a reduzir a tensão gerada pelo ambiente hospitalar/institucional e,assim, anseia-se que ocorram melhorias na saúde, sobretudo psicológica, dos sujeitos abordados. Além dos efeitos em pacientes, o benefício psicossocial se estenda também aos alunos participantes. Isso se torna importante visto que o curso superior apresenta uma grande fonte estressora para os alunos, especialmente da área da saúde, o que pode levar à síndrome do Bournout, que por sua vez reduz o rendimento dos acometidos e faz com que a pessoa haja de forma mecanizada. Ao lidar com situações hospitalares de modo lúdico, o participante aprende a ser mais humano e empático, além de melhorar sua atuação acadêmica e profissional através do desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe. A avaliação do projeto ocorrerá por psicóloga, quinzenalmente. Este projeto se justifica pela possibilidade de trabalhar com idosos para desenvolver boas práticas de saúde, suporte psicológico e atendimento nas instituições de longa permanecia e demais idosos da cidade de Diamantina.A grande motivação do projeto Melhor Idade é assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à educação, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, conforme assegura o Estatuto do Idoso de acordo com a Lei nº 10.741, de Outubro de 2003 em seus Capítulo IV art. 15 e Capítulo V Art. 20. com ações de inclusão digital, psicologia/terapia ocupacional, e saúde, assim possibilitando uma maior integração dos idosos com a sociedade para que esses exercem seu pleno direito como cidadão. Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm


Objetivos

Objetivos Gerais: ( um em cada temática) 1) Promover a inclusão digital por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs); 2) Contribuir para o envelhecimento ativo da comunidade diamantinense acima dos 50 anos de idade, que estão em instituição de longa permanência ou não, por meio da prática da GPT, promovendo atividades que estimulem a autonomia e independência dos sujeitos; 3) Ampliar e qualificar o cuidado à pessoa idosa, de forma multidimensional e multiprofissional, a partir das suas especificidades da cidade de Diamantina; 4) Proporcionar aos idosos da comunidade diamantinense atividades terapêuticas ocupacionais, em diferentes modalidades e formatos, e a participação em ações de promoção de saúde. Objetivos específicos Construir um espaço de troca de experiências e informações que estimulem o cuidado à saúde; Empoderar o idoso da Política Nacional de Saúde de Atenção à Pessoa Idosa e Legislação específica; Fomentar conhecimentos que diminuam a lacuna entre a pessoa idosa e a vida moderna; Estimular a interação social; Reduzir os índices de depressão; Promover a melhoria na qualidade de vida do idoso; Estimular o desenvolvimento de habilidades; Fortalecer o papel social na UFVJM por meio de parcerias com diversos segmentos da sociedade; Mediar a produção de composições coreográficas originais; Oportunizar aos discentes o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação acadêmica; formação de discentes dos cursos de Educação Física da UFVJM (e de demais estudantes interessados) para atuarem em atividades com pessoas em processo de envelhecimento, assim como divulgar pesquisas produzidas pela equipe executora neste campo de conhecimento.


Metas

1) Oferecer treinamento de inclusão digital para o  idoso: Realização de treinamento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para 100 idosos das  Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Diamantina e mais 100 idosos do município, em grupos, duas vezes na semana com carga horária de 08 horas semanais e a participação de docentes da UFVJM, residentes da Residencia Multiprofissional em Saúde e  discentes da UFVJM. 2) Oferecer atividades com ênfase a Psicologia/Terapia Ocupacional para idoso: Realizar oficinas e atendimento em grupos para os 100 idosos das ILPIs de Diamantina e mais 100 idosos não institucionalizados do município, com ênfase a promoção saúde e integração social cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-os de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania; 3) Relacionada ao Eixo Saúde do Idoso - Realizar aulas de ginástica para 100 idosos das ILPIs de Diamantina e 30 idosos, não institucionalizados, com capacidade de deslocamento preservada, a fim de promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os idosos selecionados fora das ILPIs foram 30 devido a capacidade máxima permitida na sala de ginástica da UFVJM ser de até 30 alunos. Os idosos institucionalizados foram 100 devido a avaliação previa feita nas instituições e ser este o número de idosos que tem condições de participar.


Metodologia

O presente projeto foi subdividido em três (03) temáticas que nortearão a execução, cada temática terá um coordenador (colaborador do projeto no SIEXC). Temáticas: 1. Inclusão digital do idoso - deverá ter a inserção dos idosos como meio de garantir a introdução (conhecer, ter, acessar e usar) às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma a capacitá-los a ter conhecimento, acesso e uso das tecnologias atuais indispensáveis para o uso diário; 2.Psicologia/Terapia Ocupacional do idoso deverá promover a integração social do idoso cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-o de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania; 3)Saúde do idoso deverá manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os coordenadores ( colaboradores do projeto no SIEXC/PROEXC) do projeto foram selecionados através de Chamamento Público em atendimento ao regimento da UFVJM. Em seguida, solicitou-se aos coordenadores adequações no Plano de Trabalho para descrição do público beneficiário e detalhamento das etapas a serem executadas, bem como, apresentar a quantidade de recursos e materiais a serem usados nos projetos . Na sequência serão formalizadas as parcerias com a Prefeitura de Diamantina e com as instituições de longa permanência de idosos de Diamantina (MG), estabelecendo as contrapartidas dos parceiros para estruturar visitas e estabelecendo o calendário das atividades. Posteriormente, será realizada a seleção de bolsista discente. Cada projeto, o coordenador deverá atender no mínimo 100 idosos, identificando os idosos interessados em participar ativamente do projeto, realizando um cadastro prévio e selecionando os idosos que serão assistidos durante o projeto. Depois, deverá ser realizado as compras do material de consumo para a execução das metas, bem como, será feito o acompanhamento da gestão administrativa-financeiro do projeto por uma fundação de apoio. Subprojeto: “PROJETO SÊNIOR DIGITAL: informação, acesso à tecnologia e qualidade de vida em um clique” Periodicidade: Encontros duas vezes por semana, com duração de 4 horas, com a presença de docente, residentes e discentes da UFVJM definidos conforme o tema a ser abordado nas oficinas serão abordados os seguintes assuntos: ligar e desligar celular, Touch screen, navegar e outros. Nesse sentido, cabe ressaltar a participação dos Residentes do Programa de Especialização “Lato Sensu” em Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso na abordagem dos assuntos que tangenciam a promoção da saúde e ginástica laboral, durante os intervalos das aulas. Prevê-se a criação de um grupo no WhatsApp para compartilhamento de informações, vídeos, fotos e mensagens entre os participantes, como forma de sedimentar o aprendizado e, assim, aumentar o círculo social dessas pessoas, por meio do compartilhamento de saberes e experiências. Sub projeto: TERAPIA OCUPACIONAL E VULNERABILIDADE DA PESSOA IDOSA: RESGANTANDO SUA AUTONOMIA E CIDADANIA Eixo 1: Levantamento do número de idosos e das suas condições de saúde Primeiramente será feito o levantamento das suas condições de saúde, a triagem e estratificação da saúde dos idosos será realizada por meio do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional – IVCF (https://www.ivcf-20.com.br), Índice de Independência nas Actividades de Vida Diária - AVD e Avaliação breve do estado mental, através do Mini Mental State Examination (MMSE) com o objetivo de aprimorar o planejamento das ações de saúde, realizar busca ativa dos idosos com maior vulnerabilidade e qualificar a gestão de risco. Acredita-se que os dados desta avaliação poderão gerar ações de ensino e pesquisa. Eixo 2: Atividades ocupacionais a serem desenvolvidas Todas as atividades previstas visam atuar nas seguintes linhas de cuidado: 1- Síndrome da Fragilidade em Idosos: concentrará ações que visam intervir e conhecer todos os aspectos relacionados à referida síndrome; 2- Cognição e Envelhecimento: concentrará ações que visam intervir e conhecer os aspectos cognitivos que influenciam no processo de envelhecimento e processos patológicos; 3- Envelhecimento Ativo: concentrará ações que visem a prática de hábitos saudáveis de vida, atividade física a proposição do envelhecimento saudável e da qualidade de vida; 4- Saúde Mental e Envelhecimento: concentrará ações que visam intervir e conhecer ações que promovam a saúde mental de idosos, aspectos psiquiátricos relacionados aos processos demenciais e transtornos psiquiátricos que acometem o idoso; 5- Tecnologia e Envelhecimento: concentrará ações que visam investigar, intervir e conhecer tecnologias assistidas e de realidade virtual direcionadas para o idoso. Nesse sentido as atividades ocupacionais coletivas e individuais previstas são: Atividades para estimulação cognitiva – com recursos diversos (fotografias, imagens de pessoas, jogos, bola, músicas antigas, livros e filmes); Atividades funcionais/psicomotoras – direcionadas para a estimulação das atividades da vida diária como o circuito e o condicionamento funcional (com recurso a garrafas, cones, bolas, bastões, esponjas, aros e elásticos e aparelhos de pilates sob supervisão do colaborador fisioterapeuta colaborador do projeto); Atividades lúdicas – com recurso a jogos diversos e dinâmicas de grupo; Atividades artísticas – pinturas, bordados, costuras, atividades manuais diversas, reciclagem com garrafas plásticas, latas, vidros e papel; Atividades socioculturais – festas culturais e comemorações de datas significativas (Dia do pai, Dia da mãe, Dia do Idoso, Páscoa, Santos Populares, Dia dos avós, Natal); Um grupo intergeracional realizado com a colaboração de crianças de uma escola local. Os atendimentos individuais, quando indicados, ocorrerão duas vezes por semana, com a duração aproximada de uma hora. Exemplo de demanda individual: idoso que necessita de uma intervenção direcionada ao treino assistido e de recursos adaptativos para facilitar o seu desempenho na alimentação. O município de Diamantina ainda carece de uma rede articulada direcionada à população idosa. Não se tem conhecimento até o presente momento da atuação direcionada de terapias ocupacionais, por exemplo, na rede municipal com prática especificamente voltada para o idoso e os serviços ofertados ainda apresentam carências e fragilidades que precisam de melhor planejamento para futuras melhorias. É por esta razão que as linhas de atuação do anteriormente citadas foram pensadas. Acredita-se que as mesmas possam gerar demandas e intervenções/ações que visem a qualidade de vida do idoso. Os cenários a serem utilizados como espaços de atuação irão variar de acordo com as demandas de cada linha, nas ILPIs e CER. O presente projeto buscará, ainda, parcerias junto a órgãos públicos como Secretarias de Saúde e de Assistência Social para prática das ações extensionistas. Adicionalmente, Conselhos de Saúde e do Idoso também poderão ser acionados como parceiros em algumas atividades. atendê-los em suas necessidades. Sub Projeto: “Ginasticando na maturidade” Compreenderá o desenvolvimento de aulas-encontros semanais para três grupos distintos:O planejamento das aulas-encontros ocorrerá em reuniões semanais do GEPG, na qual os discentes bolsistas e voluntários realizarão estudos sobre temáticas relacionadas ao projeto em conjunto com a docente coordenadora e, ocasionalmente, com colaboradores do projeto. Este momento também será destinado à realização da avaliação processual com o intuído de verificar se os objetivos estabelecidos para cada aula-encontro estarão sendo atingidos no decorrer do projeto, em um “movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer” que caracteriza uma prática docente crítica (FREIRE, 1996; p.21). Antes de iniciar o projeto, a equipe de planejamento (coordenadora e monitores) passará por uma oficina de formação sobre a GPT para pessoas em processo de envelhecimento, na qual serão abordados temas essenciais para o desenvolvimento das ações com a participação de estudantes e professores que atuaram no “Ginasticando na melhor idade”, na edição realizada na UFVJM no ano de 2019. Os conteúdos abordados serão determinados de acordo com os interesses e desejos dos participantes inscritos, respeitando as potencialidades e limitações individuais de cada um. No início do projeto, aplicaremos um questionário com o objetivo de diagnosticar as condições de saúde dos participantes por meio do Questionário de Prontidão para Atividade Física – PAR-Q (FRANÇA et al., 2020), e outro instrumento, especialmente elaborado pela equipe de planejamento, com o intuito de verificar quais são os conhecimentos prévios dos sujeitos sobre as práticas corporais, identificando seus gostos e predileções. Neste momento, os participantes poderão indicar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para ministrarem atividades no projeto, possibilitando a interdisciplinaridade na ação, ou ainda, se disponibilizarem para exercer esta função em algum momento, caso haja interesse, possibilitando o compartilhamento entre os saberes científicos e populares (FORPROEX, 2012). Para organização da estrutura das aulas-encontro, partiremos dos quatro princípios básicos da GPT indicados pela FIG: os fundamentos gímnicos, que correspondem ao ensino-aprendizagem de movimentos básicos que são comuns a todas as ginásticas; o condicionamento físico, que se refere ao desenvolvimento de capacidades físicas de forma que contribuam para que os movimentos das prática corporais sejam aprendidos de maneira segura e eficiente; a diversão, importante para manter os praticantes motivados na prática por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, possibilitando que os participantes estejam ativos na maior parte do tempo e que obtenham sucesso na execução dos movimentos; a amizade, a parir de atividades que façam com que os praticantes interajam entre si de forma que a coletividade seja estimulada com o intuito de potencializar as relações humanas dentro e fora do ambiente de prática (FIG, 2019). Também utilizaremos os 11 fundamentos da GPT propostos por Toledo, Tsukamoto e Carbinatto (2016), em especial a composição coreográfica, o estímulo à criatividade, a inserção de elementos da cultura (corporal, artística, popular), o favorecimento da inclusão, o prazer pela prática e a formação humana. As aulas-encontro ocorrerão, essencialmente, no Laboratório de Ginástica da UFVJM e nas instituições de longa permanência Frederico Ozanam e Pão de Santo Antônio. Critério de seleção dos idosos: Serão contemplados pela meta os 100 idosos em condições de participar das etapas propostas e mais 30 idosos da comunidade. Os 30 idosos da comunidade realizarão as etapas da meta na sala de ginastica da UFVJM que tem capacidade para até 30 alunos. Os idosos institucionalizados realizarão as ações na própria instituição de longa permanência. Vale ressaltar que os idosos não institucionalizados realização coreografias de própria autoria e serão inscritos no “X Fórum de Ginástica para todos” para a apresentação das coreografias criadas pelos idosos não institucionalizados sob a supervisão e orientação da equipe executora da meta. O evento ocorrerá na cidade de Campinas (SP) entre os dias 06 a 09 de outubro de 2022. Eles irão acompanhados de 07 integrantes da presente proposta que participarão diretamente da execução da meta com os idosos, a saber: 01 coordenador da meta (docente), 01 vice coordenador (docente), 01 colaboradora (docente), 02 discentes bolsistas e 02 discentes voluntários. Essas sete pessoas irão com os 30 idosos ao evento para a apresentação da coreografia destes.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto foi idealizado a partir de demandas locais relacionadas à saúde do idoso e viabilizado por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

o projeto prevê a participação de cursos da saúde: enfermagem, educação física e serão inseridos ao longo da proposta discentes voluntários de cursos de outras áreas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto em suas 03 temáticas prevê ações de extensão, com a inserção de discentes contribuindo para a formação acadêmica. Durante a execução do projeto serão elaborados projetos de pesquisa que possam contribuir para o avanço da ciência em relação a saúde do idoso.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes inseridos no projeto participarão ativamente de todas as etapas de cada temática, buscando o aprimoramento de habilidades e competências técnico científicas.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que as ações do projeto possam despertar as coordenações das ILPIs, idosos e demais envolvidos na proposta para a importância da inclusão digital do idoso, promoção da saúde por meio de ginastica e atividades psicoterapêuticas.


Divulgação

Site da UFVJM, Instagram e Facebook


Informações Complementares

Seguem em anexo: Editais de chamada pública, projetos contemplados pela chamada pública, proposta enviada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. OBS: A Docente Maria da Penha Rodrigues Firmes, contemplada na 2ª chamada pública, por motivos de doença, transferiu a execução do projeto a Docente Ana Carolina Lanza. Documentação em anexo.


Propriedade(s) Intelectual

Artigos, apresentação em eventos científicos

Público-alvo

Descrição

Idosos das ILPIs de Diamantina e Estratégias de Saúde da Família

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

AS ILPIS participaram propiciando o acesso aos idosos institucionalizados, contribuindo para a organização de horários para as atividades que não atrapalhe a rotinas dos idosos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 626 h

Carga Horária 50 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Essa etapa inclui a solicitação do recurso via Ministério dos Direitos Humanos para viabilizar as ações propostas e todos os trâmites internos a UFVJM para empenho do recurso.

Carga Horária 576 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nessa etapa serão implementadas as ações das propostas contempladas nas chamadas públicas ( cronogramas de cada proposta em anexo dentro dos projetos)